Corpo de Fuzileiros Navais

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37423
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2116 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 18, 2020 11:11 am

J.Ricardo escreveu: Sex Set 18, 2020 11:01 am Teria sido uma ótima oportunidade para a MB e o EB terem trabalhado em conjunto para escolherem um mesmo sistema.
Ainda estar por nascer o dia em que as ffaa brasileiras trabalharão em conjunto em qualquer projeto desde o início. :?
Para isto serve o MD e o tal EMCFA. Ou serviria, melhor dizendo.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7537
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 994 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2117 Mensagem por J.Ricardo » Sex Set 18, 2020 11:17 am

Nosso ministério da defesa esta se tornando cada vez mais "insignificante" para a vida das forças armadas.
Saldades do velho comunista Aldo Rebelo, este pelo menos procurava entender onde estava e de certa forma mantinha um bom diálogo com as FA.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37423
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2118 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 18, 2020 8:16 pm

Fizeram o MD nas coxas na época do FHC e bancando uma puta briga com os generais, que na época não gostavam nem um pouco da ideia. Havia menos resistência na FAB, e talvez um pouco mais que esta na Marinha. Mas o EB sempre foi, e ainda é, a principal fonte de dor de cabeça ao MD.
Aí colocaram uma bando de testa de ferro que não sabiam nada do assunto apenas para enfeitar a pasta, e deu no que deu.
Hoje mesmo depois de tanto tempo o ministério tem pouca ou nenhuma influência e poder de gestão e mando sobre as ffaa's.
Não tem como avançar desse jeito. Agora com um general lá pior ainda.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2119 Mensagem por Henrique Brito » Qui Out 15, 2020 4:31 pm

Glauber Prestes escreveu: Qui Ago 27, 2020 7:05 pm Imagem

https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... -do-brasil

Me parece muito mais próxima da "Navy patern III", que da UCP.

Abs
Essa eu achei ideal pro principal habitat dos fuzileiros, que são áreas de restinga, muito comuns em todo o litoral brasileiro. Esse amarelo fosco com verde escuro deve camuflar bastante nesse ambiente.

Imagem
Imagem
Imagem




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2120 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Out 15, 2020 6:35 pm

Henrique Brito escreveu: Qui Out 15, 2020 4:31 pm
Glauber Prestes escreveu: Qui Ago 27, 2020 7:05 pm Imagem

https://www.defesaaereanaval.com.br/nav ... -do-brasil

Me parece muito mais próxima da "Navy patern III", que da UCP.

Abs
Essa eu achei ideal pro principal habitat dos fuzileiros, que são áreas de restinga, muito comuns em todo o litoral brasileiro. Esse amarelo fosco com verde escuro deve camuflar bastante nesse ambiente.

Imagem
Imagem
Imagem
Não riam, mas eu fiquei procurando milico camuflado nas fotos.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Henrique Brito
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Sáb Mai 16, 2020 3:19 pm
Agradeceram: 74 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2121 Mensagem por Henrique Brito » Qui Out 15, 2020 10:13 pm

Glauber Prestes escreveu: Qui Out 15, 2020 6:35 pm
Henrique Brito escreveu: Qui Out 15, 2020 4:31 pm

Essa eu achei ideal pro principal habitat dos fuzileiros, que são áreas de restinga, muito comuns em todo o litoral brasileiro. Esse amarelo fosco com verde escuro deve camuflar bastante nesse ambiente.

Imagem
Imagem
Imagem
Não riam, mas eu fiquei procurando milico camuflado nas fotos.
:D




"Nada justifica que se abrandem os rigorosos métodos de formação do combatente paraquedista." Gen. De Pessoa

"Enquanto houver no céu a silhueta de um paraquedista, haverá sempre a esperança de vitória!" Gen Acrísio
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13770
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2364 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2122 Mensagem por gabriel219 » Sex Out 16, 2020 1:27 pm

Boa sorte pra quem utilizar uniforme com tons de cinza nesses ambientes.

Onde eu morava, o ambiente predominante era este. Em trilhas e jogos de airsoft, utilizava Greenzone, Multicam Tropic e já vi outros tipos de camuflagem que contém cinza e não funciona na região. O atual padrão ainda é bem efetivo!

