Aviação Naval - Pespectivas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Marino
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#211 Mensagem por Marino » Qui Ago 02, 2007 10:39 pm

Juarez
Quando uma Força Naval se movimenta, todos os contatos são identificados e transmitidos ao ComConTraM, Comando do Controle do Tráfego Marítimo.
Desta maneira, o PA faz patrulhamento sim, além de controle de área marítima, sua tarefa mais importante.
Assim que conseguir uns dados lhe escrevo.
Forte abraço




PRick

#212 Mensagem por PRick » Sex Ago 03, 2007 7:06 am

alexandre lemos escreveu:Uma pequena observação, marginal ao cerne do tópico.

Tenho uma conhecida que é auditora do TC/SC; este é um corpo técnico, que analisa as contas sob um aspecto contábil e do direito financeiro. No mais das vezes, fazem uma interpretação literal da lei (dura lex sed lex, no cabelo só gumex).

O Ministério Público Catarinense, por exemplo, já teve máculas apontadas pelo corpo técnico, em face de desvios de finalidade.

Ocorre que ao depois surge um segundo round, quando o relatório do corpo técnico é votado pelos Conselheiros (TC Estadual) ou Ministros (TCU), escolhidos politicamente (em que pese a exigência de notório saber jurídico). Algumas vezes, a interpretação literal é mitigada. Muitas outras vezes, o aspecto político sobrepõe-se ao jurídico.

Ainda que tenha sido apontado um desvio de finalidade (ou de verbas) pela Marinha (a cargo do corpo técnico da Corte de Contas), mui possivelmente os Ministros do TCU (segundo round) adotaram uma interpretação que o patrulhamento marítimo e proteção das plataformas offshores poderiam se dar através de uma multiplicidade de fatores, ainda que às custas do venerando São Paulo e da sempre eficiente atuação dos Fuzileiros Navais.

É uma mera especulação (lembrei-me do Tio Orestes) , claro, baseando-se naquilo que o Juarez aventou.

Sorry pelo off topic.

PS - Surgiu há pouco na Globonews uma síntese da entrevista dada pelo Horatio Nelson Jobim quanto à crise aérea e Congonhas.. O cara mandou bem, muito bem, pelo menos para este leigo que vos fala. Não descarto um eventual jus enrolandi, claro ...


Todos os TC´s brasileiros são órgãos técnicos, de um órgão político, ou seja, do parlamento e das assembléias. O que os TCU´s fazem é controle formal dos gastos governamentos, ou seja, se o gasto foi feito dentro da lei, se o processo seguiu os trâmites legais.

Tal tipo de controle é precário, sempre foi, porque o fato de ser um órgão subordinado ao controle político deixa o TC, limitado quanto ao uso das verbas e mesmo da formalidade do uso da verba.

Além disso, o sistema de caixa dos governos brasileiros, de qualquer nível é o de CAIXA ÚNICO, isto acontece para evitar a vinculação de verbas na prática. Assim, se uma receita está vinculada a uma despesa, o que se faz é reduzir a verba desta despesa, deixando apenas a receita vinculada custiar esta despesa. Por exemplo: fala-se dos royalties do petróleo para a MB, o que os Governos fazem é destinar esta verba vinculada, retirando outras verbas destinadas a MB, ou seja, se dá com uma das mãos, e se retira com a outra, de tal forma que no final a conta da despesa continua a mesma, somente a sua receita troca de origem.

Além disso, muito se fala de contingenciamento, em geral, as verbas contingenticadas, são aquelas acrescidas pelo Parlamento, após o envio do Orçamento para a aprovação, a União ou os outros poderes executivos, só se compromentem a gastar aquilo que mandam para o Parlamento, a verba acrescida, é um jogo de poder político, os Executivos só liberam parte desta verba se quiserem, de acordo com os seus interesses políticos e a arrecadação extra disponível.

Por tudo isto, o Orçamento é uma peça de ficção, sua execução é feita sobre as realidades dos fatos, e sua confecção feita em cima de projeções e acordos políticos para sua aprovação, mas todos os envolvidos sabem que se trata de um faz-de-conta.

