Reabastecimento FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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DELTA22
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Re: Reabastecimento FAB

#211 Mensagem por DELTA22 » Qua Dez 01, 2010 9:23 pm

Penguin escreveu:ZERO HORA, 01/12

Lula defende que Dilma compre um novo avião

Para presidente, aeronave A-319 tem autonomia de voo muito reduzida

(...)

Para o coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC, professor Hildebrando Hoffmann, há aviões com autonomia de vôo de 17h a 18h – como os A-380, cujos custos seriam proibitivos. Para atender o que o presidente considera suas necessidades, Hoffmann lembra que o mobiliário do avião poderia ser repensado. Uma aeronave mais leve ganharia de 10% a 15% de autonomia de voo.

– O A-319 é, de fato, de um projeto antigo, mas não tem nada a ver. Qual a necessidade de voar à China ou à Índia sem pouso? – indaga o professor.

– Mesmo o avião de Barack Obama não é o último grito – completa.
Com todo o respeito ao Professor da PUC, mas isso demonstra o que disse ontem: a pequenice endêmica de alguns aqui no Brasil.

Que exemplo é esse professor? A-380 para VIP? :)

[]'s a todos.
PRick escreveu:(...)

Eu faria o seguinte; negociava com a Airbus o A-319 como parte do pagamento de um avião maior.

[]´s
Certamente! Consolidando-se a compra, colocarão o VC-1 como parte do pagamento do A-340. Não tem por que mantê-lo na FAB.

[]'s.




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Re: Reabastecimento FAB

#212 Mensagem por Slip Junior » Qua Dez 01, 2010 10:27 pm

PRick escreveu:Mas temos que analisar a ocasião da compra, na época os E-190 estavam no papel, só anos depois se disponibilizou sua versão executiva.
O E190 usado pela Presidência da República não é um Lineage 1000 (ERJ 190-100 ECJ), mas um ERJ 190-100 IGW modificado.

Abraços




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Re: Reabastecimento FAB

#213 Mensagem por ca_metal » Qui Dez 02, 2010 12:31 am

Quantos tankers a FAB necessita?


Eu entendi bem?! Especula-se a compra de 4 A330 + 1 A340 ?? 8-] 8-]

Não fosse o FX, minha alegria seria completa.




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Re: Reabastecimento FAB

#214 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 02, 2010 2:02 am

Acho que o A340 é viagem da FSP.

Até aonde consta 2+2 (A330)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Valdemort
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Re: Reabastecimento FAB

#215 Mensagem por Valdemort » Qui Dez 02, 2010 6:13 am

PRick escreveu:
saullo escreveu:Mas quando comprou o A-319 não se sabia de sua autonomia ? Parece falha administrativa. Não estudaram antes de comprar. Senão já teríamos aposentado os 707 lá em 2005/2006 e poderíamos estar com A330 MRTT ou similar desde lá, servindo a presidência e também como tanker.
Planejamento no Brasil parece brincadeira.

Abraços

Mas temos que analisar a ocasião da compra, na época os E-190 estavam no papel, só anos depois se disponibilizou sua versão executiva. Mesmo as versões do A-330 e A-340 ainda estavam em desenvolvimento.

Por outro lado tinha um grita danada sobre os gastos, lá nos idos de 2003/2004.

Eu faria o seguinte; negociava com a Airbus o A-319 como parte do pagamento de um avião maior.

[]´s
Quando se pensou no A319 a conjuntura era outra , a substituicao dos B737 200 ja era planejada desde FHC . Houve uma disputa entre o Boeing 737BBJ e o A319 .
Na era Lula com as viagens ULRs de acordo com a nova politica, os A319 nao satisfazem mais , apesar de ser o de maior alcance na categoria .

Para um aviao presidencial de longo curso o A330 nao convem por ser Bimotor ( explicacao seria longa) .
O A340 ideal para isso seria o A340 500 e nao o 600 como ja existe em alguns paises na versao executiva . O Emir do Qatar possui 1 A340 500 e outros Emirados da regiao possuem B747 nas versoes 200SP e 400 .
O Rei da Arabia Saudita encomendou ( nao confirmado ) um A380 executivo.

Esse A 319 da FAB tem um bom mercado , seria facil a negociacao .




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Re: Reabastecimento FAB

#216 Mensagem por WalterGaudério » Qui Dez 02, 2010 11:29 am

Valdemort escreveu:
PRick escreveu:
Mas temos que analisar a ocasião da compra, na época os E-190 estavam no papel, só anos depois se disponibilizou sua versão executiva. Mesmo as versões do A-330 e A-340 ainda estavam em desenvolvimento.

Por outro lado tinha um grita danada sobre os gastos, lá nos idos de 2003/2004.

Eu faria o seguinte; negociava com a Airbus o A-319 como parte do pagamento de um avião maior.

[]´s
Quando se pensou no A319 a conjuntura era outra , a substituicao dos B737 200 ja era planejada desde FHC . Houve uma disputa entre o Boeing 737BBJ e o A319 .
Na era Lula com as viagens ULRs de acordo com a nova politica, os A319 nao satisfazem mais , apesar de ser o de maior alcance na categoria .

