NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20956 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 22, 2011 8:34 pm

LeandroGCard escreveu:
sapao escreveu:João,
os engenheiros aqui podem esclarecer melhor, mas não tem nem comparação a colocação de uma sonda externa a aeronave, coisa que o Brasil ja tinha feito com o AT-26, com a colocação de um bomb-bay que modifica TODA a estrutura da aeronave e que no Brasil so se conhecia da epoca do B-29 ou por fotos.
Em engenharia nada é impossivel, basta termos mentes capazes, tempo e vontade (leia-se dinheiro) para realizar.
Não vi ninguem dizendo que não era possivel, e sim que não era a melhor opção a epoca da compra.
A instalação de um bomb-bay em aviões como o EMB-190 é perfeitamente possível, seguindo-se a mesma receita utilizada para a instalação do bomb-bay nos próprios P-3, derivados que são do projeto do Electra, que não o possuía.

Os que imaginam alguma dificuldade maior prendem-se ao conceito dos bomb-bays dos bombardeiros da II guerra Mundial, que ficavam embaixo das asas, na mesma posição das longarinas. Isto permitia manter praticamente a mesma posição do CG tanto com o compartimento de bombas cheio quanto após elas terem sido lançadas, e nos aviões de asa alta ou média não era um problema mas nos de asa baixa complicava um pouco o projeto, se ele não fosse feito desde o início pensando nisso.

No caso do EMB-190 com asa baixa e longarina em caixa fechada, a instalação do bomb-bay nesta posição "tradicional" seria realmente muito difícil. Mas o mesmo acontecia com o Electra, e a solução dos engenheiros foi deslocar o bomb-bay para a frente da asa, como pode ser visto na última imagem da página abaixo.

http://majalahmiliter.blogspot.com/2008 ... -keep.html

Se a FAB aceitasse para o EMB-190 a mesmam solução que considerou satisfatória no P-3, a instalação do bomb-bay poderia ter sido desenvolvida sem muitos problemas, desde que se desse à Embraer o prazo e a remuneração adequadas para projetar e implementar esta modificação. E pelo tempo que está demorando a reforma dos P-3, acho que prazo não seria problema, talvez o custo.

Mas o que ouvi foi que o problema da FAB com o EMB-190 não teria sido a ausência do bomb-bay, mas a alta velocidade de stol, incompatível com o emprego dos torpedos que a FAB planeja utilizar.

Leandro G. Card
[100] Excelente! [009]

Até então o país com maior experiência em patrulha marítima "à jato" é a Inglaterra com os Nimrod, e me lembro de anos atrás ter lido que a questão da velocidade de stol era um problema para o emprego dos Stingrays.

Isso sem contar com o problema relacionado ao custo de hora de vôo, pois saia muito mais cara do que os do P-3 por conta da motorização.

É claro que não sei como essa questão seria aplicada a uma aeronave como a E-190 porque até aonde consta é uma aeronave com uma boa relação consumo/benefício por hora de vôo.

Isso é claro que ocorre no transporte de passageiros que tem um perfil de operação bem diferente do de Patrulha/esclarecimento marítimo.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Jonas Rafael
Intermediário
Intermediário

#20957 Mensagem por Jonas Rafael » Qua Fev 23, 2011 5:45 pm

LeandroGCard escreveu:
sapao escreveu:João,
os engenheiros aqui podem esclarecer melhor, mas não tem nem comparação a colocação de uma sonda externa a aeronave, coisa que o Brasil ja tinha feito com o AT-26, com a colocação de um bomb-bay que modifica TODA a estrutura da aeronave e que no Brasil so se conhecia da epoca do B-29 ou por fotos.
Em engenharia nada é impossivel, basta termos mentes capazes, tempo e vontade (leia-se dinheiro) para realizar.
Não vi ninguem dizendo que não era possivel, e sim que não era a melhor opção a epoca da compra.
A instalação de um bomb-bay em aviões como o EMB-190 é perfeitamente possível, seguindo-se a mesma receita utilizada para a instalação do bomb-bay nos próprios P-3, derivados que são do projeto do Electra, que não o possuía.

Os que imaginam alguma dificuldade maior prendem-se ao conceito dos bomb-bays dos bombardeiros da II guerra Mundial, que ficavam embaixo das asas, na mesma posição das longarinas. Isto permitia manter praticamente a mesma posição do CG tanto com o compartimento de bombas cheio quanto após elas terem sido lançadas, e nos aviões de asa alta ou média não era um problema mas nos de asa baixa complicava um pouco o projeto, se ele não fosse feito desde o início pensando nisso.

