Página 15 de 378
Enviado: Sex Ago 24, 2007 4:19 pm
por Wolfgang
Luís Henrique escreveu:Wolfgang escreveu:Luís Henrique escreveu:O Eurofighter tem 15m de comprimento.
O Su-35BM tem 22m de comprimento.
O Eurofighter tem um radar mecânico....
qual o tamanho do radar?
qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena?
O Su-35BM tem um radar ESA...
qual o tamanho do radar?

qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena?

A Rússia sempre manteve uma certa paridade com os EUA em tecnologia aeroespacial. A Europa sempre veio atrás.
Mas analisando friamente. Suponhamos que a tecnolo
gia russa e europeia sejam equivalentes...
Por quê um radar (captor) bem menor, mais leve, com antena menor com poder de saída menor pode ter 200 km de alcance ou mais e um radar bem maior, mais moderno não pode ter 400 km de alcance.
Será que você realmente acredita na propaganda ocidental que diz que so os americanos e europeus tem tecnologia....que a Russia so tem força bruta.....
Você realmente acredita nisso???

Que eu me lembre foi um tal de Yuri que disse que a Terra é azul...

Assim você subestima minha inteligência, como a dos demais.
O Raptor tem o mesmo tamanho do Flanker e não tem radar de 400 km. Só isso já torna o argumento irrelevante.
Eu acho que os russos fazem mais propaganda, mas muita coisa é Polishop.
Alto la...O F-22 tem 18m de comprimento o Su-35BM tem 22m de comprimento. Eles não tem o mesmo tamanho.
E com certeza o radar do -BM é maior que o do F-22 assim como a antena.
Modo de dizer, Luís.
Para ser mais preciso, o Raptor tem 18,9 m e o Su-35 tem 22,20 m.
A diferença não é tão absurda a ponto de justificar a diferença no alcance do radar, seguindo a sua lógica.
E, na verdade, o BM é mais comprido, mas tem menor área que o Raptor, só para fazer um adendo, não que isso tenha importância.
Enviado: Sex Ago 24, 2007 4:28 pm
por rcolistete
Wolfgang escreveu:
Roberto, há um post do Sintra de alguns meses atrás. Salvo engano, o projeo Rafale atrasou 11 meses.
Neca. Esses 11 meses podem ser em relação a um prazo redefinido no final da década de 90. Houve várias dilatações de prazos no Rafale e Eurofighter. Somando todas elas chegamos a vários anos.
Ambos vítimas do fim da guerra fria, cortes orçamentários, mudanças de prioridades, etc. AMX entrou nessa, também.
[]s, Roberto
Enviado: Sex Ago 24, 2007 4:34 pm
por Luís Henrique
Wolfgang escreveu:Luís Henrique escreveu:Vocês sabiam que o Irbis-E foi oferecido à China???
Sabem porque a China não aceitou???
porque as suas aeronaves Su-30 so conseguem oferecer metade da força necessária para o radar....
Ou seja, ele seria subutilizado...
Entendem porque o bicho enxerga longe desse jeito....

E o que a Rússia tem a oferecer em seus próprios caças que o fazem dar enregia suficiente? Um Su-27 tem toda essa energia?
$... a questão é dinheiro.
A China viu que o negócio ia ficar caro ja que teria que mexer bastante no caça para conseguir potência suficiente para operar o Irbis-E....além é claro do Irbis por si só não ser tão baratinho...
Enviado: Sex Ago 24, 2007 4:37 pm
por Luís Henrique
Wolfgang escreveu:Luís Henrique escreveu:Wolfgang escreveu:Luís Henrique escreveu:O Eurofighter tem 15m de comprimento.
O Su-35BM tem 22m de comprimento.
O Eurofighter tem um radar mecânico....
qual o tamanho do radar?
qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena?
O Su-35BM tem um radar ESA...
qual o tamanho do radar?

qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena?

A Rússia sempre manteve uma certa paridade com os EUA em tecnologia aeroespacial. A Europa sempre veio atrás.
Mas analisando friamente. Suponhamos que a tecnolo
gia russa e europeia sejam equivalentes...
Por quê um radar (captor) bem menor, mais leve, com antena menor com poder de saída menor pode ter 200 km de alcance ou mais e um radar bem maior, mais moderno não pode ter 400 km de alcance.
Será que você realmente acredita na propaganda ocidental que diz que so os americanos e europeus tem tecnologia....que a Russia so tem força bruta.....
Você realmente acredita nisso???

Que eu me lembre foi um tal de Yuri que disse que a Terra é azul...

