MarinoMarino escreveu:Eu só queria saber como a HV de nosso caça vai ser 4,5 k e o do Gripen C é 7,5 k.
Vou ficar perguntando isso em todos os tópicos que tratam de nosso caça.
Em aviação, é normal que as versões mais modernas de uma aeronave apresentem custos operacionais inferiores às mais antigas. De uma versão para a outra, não se investe apenas em sensores e armamentos. Há o desenvolvimento de softwares mais apurados de monitoração, o que reduz as inspeções, que são custosas, Fadecs mais apurados, que reduzem o consumo de combustível, etc.
Não conheço grande coisa sobre o Gripen, seja que versão for, e nem mesmo sobre manutenção de caças. Se os valores são ou não os apresentados, não faço a mínima idéia, mas, a grosso modo, não vejo absurdo na diferença.
Como exemplo, sem citar valores, cito a diferença entre o EC-725 e o AS-532 Mk2. Em 400 hv, o AS-532 sofrerá 30 inspeções previstas, de maior e menor monta, enquanto o EC-725 apenas 8. Inspeções são os maiores custos de uma aeronave.
Pode ser por aí a diferença.