Achei interessante o facto dele descolar tão facilmente sem rampa, enquanto que todas outras Marinhas utilizam rampa para seus STOVL...
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 6:40 pm
por prp
Ele não decola totalmente na vertical?
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 6:42 pm
por Bolovo
prp escreveu:Ele não decola totalmente na vertical?
Eu acho que ele até decola, mas não compensa.
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 6:57 pm
por Carlos Lima
O que compensa mais para ele 'e o pouso vertical.
[]s
CB_Lima
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 7:00 pm
por suntsé
Se o F35 fosse um projeto tão desastroso assim, le ja teria sido cancelado. assim como centenas de projetos foram cancelados na história da aviação americana.
O F35 é um dos melhores caças mesmo apesar de todos os problemas que tem ocorrido no projeto. È fato que o Japão uma é espécie de protetorado americano na ásia. Mas mesmo assim, considero que os Japoneses escolheram mum exelente caça para sua defesa Aérea. Tenho ceteza absoluta que o F35 coloca o caça de 5º geração chinês no chinelo (tenho a impresão que este J20 nem existiria se a India não tivesse embargado a venda do PAK FA para a China). Então a China teve que se mexer.
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 7:35 pm
por Skyway
prp escreveu:Ele não decola totalmente na vertical?
Acredito que matematicamente e fisicamente falando, ele possa até ter a capacidade de decolar na vertical, mas não foi feito para isso. É só ver o nome, STOVL, Short Take Off and Vertical Landing .
Um abraço!
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 9:15 pm
por alcmartin
Gente, inicialmente, feliz natal!
Sobre o vídeo, de excelente qualidade por sinal, permitam-me ser o do contra nessa vez...eu vi algo que não sabia(e não gostei ): mesmo quando não decolando na vertical, o F35 precisa de estar com aquela tomada de ar dorsal aberta. O galho é que ela se torna um enorme speed brake. Evidentemente que se torna uma solução de compromisso, custo beneficio. O que o André colocou sobre decolar curto, parece ser graças a posição do escape(no video em 01:22), já apontando para baixo, ajudando a elevação da aeronave, junto com a sustentação provida pelas asas. ACREDITO(não conheço os sistemas do avião) que a alta demanda de ar exigido pelo motor nessa decolagem mista, exige que se faça a abertura dessa tomada, não sendo suficiente as tomadas de ar "comuns". Pela posição, parece que ela ajuda a direcionar o fluxo de ar para o motor.
Mas, física é física. Que ela produz um tremendo arrasto, prejudicando o ganho de velocidade e consequentemente, de produção de sustentação nas asas, é verdade.
É só comparar com um vídeo de F15 pousando para ver que essa tomada de ar lembra muito o speed brake do Eagle...
Abs e felizes festas!
PS- A nota triste fica somente por conta com os ultimos acontecimentos do DB. Que o espirito de natal baixe aí os animos de todos envolvidos, membros e moderação, de maneira que se possa resolver tudo, sem ressentimentos. Estamos todos juntos nessa, aprendendo todos dias, seja na parte tecnica, seja como sermos mais humanos, melhores, como pessoas...
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 9:53 pm
por Hader
alcmartin,
Este modelo possui um motor destinado apenas a sustentação quando da decolagem e pouso. Veja a foto:
Esta abertura superior é para alimentar este motor.
[]'s
P.S.- Feliz Natal!
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 10:14 pm
por prp
São dois motores? Aquilo ali não é uma tomada de força?
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 10:54 pm
por tykuna
prp escreveu:São dois motores? Aquilo ali não é uma tomada de força?
O que eu tinha entendido do sistema é que na operação vertical os dois motores irão funcionar. Sendo que o motor vertical possui como função complementar a falta de propulsão do motor traseiro. Aquele eixo faria a transmissão de potencia do motor de apoio (vertical) para o motor principal (traseiro).
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 10:57 pm
por Andre Correa
Eu já percebo o motor vertical como compensação ao centro de gravidade longitudinal, pois caso contrário, seria dificil, ou impossível, controlar a aeronave apenas com a saída traseira...
Quanto a estar aberto durante a descolagem, é necessário para poder criar fluxo de ar pelo mesmo, que vai fechando-se conforme ganha velocidade e sustentação...
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 11:08 pm
por tykuna
Andre Correa escreveu:Eu já percebo o motor vertical como compensação ao centro de gravidade longitudinal, pois caso contrário, seria dificil, ou impossível, controlar a aeronave apenas com a saída traseira...
Quanto a estar aberto durante a descolagem, é necessário para poder criar fluxo de ar pelo mesmo, que vai fechando-se conforme ganha velocidade e sustentação...
É por ai mesmo. Você tem razão.
Ver 45 segundos
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 11:13 pm
por Carlos Lima
So como curiosidade... isso 'e gracas ao Yak-36/8... inclusive os americanos compraram da Yak a tecnologia
[]s
CB_Lima
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 11:15 pm
por GDA_Fear
A uma turbina dessa no Brasil
Re: F-35 News
Enviado: Dom Dez 25, 2011 11:42 pm
por prp
Desculpem minha ignorância, são dois motores (duas fontes autônomas de energia) ou apenas um motor que gira uma hélice na parte da frente da aeronave através da tomada de força?