Assim você subestima minha inteligência, como a dos demais.
O Raptor tem o mesmo tamanho do Flanker e não tem radar de 400 km. Só isso já torna o argumento irrelevante.
Eu acho que os russos fazem mais propaganda, mas muita coisa é Polishop.
Alto la...O F-22 tem 18m de comprimento o Su-35BM tem 22m de comprimento. Eles não tem o mesmo tamanho.
E com certeza o radar do -BM é maior que o do F-22 assim como a antena.
Modo de dizer, Luís.
Para ser mais preciso, o Raptor tem 18,9 m e o Su-35 tem 22,20 m.
A diferença não é tão absurda a ponto de justificar a diferença no alcance do radar, seguindo a sua lógica.
E, na verdade, o BM é mais comprido, mas tem menor área que o Raptor, só para fazer um adendo, não que isso tenha importância.
O Su-35 não tem menor área que o F-22 a não ser que vc se refira a área alar...
E ainda bem que deixou claro que isso não tem importância.

Enviado: Sex Ago 24, 2007 4:40 pm
por Wolfgang
Só a área alar do Raptor é 18 m2 maior. E não tem importância para o que estamos discutindo.

Enviado: Sex Ago 24, 2007 5:11 pm
por Sniper
Luis, até agora não consegui estabelecer uma relação entre a área alar, Comprimento do Flanker e esse seu radar com absurdos 400Km de alcance! Por mais que eu me esforce não dá pra acreditar nisso cara...
Você já parou pra pensar que essa suposta vantagem do comprimento e dos absurdos 400Km do radar são também péssimos para a assinatura do Flanker no radar adversário?
Me diz o que vale esses 400Km de alcance contra um caça Stealth? Ou contra um Eurocanard que tem uma assinatura radar várias vezes menor que o Flanker "árvore de natal"?
Abraços!
Enviado: Sex Ago 24, 2007 5:20 pm
por Penguin
Luís Henrique escreveu:Eu tenho alguns dados e vou coloca-los justamente para que seja criticado.
Quero a ajuda dos colegas...
Mas tenho as seguintes informações.
Alcance de detecção contra caça padrão (5 m2):
Rafale = 130 km
Eurofighter = 200 km
Su-35BM = 400 km
Encontrei uma fórmula um tempo atrás para converter aproximadamente a detecção padrão (5m2) para RCS´s menores...
RCS reduzido / RCS padrão ^ 0,25
Sendo assim...lembrando que é um exercício impreciso mas serve para alguma coisa...
Para um alvo com RCS = 0,25 m2Rafale enxerga a 61 km
EF a 94 km
Su-35BM a 188 km
Para um alvo com RCS = 0,75 m2Rafale enxerga a 80 km
EF a 124 km
Su-35BM a 248 km
Para um alvo com RCS = 1 m2Rafale enxerga a 85 km
EF a 132 km
Su-35BM a 264 km
Ou seja, no melhor caso o EF teria 0,25 m2 de RCS frontal.
No pior caso o -35BM teria 1 m2 de RCS frontal. (é bem menos devido a tela de plasma, 1 m2 é o Su-35
sem a tela de plasma...mas que seja).
Então o Eurofighter enxergaria um Su-35BM a
132 km de distância.
E o Su-35BM enxergaria o Eurofighter a
188 km.O missil padrão do -BM será o R-100 com 300 km de alcance máximo.
O missil padrão do EF será o Meteor com 160 km de alcance máximo.
Percebem agora porque eu prefiro estar em um Su-35BM do que em qualquer outro caça, excluindo o F-22....