A grande diferença é que após o Plano Real, a conta salarial passou a ser real, é a única despesa governamental certa e comprometida, antes bastava um giro no mercado financeiro, ou o passar de uns meses, que o salario deixava de ser problema, por sua desvalorização em face a inflação galopante.

A segunda grande despesa é a conta de juros, a bola de neve, a grande armadilha do Plano Real, que afundou todos os setores dos Governos. As dívidas apesar de grandes, eram pagas e controladas pela inflação e ciranda financeira, num passe de mágica, ela se tornou algo gigantesco e fora de controle, graças ao aumento brutal dos juros reais, um dos subprodutos do Plano Real.

Por sinal, esta é a grande crítica ao Plano Real, quando o mesmo foi gestado, era nítido que o período de transição, com a finada URV, deveria ter sido maior, para que existisse um ajustamento das contas públicas. Mas por motivos eleitorais, foi encurtado, afinal, existia um estelionato eleitoral a ser praticado. Depois se fez o segundo erro crasso de gerenciamento, a sobre valorização do Real, que acabou gerando a famosa vulnerabilidade externa, ficamos com duas gigantescas dívidas(interna e externa), sem reservas cambiais próprias, sem balança comercial, pagando juros extorsivos ao capital financeiro internacional. O resto do filme todos conhecem, vários países fizeram esta política suícida, e todos eles acabaram no mesmo buraco, Brasil, Argentina, México, Rússia, Turquia,, etc.. Já a China e a Índia seguiram outros caminhos. :roll:

Os banqueiros só gostam de emprestar recursos a quem não precisa deles, como agora, estamos com o problema oposto, as dívidas controladas ou menores que nossas reservas, e estas são próprias, não pagamos juros sobre elas, mas temos dividendos com sua aplicação no mercado financeiro. :wink:

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LeandroGCard
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#213 Mensagem por LeandroGCard » Sex Ago 03, 2007 2:59 pm

PRick escreveu:
Por sinal, esta é a grande crítica ao Plano Real, quando o mesmo foi gestado, era nítido que o período de transição, com a finada URV, deveria ter sido maior, para que existisse um ajustamento das contas públicas. Mas por motivos eleitorais, foi encurtado, afinal, existia um estelionato eleitoral a ser praticado. Depois se fez o segundo erro crasso de gerenciamento, a sobre valorização do Real, que acabou gerando a famosa vulnerabilidade externa, ficamos com duas gigantescas dívidas(interna e externa), sem reservas cambiais próprias, sem balança comercial, pagando juros extorsivos ao capital financeiro internacional. O resto do filme todos conhecem, vários países fizeram esta política suícida, e todos eles acabaram no mesmo buraco, Brasil, Argentina, México, Rússia, Turquia,, etc.. Já a China e a Índia seguiram outros caminhos. :roll:


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Análise perfeita, pena que pouca gente no país pareça ter conhecimento (ou lembrança) disso. Assim os mesmos erros são cometidos de novo e de novo...


Leandro G. Card




Lord Nauta
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Aviação Naval - Pespectivas

#214 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Ago 11, 2007 8:52 pm

Prezados Senhores


Tudo indica que a questão dos helicópteros já foi resolvida. Em breve teremos noticias.Exemplares ASW/ASuW no estado da arte serão incorporados a Aviação Naval. Noticia muito boa mesmo. Vamos aguardar somente mais um pouco.

Sds

Lord Nauta




binfa
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#215 Mensagem por binfa » Dom Ago 12, 2007 4:03 pm

Lord Naut boa tarde! por gentileza vc porderia responder 3 perguntas:

1) qual a quantidade de celulas?

2) os SH 3 (SEA KING) serão definitivamente aposentados?

3) quanto aos novos helis, podemos comemorar tomando Champagne ou Milk Shake?


att,
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saullo
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#216 Mensagem por saullo » Dom Ago 12, 2007 8:08 pm

binfa escreveu:Lord Naut boa tarde! por gentileza vc porderia responder 3 perguntas:

1) qual a quantidade de celulas?

2) os SH 3 (SEA KING) serão definitivamente aposentados?

3) quanto aos novos helis, podemos comemorar tomando Champagne ou Milk Shake?


att,
Alexandre BureauRubin (binfa)
Rio Claro/SP


Aproveitando o gancho, será que após a chegada dos novos helicópteros ASW/ASuW os Sea King ainda poderiam ser usados como utilitários por algum tempo no São Paulo e nos NDD ?
Sua capacidade de transporte de tropas e cargas ainda é muito boa, e alguns poderiam ficar ativos e outros serviriam para reposição.

Abraços.




juarez castro
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#217 Mensagem por juarez castro » Dom Ago 12, 2007 8:18 pm

saullo escreveu:
binfa escreveu:Lord Naut boa tarde! por gentileza vc porderia responder 3 perguntas:

1) qual a quantidade de celulas?

2) os SH 3 (SEA KING) serão definitivamente aposentados?

3) quanto aos novos helis, podemos comemorar tomando Champagne ou Milk Shake?


att,
Alexandre BureauRubin (binfa)
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Aproveitando o gancho, será que após a chegada dos novos helicópteros ASW/ASuW os Sea King ainda poderiam ser usados como utilitários por algum tempo no São Paulo e nos NDD ?
Sua capacidade de transporte de tropas e cargas ainda é muito boa, e alguns poderiam ficar ativos e outros serviriam para reposição.

Abraços.


A Marinha iria para o oitovo vetor de asas rotativas com logistica diferente. É muito melhor aposenta-los e se possível padronizar e reduzir a diversidade dos vetôres de asa rotativa.

Grande abraço




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Marino
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#218 Mensagem por Marino » Dom Ago 12, 2007 8:57 pm

juarez castro escreveu:
saullo escreveu:
binfa escreveu:Lord Naut boa tarde! por gentileza vc porderia responder 3 perguntas:

1) qual a quantidade de celulas?

2) os SH 3 (SEA KING) serão definitivamente aposentados?

3) quanto aos novos helis, podemos comemorar tomando Champagne ou Milk Shake?


att,
Alexandre BureauRubin (binfa)
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Aproveitando o gancho, será que após a chegada dos novos helicópteros ASW/ASuW os Sea King ainda poderiam ser usados como utilitários por algum tempo no São Paulo e nos NDD ?
Sua capacidade de transporte de tropas e cargas ainda é muito boa, e alguns poderiam ficar ativos e outros serviriam para reposição.

Abraços.


A Marinha iria para o oitovo vetor de asas rotativas com logistica diferente. É muito melhor aposenta-los e se possível padronizar e reduzir a diversidade dos vetôres de asa rotativa.

Grande abraço

Caso o heli a ser comprado seja o SH-70, notem que a fabricante é a mesma, a Sikorsky. Um colega piloto me falou que a comunalidade de sobressalentes seria em torno de 60%. Não tenho como avaliar.




juarez castro
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#219 Mensagem por juarez castro » Dom Ago 12, 2007 9:02 pm

Marino escreveu:
juarez castro escreveu:
saullo escreveu:
binfa escreveu:Lord Naut boa tarde! por gentileza vc porderia responder 3 perguntas:

1) qual a quantidade de celulas?

2) os SH 3 (SEA KING) serão definitivamente aposentados?

3) quanto aos novos helis, podemos comemorar tomando Champagne ou Milk Shake?


att,
Alexandre BureauRubin (binfa)
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Aproveitando o gancho, será que após a chegada dos novos helicópteros ASW/ASuW os Sea King ainda poderiam ser usados como utilitários por algum tempo no São Paulo e nos NDD ?
Sua capacidade de transporte de tropas e cargas ainda é muito boa, e alguns poderiam ficar ativos e outros serviriam para reposição.

Abraços.


A Marinha iria para o oitovo vetor de asas rotativas com logistica diferente. É muito melhor aposenta-los e se possível padronizar e reduzir a diversidade dos vetôres de asa rotativa.

Grande abraço

Caso o heli a ser comprado seja o SH-70, notem que a fabricante é a mesma, a Sikorsky. Um colega piloto me falou que a comunalidade de sobressalentes seria em torno de 60%. Não tenho como avaliar.



