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Re: NOTÍCIAS
Enviado: Ter Fev 22, 2011 8:34 pm
por Carlos Lima
LeandroGCard escreveu:sapao escreveu:João,
os engenheiros aqui podem esclarecer melhor, mas não tem nem comparação a colocação de uma sonda externa a aeronave, coisa que o Brasil ja tinha feito com o AT-26, com a colocação de um bomb-bay que modifica TODA a estrutura da aeronave e que no Brasil so se conhecia da epoca do B-29 ou por fotos.
Em engenharia nada é impossivel, basta termos mentes capazes, tempo e vontade (leia-se dinheiro) para realizar.
Não vi ninguem dizendo que não era possivel, e sim que não era a melhor opção a epoca da compra.
A instalação de um bomb-bay em aviões como o EMB-190 é perfeitamente possível, seguindo-se a mesma receita utilizada para a instalação do bomb-bay nos próprios P-3, derivados que são do projeto do Electra, que não o possuía.
Os que imaginam alguma dificuldade maior prendem-se ao conceito dos bomb-bays dos bombardeiros da II guerra Mundial, que ficavam embaixo das asas, na mesma posição das longarinas. Isto permitia manter praticamente a mesma posição do CG tanto com o compartimento de bombas cheio quanto após elas terem sido lançadas, e nos aviões de asa alta ou média não era um problema mas nos de asa baixa complicava um pouco o projeto, se ele não fosse feito desde o início pensando nisso.
No caso do EMB-190 com asa baixa e longarina em caixa fechada, a instalação do bomb-bay nesta posição "tradicional" seria realmente muito difícil. Mas o mesmo acontecia com o Electra, e a solução dos engenheiros foi deslocar o bomb-bay para a frente da asa, como pode ser visto na última imagem da página abaixo.
http://majalahmiliter.blogspot.com/2008 ... -keep.html
Se a FAB aceitasse para o EMB-190 a mesmam solução que considerou satisfatória no P-3, a instalação do bomb-bay poderia ter sido desenvolvida sem muitos problemas, desde que se desse à Embraer o prazo e a remuneração adequadas para projetar e implementar esta modificação. E pelo tempo que está demorando a reforma dos P-3, acho que prazo não seria problema, talvez o custo.
Mas o que ouvi foi que o problema da FAB com o EMB-190 não teria sido a ausência do bomb-bay, mas a alta velocidade de stol, incompatível com o emprego dos torpedos que a FAB planeja utilizar.
Leandro G. Card
Excelente!
Até então o país com maior experiência em patrulha marítima "à jato" é a Inglaterra com os Nimrod, e me lembro de anos atrás ter lido que a questão da velocidade de stol era um problema para o emprego dos Stingrays.
Isso sem contar com o problema relacionado ao custo de hora de vôo, pois saia muito mais cara do que os do P-3 por conta da motorização.
É claro que não sei como essa questão seria aplicada a uma aeronave como a E-190 porque até aonde consta é uma aeronave com uma boa relação consumo/benefício por hora de vôo.
Isso é claro que ocorre no transporte de passageiros que tem um perfil de operação bem diferente do de Patrulha/esclarecimento marítimo.
[]s
CB_Lima
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qua Fev 23, 2011 5:45 pm
por Jonas Rafael
LeandroGCard escreveu:sapao escreveu:João,
os engenheiros aqui podem esclarecer melhor, mas não tem nem comparação a colocação de uma sonda externa a aeronave, coisa que o Brasil ja tinha feito com o AT-26, com a colocação de um bomb-bay que modifica TODA a estrutura da aeronave e que no Brasil so se conhecia da epoca do B-29 ou por fotos.
Em engenharia nada é impossivel, basta termos mentes capazes, tempo e vontade (leia-se dinheiro) para realizar.
Não vi ninguem dizendo que não era possivel, e sim que não era a melhor opção a epoca da compra.
A instalação de um bomb-bay em aviões como o EMB-190 é perfeitamente possível, seguindo-se a mesma receita utilizada para a instalação do bomb-bay nos próprios P-3, derivados que são do projeto do Electra, que não o possuía.
Os que imaginam alguma dificuldade maior prendem-se ao conceito dos bomb-bays dos bombardeiros da II guerra Mundial, que ficavam embaixo das asas, na mesma posição das longarinas. Isto permitia manter praticamente a mesma posição do CG tanto com o compartimento de bombas cheio quanto após elas terem sido lançadas, e nos aviões de asa alta ou média não era um problema mas nos de asa baixa complicava um pouco o projeto, se ele não fosse feito desde o início pensando nisso.