O Toan do F-16.net postou um comparativo interessante (e que mesmo assim deve ser encarado algum cuidado e reservas):
http://www.f-16.net/f-16_forum_viewtopic-t-8912.htmlComparison among F-22A, Su-35, EF-2000, and RAFALE C
1. Normal take-off:
* F-22A: 27,200 kg
* Su-35: 25,300 kg
* EF-2K: 17,000 kg
* Rafale: 15,000 kg
2. MTOW:
* F-22A: 28,120 kg
* Su-35: 34,500 kg
* EF-2K: 23,500 kg
* Rafale: 24,500 kg
3. Internal Fuel:
* F-22A: 9,330 kg
* Su-35: 11,500 kg
* EF-2K: 5,000 kg
* Rafale: 4,750 kg
4. Maximal Payload:
* F-22A: unknown
* Su-35: 8,000 kg
* EF-2K: 7,500 kg+
* Rafale: 9,500 kg
5. Maximal Speed, 11,000 m:
* F-22A: 2.00 Mach+ (2.25 ~ 2.42 Mach)
* Su-35: 2.25 Mach
* EF-2K: 2.00 Mach+ (2.25 Mach)
* Rafale: 1.80 Mach+ (2.00 Mach)
6. Maximal speed, 200 m:
* F-22A: 800 kts
* Su-35: 1,400 km/hr
* EF-2K: 1.14 Mach
* Rafale: 750 kts
7. Climb rate:
* F-22A: 350 m/sec, sea-level
* Su-35: 280 m/sec+, 1,000 m
* EF-2K: 315 m/sec+, sea-level
* Rafale: 305 m/sec+, sea-level
8. Operational Altitude:
* F-22A: 70,000 fts
* Su-35: 59,000 fts
* EF-2K: 65,000 fts
* Rafale: 55,000 fts
9. Ferry range:
* F-22A: 3,500 km (Internal Fuel)
* Su-35: 4,500 km (Internal Fuel + 2000 L tanks*2)
* EF-2K: 2,600 km (Internal Fuel)
* Rafale: > 2,100 km (Internal Fuel)
10. Acceleration:
* F-22A: unknown.
* Su-35: 13.8 secs from 600 km/hr to 1,100 km/hr, and 8 secs from 1,100 km/hr to 1,300 km/hr(with 50% internal fuel, standard A-A configuration, and height of 1,000 m).
* EF-2K: less than 20 seconds from 200 kts to Mach 0.9 (Twin-seaters with one 1,000 L tank and two ASRAAM, altitude unknown).
* Rafale: around 20 seconds from 300 km/hr to 1,000 km/hr at low altitude.
11. Normal upper G-limit:
* F-22A: +9.5G
* Su-35: +9.0G
* EF-2K: +9.0G
* Rafale: +9.0G
12. T/W ratio of normal take-off(AB / Max. Mil.):
* F-22A: 1.17 ~ 1.30 / 0.85 ~ 0.87
* Su-35: 1.10 ~ 1.15 / 0.69 ~ 0.70
* EF-2K: 1.08 ~ 1.14 / 0.72 ~ 0.83
* Rafale: 1.02 ~ 1.03 / 0.68 ~ 0.69
13. Take-off with standard A-A configuration:
* F-22A: 244 m
* Su-35: 400 to 450 m
* EF-2K: 228 ~ 275 m(Emergency take-off)to 457 m(Normal take-off).
* Rafale: 400 m
14. Landing:
* F-22A: unknown.
* Su-35: 650 m(with the help of braking and parachute)
* EF-2K: 500 to 700 m
* Rafale: 400 m(with the help of braking only)
15. Radar's range:
* F-22A: Tracking target of RCS = 1 m2 at the range of 200 km away --> Detecting target of RCS = 3m2 at the range of 375 to 440 km away theoretically --> 329 ~ 386.
* Su-35: Detecting target of RCS = 3m2 at the range of 350 to 400 km away --> 307 ~ 351.
* EF-2K: Tracking target of RCS = 5 m2 at the range of 160 ~ 185 km away --> Detecting target of RCS = 3m2 at the range of 200 to 272 km away theoretically --> 175 ~ 239.
* Rafale: Detecting target of RCS = 5 m2 at the range of 130 ~ 148 km away --> Detecting target of RCS = 3m2 at the range of 114 to 130 km away theoretically --> 100 ~ 114.
16. Maximal horizontal scanning angle of Radar:
* F-22A: +/- 60 degrees
* Su-35: +/-120 degrees
* EF-2K: +/- 70 degrees
* Rafale: +/- 60 degrees
17. Capability of multiple target engagement:
* F-22A: Tracking 100 and engaging 6+.
* Su-35: Tracking 30 and engaging 8.
* EF-2K: Tracking 20+ and engagine 6 to 8.
* Rafale: Tracking 40 and engaging 4 to 6.
18. Frontal minimal RCS / Ratio of RCS / Ratio of range being detected:
* F-22A: 0.00015 ~ 0.0006 m2 --> 1 ~ 4 --> 1.00 ~ 1.41
* Su-35: 1.0 ~ 3.0 m2 --> 6666 ~ 20000 --> 9.03 ~ 11.89
* EF-2K: 0.1 ~ 0.5 m2 --> 666 ~ 3333 --> 5.08 ~ 7.60
* Rafale: 0.1 ~ 0.2 m2 --> 666 ~ 1332 --> 5.08 ~ 6.04
19. Su-35 v.s other western fighters:
* Theoretically, F-22A shall be able to detect / track Su-35 at the range of 285 to 440 km / 200 to 308 km away in head to head engagement.
* Theoretically, Su-35 shall be able to detect / track F-22A at the range of 29 to 48 km / 17 to 34 km away in head to head engagement.
* Theoretically, EF-2K shall be able to detect / track Su-35 at the range of 153 to 272 km / 107 to 163 km away in head to head engagement.
* Theoretically, Su-35 shall be able to detect / track EF-2K at the range of 150 to 256 km / 90 to 180 km away in head to head engagement.
* Theoretically, Rafale shall be able to detect / track Su-35 at the range of 87 to 130 km / 52 to 91 km away in head to head engagement.
* Theoretically, Su-35 shall be able to detect / track Rafale at the range of 150 to 203 km / 90 to 142 km away in head to head engagement.
Enviado: Sex Ago 24, 2007 5:37 pm
por Moccelin
