TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21226 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 15, 2009 6:33 pm

ninjanki escreveu: Wesley,

Eu gostaria de atender a sua sugestão, até porque concordo que tornaria meu post muito mais efetivo em apresentar a informação que corrobora oque eu havia dito, assim como demonstra que certos "desmentidos" e ofensas foram injustas. Mas realmente, não tenho intenção de reler um monte enorme de posts, em vários tópicos, para achar as citações adequadas, porque meu tempo é limitado. Posso dizer que se você procurar posts recentes do Alfredo762, vai achar meus posts próximos falando sobre isso. De qualquer forma, não tenho nenhuma reclamação quanto às afirmações e argumentos que você tem apresentado, porque normalmente eles tem base em informação verificável...(Ainda que não concorde com as opiniões resultantes da análise do conjunto, mas aí é o direito de cada um...)

Ats,
Allan
Caro Allan,

Quando você mencionou "a turma do Gripen", senti-me incluído nessa turma e achei que seria melhor esclarecer esse episódio (a parte que me cabe) já que você se sentiu lesado ao ser taxado de alucinado e mentiroso. Assim, obrigado pelo esclarecimento.

Discordância quanto às informações disponíveis ou mesmo desconhecimento quanto a determinados itens é algo normal, mas isso não dá direito a ninguém de ofender o colega de fórum. Caso minhas respostas o tenham ofendido, fica registrado aqui o meu pedido de desculpas.


Abraços,

Wesley




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21227 Mensagem por Túlio » Qui Out 15, 2009 6:48 pm

Tá, amigos FIGHTERCOM e ninjanki, já que estamos todos entendidos, toca o barco, tri? :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21228 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Out 15, 2009 7:05 pm

Cambada de bógus monolíticos/monolótonos!!!!!! :x
:mrgreen:




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qui Out 15, 2009 7:22 pm, em um total de 1 vez.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21229 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Out 15, 2009 7:20 pm

:?: :?: :?:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21230 Mensagem por Túlio » Qui Out 15, 2009 7:25 pm

Flood, FIGHTERCOM . Sossegaí, Mr. Flanker, nem com reza forte alcanças o Prepe, te conformes... 8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21231 Mensagem por Franz Luiz » Qui Out 15, 2009 10:07 pm

Acabei de ler o ppt da apresentação da Dassault.
Para quem aguardava por escrito a divulgação da proposta francesa ler isto é realmente
para esquecer qualquer fabricação de partes de asa:

- Fabricação e manutenção dos módulos do Radar de última geração com Antena ativa (AESA)
- Transferência completa para a concepção, desenvolvimento e integração do software necessário às futuras evoluções do Radar

Fortalecimento da capacidade industrial para a fabricação de motores aeronáuticos(Snecma)
- Manutenção e reparo dos motores M88 do Rafale, dando total autonomia e independência à FAB

Desenvolvimento de um motor para VANT (Snecma)
- Desenvolvimento conjunto com CTA/ITA de um motor ecológico
de baixo consumo
de baixo ruído
com a capacidade para utilização de biocombustíveis

Laboratório de veículos aéreos não tripulados (UAV Battlelab) (Thales)
- Parceria com o CTA para o projeto de futuros sistemas VANT brasileiros

Franz Luiz




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21232 Mensagem por brisa » Qui Out 15, 2009 10:17 pm

Enfim..... sobrou apenas uma pseudo asa na proposta da Dassault... :shock: ..o CM, Prick, Orestes e os demais "vencedores", devem mostrar as vantagens francesas..... enquanto isso, em vez de varanda, prefiro estar em MIAMI :mrgreen: Alo FABIO...es meu convidado......alguns Ticos andam por aqui.... [003] [003] :shock:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21233 Mensagem por Penguin » Qui Out 15, 2009 10:36 pm

Boeing...

[...]
Esta transferência inclui:

1- Apoio e manutenção dos Super Hornet;
2- Montagem final das aeronaves no Brasil;
3- Conjuntos estruturais para os Super Hornet brasileiros e de outros clientes desta aeronave;
4- Operações de ensaios em vôo no Brasil com aeronaves instrumentadas;
5- Integração de armas;
6- Treinamento de missão distribuída;
7- Manuais técnicos eletrônicos integrados;
8- Produção, montagem, inspeção, ensaios e ferramental de componentes do motor;
9- Desenvolvimento de software, incluindo desenvolvimento de instalações;
10- Geração do arquivo de dados de ameaças.
[...]



