Exército Brasileiro confirma a compra de 240 Leopard 1A5

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

#211 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 23, 2007 6:45 pm

Eu talvez seja fundamentalista, mas acho que o Brasil devia agarrar nos projectos que já tem, modernizá-los usando tecnologia Europeia/Americana/Russa/Israelita/Marciana...e construi-los. Uma país como o Brasil com a dimensão continental deve ter uma industria digna desse nome. Portugal é um país pequeno e sem grandes investimentos na Defesa está neste momento a construir Pandurs. Ora para mim é mais do que natural que o Brasil construa CC, nem que seja sob licença. Não são grandes defensores da construção de caças no Brasil sob licença?! Então que se faça a mesma coisa para os CC, Espingardas-Automáticas, etc. :wink:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#212 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 23, 2007 7:58 pm

chm0d escreveu:Bom, não manjo nada de tanque, mas com que base vocês falam que o Leo 2A6 é melhor ou pior que o T-90? blindagem? qual os dois utilizam? qual canhão? ponto fraco de um e de outro? isso que tem que ser levado... não se ele é russo ou ocidental... chega a ser ricidulo.

Coloquem os fatos na mesa e vamos analisar qual é melhor ou pior.

Abs.

Os dois são meio "modulares", vai ao gosto do cliente o tipo de mira, blindagem e tal, fica meio difícil comparar.

Se tiver tempo, vou fazer uma pesquisa Leopard 2A6 do Exército Alemão vs. T-90 do Exército Russo (não sei se eles tem, caso não, vai ser com o Exército Indiano).




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

#213 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 23, 2007 10:04 pm

O Gregos fizeram um concurso de CC, concorreram salvo erro os habituais da OTAN e o T-90/80 (não sei muito bem), no final quem ganhou foi o Leopard II A-6. :wink:




Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#214 Mensagem por Kratos » Sáb Fev 24, 2007 12:42 am

jauro escreveu:Na LOA 2007 o Programa de Reaparelhamento foi contemplado com R$ 76 milhões.

Do total de R$ 76 milhões, R$ 3 milhões são destinados a seis projetos do Programa e R$ 73 milhões para a aquisição de 240 carros de combate Leopard 1A5, junto ao Exército Alemão. A aquisição destes carros é uma meta a ser concretizada em seis anos, entre 2005 e 2010.
http://www.inforel.org/


Só 73 milhões? Isso é suficiente para a aquisição de 240 Leos 1A5? São usados do Bundeswehr ou de algum estoque 0 km?




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#215 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Fev 24, 2007 1:04 am

Acho que nao existe nada 0Km de Leo I, provavelmente sao estoques da Alemanha, belgica ou Holanda




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#216 Mensagem por jauro » Sáb Fev 24, 2007 1:51 pm

Kratos escreveu:
jauro escreveu:Na LOA 2007 o Programa de Reaparelhamento foi contemplado com R$ 76 milhões.

Do total de R$ 76 milhões, R$ 3 milhões são destinados a seis projetos do Programa e R$ 73 milhões para a aquisição de 240 carros de combate Leopard 1A5, junto ao Exército Alemão. A aquisição destes carros é uma meta a ser concretizada em seis anos, entre 2005 e 2010.
http://www.inforel.org/


Só 73 milhões? Isso é suficiente para a aquisição de 240 Leos 1A5? São usados do Bundeswehr ou de algum estoque 0 km?


para o lote deste ano




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#217 Mensagem por Kratos » Sáb Fev 24, 2007 2:27 pm

jauro escreveu:
Kratos escreveu:
jauro escreveu:Na LOA 2007 o Programa de Reaparelhamento foi contemplado com R$ 76 milhões.

Do total de R$ 76 milhões, R$ 3 milhões são destinados a seis projetos do Programa e R$ 73 milhões para a aquisição de 240 carros de combate Leopard 1A5, junto ao Exército Alemão. A aquisição destes carros é uma meta a ser concretizada em seis anos, entre 2005 e 2010.
http://www.inforel.org/


Só 73 milhões? Isso é suficiente para a aquisição de 240 Leos 1A5? São usados do Bundeswehr ou de algum estoque 0 km?


para o lote deste ano


De quantos unidades Jauro? Umas 80?