Segundo esses dados do F-16.net a situação (no ar) é bem aquela que a gente constuma ver por aqui... F-22 ganhando, Tiffie e Su-35 em empate técnico e Rafale comendo pelas beiradas... Sendo que a disputa entre o Tiffie e o Su-35 tem pontos altos e baixos para os dois, principalmente devido a um ser um caça mais compacto e o outro ser um monstro de grande...
No solo as vantagens dos Eurocanards se mostram principalmente por serem mais compactos...
Mas mais uma vez eu acredito que como caça multimissão o Su-35 deva levar vantagem sobre os Eurocanards devido a uma característica... Por ser mais pesado 'normalmente' e terem capacidades de carga bélica semelhantes o Suckoy sofre menos quando completamente carregado... Afinal a porcentagem de aumento de peso é menor, logo esse peso diminui menos o alcance quando em carga máxima, pelo menos isso é a lógica que eu vejo...
Enviado: Sex Ago 24, 2007 9:54 pm
por Carlos Mathias
* F-22A: Tracking target of RCS = 1 m2 at the range of 200 km away --> Detecting target of RCS = 3m2 at the range of 375 to 440 km away theoretically --> 329 ~ 386.
Agora eu gostaria de ver os senhores dizerem que estes dados de detecção do F-22 são mentira, porque em termos de potência de saída, o IRBIS-E entrega mais que qualquer radar de caça hoje.
Eu já coloquei aqui uma caralhada de vezes estes dados de alcançe, os comentários dos americanos e europeus, mas não, nada serve.
Pô, um radar com uma antena de 1m de diâmetro, PESA, 20KW de potência máxima de saída, etc, etc, etc. Mas não, é mentira, vendedor, cascateiro...
Outra vez:
USAF:
"With the help of AESA radar and NG data fusion / link technology, our F-22A and F-35 shall be a invincible and numerous AWACS fleet with stealthy capability and detection range of E-2C/E-3C class at least (or even better ~ I don't know if E-2C, or even E-3C nowadays can detect the target of RCS = 1 m2 class 200 km away. However, APG-77 can "track" this kind of target at the range more than 200 km away). Therefore, there's no need to develop and buy E-10 now."
Russian fighter's radar manufacturer:
"Our newest phase array radar (IRBIS-E) will have 20 Kw class maximal output (4 times of APG-71) and the similar detecting / tracking range performance as APG-77."
RAF / EADS / BAES:
"The CAPTOR-M now is able to track MIG-29 (RCS = 5m2) at the range more than 161 ~ 185 km away. It is very impressive for a traditional fighter's radar, however it is relatively shabby when comparing with the NG AESA radars such as APG-77, APG-81, and IRBIS-E. However, after incorporating AESA technology into CAPTOR formally in 2014 (CAPTOR-E), we shall be able to chase them up..........."
O Eurofighter tem 15m de comprimento.
O Su-35BM tem 22m de comprimento.
O Eurofighter tem um radar mecânico....
qual o tamanho do radar?
qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena?
O Su-35BM tem um radar ESA...
qual o tamanho do radar? Shocked
qual o peso do radar?
qual o tamanho da antena? Shocked
Eu não sei quem colocou o F-22 nessa conversa, mas o L Henrique tinha colocado o EF, como se vê no sutil realce que eu dei na frase
Enviado: Sáb Ago 25, 2007 12:57 am
por Luís Henrique
Sniper escreveu:Luis, até agora não consegui estabelecer uma relação entre a área alar, Comprimento do Flanker e esse seu radar com absurdos 400Km de alcance! Por mais que eu me esforce não dá pra acreditar nisso cara...
Você já parou pra pensar que essa suposta vantagem do comprimento e dos absurdos 400Km do radar são também péssimos para a assinatura do Flanker no radar adversário?
Me diz o que vale esses 400Km de alcance contra um caça Stealth? Ou contra um Eurocanard que tem uma assinatura radar várias vezes menor que o Flanker "árvore de natal"?
Abraços!
Esta no site oficial da Rosoboronexport...o radar não é meu e não sou eu que digo isso....entre no site oficial e veja vc mesmo...
O tamanho do flanker implica que ele tem espaço para um radar maior.
Se vc tem tecnologia semelhante e mais espaço você pode desenvolver algo mais capaz, mais potente....assim como a antena do radar também é maior e essas coisas fazem diferença...
Sobre assinatura do Flanker no radar adversário te recordo que a tecnologia PESA é mais eficiente que a mecânica (captor do Eurofighter) em 'entregar o jogo'...esse negócio de árvore de natal é bem menor que em um radar mecânico....
Outra coisa, se vc acredita que um eurocanard tem RCS várias vezes menor que o flanker o problema é seu, mas não é a realidade....
O Su-35BM não é o antigo Su-27 ele tem diversas técnicas de redução de RCS empregadas e acaba ficando com RCS semelhante aos eurocanards...
Eu ja falei sobre isso mas ja que não acredita coloque os valores corretos, fontes, sei la....dê a sua opinião.....agora se for não acredito porque é russo....