[...]
O nosso pacote de compensações comerciais (offset) inclui os seguintes projetos:

- Pesquisa em aerodinâmica supersônica através do primeiro túnel de vento tri-sônico no Brasil, que apoiará projetos tais como desenvolvimento de futuras aeronaves militares e jatos executivos supersônicos;
- Centro de modelagem e simulação com a capacidade para modelar futuros projetos comerciais e militares, e seus benefícios – Isso auxiliará na geração de requisitos para um caça de 5ª geração, ou sistemas comerciais ou militares de grande escala como monitoramento dos campos de petróleo do pré-sal ou segurança das fronteiras da Amazônia;
- Treinamento de minimização da assinatura radar e tecnologias stealth (furtividade);
- Tecnologias de usinagem;
- Tecnologia de materiais avançados e sua fabricação;
- Análise e reparo de danos em materiais compostos;
- Fabricação de material eletrônico;
- Sistemas micro eletro-mecânicos;
- Veículos aéreos não-tripulados;
- Tecnologias de segurança interna para avaliar infra-estruturas críticas no Brasil;
- Gerenciamento de estoque através de sistemas automatizados de rastreamento e resposta;
- Desenvolvimento e treinamento de currículo aeroespacial; e
- Apoio e co-desenvolvimento do KC-390 no que tange áreas críticas de projeto.
[...]


http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/01_cf_bo.htm




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21234 Mensagem por Booz » Qui Out 15, 2009 10:42 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
soultrain escreveu:
Citação:
Também não é por acaso que uma aeronave como o AMX passe a ganhar alguma atenção, mesmo quando seu fim já é alardeado. A época de orçamentos ilimitados já passou, então o custo voltou a falar alto. Por mais que um caça multifunção moderno possa fazer o mesmo que o AMX, não o faz dentro do perfil de voo com a mesma facilidade, nem por um preço algo diferente do que se chamaria de "exorbitante".


Por acaso este tema é muito interessante para debater, será que ter só caças multi-função é o melhor a nível de performance e até de ownership cost?


É um debate realmente interessante e temo que dificilmente chegaríamos a uma conclusão. Mas é um fato interessante, pois, se a princípio os multifunção chegaram sob a alegação de diminuição de custos, com simplificação de logística, treinamento, etc, hoje talvez esteja acontecendo o inverso. Realmente em termos logísticos e de formação, uma única aeronave ainda parece bem interessante. Mas o que a gente percebe é que, com a necessidade de cada multifuncional executar mais e mais tarefas, o preço de cada projeto, e o valor unitário de cada célula está atingindo níveis proibitivos até para potências. Sem contar na grande sobrecarga de trabalho do piloto. Acontece que na prática, mesmo equipados com aeronaves idênticas, você precisará manter esquadrões mais especializados em alguns tipos de missões. No Brasil será assim.

Senão acaba virando um pato. Nada, voa e anda, mas não faz nenhum desses direito.

As perguntas que ficam são: na ponta do lápis, o preço de compra mais alto é realmente compensado pelas supostas reduções nos custos logísticos, etc, ao longo do ciclo de vida da aeronave?

Para um país que não tem em seu inventário bombardeiros de todo tipo, vale o preço não ter uma aeronave especializada em missões de ataque?

O assunto é muito mais complexo, acredito que exigiria um post muito mais bem elaborado que esse, mas acho que já há as bases para o início, que aliás nem sei se é adequado nesse post. Se for o caso, pode ser criado outro.






Creio que a era dos multifunções está estabelecida e assim se tornará pacífica e perene.
Exetuando-se, ainda, os EUA, nenhuma nação pode se dar ao luxo de diferenciar suas missões com aeronaves específicas, pois estas demandam a cada dia altíssimos custos de desenvolvimento, manutenção e cadeia logística. Talvez por isto, aeronaves menos complexas - e mais baratas - terminem por ser muito mais atrativas a países emergentes. Na verdade, até mesmo para aquelas nações mais desenvolvidos também.

A tecnologia, em várias áreas, já não caminha, vôa. Na informática, por exemplo, o que hojr é o estado da arte vira entulho um ano depois. No entanto, o desenvolvimento, aquisição e manutenção são extremante caros, sendo contabilizados nos orçamentos para um longo tempo. Ou seja, o desenvolvimento de equipamentos bélicos, especificamente falando, não se coaduna com custos razoáveis e que sejam contidos em orçamentos da maioria dos países.