No caso do EMB-190 com asa baixa e longarina em caixa fechada, a instalação do bomb-bay nesta posição "tradicional" seria realmente muito difícil. Mas o mesmo acontecia com o Electra, e a solução dos engenheiros foi deslocar o bomb-bay para a frente da asa, como pode ser visto na última imagem da página abaixo.

http://majalahmiliter.blogspot.com/2008 ... -keep.html

Se a FAB aceitasse para o EMB-190 a mesmam solução que considerou satisfatória no P-3, a instalação do bomb-bay poderia ter sido desenvolvida sem muitos problemas, desde que se desse à Embraer o prazo e a remuneração adequadas para projetar e implementar esta modificação. E pelo tempo que está demorando a reforma dos P-3, acho que prazo não seria problema, talvez o custo.

Mas o que ouvi foi que o problema da FAB com o EMB-190 não teria sido a ausência do bomb-bay, mas a alta velocidade de stol, incompatível com o emprego dos torpedos que a FAB planeja utilizar.

Leandro G. Card
Hmmm, e a velocidade de estol do 737 é mais baixa que a do E-190?

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#20958 Mensagem por joao fernando » Qua Fev 23, 2011 5:55 pm

Dialogo maravilhoso cambada!!! [003] [003] [003]

Mesma pergunta: e em que o 737 difere do EMB-190?

Deixamos na mão de quem não sabe fazer, para perder um possivel expertise nacional. Isso é que me intriga. E não sei se retroficar avião velho, saiu mais barato que fazer do zero usando a carcaça do 190

Ai é que quero chegar

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#20959 Mensagem por LeandroGCard » Qua Fev 23, 2011 6:35 pm

joao fernando escreveu:Dialogo maravilhoso cambada!!! [003] [003] [003]

Mesma pergunta: e em que o 737 difere do EMB-190?
Difere muito pouco, mas os EUA diferem muito do Brasil. Eles não vêem problemas em tomar a iniciativa de desenvolver novas técnicas, sistemas e armamentos que se adequem aos parâmetros operacionais de novas plataformas, o mais importante é manter o desenvolvimento continuado de sua tedcnologia militar. Já o Brasil prefere adquirir plataformas antigas, para manter a compatibilidade com os sistemas de armas que adquiriu e opera sabe-se lá a quanto tempo, ou que tenha como obter os parâmetros exatos de operação (ou seja, nada muito novo :( ).
Deixamos na mão de quem não sabe fazer, para perder um possivel expertise nacional. Isso é que me intriga. E não sei se retroficar avião velho, saiu mais barato que fazer do zero usando a carcaça do 190

Ai é que quero chegar
Provavelmente o custo não seria muito diferente também, e o prazo certamente seria menor. Mas não havia certeza de que o armamento a ser utilizado fosse compatível, e o conservadorismo não permitiu correr nenhum risco.

Leandro G. Card

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#20960 Mensagem por Carlos Lima » Qui Fev 24, 2011 5:21 am

Enquanto isso na sala de justiça...

Venezuela já tem data para receber os seus S-300...

http://en.rian.ru/mlitary_news/20110222/162713838.html

Deliveries of S-300 missile defense systems to Venezuela have been delayed, but will go ahead, an official at Rosoboronexport, Russia's state-owned arms export monopoly, said on Tuesday.

In November, Venezuelan President Hugo Chavez said that Russia had agreed to lend his country over $4 billion to buy weapons.

"There is a contract with Venezuela but it's not yet being implemented," Rosoboronexport special programs director Nikolai Dimidyuk told reporters.

"Venezuela has rescheduled the dates several times, but now we have agreed on a timeframe for the deliveries," he added.

Venezuela is one of the biggest buyers of Russian arms.
[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#20961 Mensagem por Thor » Qui Fev 24, 2011 9:37 am

joao fernando escreveu:Tirando o fator vinagre do dia, onde se le FAB entenda Embraer

Já li que não se podia colocar sonda Revo nos ERJ, e voilá, apareceu a sonda revo.

E não duvido, que um ERJ-190 não possa receber um bomb-bay pressurizado, para o lugar dos P-3 Br
Essa de não poder colocar sonda revo nos ERJ eu nunca tinha ouvido falar. A Embraer já tinha projeto e tudo, logo no início dos R-99. Foram feitos até alguns voos de ensaio usando um KC-130 (ou era KC-137??) da FAB.
Abraços

Brasil acima de tudo!!!
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#20962 Mensagem por Alitson » Qui Fev 24, 2011 9:54 am

Até aonde sei, quando a FAB comprou os radares e sistemas para os "R-99A", a mesma tinha várias restrições quanto aos equipamentos que poderiam ser instalados nas plataformas, como sonda REVO, jamming, chaff, flares, etc.. Mas, aparentemente esta restrição já venceu. Ou estou enganado?