ai é soda...
Contra um caça stealthy como o F-22 o Flanker realmente fica na desvantagem....de qualquer forma seu impressionante radar consegue detectar uma aeronave furtiva a 90 km de distância....sendo assim se bobear o Flanker abre fogo....mas com certeza a vantagem é toda do F-22, não nego e é por isso que os russos estão desenvolvendo um caça de 5 geração também.
Agora os eurocanards estão muito longe de serem caças furtivos...
Enviado: Sáb Ago 25, 2007 10:23 am
por AlbertoRJ
Antena do radar Irbis em movimento:
http://www.youtube.com/watch?v=yELuKJFDM80
Foi postado pelo Hammer no BM.
Agora uma pergunta: por que o movimento mecânico em um radar ESA? Não sou especialista mas a antena não perece com a dos outros radares de verredura eletrônica.
Fotos:
[]'s
Enviado: Sáb Ago 25, 2007 10:42 am
por AlbertoRJ
Enviado: Sáb Ago 25, 2007 10:53 am
por AlbertoRJ
Só para ilustrar, outros radares de verredura eletrônica:
CAESAR:
RBE-2:
Abraços
Enviado: Sáb Ago 25, 2007 11:28 am
por Carlos Mathias
Agora uma pergunta: por que o movimento mecânico em um radar ESA? Não sou especialista mas a antena não perece com a dos outros radares de verredura eletrônica.
Quanto mais você lateraliza o feixe radar para detectar alvos, mais degradado este vai ficando e assim cai a performance. Assim, os russos desenvolveram um sistema de varredura mista, eletrônico e mecânico. Agora, observe que quando na deflexão máxima, o radar rebate mecanicamente a antena quase que totalmente, soma-se a isso a lateralização eletrônica do feixe e... Cobertura do arco frontal do avião, próximo a 180º em azimute.
Outra coisa. Só um caça pesado pode levar o radar e mais o peso deste sistema eletromecânico que movimenta a antena. Assim, caças leves e semelhantes vão de antena fixa.
Enviado: Sáb Ago 25, 2007 12:08 pm
por AlbertoRJ
Carlos Mathias escreveu:Agora uma pergunta: por que o movimento mecânico em um radar ESA? Não sou especialista mas a antena não perece com a dos outros radares de verredura eletrônica.
Quanto mais você lateraliza o feixe radar para detectar alvos, mais degradado este vai ficando e assim cai a performance. Assim, os russos desenvolveram um sistema de varredura mista, eletrônico e mecânico. Agora, observe que quando na deflexão máxima, o radar rebate mecanicamente a antena quase que totalmente, soma-se a isso a lateralização eletrônica do feixe e... Cobertura do arco frontal do avião, próximo a 180º em azimute.
Outra coisa. Só um caça pesado pode levar o radar e mais o peso deste sistema eletromecânico que movimenta a antena. Assim, caças leves e semelhantes vão de antena fixa.
Valeu Carlos, eu entendi, amplia a a cobertura com certeza.
[]'s