Deveriam ser mais felizes nas cores.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4907
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 664 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2123 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Out 18, 2020 8:05 am

Glauber Prestes escreveu: Qui Out 15, 2020 6:35 pm Não riam, mas eu fiquei procurando milico camuflado nas fotos.
Eu só digo uma coisa... eu também! [003] [003] [003]

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2124 Mensagem por jambockrs » Seg Out 19, 2020 11:02 am

Meus prezados
Programa ProAdsumus do CFN
https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost. ... us.mp4?_=1




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37423
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2125 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 19, 2020 3:15 pm

Muito bem, vamos por partes.

Antes de tudo, espero e desejo que o MD possa acertar com as forças que mais este processo de modernização tem de ser levado como um elemento a mais do todo em relação as ffaa's.

Assim, cada indicativo do vídeo tem paralelos nas demais forças e sua aquisição terá de ser feita consoante as necessidades das demais, a fim de não gerar soluções de compromisso ou compras de oportunidade.

Dito isso, é preciso ressaltar, como descrito no vídeo, que as imagens são meramente ilustrativas do que se pretende dispor, ainda que um ou outro sistema que aparece pode ser um exemplo do que esteja em estudo para aquisição.

Não é preciso dizer da predileção do CFN por material de origem estadunidense, principalmente o que está em uso no USMC, que usamos como espelho para tudo.

1. VIATURAS LEVES E PESADAS OPERATIVAS: aqui destaca-se a substituição dos veneráveis Unimog em serviço já há algumas décadas no CFN, ao mesmo tempo que as Land Rover também precisam de substituição. Para este item, prevê-se que a família Marruá seja a indicada para cobrir a parte leve operacional - de 1/2 ton a 2,5 ton - enquanto os caminhões temos mais de uma alternativa, inclusive as versões mais modernas do próprio Unimog. A chegada da Tatra deve movimentar o mercado nacional de caminhões militares e trazer quiçá novidades para o setor, visto que os modelos tchecos são mais que reconhecidos pela sua excepcionalidade em termos de desempenho neste campo.

2. VIATURAS LEVES BLINDADAS SOBRE RODAS 4X4: vale lembrar que o CFN já tinha exposto em planejamento anterior a decisão de adquirir cerca de uma centena de veículos desta categoria. Neste sentido, acredito que deva haver uma concorrência internacional para a aquisição deste modelo, com a Iveco tendo uma pequena vantagem em virtude da venda dos LMV ao exército. Mas isso não significa muita coisa, dado o histórico de independência decisória da MB/CFN das demais forças. Resta saber o papel do MD nesta questão. Em tempo, os dois modelos nacionais - Guará 4WS e Gladiador II- podem ter uma chance crível ao tentar concorrer com os importados. Embora não se saiba exatamente qual a real situação de ambos os projetos, podemos presumir que tanto Avibrás como Inbra irão dispor seus produtos ao CFN. O bldo da Avibrás chegou a ser testado em Formosa pelo CFN.

3. EQUIPAGENS OPERATIVAS E DE PARAQUEDISMO: material para a infantaria e forças especiais do CFN, de forma a manter essas tropas o melhor equipadas dentro dos limites de aporte orçamentário disponível. É possível esperar a aquisição de meios com mais tecnologias embutida, além de sistemas de treinamento e simulação.

4. SISTEMAS DE FUZIS DE ASSALTO: apesar dos M-4/M-16 serem relativamente novos no CFN, a compra de novos fuzis pode ir no sentido de antenar-se com a END, de forma a minorar a dependência externa em itens que a BID possa oferecer localmente. O Imbel IA-2 e o Taurus T-4 podem ser parte dessa solução. Mas apesar de serem produtos autóctones, isto não os torna automaticamente vencedores. É possível intuir neste programa a inclusão de lançadores de granadas tanto portáteis como rotativos, de acordo com o indicado no programa Cobra do exército. Os itens acessórios para os fuzis também devem fazer parte, de forma a possibilitar dentro do possível seu fornecimento local com logística de apoio.

5. EQUIPAMENTOS DEFESA NBQR: o CFN agora tem um btl dedicado a esta atividade em São Paulo, junto a Aramar. Equipá-lo com mais e melhores sistemas é um passo natural e objetivo. A ver como será feita essa modernização, tendo em vista que o EB também possui um btl dedicado a esta função no cmdo op esp. Vamos ver se o pessoal andou trocando figurinhas.

6. SISTEMAS FUZIS DE PRECISÃO: a adoção de fuzis de precisão diz respeito a equipar, penso, tanto o Grumec/Tonelero como os batalhões de infantaria, visto que existe hoje no mercado uma vasta coleção de modelos e tipos que podem servir a ambos. A figura do atirador DMR ainda não é ponto comum dentro das ffaa's. Talvez esse este processo seja o início de uma revisão do papel deste militar dentro do CFN, e quiçá do EB também.