Carlos Mathias

#218 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 24, 2007 3:21 pm

Olha, existe um teste feito na Alemanha em que um T-90/80 aguenta praticamente todos os tipos de munição 120mm no aro frontal, graças as novas blindagens e tal. Eu até acredito que o T-90/80 seja "pior" que um Leo 2, mas acho que a diferença é muto pequena, e leva vantagem em alguns aspectos, principalmente no preço e manutenção. Sabe-se que as munições atuais russas são muito potentes e estes carros podem disparar mísseis AC de seus canhões, estes com ogivas especiais e 5000m de alcançe.

Não falem de guerra do Golfo por favor, lá os iraquianos tinham T-72 dos mais antigos e usavam munição da década de 70. Os canhões não eram calibrados nunca, as miras estavam imprestáveis e etc. Vamos considerar um carro novo, atual e com a melhor munição.




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#219 Mensagem por Morcego » Sáb Fev 24, 2007 3:26 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha, existe um teste feito na Alemanha em que um T-90/80 aguenta praticamente todos os tipos de munição 120mm no aro frontal, graças as novas blindagens e tal. Eu até acredito que o T-90/80 seja "pior" que um Leo 2, mas acho que a diferença é muto pequena, e leva vantagem em alguns aspectos, principalmente no preço e manutenção. Sabe-se que as munições atuais russas são muito potentes e estes carros podem disparar mísseis AC de seus canhões, estes com ogivas especiais e 5000m de alcançe.

Não falem de guerra do Golfo por favor, lá os iraquianos tinham T-72 dos mais antigos e usavam munição da década de 70. Os canhões não eram calibrados nunca, as miras estavam imprestáveis e etc. Vamos considerar um carro novo, atual e com a melhor munição.


mas a manutenção e suporte russo não são os melhores?




Carlos Mathias

#220 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 24, 2007 3:30 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9365
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 525 vezes

#221 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 24, 2007 3:39 pm

Do total de R$ 76 milhões, R$ 3 milhões são destinados a seis projetos do Programa e R$ 73 milhões para a aquisição de 240 carros de combate Leopard 1A5, junto ao Exército Alemão.


Artilharia anti-aérea? Novos obuseiros? Fuzil 5,56? OVN?
O que dá pra comprar com 1,5 milhão de Dólares???? Como assim???
Não entendi essa...o programa de modernização do Exército para esse ano resume-se a Leopard? Vai sobrar 3 milhões de reais para outros SEIS programas, ou seja, uns 500 mil reais para cada programa.
Sinto muito mas com isso não dá pra fazer Absolutamente NADA.



abraços]




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

#222 Mensagem por EDSON » Sáb Fev 24, 2007 3:50 pm

morcego escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Olha, existe um teste feito na Alemanha em que um T-90/80 aguenta praticamente todos os tipos de munição 120mm no aro frontal, graças as novas blindagens e tal. Eu até acredito que o T-90/80 seja "pior" que um Leo 2, mas acho que a diferença é muto pequena, e leva vantagem em alguns aspectos, principalmente no preço e manutenção. Sabe-se que as munições atuais russas são muito potentes e estes carros podem disparar mísseis AC de seus canhões, estes com ogivas especiais e 5000m de alcançe.

Não falem de guerra do Golfo por favor, lá os iraquianos tinham T-72 dos mais antigos e usavam munição da década de 70. Os canhões não eram calibrados nunca, as miras estavam imprestáveis e etc. Vamos considerar um carro novo, atual e com a melhor munição.


mas a manutenção e suporte russo não são os melhores?
Neste caso damos uma de chinês comprmos e depois copiamos.




A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#223 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Fev 24, 2007 4:58 pm

Se fosse para fazer por aqui um CC bom e barato, eu ficava com o OPLOT ucraniano. É basicamente o "Black Eagle" russo, ou seja, uma espécie de T-80UM modernizado para os requisitos do exército sul-coreano (que acabou não comprando mais unidades de T-80U e sim fazendo seu próprio CC).