Vale lembrar, que de imediato, a maioria dessas nações terão um complicador a mais em seus orçamentos. Os custos de controle ambiental aumentarão exponencialmente nos próximos anos. Países com poucas opções energéticas, com suas economias apoiadas em quantidades colossais de emissões de gases e outros poluentes industriais, terão custos maiores que outras nações. Onde estará o dinheiro para tudo isto?

Vejam a manobra dos países industrializados que tentam jogar nos países emergentes, entre eles o Brasil, a conta do progresso. É uma forma de engessar orçamentos estrangulando a manutenção do aparato militar.
A conta não é complicada: quanto custa e o que faz um AMX, qual a razão custo/benefício dele em relação a outras aeronaves mais sofisticadas? Levemos esta mesma indagação aos multifuncionais que a conta fecha.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21235 Mensagem por sines » Sex Out 16, 2009 12:26 am

Jânio de Freitas

COM UMA PEQUENA frase a meio de sua exposição para parlamentares sobre a “concorrência” para compra dos aviões de caça, o representante do F-A18E, que a Boeing oferece em vão ao Brasil, suscita dois questionamentos importantes à conduta do governo brasileiro. Disse ele que no F-18 há componentes cuja tecnologia “nem a Boeing conhece”.

Mesmo que seja só para despachar outros concorrentes que não o Rafale francês, desejado por Lula e por Nelson Jobim, a exigência de cessão integral da tecnologia aplicada no avião, para aceitar comprá-lo, excede em desconsideração, ou em desconhecimento, realidades essenciais.

Assim como, em exemplo mais simples, as chamadas fábricas de automóveis usam muitas partes compradas a fabricantes diversos, a indústria aeronáutica usa múltiplos pesquisadores, projetistas e fabricantes. A Espanha, para citar um caso, é fornecedora de asas para muitas indústrias, inclusive a bem-sucedida Embraer, cujos aviões mais qualificados têm cerca de 80% do seu custo e tecnologia provenientes do exterior.

Em uma de suas formulações simplistas, Nelson Jobim diz que qualquer ressalva à cessão da tecnologia exclui a priori o concorrente. Logo, ou o concorrente precisa fabricar tudo em todo o avião, dos pneus às sofisticações mais inacreditáveis -e nos caças modernos são muitas -, ou todos os inúmeros fabricantes de componentes têm, também, que ceder os direitos, conhecimentos ainda que secretos, processos e ferramentas das tecnologias que desenvolveram. Nos dois casos, a exigência brasileira não está longe do desatino.

Se oficializada a oferta do presidente Sarkozy a Lula, de ceder toda a tecnologia do Rafale, duas hipóteses merecem consideração. Ou a promessa não será cumprida de fato, como os mais variados pretextos já amputaram cessões adquiridas; ou o modelo ofertado de Rafale está desprovido das melhores modernidades, sempre resguardadas como segredos militares de altos investimentos e conhecimentos. Neste capítulo, convém lembrar que o custo de criação do Rafale foi tão alto, que as indústrias Dassault só puderam arcar com 25% dele, precisando o governo francês entrar com os restantes 75%. E agora, segundo o tal “preço especial” citado por Lula, transfeririam ao Brasil o resultado de todos aqueles investimentos e conhecimentos pelo preço de custo direto do produto. Pois sim.

A cada vez que a compra multibilionária dos 36 caças é abordada, menos confiança esse negócio mostra merecer.

Fonte: Site da FAB




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21236 Mensagem por Booz » Sex Out 16, 2009 1:51 am

Nova proposta
França baixa preço de caças Rafale oferecidos ao Brasil

Publicada em 16/10/2009 às 00h01m
Tatiana Farah


O caça Rafale que está sendo oferecido ao governo brasileiro - Reuters

SÃO PAULO - Os franceses baixaram os preços do caça Rafale na contraproposta apresentada ao governo brasileiro para a venda de 36 aeronaves militares. Reportagem de Tatiana Farah publicada nesta sexta-feira no GLOBO, mostra que os preços agora estão próximos dos que são pagos pelas Forças Armadas da França, acrescidas as despesas de logística para trazer os equipamentos ao Brasil. O governo francês tem mais de 140 Rafale. ( Saiba mais sobre os Rafale e seus concorrentes )

Executivos do consórcio Rafale International, formado pelas empresas Dassault Aviation, Snecma e Thales, estiveram na quarta-feira na Câmara para apresentar a proposta aos deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia. Os franceses prometem transferência total de tecnologia ao Brasil.