Para um aviao presidencial de longo curso o A330 nao convem por ser Bimotor ( explicacao seria longa) .
O A340 ideal para isso seria o A340 500 e nao o 600 como ja existe em alguns paises na versao executiva . O Emir do Qatar possui 1 A340 500 e outros Emirados da regiao possuem B747 nas versoes 200SP e 400 .
O Rei da Arabia Saudita encomendou ( nao confirmado ) um A380 executivo.

Esse A 319 da FAB tem um bom mercado , seria facil a negociacao .
Obrigado pelo teu aporte Valdermort, mas o VCC-1 poderia ser trabformado em aeronave de Comando e Controle Aerotransportado, Um centro de comando alternativo tal como o Looking Glass americano, deixando claro que este é meu achismo de entusiasta.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


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Os Idiotas PLANTAM e os
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Re: Reabastecimento FAB

#217 Mensagem por DELTA22 » Qui Dez 02, 2010 11:43 am

cb_lima escreveu:Acho que o A340 é viagem da FSP.

Até aonde consta 2+2 (A330)

[]s
CB_Lima
Será Lima? Pelo que se comenta, o A-340 seria para "pronta-entrega"... Coisa de 1 ano, 1 ano e 1/2 comprado usado de alguma companhia aérea (via Airbus) dando o A-319 como "entrada"; já os A-330MRTT só daqui a uns 4 anos. Sei não, acho que estão avaliando.

Eu, pitaqueiro, escolheria o A-340 como VIP. 8-]

[]'s.

P.S.: Valdemort fez boa explanação de caso. Inclusive, parece que a TAM usa o A-340-500, não é?




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Re: Reabastecimento FAB

#218 Mensagem por bcorreia » Qui Dez 02, 2010 12:24 pm

DELTA22 escreveu:
cb_lima escreveu:Acho que o A340 é viagem da FSP.

Até aonde consta 2+2 (A330)

[]s
CB_Lima
Será Lima? Pelo que se comenta, o A-340 seria para "pronta-entrega"... Coisa de 1 ano, 1 ano e 1/2 comprado usado de alguma companhia aérea (via Airbus) dando o A-319 como "entrada"; já os A-330MRTT só daqui a uns 4 anos. Sei não, acho que estão avaliando.

Eu, pitaqueiro, escolheria o A-340 como VIP. 8-]

[]'s.

P.S.: Valdemort fez boa explanação de caso. Inclusive, parece que a TAM usa o A-340-500, não é?
Mas e a estorinha dos dois A330mrtt que iriam para USAF e estariam estocados? Não adiantariam em um bom tempo a entrega ao menos dos dois primeiros?




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Re: Reabastecimento FAB

#219 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Dez 02, 2010 3:00 pm

Eu deixaria as coisas assim:
-1 A-340-500 executivo para o presidente;
-4 A-330MRTT
-17 Emb-195 (7 AEW&C, 5 SR, 2 Comando e Controle, 3 Executivos)
-4 ERJ-135 (Executivos)
-8 ERJ-145 (transporte convencional)
-12 Phenom 300 (executivos e missões especiais)
-4 Legacy 500 (GEIV)
-6 EMB-121
-16 EMB-120
-24 C-295
-32 KC-390
E só. O resto virava panela...




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Re: Reabastecimento FAB

#220 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 02, 2010 4:06 pm

A TAM possue 2 A340-500IGW que operam nas rotas para Ing e Alem. São aeronaves relativamente novas, apesar de terem sido adquiridas já usadas pela empresa.
Como aviões comerciais que são, com certeza já possuem muitas horas de vôo, devendo-se apenas avaliar a conveniência ou não de se operar estas aeronaves e seu estado de manutenção. E claro, se a TAM se disporia a remanejá-los para a FAB e a que preço.
Com a atual demanda de trasnporte aéreo aumentando no Brasil vertiginosamente, creio que dificilmente eles possam dispor dessas duas aeronaves de imediato. Há no entanto a possibilidade, de se verificar também a disponibilidade dos A330-200 mais antigos da TAM, que hora já devem ter se pago seus valores de aquisição. São aeronaves com mais ou menos 13 anos de uso. A TAM pretende segundo consta, trocá-los por novos A330-200 que deverão se juntar a frota. Mas, outra vez é necessário observar-se que a demanda do mercado de tranp. aéreo estar maior que a oferta no Brasil, e isso pode mudar os planos da empresa. D'outra forma, seria menos problemático verificar junto a Airbus, aeronaves pouco voadas que possam ser transformadas em VIP.
Só lembrando, nos vôos internacionais da presidência da republica, se utiliza mais de uma aeronave para os deslocamentos. Sendo a aque leva o presidente o FAB 01, e a outra de reserva, por questões de segurança e/ou imprevistos com a aeronave principal. Neste sentido, qual seria o modelo adotado pela FAB: 2 A340-500 ou 1 A340 FAB 01 + 1 A330MRTT (reserva). Sendo que se forem adquiridos somente 4 A330MRTT, um pelo menos sempre estará indisponível para o 2o/2o GT, quando das viagens internacionais da presidente.
Como as operações de transporte e de caça da FAB também tendem a um aumento vertical nos anos vindouros, não seria lógico ou pelo menos usual, operar-se aeronaves militares em missões VIP's. Neste sentido, se a FAB conseguir negociar as melhores condições possiveis junto a Airbus, seria adequado que se comprassem 2 A340-500 (usados) para uso exclusivo do GTE, ficando os A330MRTT exclusivamente para uso em atividades militares da FAB para as quais foram efetivamente planejados. Isso ajudaria, e muito, a não desfalcar mais ainda a já exaurida aviação de transporte da FAB.

abs.