7. SISTAMAS METRALHADORAS, LANÇA ROJÕES, MORTEIROS E MÍSSEIS ANTI-CARRO: este processo vai de encontro, aparentemente, com o que objetiva o projeto Cobra do exército, no sentido de substituir os atuais meios por modelos mais novos e atuais. No caso das metralhadoras fica a ver se as MAG/Minimi estão no famoso já ganhou como no EB, ou se haverá algum tipo seleção. Espero que isto possa ser resolvido em comum acordo via MD pelas forças dado que este assunto está na agenda do EB para ser finalizado, teoricamente, em 2023. Quanto aos lança-rojões temos aqui a nossa versão BR do AT-4 e que precisa de encomendas para a empresa poder avançar no seu desenvolvimento. A adoção do Carl Gustav Mk IV seria uma ótima solução para acompanhar esse movimento. Os morteiros temos através do AGRJ a solução via morteiros nacionais, de 60 a 120mm. Resta saber se eles se encaixam nos requisitos do CFN. Os mísseis anti carro são outra questão que entendo tem de ser resolvida junto com o EB com mediação do MD, pois ambas as forças tem necessidade de atualizar essa área. O CFN utiliza há vários anos o RBS-56 Bill de primeira geração. O sistema sueco hoje oferecido já está em sua segunda ou terceira geração. A saber se o moribundo MSS 1.2 ainda terá algum papel nesta questão.

8. EQUIPAMENTOS DE ENGENHARIA: juntamente com a engenharia de combate do EB a busca por soluções para os diversos hiatos existentes deve contribuir para a aquisição de meios que busquem a maior comunalidade possível. Neste sentido, ambas as forças se ressentem das mesmas mazelas nesta área. Novamente o papel do MD se destaca na busca se respostas comuns para ambas.

9. CARROS DE COMBATE: neste caso, os resultados do GT Nova Couraça devem amparar as respostas que o CFN irá dispor para a questão. Não se justifica a aquisição de um CC agora sem a devida comunalidade com o exercito, e sem a devida cobertura industrial e logística baseada no pais. Neste mister, segundo o próprio Padilha nos comentários da matéria, a MB mantém diálogo com o exército sobre o assunto. Já é um bom indício.

10. NOVAS BATERIAS DE MÍSSEIS SUPERFÍCIE-AR: mudança com a substituição do Mistral quiçá pela dupla Igla/RBS-70 que já existe no EB, e que hora também procura seus espaços na FAB. Além destes, é provável que haja o recebimento dos sistemas de média altura comum que se espera sejam adquiridos via MD para todas as forças.

11. NOVOS OBUSEIROS: outro projeto em comum com o EB, que já lançou o ROB para o modelo AP-SR 155, e que pode ser usado sem maiores problemas para um eventual obuseiro AR 155. O CFN já fez testes, salvo engano, com o M-777 que é a menina dos olhos no ocidente para este tipo de obuseiro. Conquanto seu custo é muito grande, e sendo assim, abre espaço e oportunidades para outros modelos, como os M-71 da Soltam, já oferecidos ao CFN e ao EB através da Ares. Ainda em tempo, os obuseiros leves 105 lIght gun também podem ser objeto de substituição pois são tão ou mais antigos que os do EB. Neste caso, novas encomendas do modelo Mk III podem ser a saída vislumbrada e comum a ambas as forças. Mas os turcos e franceses devem oferecer também seus modelos.

12. RADAR CONTROLE AEROTÁTICO: aqui temos algo que penso ser comum a todas as forças, pois o que o CFN chama de aerotático, o EB chama de contra-bateria, e a FAB de defesa aérea. Como o modelo israelense da Elta mostrado no vídeo, esses radares hoje são na verdade multi-espectro e podem realizar todas aquelas tarefas a partir de um mesmo sistema. A ver se a EDS consegue apresentar algo para este item, dado que o M/S-200 está quase pronto e é um radar de tecnologia AESA multi-modo.


abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
italo clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 303
Registrado em: Qua Set 07, 2005 8:41 pm
Agradeceram: 17 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2126 Mensagem por italo clay » Ter Out 20, 2020 9:42 am

FIGHTERCOM escreveu: Dom Out 18, 2020 8:05 am
Glauber Prestes escreveu: Qui Out 15, 2020 6:35 pm Não riam, mas eu fiquei procurando milico camuflado nas fotos.
Eu só digo uma coisa... eu também! [003] [003] [003]

