ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18575
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2101 Mensagem por knigh7 » Sáb Jun 02, 2012 6:52 pm

osolamaalua escreveu: ...
Acredita-se que teremos alguns M-109 modernizados, existe um projeto israelense apresentado.
...
Osolamaalua,

Vc está se referindo a modernização dos nossos M109 por Israel ou aquisição de mais unidades?




Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2102 Mensagem por osolamaalua » Sáb Jun 02, 2012 8:34 pm

Foi apresentado um projeto para modernização dos M109 A3 em uso no EB. Outro projeto da conta da venda de algus M109 A6 ex US Army. Doutrinariamente viaturas de rodas não devem acompanhar as de lagarta. Mas é como disse, essa não é minha área estou só de entrão e passando o que sei.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2103 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jun 02, 2012 9:54 pm

Guerra escreveu:
FCarvalho escreveu:Sou de opinião quanto a esta questão que enquanto o EB não definir o tipo de apoio que deverá dar as futuras Bgdas de Inf Mec, e por conseguinte, o calibre a ser adotado, estaremos longe de definir qual melhor obuseiro.


Mas o que falta definir? O calibre é o 155. E até pela logica tem que ser sobre rodas.

Guerra, ao que eu saiba, nada foi decidido sobre o calibre a ser adotado para os GAC's das futuras bgdas de Inf Mec do EB. Porém se tu dizes que já fecharam, então ótimo. Falta-nos agora definir o vetor ideal. Voto pela adoção do T-6/52 da Denel Sul-africana sobre o chassis do VBTP-MR Guarani ou do Astros.
A depender desta escolha, também será afetada a substituição dos M-114 nas AD's. Até o presente momento não me parece que o EB queira, estranhamente, abrir mão de obuseiros pesados AR nas AD's, mesmo neste tempos de mecanização da força.
Mas o EB nunca disse que vai substituir as tropas blindadas por mecanizadas. O que esta rolando é que as tropas mecanizadas vão ser um cmplemento da blindada como sempre foi.

Estava a referir-me ao ao modelo de obuseiro adotado nas AD's, e não as funções de uma e outra, Guerra. Já que se eventualmente o calibre adotado nas bgdas Inf Mec for o 155, isto poderia fazer intuir que os obuseiros AR seriam mantidos nas AD's, o que para mim é estranho, posto a decisão do EB em mecanizar cada vez mais suas tropas. Mecanização no sentido de dar mobilidade maior, algo que, presumo, não é exatamente condizente com a manutenção de obuseiros AR e sim a evolução para os autopropulsados, com vistas ao apoio das forças bldas, o que de fato não ocorre hoje no exército.
abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2104 Mensagem por Guerra » Sáb Jun 02, 2012 10:30 pm

[FacebookVideo][/FacebookVideo]
FCarvalho escreveu:Guerra, ao que eu saiba, nada foi decidido sobre o calibre a ser adotado para os GAC's das futuras bgdas de Inf Mec do EB. Porém se tu dizes que já fecharam, então ótimo. Falta-nos agora definir o vetor ideal. Voto pela adoção do T-6/52 da Denel Sul-africana sobre o chassis do VBTP-MR Guarani ou do Astros.
Eu não disse que esta decidido, mas o que esta certo é que o calibre 155 é o calibre ideal para artilharia. Eu já vi muito artigo sobre isso.

Estava a referir-me ao ao modelo de obuseiro adotado nas AD's, e não as funções de uma e outra, Guerra. Já que se eventualmente o calibre adotado nas bgdas Inf Mec for o 155, isto poderia fazer intuir que os obuseiros AR seriam mantidos nas AD's, o que para mim é estranho, posto a decisão do EB em mecanizar cada vez mais suas tropas. Mecanização no sentido de dar mobilidade maior, algo que, presumo, não é exatamente condizente com a manutenção de obuseiros AR e sim a evolução para os autopropulsados, com vistas ao apoio das forças bldas, o que de fato não ocorre hoje no exército. [/quote]

Eu creio que uma AD pode ter a configuração que for necessária. Por exemplo, a AD3 (se não me engano) tinha o 155 e uma bateria LMF. O que não pode variar são as bda. As bda são comandos táticos. todos seus meios terão que ter os mesmos recursos. Já a AD eu acho que não tem essa necessidade.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2105 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Jun 02, 2012 11:19 pm

Lord Nauta escreveu:
osolamaalua escreveu:Pessoal, não sei muito de artilharia de campanha, mas vou falar pelo pouco que sei. O que sei e é fato, é que está ocorrendo um estudo e provavelmente deste estudo vão ocorrer mudanças na doutrina e por conseguinte em material. Acredita-se que o material de fogo auto rebocado tem que ser em menor quantidade e com mais mobilidade, tipo o M777. E bastante peças auto-propulsadas. Ai começa um dilema, o EB caminha para forças mecanizadas e não blindadas. A tendência são peças sobre rodas e não lagartas, com algo em lagartas. Acredita-se que teremos alguns M-109 modernizados, existe um projeto israelense apresentado. E os sobre rodas a definir. Porém existe uma grande demora nestas aprovações doutrinárias o que por vezes deixa que oportunidades de aquisição de material se percam.
Considerando a missão da artilharia não vejo problema no emprego da mesma autopropulsada por veículos blindados, independente da infantaria ser mecanizada ou não.
Sds
Lord Nauta
Data venia, my Lord, acredito que o nosso amigo finlandes está se referindo a que para as unidades mecanizadas seria interessante (ou obrigatório) auto propulsados sobre rodas, e que para as unidades blindadas, deveriam ser auto propulsados sobre lagartas.