O documento já estaria assinado pelo presidente Nicolas Sarkozy e por altas patentes do governo francês. As empresas apresentaram ainda a proposta de cobrir em 160% o total dos gastos brasileiros com o programa militar, oferecendo 67 cartas de cooperação comercial e tecnológica. Nos mesmos moldes da concorrente sueca, a Saab, os franceses anunciaram que querem desenvolver tecnologia com o Brasil e não só propor transferência.

No dia 2, último do prazo dado pelo governo brasileiro para que as fabricantes fizessem a oferta final, a Saab já havia feito uma nova proposta de venda de caças para o Brasil. No mesmo dia em que o ministro da Defesa sueco havia dito que o Brasil poderia "comprar dois caças pelo preço de um da concorrência" , a empresa garantiu que instalará uma fábrica no país e comprará aviões Super Tucano da Embraer. Apesar da ofensiva de americanos e suecos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa, Nelson Jobim , já deram a entender que o país estão mais inclinado a comprar os caças dos franceses.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21237 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Out 16, 2009 7:46 am

jp escreveu:Nova proposta
França baixa preço de caças Rafale oferecidos ao Brasil

Publicada em 16/10/2009 às 00h01m
Tatiana Farah


O caça Rafale que está sendo oferecido ao governo brasileiro - Reuters

SÃO PAULO - Os franceses baixaram os preços do caça Rafale na contraproposta apresentada ao governo brasileiro para a venda de 36 aeronaves militares. Reportagem de Tatiana Farah publicada nesta sexta-feira no GLOBO, mostra que os preços agora estão próximos dos que são pagos pelas Forças Armadas da França, acrescidas as despesas de logística para trazer os equipamentos ao Brasil. O governo francês tem mais de 140 Rafale. ( Saiba mais sobre os Rafale e seus concorrentes )

Executivos do consórcio Rafale International, formado pelas empresas Dassault Aviation, Snecma e Thales, estiveram na quarta-feira na Câmara para apresentar a proposta aos deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia. Os franceses prometem transferência total de tecnologia ao Brasil.

O documento já estaria assinado pelo presidente Nicolas Sarkozy e por altas patentes do governo francês. As empresas apresentaram ainda a proposta de cobrir em 160% o total dos gastos brasileiros com o programa militar, oferecendo 67 cartas de cooperação comercial e tecnológica. Nos mesmos moldes da concorrente sueca, a Saab, os franceses anunciaram que querem desenvolver tecnologia com o Brasil e não só propor transferência.

No dia 2, último do prazo dado pelo governo brasileiro para que as fabricantes fizessem a oferta final, a Saab já havia feito uma nova proposta de venda de caças para o Brasil. No mesmo dia em que o ministro da Defesa sueco havia dito que o Brasil poderia "comprar dois caças pelo preço de um da concorrência" , a empresa garantiu que instalará uma fábrica no país e comprará aviões Super Tucano da Embraer. Apesar da ofensiva de americanos e suecos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa, Nelson Jobim , já deram a entender que o país estão mais inclinado a comprar os caças dos franceses.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21238 Mensagem por Penguin » Sex Out 16, 2009 9:19 am

AlbertoRJ escreveu:
jp escreveu:Nova proposta
França baixa preço de caças Rafale oferecidos ao Brasil

Publicada em 16/10/2009 às 00h01m
Tatiana Farah


O caça Rafale que está sendo oferecido ao governo brasileiro - Reuters

SÃO PAULO - Os franceses baixaram os preços do caça Rafale na contraproposta apresentada ao governo brasileiro para a venda de 36 aeronaves militares. Reportagem de Tatiana Farah publicada nesta sexta-feira no GLOBO, mostra que os preços agora estão próximos dos que são pagos pelas Forças Armadas da França, acrescidas as despesas de logística para trazer os equipamentos ao Brasil. O governo francês tem mais de 140 Rafale. ( Saiba mais sobre os Rafale e seus concorrentes )

Executivos do consórcio Rafale International, formado pelas empresas Dassault Aviation, Snecma e Thales, estiveram na quarta-feira na Câmara para apresentar a proposta aos deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia. Os franceses prometem transferência total de tecnologia ao Brasil.

O documento já estaria assinado pelo presidente Nicolas Sarkozy e por altas patentes do governo francês. As empresas apresentaram ainda a proposta de cobrir em 160% o total dos gastos brasileiros com o programa militar, oferecendo 67 cartas de cooperação comercial e tecnológica. Nos mesmos moldes da concorrente sueca, a Saab, os franceses anunciaram que querem desenvolver tecnologia com o Brasil e não só propor transferência.

No dia 2, último do prazo dado pelo governo brasileiro para que as fabricantes fizessem a oferta final, a Saab já havia feito uma nova proposta de venda de caças para o Brasil. No mesmo dia em que o ministro da Defesa sueco havia dito que o Brasil poderia "comprar dois caças pelo preço de um da concorrência" , a empresa garantiu que instalará uma fábrica no país e comprará aviões Super Tucano da Embraer. Apesar da ofensiva de americanos e suecos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Defesa, Nelson Jobim , já deram a entender que o país estão mais inclinado a comprar os caças dos franceses.
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NOTIMP, 16/10:

Defesa: Jobim afirma que Brasil e EUA estudam acordo

O ministro da defesa, Nelson Jobim, disse ontem que os governos do Brasil e dos EUA estão discutindo um acordo de cooperação na área de defesa.

Segundo Jobim, os americanos mostraram disposição de comprar cem aviões de combate Super Tucano, da Embraer, caso a parceria seja firmada.

"A Embraer se habilitou em uma concorrência internacional nos EUA. Essa concorrência poderá ser afastada se nós firmarmos com os EUA um acordo de cooperação na área de defesa", disse o ministro.

Ele não deu detalhes do acordo, cujos termos estão sendo analisados pelo Itamaraty. Segundo Jobim, não há relação entre estas negociações e o programa FX-2, de renovação da frota de caças da FAB, que é disputado pela Boeing.

O principal cliente do Super Tucano é a FAB, que o utiliza no treinamento de pilotos e no Sivam.

------------------------------------


Luiz Carlos Azedo

Caças/ O assunto FX-2 veio à tona no telefonema, desta semana, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para parabenizar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelo Prêmio Nobel da Paz. O F-18 Super Hornet, concorrente americano no programa de compra de caças de Aeronáutica, estava com a cotação em baixa no meio militar. A propósito, enquanto os suecos da Saab regozijavam a admissão dos franceses da Dassault de que seus Rafale têm componentes escandinavos, americanos da Boeing propagavam, durante audiência na Câmara dos Deputados, o fato de as turbinas de ambos os concorrentes serem total ou parcialmente made in USA.


-----------------------------------


Indonésia compra oito jatos Super Tucano da Embraer


Virgínia Silveira

Embraer acaba de fechar a venda de oito jatos Super Tucano, aeronave de treinamento avançado e ataque leve, para a Força Aérea da Indonésia. A informação foi divulgada ontem pelo Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante evento de certificação do foguete sub-orbital VSB-30 e do teste do motor do foguete de sondagem VS-40, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aerospacial (DCTA), em São José dos Campos.

A Embraer, procurada pelo Valor, informou, por meio da assessoria de imprensa, que não iria se pronunciar sobre essa operação.

Com este novo contrato de venda, o terceiro fornecimento internacional do Super Tucano em 2009, as encomendas da aeronave este ano totalizam 40 unidades. As vendas do modelo já somam 177 unidades, das quais 100 já foram entregues, sendo 75 para a Força Aérea Brasileira (FAB) e 25 para a Colômbia.

O valor do contrato com a Indonésia também não foi divulgado, mas a versão básica do Super Tucano custa cerca de US$ 10 milhões. O crescimento das vendas do Super Tucano também deve aumentar a participação da área de defesa no faturamento da Embraer. Em 2008, por exemplo, a aeronave foi responsável por mais da metade das exportações desse segmento da empresa, que totalizaram U$$ 504 milhões.

A FAB, de acordo com o comandante Saito, recebe royalties pela venda do Super Tucano, uma vez que financiou o desenvolvimento da aeronave e adquiriu 99 unidades, projeto avaliado em R$ 449,7 milhões.

As vendas do jato de defesa e ataque brasileiro ainda podem dar um grande salto este ano, caso a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) decida-se pela compra de um lote inicial de 100 aeronaves. A viabilização do negócio, segundo o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, depende da formalização de um acordo de cooperação na área de defesa, que está sendo costurado entre o Brasil e o governo dos Estados Unidos.