Comandante!

Tem algo errado da informação de seu colega, bem errada.

Grande abraço




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Marino
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#220 Mensagem por Marino » Dom Ago 12, 2007 9:03 pm

juarez castro escreveu:
Marino escreveu:
juarez castro escreveu:
saullo escreveu:
binfa escreveu:Lord Naut boa tarde! por gentileza vc porderia responder 3 perguntas:

1) qual a quantidade de celulas?

2) os SH 3 (SEA KING) serão definitivamente aposentados?

3) quanto aos novos helis, podemos comemorar tomando Champagne ou Milk Shake?


att,
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Aproveitando o gancho, será que após a chegada dos novos helicópteros ASW/ASuW os Sea King ainda poderiam ser usados como utilitários por algum tempo no São Paulo e nos NDD ?
Sua capacidade de transporte de tropas e cargas ainda é muito boa, e alguns poderiam ficar ativos e outros serviriam para reposição.

Abraços.


A Marinha iria para o oitovo vetor de asas rotativas com logistica diferente. É muito melhor aposenta-los e se possível padronizar e reduzir a diversidade dos vetôres de asa rotativa.

Grande abraço

Caso o heli a ser comprado seja o SH-70, notem que a fabricante é a mesma, a Sikorsky. Um colega piloto me falou que a comunalidade de sobressalentes seria em torno de 60%. Não tenho como avaliar.



Comandante!

Tem algo errado da informação de seu colega, bem errada.

Grande abraço

Foi o que escrevi: não tenho como avaliar.




Lord Nauta
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Aviação Naval - Pespectivas

#221 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Ago 18, 2007 6:24 pm

Prezados amigos

Quanto aos helicópteros acho que vou convida-los a comer Hamburger com fritas e Coca-Cola.

Sds

Lord Nauta




A.K. for T-7
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Re: Aviação Naval - Pespectivas

#222 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Ago 18, 2007 6:58 pm

Lord Nauta escreveu:Prezados amigos

Quanto aos helicópteros acho que vou convida-los a comer Hamburger com fritas e Coca-Cola.

Sds

Lord Nauta


Só espero que eles venham com uns "Happy Feet" também... :wink:




binfa
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#223 Mensagem por binfa » Sáb Ago 18, 2007 7:24 pm

Lord Nauta boa noite! obrigado pela atenção respondendo as perguntas, mais por gentileza vc saberia informar quantas celulas estão sendo adquiridas (caso o nº feche em 6 celulas estas quantidade em relação ao que a MB já operou no passado não será um nº insuficiente????), o futuro dos SH 3 será mesma a aposentadoria?

Lord Nauta, desde já agradeço a sua atenção.


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Lord Nauta
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#224 Mensagem por Lord Nauta » Sáb Ago 18, 2007 7:52 pm

binfa escreveu:Lord Nauta boa noite! obrigado pela atenção respondendo as perguntas, mais por gentileza vc saberia informar quantas celulas estão sendo adquiridas (caso o nº feche em 6 celulas estas quantidade em relação ao que a MB já operou no passado não será um nº insuficiente????), o futuro dos SH 3 será mesma a aposentadoria?

Lord Nauta, desde já agradeço a sua atenção.


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Prezado amigo


A MB tem como requisito um minimo de 10 He para emprego ASW/ASuW. Em relação aos SH3 tudo aponta para a aposentadoria.


Sds

Lord Nauta




WalterGaudério
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#225 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Ago 18, 2007 7:55 pm

Lord Nauta escreveu:
binfa escreveu:Lord Nauta boa noite! obrigado pela atenção respondendo as perguntas, mais por gentileza vc saberia informar quantas celulas estão sendo adquiridas (caso o nº feche em 6 celulas estas quantidade em relação ao que a MB já operou no passado não será um nº insuficiente????), o futuro dos SH 3 será mesma a aposentadoria?

Lord Nauta, desde já agradeço a sua atenção.


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Para vcs do MSF-Movimento dos sem Fonte.

Eu acho o pão do Macdonalds com gosto de isopor, mas como mesmo assim...

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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