Abraços,

Wesley
eu tbm fiquei procurando :D :D :D :D




CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37423
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2127 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 20, 2020 11:09 pm

Embora não haja informações sobre os requisitos dos bldos 4x4 do CFN, é mister antever quais podem ser candidatos naturais a este certame.
Assim, fiz uma pequena pesquisa para ilustrar o que poderá eventualmente ser avaliado.
Para não ser prolixo, vou apenas me ater a alguns modelos que ainda não foram testados por aqui na concorrência da VBMT-LR do exército e os dois projetos nacionais, já bastante debatidos aqui.

https://www.joint-forces.com/wp-content/uploads/2020/06/JLTV-NATO-GREEN.jpg
https://oshkoshdefense.com/vehicles/jltv/

https://www.military-today.com/trucks/mowag_eagle_v_l1.jpg
https://www.gdels.com/eagle.php

https://stories.worldsteel.org/assets/uploads/2018/09/worldsteel-paramount-marauder-header-HR.jpg
http://www.paramountgroup.com/capabilit ... /marauder/

https://www.armyrecognition.com/images/stories/europe/turkey/wheeled_armoured/ejder_yalcin/Ejder_Yalcin_4x4_tactical_wheeled_armoured_combat_vehicle_Nurol_Makina_Turley_Turkish_defense_industry_925_001.jpg
https://www.nurolmakina.com.tr/en/ejder-yalcin-en

https://21stcenturyasianarmsrace.files.wordpress.com/2016/10/spanish-uro-vamtac-01-e1477560459231.jpg
https://urovesa.com/pt

Correndo como sempre por fora, os russos podem oferecer estes dois modelos que já estão em serviço nas forças militares.

https://21stcenturyasianarmsrace.files.wordpress.com/2020/05/russian-mic-atlet-mrap-wet.jpg
Gaz Tirg 2 Athlete

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcTUB2PWFrCGc_9ioC4b2O2x29JeBNvdztBiwg&usqp=CAU
Kamaz Typhoon K

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2148
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 218 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2128 Mensagem por gogogas » Qua Out 21, 2020 7:09 am

Se não der Iveco , pode ter a certeza que será americano




Gogogas !
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37423
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2129 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 21, 2020 11:38 am

gogogas escreveu: Qua Out 21, 2020 7:09 am Se não der Iveco , pode ter a certeza que será americano
Se não houver uma mediação do MD no assunto, pode ser qualquer um. Não acredito que vão querer entubar o LMV sem uma concorrência, até porque isso forçará os italianos, e demais interessados, a fazer ofertas críveis ao orçamento determinado a este programa, além de outras benesses que sempre podem vir junto.
Vai depender essencialmente do que o CFN vai querer enquanto características do veículo, que podem ser bem diferentes do ROB da VBMT-LR.
Torço para que haja um processo seletivo. Isso com certeza nos favorecerá e quiçá a BID como um todo.
O CFN tem nos Mowag Piranha a sua base de cav mec. Não me surpreenderia se o Eagle V fosse um dos pré-selecionados junto ao JLTV americano.
Em tempo, se os dois bldos brasileiros chegaram a um patamar de apronto suficiente que possa levá-los a serem testados em igualdade de condições junto com os outros concorrentes, eu diria que as chances deles são boas de ao menos chegarem até o final do certame. Mas ninguém sabe, ninguém viu o que aconteceu com ele.
A Iveco tem no seu novo bldo anfíbio do USMC uma carta na manga para substituir os atuais Piranha III, e de lambuja ofertar o LMV 2, mais capaz que o modelo atual do exército em condições atrativas, já que tem sua fábrica em Sete Lagoas, E uma encomenda conjunta desses bldos com o EB é sempre algo a se pensar. A versão terrestre dele foi lançada esses dias.
Por fim, eu não descartaria os americanos.
Então, foram citados como sendo necessários a aquisição de 100 unidades destes bldos para o CFN na última vez que foi divulgado o PAEMB relativo aquela força. Como não se tratam de veículos exatamente baratos, é provável que a lista de off set definirá qual será o vencedor. Mas eu não apostaria todas as minhas fichas no óbvio ululante como diria um antigo professor meu.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7537
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 994 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#2130 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 21, 2020 3:35 pm

Não faz sentido todas as forças comprando equipamentos levando-se em conta transferência de tecnologia e o CFN indo comprar veículos de prateleira pra ficar igual "usamericanu".




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Responder