"A proposta de um acordo-quadro entre os dois países nessa área está sendo analisada neste momento pelo Itamaraty e pretendo acelerar este processo ainda hoje em uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim". Segundo Jobim, o interesse do governo americano pelo Super Tucano foi reafirmado durante visita recente do representante do Secretário de Estado daquele país ao Brasil. "Existe a possibilidade da compra direta, sem licitação, de até 200 aeronaves", afirmou.

O Comandante Saito disse que o Super Tucano já está sendo avaliado pela Marinha americana há mais de um ano, com um modelo adquirido da Embraer em 2008. "Já existe uma sinalização do governo americano para a compra do Super Tucano, caso o acordo de cooperação com o Brasil seja assinado". O ministro Jobim ressaltou que a escolha do jato pela USAF não tem nenhuma relação com a aquisição dos caças do programa F-X2. "São duas coisas independentes", afirmou.


Independentemente desse acordo, a Embraer participa do processo de seleção aberto pela USAF, no final de julho, para a compra de 100 aeronaves turboélice de ataque leve, na categoria do Super Tucano. A Embraer é apontada por especialistas do setor como a grande favorita da competição, pois o Super Tucano é o único modelo no mundo com operação comprovada em missões anti-guerrilha na Colômbia, país que possui 25 aeronaves em sua frota.

Em janeiro, a República Dominicana comprou oito aeronaves do Super Tucano e o Equador adquiriu outras 24 unidades. O acordo com a Força Aérea Equatoriana (FAE) inclui um pacote de Suporte Logístico Integrado (da sigla em inglês ILS) e um avançado Sistema de Suporte ao Treinamento e à Operação (TOSS), que inclui não só a aeronave, mas também estações de apoio em solo e um simulador de vôo.

Em agosto de 200, a Embraer anunciou a venda de 12 Super Tucano para a Força Aérea Chilena (FACh). A primeira aeronave tem entrega prevista para o dia 3 de novembro. A primeira venda internacional do Super Tucano foi feita para a Força Aérea Colombiana, em 2006. O contrato, no valor de US$ 235 milhões, incluiu a compra de 25 aeronaves e um pacote de treinamento e suporte à operação do jato semelhante ao que foi adquirido pelo Equador.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21239 Mensagem por Wolfgang » Sex Out 16, 2009 9:41 am

Ai, caraca... cada vez que nos "dão" mais coisas, mais nos afastamos de uma decisão... :evil:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#21240 Mensagem por czarccc » Sex Out 16, 2009 9:53 am

Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Cumpriram o prometido.
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NOTIMP, 16/10:

Defesa: Jobim afirma que Brasil e EUA estudam acordo

O ministro da defesa, Nelson Jobim, disse ontem que os governos do Brasil e dos EUA estão discutindo um acordo de cooperação na área de defesa.

Segundo Jobim, os americanos mostraram disposição de comprar cem aviões de combate Super Tucano, da Embraer, caso a parceria seja firmada.

"A Embraer se habilitou em uma concorrência internacional nos EUA. Essa concorrência poderá ser afastada se nós firmarmos com os EUA um acordo de cooperação na área de defesa", disse o ministro.

Ele não deu detalhes do acordo, cujos termos estão sendo analisados pelo Itamaraty. Segundo Jobim, não há relação entre estas negociações e o programa FX-2, de renovação da frota de caças da FAB, que é disputado pela Boeing.

O principal cliente do Super Tucano é a FAB, que o utiliza no treinamento de pilotos e no Sivam.

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Luiz Carlos Azedo

Caças/ O assunto FX-2 veio à tona no telefonema, desta semana, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para parabenizar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelo Prêmio Nobel da Paz. O F-18 Super Hornet, concorrente americano no programa de compra de caças de Aeronáutica, estava com a cotação em baixa no meio militar. A propósito, enquanto os suecos da Saab regozijavam a admissão dos franceses da Dassault de que seus Rafale têm componentes escandinavos, americanos da Boeing propagavam, durante audiência na Câmara dos Deputados, o fato de as turbinas de ambos os concorrentes serem total ou parcialmente made in USA.