No caso do EMB-190 com asa baixa e longarina em caixa fechada, a instalação do bomb-bay nesta posição "tradicional" seria realmente muito difícil. Mas o mesmo acontecia com o Electra, e a solução dos engenheiros foi deslocar o bomb-bay para a frente da asa, como pode ser visto na última imagem da página abaixo.
http://majalahmiliter.blogspot.com/2008 ... -keep.html
Se a FAB aceitasse para o EMB-190 a mesmam solução que considerou satisfatória no P-3, a instalação do bomb-bay poderia ter sido desenvolvida sem muitos problemas, desde que se desse à Embraer o prazo e a remuneração adequadas para projetar e implementar esta modificação. E pelo tempo que está demorando a reforma dos P-3, acho que prazo não seria problema, talvez o custo.
Mas o que ouvi foi que o problema da FAB com o EMB-190 não teria sido a ausência do bomb-bay, mas a alta velocidade de stol, incompatível com o emprego dos torpedos que a FAB planeja utilizar.
Leandro G. Card
Hmmm, e a velocidade de estol do 737 é mais baixa que a do E-190?
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qua Fev 23, 2011 5:55 pm
por joao fernando
Dialogo maravilhoso cambada!!!
Mesma pergunta: e em que o 737 difere do EMB-190?
Deixamos na mão de quem não sabe fazer, para perder um possivel expertise nacional. Isso é que me intriga. E não sei se retroficar avião velho, saiu mais barato que fazer do zero usando a carcaça do 190
Ai é que quero chegar
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qua Fev 23, 2011 6:35 pm
por LeandroGCard
joao fernando escreveu:Dialogo maravilhoso cambada!!!
Mesma pergunta: e em que o 737 difere do EMB-190?
Difere muito pouco, mas os EUA diferem muito do Brasil. Eles não vêem problemas em tomar a iniciativa de desenvolver novas técnicas, sistemas e armamentos que se adequem aos parâmetros operacionais de novas plataformas, o mais importante é manter o desenvolvimento continuado de sua tedcnologia militar. Já o Brasil prefere adquirir plataformas antigas, para manter a compatibilidade com os sistemas de armas que adquiriu e opera sabe-se lá a quanto tempo, ou que tenha como obter os parâmetros exatos de operação (ou seja, nada muito novo
).
Deixamos na mão de quem não sabe fazer, para perder um possivel expertise nacional. Isso é que me intriga. E não sei se retroficar avião velho, saiu mais barato que fazer do zero usando a carcaça do 190
Ai é que quero chegar
Provavelmente o custo não seria muito diferente também, e o prazo certamente seria menor. Mas não havia certeza de que o armamento a ser utilizado fosse compatível, e o conservadorismo não permitiu correr nenhum risco.
Leandro G. Card
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Fev 24, 2011 5:21 am
por Carlos Lima
Enquanto isso na sala de justiça...
Venezuela já tem data para receber os seus S-300...
http://en.rian.ru/mlitary_news/20110222/162713838.html
Deliveries of S-300 missile defense systems to Venezuela have been delayed, but will go ahead, an official at Rosoboronexport, Russia's state-owned arms export monopoly, said on Tuesday.
In November, Venezuelan President Hugo Chavez said that Russia had agreed to lend his country over $4 billion to buy weapons.
"There is a contract with Venezuela but it's not yet being implemented," Rosoboronexport special programs director Nikolai Dimidyuk told reporters.
"Venezuela has rescheduled the dates several times, but now we have agreed on a timeframe for the deliveries," he added.
Venezuela is one of the biggest buyers of Russian arms.
[]s
CB_Lima
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Fev 24, 2011 9:37 am
por Thor
joao fernando escreveu:Tirando o fator vinagre do dia, onde se le FAB entenda Embraer
Já li que não se podia colocar sonda Revo nos ERJ, e voilá, apareceu a sonda revo.
E não duvido, que um ERJ-190 não possa receber um bomb-bay pressurizado, para o lugar dos P-3 Br
Essa de não poder colocar sonda revo nos ERJ eu nunca tinha ouvido falar. A Embraer já tinha projeto e tudo, logo no início dos R-99. Foram feitos até alguns voos de ensaio usando um KC-130 (ou era KC-137??) da FAB.
Abraços
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Fev 24, 2011 9:54 am
por Alitson
Até aonde sei, quando a FAB comprou os radares e sistemas para os "R-99A", a mesma tinha várias restrições quanto aos equipamentos que poderiam ser instalados nas plataformas, como sonda REVO, jamming, chaff, flares, etc.. Mas, aparentemente esta restrição já venceu. Ou estou enganado?