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Re: Reabastecimento FAB

#221 Mensagem por faterra » Qui Dez 02, 2010 4:23 pm

E ainda terá os KC-390!
Imagem
Airbus A340-642, da Qatar Airways, (Foto: Paul Carlotti)
A segunda maior aeronave fabricada hoje pela Airbus e, junto com o A380, as únicas com 04 (quatro) turbinas, é a A340, com 261 passageiros em três classes, ou 239 numa versão super confortável, além de 21,3 toneladas de carga total. O que há de mais moderno em sistemas, segurança e conforto existe no A340. Além disso são nada menos que 16.100 km de autonomia para vôos non-stops (sem escalas), com o avião lotado (na versão 500).
A versão para duas classes, pode receber até 380 passageiros (30 + 350) com doth pitch de 40 na classe executiva. A versão standard, para três classes, recebe 261 passageiros (12 + 36 + 213), sendo que na primeira classe o pitch (espaço entre as poltronas) é de 62in - o maior existente em aviação comercial (não consideradas aeronaves especiais ou sob orientação diferenciada).
A TAM opera, desde novembro de 2007, duas aeronaves A340-541, voando entre o Brasil e a Itália (Milão). Desde o 4º trimestre de 2007 o A340 perdeu a posição de maior aeronave fabricada pela Airbus quando esta entregou o 1º A380, maior aeronave do mundo, superando inclusive o famoso "jumbo", Boeing 747.400, para a Singapore Airlines (25.10.2007).
O A340 possui o mesmo sistema fly-by-wire do A330 e possui ETOPS também para 180 minutos. É a segunda aeronave mais cara da Airbus e não possui versão cargueira (a opção nesse caso é o A330). São fabricadas as versões de passageiros A340-500 e A340-600 (As versões A340-200 e A340-300 tiveram a produção interrompida quando do lançamento das versões 500 e 600, mais modernas e eficientes.

Fonte: http://www.portalbrasil.net/airbus_340.htm




Editado pela última vez por faterra em Qui Dez 02, 2010 4:33 pm, em um total de 1 vez.
Imagem

Um abraço!
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Re: Reabastecimento FAB

#222 Mensagem por faterra » Qui Dez 02, 2010 4:31 pm

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/5/3/2/1311235.jpg
RAAF - First A330-MRTT now in Toulouse for some others test filght. She is still wearing her last Paris Air Show code (63) and is fully equiped for AAR missions - December 2007




Imagem

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Re: Reabastecimento FAB

#223 Mensagem por ca_metal » Qui Dez 02, 2010 4:44 pm

cb_lima escreveu:Acho que o A340 é viagem da FSP.

Até aonde consta 2+2 (A330)

[]s
CB_Lima
Hmmmmm... Esperemos o anúncio, então. Mas se há fumaça... 8-]

Mais uma coisa, faz sentido essa especulação de que eles seriam um misto de VIP e Tanker?

Abração.




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Re: Reabastecimento FAB

#224 Mensagem por Carlos Lima » Qui Dez 02, 2010 5:38 pm

ca_metal escreveu:
cb_lima escreveu:Acho que o A340 é viagem da FSP.

Até aonde consta 2+2 (A330)

[]s
CB_Lima
Hmmmmm... Esperemos o anúncio, então. Mas se há fumaça... 8-]

Mais uma coisa, faz sentido essa especulação de que eles seriam um misto de VIP e Tanker?

Abração.
Bom... entendo que a aeronave é a MRTT o que dá a entender que tem capacidades multiplas (Transporte/Tank).

Seria legal entender o porquê da necessidade do A340 além do A330. :)

[]s
CB_Lima




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Re: Reabastecimento FAB

#225 Mensagem por ca_metal » Qui Dez 02, 2010 6:34 pm

cb_lima escreveu:
ca_metal escreveu: Hmmmmm... Esperemos o anúncio, então. Mas se há fumaça... 8-]

Mais uma coisa, faz sentido essa especulação de que eles seriam um misto de VIP e Tanker?

Abração.
Bom... entendo que a aeronave é a MRTT o que dá a entender que tem capacidades multiplas (Transporte/Tank).

Seria legal entender o porquê da necessidade do A340 além do A330. :)

[]s
CB_Lima
Pelo que entendi, ele seria mais confiável para viagens intercontinentais e a entrega seria mais rápida.

Abração.




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