A maior vantagem do OPLOT é que, ao invés de usar o canhão russo com alimentação da munição "em duas partes", ou seja, projétil e estojo separados, ele usa um canhão 120mm e munição ocidental, ou seja, projétil e estojo numa única peça, o que permite, no caso de munição APFSDS um projétil bem longo e estreito (até a base do estojo), sendo que esta relação ideal de comprimento x diâmetro da "flecha" garante maior precisão e poder de perfuração muito maiores que os similares russos, que são mais curtos e grossos para poderem ser alimentados pelo carregador tipo carrossel dos T-64/72/80/90.

O OPLOT também usa um carregador automático tipo "cesta", localizado numa posição protegida atrás da torre (como o Leclerc), que explode para fora em caso de impacto, preservando a tripulação. Já o carregador dos T-64/72/80/90 é do tipo carrossel, dentro do chassis e ao redor do anel da torre: aí acontece o que todo mundo adora mostrar na TV, ou seja, se uma munição perfura o chassis ela vai atingir a munição estocada ao redor da torre e causar sua detonação. Resultado? A tripulação é "vaporizada" e a torre sai voando para cima...

No mais o OPLOT pode receber tudo que é material ocidental (motor, câmbio, óticos, etc...)




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#224 Mensagem por jauro » Sáb Fev 24, 2007 5:53 pm

Kratos escreveu:
jauro escreveu:
Kratos escreveu:
jauro escreveu:Na LOA 2007 o Programa de Reaparelhamento foi contemplado com R$ 76 milhões.

Do total de R$ 76 milhões, R$ 3 milhões são destinados a seis projetos do Programa e R$ 73 milhões para a aquisição de 240 carros de combate Leopard 1A5, junto ao Exército Alemão. A aquisição destes carros é uma meta a ser concretizada em seis anos, entre 2005 e 2010.
http://www.inforel.org/


Só 73 milhões? Isso é suficiente para a aquisição de 240 Leos 1A5? São usados do Bundeswehr ou de algum estoque 0 km?


para o lote deste ano



De quantos unidades Jauro? Umas 80?


Acredito que 50-50- 50- 50-40




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Kratos
Sênior
Sênior
Mensagens: 4462
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 12:11 am

#225 Mensagem por Kratos » Sáb Fev 24, 2007 6:33 pm

Alexandre Beraldi escreveu:Se fosse para fazer por aqui um CC bom e barato, eu ficava com o OPLOT ucraniano. É basicamente o "Black Eagle" russo, ou seja, uma espécie de T-80UM modernizado para os requisitos do exército sul-coreano (que acabou não comprando mais unidades de T-80U e sim fazendo seu próprio CC).

A maior vantagem do OPLOT é que, ao invés de usar o canhão russo com alimentação da munição "em duas partes", ou seja, projétil e estojo separados, ele usa um canhão 120mm e munição ocidental, ou seja, projétil e estojo numa única peça, o que permite, no caso de munição APFSDS um projétil bem longo e estreito (até a base do estojo), sendo que esta relação ideal de comprimento x diâmetro da "flecha" garante maior precisão e poder de perfuração muito maiores que os similares russos, que são mais curtos e grossos para poderem ser alimentados pelo carregador tipo carrossel dos T-64/72/80/90.

O OPLOT também usa um carregador automático tipo "cesta", localizado numa posição protegida atrás da torre (como o Leclerc), que explode para fora em caso de impacto, preservando a tripulação. Já o carregador dos T-64/72/80/90 é do tipo carrossel, dentro do chassis e ao redor do anel da torre: aí acontece o que todo mundo adora mostrar na TV, ou seja, se uma munição perfura o chassis ela vai atingir a munição estocada ao redor da torre e causar sua detonação. Resultado? A tripulação é "vaporizada" e a torre sai voando para cima...

No mais o OPLOT pode receber tudo que é material ocidental (motor, câmbio, óticos, etc...)


Beraldi, você tem mais informações desse CC OPLOT?

PS: Você é PF?




Responder