Bacchi




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37548
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2106 Mensagem por FCarvalho » Dom Jun 03, 2012 12:09 am

Guerra escreveu:Eu creio que uma AD pode ter a configuração que for necessária. Por exemplo, a AD3 (se não me engano) tinha o 155 e uma bateria LMF. O que não pode variar são as bda. As bda são comandos táticos. todos seus meios terão que ter os mesmos recursos. Já a AD eu acho que não tem essa necessidade.
Acho eu que as AD's com um misto de obuseiro AP e LMF não tem problema posto fato o nivel de sua atuação. Mas não creio que o mesmo ocorra no caso da mistura de obuseiros rebocados e autopropulsados. Estes primeiros já se demonstraram ideias para o apoio de undes móveis e que necessitam de pronto emprego e fácil transportabilidade. Assim natural seria seu emprego e pertença ao apoio das FAR's das ffaa's. Já a Art AP, por seu modo próprio de ação é condizente e natural o apoio as undas bldas, ou mesmo mecanizadas, do EB, onde este se faz necessário o acompanhamento próximo destas mesmas om's.

Quanto a este quesito, temos que avançar em matária de doutrina, apesar das dificuldades quanto a falta de referenciais outros que possam ilustrar as opções de organização das AD's.

abs




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2107 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Jun 23, 2012 9:32 pm

Prezados Senhores,

Na última edição da revista Tecnologia & Defesa foi publicada uma matéria que traça o atual panorama da artilharia autopropulsada no EB.
Dela pode ser tiradas algumas conclusões, como por exemplo:
a) A desativação e substituição dos M108;
b) A modernização dos M109; e
c) A ampliação do emprego de LMF.

Sds


Lord Nauta




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2108 Mensagem por WalterGaudério » Dom Jun 24, 2012 7:51 pm

Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores,

Na última edição da revista Tecnologia & Defesa foi publicada uma matéria que traça o atual panorama da artilharia autopropulsada no EB.
Dela pode ser tiradas algumas conclusões, como por exemplo:
a) A desativação e substituição dos M108;
b) A modernização dos M109; e
c) A ampliação do emprego de LMF.

Sds


Lord Nauta

Talvez venham mais M 109, e os atuais sejam elevados a um padrão mais moderno.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2109 Mensagem por Lord Nauta » Dom Jun 24, 2012 9:25 pm

WalterGaudério escreveu:
Lord Nauta escreveu:Prezados Senhores,

Na última edição da revista Tecnologia & Defesa foi publicada uma matéria que traça o atual panorama da artilharia autopropulsada no EB.
Dela pode ser tiradas algumas conclusões, como por exemplo:
a) A desativação e substituição dos M108;
b) A modernização dos M109; e
c) A ampliação do emprego de LMF.

Sds


Lord Nauta

Talvez venham mais M 109, e os atuais sejam elevados a um padrão mais moderno.

O ideal e que cada um dos M108 fossem substituídos,por exemplo, por um M109. Sendo assim seriam necessários pelo menos 90 exemplares(inclui uma reserva estratégica) , que também deveriam ser modernizados juntamente com os atuais veículos em operação.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18575
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2397 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2110 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 24, 2012 11:19 pm

Seria bom que os LMF equipassem as artilharias divisionárias. Tem um grande alcance e poder de fogo, com capacidade de cobrir todo o TO da divisão.
Os M109 mobiliando as Bdas Blindadas e de Cavalaria Mecanizada. E as Bdas de Infantaria Mecanizadas com uma solução do tipo CAESAR ou G6, ficando as demais Bdas com a artilharia rebocada.




Avatar do usuário
sarto
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 20, 2009 7:02 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2111 Mensagem por sarto » Qui Jun 28, 2012 7:30 pm

Exercito adquirindo 36 M-109A5 ao Tio Sam. Fonte:Tecnodefesa.com




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2112 Mensagem por Lord Nauta » Qui Jun 28, 2012 7:32 pm

O Exército Brasileiro (EB) adquiriu 36 obuseiros auto propulsados de 155 mm M109A5 (penúltimo modelo - o atual em usos pelo exército estadunidense é o A6 Paladin). Delegação do EB deverá seguir em agosto para os Estados Unidos a fim de selecionar 36 carros em condições de serem aceitos.

Por Reginaldo Bacchi




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61292
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2113 Mensagem por Túlio » Qui Jun 28, 2012 7:38 pm

O M-109A5 é mais uma modernização do modelo M-109.

Todos os M-109A5 são M-109A4 a que foi colocado uma nova peça com maior alcance, (modelo M284), que pode atingir 24Km a 30Km com munição assistida.

Lançado em 1992, existe também o M-109A6, que é ainda outra modernização dos M-109A4, com a nova peça (mod M284) que tem as mesmas prestações do M-109A5, mas dispõe de um sistema de controle de tiro mais sofisticado, o que lhe permite um grau de precisão no tiro superior a qualquer dos seus congêneres da família M-109.

Os dois equipamentos (versão A5 e A6) têm capacidade para operar em ambiente NBQ.

Fuente: http://www.areamilitar.net/directorio/ter.aspx?NN=13




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2114 Mensagem por henriquejr » Qui Jun 28, 2012 7:39 pm

Não são aqueles M109A6+ alemães que foram oferecidos anteriormente mas já deve dá pra quebrar um galho. Só achei pouco a quantidade, que não dará nem para substituir todos os M108!




.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61292
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#2115 Mensagem por Túlio » Qui Jun 28, 2012 7:40 pm

Ué, é só modernizar o sistema de controle de tiro e se tem um A6 ou equivalente. A Elbit tá aí... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder