Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39152
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2776 vezes

F-16

#211 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jan 05, 2006 1:59 pm

PereiraMarques escreveu:Grande Wallpaper da FAP!!!!
Imagem
Fonte: http://www.emfa.pt/www/imagens/galeria/ ... 12006z.jpg

Cumprimentos
B. Pereira Marques


Retirado do forum defesa




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#212 Mensagem por Paisano » Qui Jan 05, 2006 5:50 pm

Bela foto. :wink:




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#213 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 21, 2006 12:15 pm

Imagem

Imagem

A primeira missão SAR do Merlin

16-02-2006 in http://www.emfa.pt/noticias

No passado dia 10 de Fevereiro de 2006 foi efectuada a primeira missão operacional de Busca e Salvamento pelo meio aéreo EH-101, Merlin.

Imagem

O alerta foi dado às 10H10, tendo a tripulação avançado para a aeronave onde receberia mais tarde informações adicionais. A missão compreendia uma busca a dois tripulantes de uma pequena embarcação, não havendo certezas quanto à sua exacta posição, presumindo-se que se encontrariam a cerca de cinco milhas a oeste do porto da Ericeira.

A tripulação recebeu ordem efectiva para cumprimento da missão às 10H40, dirigindo-se imediatamente para a zona da ocorrência, onde chegou decorridos 20 minutos de voo.

Às 11H30 e por indicação da Policia Marítima de Cascais foi alterada a zona de busca, passando esta para 14 milhas a oeste do porto da Ericeira.

Nova zona de busca é dada pela mesma autoridade às 12H30, desta vez por indicação de amigos das vítimas, sendo referida a zona onde habitualmente estes iam pescar, cerca de 10 milhas a norte da Ericeira, sensivelmente a oeste da praia de Santa Cruz.

Às 12H50 foram avistados destroços à superfície e quase de imediato identificados os dois corpos, tendo o recuperador salvador constatado que as vitimas já não apresentavam quaisquer sinais de vida.

Foi comunicado à tripulação que o helicóptero deveria esperar no local pela chegada de meios da Armada ou Policia Marítima, o que aconteceu pelas 13H35 tendo o helicóptero regressado à Base Aérea do Montijo onde aterrou pelas 14H00 após ter efectuado 03H20 de voo.


Imagem




Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#214 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mar 16, 2006 11:49 am

Olhe só esta mensagem que uma jovem em Portugal que aparentemente quer entrar para a FAP, e enviou para o "Livro de Visitas" do site ( http://www.emfa.pt ):

Andreia Lourenço 7-03-2006 22:03:23
xxxxxxx@hotmail.com
Albufeira,Portugal

Eu tenho uma tatuagem e 3 cicatrizes de operações, isso vai interferir na "prova" médica ? Tenho também falta de 2 dentes,fará mal?


:mrgreen:




Editado pela última vez por Rui Elias Maltez em Qui Mar 16, 2006 1:35 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55166
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2405 vezes

#215 Mensagem por P44 » Qui Mar 16, 2006 12:15 pm

tenho uma tatuagem e 3 cicatrizes de operações, isso vai interferir na "prova" médica ? Tenho também falta de 2 dentes,fará mal?


Se pintarem essa carantonha nos F-16, então já começo a acreditar no Sucesso da "Tempestade Laranja"!!!!! :mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#216 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mar 16, 2006 12:24 pm

[082] [082] [082]




Imagem
Avatar do usuário
Charlie Golf
Sênior
Sênior
Mensagens: 1541
Registrado em: Sex Mai 27, 2005 5:55 pm
Localização: Almada, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#217 Mensagem por Charlie Golf » Qui Mar 16, 2006 12:44 pm

Rui, um conselho: devia editar a mensagem de modo a que nem o nome da pessoa ou o seu endereço de e-mail estejam visíveis. :|

Estamos em fórum aberto e, perdoe-me que lhe diga, a publicação desta mensagem retirada do Livro de Visitas do site da Força Aérea Portuguesa, sem ter tido o devido cuidado em salvaguardar a identidade do visado, foi no mínimo abusiva, não acha? :?

Este meu comentário não foi efectuado com o intuito de iniciar uma qualquer guerra; serve apenas como reparo e para lhe relembrar que essa pessoa que escreveu para tirar dúvidas junto da FAP, não fará a mínima ideia de que o seu nome aqui se encontra exposto (já sem falar nas circunstâncias em que aconteceu essa mesma exposição). Ok? :|




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

"SIC ITUR AD ASTRA"
(Deste modo alcançamos as estrelas)
Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

#218 Mensagem por manuel.liste » Qui Mar 16, 2006 12:50 pm

¿En Portugal tienen medios aéreos SAR civiles?




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#219 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mar 16, 2006 1:30 pm

Manuel:

Temos uns helis dos SNBPC (protecção Civil) e do INEM (Emergência Médica) que fazem resgate de acidentados.

Mas muitas das vezes, quando os sinistros são no mar é a FAP que avança, e sempre em articulação com a Marinha.

Por uma vez, recentemente até um Linx de uma fragata fez um resgate de um náufrago.




Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#220 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mar 16, 2006 1:33 pm

Rui, um conselho: devia editar a mensagem de modo a que nem o nome da pessoa ou o seu endereço de e-mail estejam visíveis.


Tem razao, Charlie:

A rapariga assim pode começar a ser objecto de gozo através do mail, se bem que ela o manteve em aberto no Livro de Visitas da FAP.

Vou tratar disso, disfarçando o e-mail dela.




Imagem
Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

#221 Mensagem por manuel.liste » Qui Mar 16, 2006 1:39 pm

En Galicia y en el resto de España tenemos unos helicópteros de vigilancia pesquera y SAR que suelen hacer ese tipo de misiones: rescate de náufragos y evacuación de enfermos en alta mar. Recientemente hubo una pequeña polémica porque los tiempos de reacción no son lo suficientemente rápidos en situaciones de emergencia.

Normalmente, los medios militares no están a mano para ayudar.

Imagem




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#222 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mar 17, 2006 10:48 am

Olhó, PRESTIGE :lol:
_________________


Manuel:

Mas esses helis Sea-King não pertencem às FA's espanholas?

É uma entidade civil que os opera?

Eu já os tinha visto na TV.




Imagem
Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

#223 Mensagem por manuel.liste » Sex Mar 17, 2006 1:30 pm

El que aparece en la foto junto al Prestige es un helicóptero civil del Ministerio de Fomento. Hay otros destinados en otros puntos de la costa española con las misiones que antes le comenté, tanto de Fomento como de las Comunidades (regiones), aunque estos últimos se dedican más bien a la vigilancia pesquera. Son bastante prácticos, y pensaba que Portugal tendría algo similar. Han salvado muchas vidas en la costa gallega.

En principio, las FAS no se dedican a esos menesteres salvo en casos de emergencia.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#224 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 20, 2006 7:52 am

Não, Liste.

Para salvamentos no mar é sempre a FAP que avança, e se necessário, a Marinha.

Os nossos helis para resgate da Protecção Civil são só para acções em terra.




Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#225 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mar 21, 2006 6:41 am

Imagem


Um site muito interessante com histórias de antigos combatentes na guerra do ultramar nomeadamete no que respeita a aviação, e galerias de fotos, relato de experiencas, etc:

http://saltimbancos.no.sapo.pt/quemsomos.htm

Somos um grupo de ex-especialistas e pilotos da FAP, que integrámos a esquadra de helicópteros 401, estacionada no Luso, Leste de Angola, durante os anos de 1969 a 1974 e, que ainda hoje continuam a manter os seus laços de amizade.


A esquadra de helicópteros dos “ Saltimbancos” ( assim designada inicialmente ), foi formada no ano de 1969, em Angola, ficando adstrita ao Aeródromo-Base N.º 4, em Henrique de Carvalho ( AB 4 ), devido ao incremento da luta de guerrilha na Zona Leste de Angola.


Inicialmente foi constituída com pessoal e equipamentos oriundos da Base Aérea N.º 9-Luanda (BA 9), aos quais se juntaram pessoal que já estava colocado no A.B. 4, e aí recebeu a respectiva formação, mais tarde foi-lhe atribuída a designação de “ Esquadra 401 “.


Ainda no mesmo ano, e devido ao facto de a guerrilha se desenrolar principalmente, ao longo da zona dos “ Caminhos de Ferro de Benguela “, e, sendo impraticável qualquer deslocação dos meios aéreos, sem necessidade de reabastecimento, foi a mesma deslocada em definitivo, para o Aeródromo de Recurso do Luso ( AR Luso ), onde se manteve até ao final da “ guerra colonial “.


No quadro das operações na Zona Militar Leste, a esquadra dos “ Saltimbancos”, mantinha uma equipa , ( piloto / mecânico e máquina ), destacados em permanência, em dois locais, respectivamente no Aeródromo de Manobras N.º 43 ( AM 43 - Cazombo ) e no Aeródromo de Manobras N. º 44 ( AM 44 - Gago Coutinho ).


Ficou por ser uma das esquadras mais conhecidas da então 2.ª Região Aérea ( Angola ), não só pelo facto de todos os seus elementos, terem conseguido um perfeito e total enquadramento com a população civil, pela qual eram bastante estimados, como também pelo grande empenhamento e actividade demonstrados, no total e completo apoio que prestavam a todas as restantes forças militares no terreno, nomeadamente aos Comandos, Fuzileiros e Páraquedistas.


Descrições das aeronaves utilizadas, nomeadamente os AluetteII e depois os maiores AluetteIII:

Imagem

Uma pequena mostra da geleria de fotos:

Imagem
Sobrevoando o Rio Zambeze no leste de Angola

Imagem
Dorneier 27 sobrevoando o acampamento

Imagem
Periodo de paragem




Imagem
Responder