[]s
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Fev 24, 2011 10:24 am
por sapao
Alitson escreveu:Até aonde sei, quando a FAB comprou os radares e sistemas para os "R-99A", a mesma tinha várias restrições quanto aos equipamentos que poderiam ser instalados nas plataformas, como sonda REVO, jamming, chaff, flares, etc.. Mas, aparentemente esta restrição já venceu. Ou estou enganado?
[]s
Acho que você se refere a maneira que ele foi comprado, pois na verdade a desculpa foi o SIPAM e por isso ficava esquisito colocar tudo isso na aeronave para perseguir traficantes. Mas não acho que esteja valendo ainda, na epoca o medo era que vetassem os equipamentos, hoje a situação é outra...
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Fev 24, 2011 10:31 am
por sapao
LeandroGCard escreveu:
Provavelmente o custo não seria muito diferente também, e o prazo certamente seria menor. Mas não havia certeza de que o armamento a ser utilizado fosse compatível, e o conservadorismo não permitiu correr nenhum risco.
Leandro G. Card
Provavelmente Leandro, mas a propria EMBRAER disse que fazer uma aeronave no padrão do P-3 seria algomuito mais dificil do que eles ja fizeram, e na epoca pensou-se que
provavelmente seria mais rapido modernizar uma plataforma ja testada do que embarcar no desenvolvimento de um novo.
E o que para uns é conservadorismo para outros é falta de comprometimento e continuidade da classe politica, aprendido a duras penas.
Se o KC-390 que tem total apoio do governo a varias intenções de compra e paises querendo participar
provavelmente vai sofrer um atraso devido a redução das verbas, imagina uma aeronave de patrulha que so o Brasil ia operar?
Vivo repetindo, quem é mordido de A-1 tem medo até de G-180...
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Fev 24, 2011 2:12 pm
por Thor
Alitson escreveu:Até aonde sei, quando a FAB comprou os radares e sistemas para os "R-99A", a mesma tinha várias restrições quanto aos equipamentos que poderiam ser instalados nas plataformas, como sonda REVO, jamming, chaff, flares, etc.. Mas, aparentemente esta restrição já venceu. Ou estou enganado?
[]s
Era cláusula do financiamento (eximbank), para fins apenas de proteção da amazônia, e não fins militares. Agora a aeronave é da FAB e acredito que não há mais saldo devedor para o eximbank.
Há uns anos atrás foi pensado em se colocar revo nos R-99, porém, antes de pesquisarmos orçamento junto a Embraer, decidiu-se que seria mais economicamente viável aguardar a finalização do desenvolvimento por outro país, coisa que já deve ter sido feito para a Índia ou Paquistão, não lembro ao certo.
Abraços
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Fev 24, 2011 3:57 pm
por Alitson
Isso!
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Fev 24, 2011 4:19 pm
por Enlil
Pois então, vejo q será imprenscindível q os E-99 passem por uma atualização daqui há alguns anos caso quisermos ter uma plataforma ainda moderna. Logo, quiçá em uma modernização de meia-vida dessas aeronaves tais equipamentos sejam instalados; é bom lembrar q essas aeronaves já estão beirando uma década de operação...
[]'s.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Fev 24, 2011 4:31 pm
por Thor
Enlil escreveu:Pois então, vejo q será imprenscindível q os E-99 passem por uma atualização daqui há alguns anos caso quisermos ter uma plataforma ainda moderna. Logo, quiçá em uma modernização de meia-vida dessas aeronaves tais equipamentos sejam instalados; é bom lembrar q essas aeronaves já estão beirando uma década de operação...
[]'s.
A FAB segue uma norma interna de ciclo de vida de projeto. Duas dessas fases são a Necessidade Operacional e os Requisitos Operacionais Preliminares. Sobre a modernização dos E-99, já foram confeccionados os dois documentos de planejamentos (ou projeto, como preferirem). Isso foi a alguns anos atrás, e alguns dos senhores até conhecem quem encabeçou essa NOP e a ROP.
E aquela velha história, está na fila, aguardando $.
Abraços.
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Fev 24, 2011 5:11 pm
por Enlil
Sem dúvida, nunca duvidei do profissionalismo da FAB. De fato o problema é o mesmo de sempre: $.
[].
Re: NOTÍCIAS
Enviado: Qui Fev 24, 2011 7:28 pm
por Gerson Victorio
Thor,
sabes se as planaformas E/R-99(FAB) receberam provisões para, se for o caso, receberem sonda revo?
Gerson