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Indonésia compra oito jatos Super Tucano da Embraer


Virgínia Silveira

Embraer acaba de fechar a venda de oito jatos Super Tucano, aeronave de treinamento avançado e ataque leve, para a Força Aérea da Indonésia. A informação foi divulgada ontem pelo Comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, durante evento de certificação do foguete sub-orbital VSB-30 e do teste do motor do foguete de sondagem VS-40, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aerospacial (DCTA), em São José dos Campos.

A Embraer, procurada pelo Valor, informou, por meio da assessoria de imprensa, que não iria se pronunciar sobre essa operação.

Com este novo contrato de venda, o terceiro fornecimento internacional do Super Tucano em 2009, as encomendas da aeronave este ano totalizam 40 unidades. As vendas do modelo já somam 177 unidades, das quais 100 já foram entregues, sendo 75 para a Força Aérea Brasileira (FAB) e 25 para a Colômbia.

O valor do contrato com a Indonésia também não foi divulgado, mas a versão básica do Super Tucano custa cerca de US$ 10 milhões. O crescimento das vendas do Super Tucano também deve aumentar a participação da área de defesa no faturamento da Embraer. Em 2008, por exemplo, a aeronave foi responsável por mais da metade das exportações desse segmento da empresa, que totalizaram U$$ 504 milhões.

A FAB, de acordo com o comandante Saito, recebe royalties pela venda do Super Tucano, uma vez que financiou o desenvolvimento da aeronave e adquiriu 99 unidades, projeto avaliado em R$ 449,7 milhões.

As vendas do jato de defesa e ataque brasileiro ainda podem dar um grande salto este ano, caso a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) decida-se pela compra de um lote inicial de 100 aeronaves. A viabilização do negócio, segundo o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, depende da formalização de um acordo de cooperação na área de defesa, que está sendo costurado entre o Brasil e o governo dos Estados Unidos.

"A proposta de um acordo-quadro entre os dois países nessa área está sendo analisada neste momento pelo Itamaraty e pretendo acelerar este processo ainda hoje em uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim". Segundo Jobim, o interesse do governo americano pelo Super Tucano foi reafirmado durante visita recente do representante do Secretário de Estado daquele país ao Brasil. "Existe a possibilidade da compra direta, sem licitação, de até 200 aeronaves", afirmou.

O Comandante Saito disse que o Super Tucano já está sendo avaliado pela Marinha americana há mais de um ano, com um modelo adquirido da Embraer em 2008. "Já existe uma sinalização do governo americano para a compra do Super Tucano, caso o acordo de cooperação com o Brasil seja assinado". O ministro Jobim ressaltou que a escolha do jato pela USAF não tem nenhuma relação com a aquisição dos caças do programa F-X2. "São duas coisas independentes", afirmou.


Independentemente desse acordo, a Embraer participa do processo de seleção aberto pela USAF, no final de julho, para a compra de 100 aeronaves turboélice de ataque leve, na categoria do Super Tucano. A Embraer é apontada por especialistas do setor como a grande favorita da competição, pois o Super Tucano é o único modelo no mundo com operação comprovada em missões anti-guerrilha na Colômbia, país que possui 25 aeronaves em sua frota.

Em janeiro, a República Dominicana comprou oito aeronaves do Super Tucano e o Equador adquiriu outras 24 unidades. O acordo com a Força Aérea Equatoriana (FAE) inclui um pacote de Suporte Logístico Integrado (da sigla em inglês ILS) e um avançado Sistema de Suporte ao Treinamento e à Operação (TOSS), que inclui não só a aeronave, mas também estações de apoio em solo e um simulador de vôo.

Em agosto de 200, a Embraer anunciou a venda de 12 Super Tucano para a Força Aérea Chilena (FACh). A primeira aeronave tem entrega prevista para o dia 3 de novembro. A primeira venda internacional do Super Tucano foi feita para a Força Aérea Colombiana, em 2006. O contrato, no valor de US$ 235 milhões, incluiu a compra de 25 aeronaves e um pacote de treinamento e suporte à operação do jato semelhante ao que foi adquirido pelo Equador.


Excelente!!!

Primeira venda fora da América Latina!

Agora uma coisa me deixou curioso. Se o acordo não tem relação com o F-X2, como alega o ministro, do que se trata? Os EUA podem se comprometer a comprar ST ou talvez até KC-390 (meio difícil já que a LM tem o C-130J), mas o que o Brasil dará em troca? O F-X naval (Fragatas, não caças embarcados) ou, sei lá, comprar uns MBT? Não consegui visualizar do que poderia se tratar. Ajudem-me colegas foristas! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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