[]s

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#20963 Mensagem por sapao » Qui Fev 24, 2011 10:24 am

Alitson escreveu:Até aonde sei, quando a FAB comprou os radares e sistemas para os "R-99A", a mesma tinha várias restrições quanto aos equipamentos que poderiam ser instalados nas plataformas, como sonda REVO, jamming, chaff, flares, etc.. Mas, aparentemente esta restrição já venceu. Ou estou enganado?

[]s
Acho que você se refere a maneira que ele foi comprado, pois na verdade a desculpa foi o SIPAM e por isso ficava esquisito colocar tudo isso na aeronave para perseguir traficantes. Mas não acho que esteja valendo ainda, na epoca o medo era que vetassem os equipamentos, hoje a situação é outra...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#20964 Mensagem por sapao » Qui Fev 24, 2011 10:31 am

LeandroGCard escreveu: Provavelmente o custo não seria muito diferente também, e o prazo certamente seria menor. Mas não havia certeza de que o armamento a ser utilizado fosse compatível, e o conservadorismo não permitiu correr nenhum risco.

Leandro G. Card
Provavelmente Leandro, mas a propria EMBRAER disse que fazer uma aeronave no padrão do P-3 seria algomuito mais dificil do que eles ja fizeram, e na epoca pensou-se que provavelmente seria mais rapido modernizar uma plataforma ja testada do que embarcar no desenvolvimento de um novo.
E o que para uns é conservadorismo para outros é falta de comprometimento e continuidade da classe politica, aprendido a duras penas.
Se o KC-390 que tem total apoio do governo a varias intenções de compra e paises querendo participar provavelmente vai sofrer um atraso devido a redução das verbas, imagina uma aeronave de patrulha que so o Brasil ia operar?
Vivo repetindo, quem é mordido de A-1 tem medo até de G-180...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Thor
Sênior
Sênior

#20965 Mensagem por Thor » Qui Fev 24, 2011 2:12 pm

Alitson escreveu:Até aonde sei, quando a FAB comprou os radares e sistemas para os "R-99A", a mesma tinha várias restrições quanto aos equipamentos que poderiam ser instalados nas plataformas, como sonda REVO, jamming, chaff, flares, etc.. Mas, aparentemente esta restrição já venceu. Ou estou enganado?

[]s
Era cláusula do financiamento (eximbank), para fins apenas de proteção da amazônia, e não fins militares. Agora a aeronave é da FAB e acredito que não há mais saldo devedor para o eximbank.
Há uns anos atrás foi pensado em se colocar revo nos R-99, porém, antes de pesquisarmos orçamento junto a Embraer, decidiu-se que seria mais economicamente viável aguardar a finalização do desenvolvimento por outro país, coisa que já deve ter sido feito para a Índia ou Paquistão, não lembro ao certo.
Abraços

Brasil acima de tudo!!!
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#20966 Mensagem por Alitson » Qui Fev 24, 2011 3:57 pm

Isso! :wink:

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#20967 Mensagem por Enlil » Qui Fev 24, 2011 4:19 pm

Pois então, vejo q será imprenscindível q os E-99 passem por uma atualização daqui há alguns anos caso quisermos ter uma plataforma ainda moderna. Logo, quiçá em uma modernização de meia-vida dessas aeronaves tais equipamentos sejam instalados; é bom lembrar q essas aeronaves já estão beirando uma década de operação...

[]'s.

Thor
Sênior
Sênior

#20968 Mensagem por Thor » Qui Fev 24, 2011 4:31 pm

Enlil escreveu:Pois então, vejo q será imprenscindível q os E-99 passem por uma atualização daqui há alguns anos caso quisermos ter uma plataforma ainda moderna. Logo, quiçá em uma modernização de meia-vida dessas aeronaves tais equipamentos sejam instalados; é bom lembrar q essas aeronaves já estão beirando uma década de operação...

[]'s.
A FAB segue uma norma interna de ciclo de vida de projeto. Duas dessas fases são a Necessidade Operacional e os Requisitos Operacionais Preliminares. Sobre a modernização dos E-99, já foram confeccionados os dois documentos de planejamentos (ou projeto, como preferirem). Isso foi a alguns anos atrás, e alguns dos senhores até conhecem quem encabeçou essa NOP e a ROP.
E aquela velha história, está na fila, aguardando $.
Abraços.

Brasil acima de tudo!!!
Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes

#20969 Mensagem por Enlil » Qui Fev 24, 2011 5:11 pm

Sem dúvida, nunca duvidei do profissionalismo da FAB. De fato o problema é o mesmo de sempre: $.

[].

Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes

#20970 Mensagem por Gerson Victorio » Qui Fev 24, 2011 7:28 pm

Thor,

sabes se as planaformas E/R-99(FAB) receberam provisões para, se for o caso, receberem sonda revo?

Gerson

de volta a Campo Grande - MS.
Responder