NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20851 Mensagem por binfa » Ter Fev 15, 2011 12:43 pm

Eu, piloto da FAB

15 de fevereiro de 2011, 09:32 Escrito por marcelo tas

Imagem

Foto: Jairo Goldflus

1975 é um ano decisivo na minha vida. Moleque do interior, ainda entrando na adolescência, reuni toda coragem disponível no peito para sair de casa. A intenção oficial, digamos, era encontrar um bom colégio. Me inscrevi na escola que prepara cadetes para a Aeronáutica, a elite da tropa de pilotos dos aviões mais velozes do país. Não tenho militar na família. Não sabia a diferença entre um sargento e um coronel. Meu único conhecimento das Forças Armadas vinha do gibi Recruta Zero, que adorava. E foi como um autêntico recruta zero, depois de uma tonelada de exames dificílimos- pedagógicos, psicotécnicos, físicos e médicos- que entrei para a FAB- Força Aérea Brasileira, aos quinze anos de idade. Mais especificamente, virei o Aluno 75/144 Athayde, da EPCAR- Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena- MG.

Se tivesse lá permanecido, e conseguido cumprir a dura rotina de um piloto de caça, hoje teria a patente de Brigadeiro, como acontece com alguns queridos colegas da turma 75. Este foi o ponto de partida da idéia surgida numa conversa com o fotógrafo Jairo Goldflus, que lança em abril um livro com 100 personalidades brasileiras. Jairo queria que eu sugerisse um personagem para ser fotografado. De brincadeira, chutei: e se eu posasse de um piloto que eu nunca fui.

Meticuloso e rigoroso imerso no seu silêncio, Jairo preparou uma emoção que jamais imaginaria viver ainda nessa encadernação. Conseguiu uma farda de verdade da FAB, um macacão de piloto de caça, com meu nome gravado no peito e tudo mais. Só me dei conta do tamanho da honraria no estúdio do fotógrafo. Lá estava um oficial da FAB para me auxiliar a colocar o equipamento: um uniforme completo, capacete, macacão, pressurizador anti-gravidade nas pernas… Sempre tive a fantasia de ter meu sangue bombeado de volta para o cérebro por este equipamento num rasante de F-5.

Aos poucos me dei conta que não é permitido a civis usar farda militar (coisa que o CQC descobriu essa semana, parabéns Policia Militar de SP por enquadrar os animaizinhos). Tal honraria só foi possível graças a uma autorização especial direta do Ministro da Aeronáutica, o Brigadeiro Juniti Sato, a quem serei grato eternamente pela emoção de me reconectar à FAB, o início da meu vôo solo por esse mundão véio sem porteira da vida. Obrigado comandante Sato; obrigado Jairo, obrigado aos colegas da Turma 75. Bom vôos à todos!




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20852 Mensagem por joao fernando » Ter Fev 15, 2011 12:48 pm

Pena que saiu da boca desse Taz vendido...

Não o suporto, para mim, ele é uma revista Veja que fala, ou uma Folha de SP com pernas...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
lubra
Avançado
Avançado
Mensagens: 525
Registrado em: Sáb Jan 23, 2010 11:49 pm
Localização: Espírito Santo - Brasil

Re: NOTÍCIAS

#20853 Mensagem por lubra » Ter Fev 15, 2011 1:25 pm

https://www.defesa.gov.br/index.php/age ... -2011.html
Agenda do ministro da Defesa, Nelson Jobim, terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Última atualização: 10h36

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, passa a terça-feira em Brasília. Veja a agenda:

08h00 – Despacho interno

09h00 – Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e ministro da AGU, Luis Inácio Lucena Adams (Ministério da Justiça)

10h30 – Despacho interno

12h00 – Ministro da Fazenda, Guido Mantega, ministra do Planejamento, Miriam Belchior, secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin (Ministério da Fazenda)

15h00 – Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco

16h30 – Presidente da Infraero, Murilo Barboza

17h00 - Presidenta Dilma Rousseff (Pal. do Planalto)

18h00 – Deputado Osmar Terra e Bancada do PMDB




Saudações,
Luciano.

__________________
Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
lubra
Avançado
Avançado
Mensagens: 525
Registrado em: Sáb Jan 23, 2010 11:49 pm
Localização: Espírito Santo - Brasil

Re: NOTÍCIAS

#20854 Mensagem por lubra » Ter Fev 15, 2011 2:55 pm

http://br.noticias.yahoo.com/s/15022011 ... e-r-8.html
Jobim discute corte de R$ 8,2 bi no orçamento da Defesa

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, se reuniu no início desta tarde com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Míriam Belchior, para discutir cortes de gastos na sua pasta neste ano. Segundo o ministro, o orçamento da Defesa vai passar de R$ 15,1 bilhões para R$ 6,9 bilhões, que serão distribuídos para os comandos das três Forças (Exército, Marinha e Aeronáutica), para manutenção operativa e projetos.

Pelos cálculos de Jobim, o corte vai atingir 36% dos recursos que podem ser contingenciados. Dos R$ 15,1 bilhões, há uma parte de recursos, como despesas obrigatórias, que não pode ser cortada. O ministro disse que vai consolidar hoje os valores para chamar os comandantes das três Forças e distribuir os recursos. Questionado se o corte foi alto, Jobim disse que não podia achar coisa nenhuma. "Isso depende do resultado da economia, das condições econômicas".

Jobim admitiu, no entanto, que o Ministério da Defesa vai ter de paralisar projetos. Ele disse também que as Forças Armadas não têm que ficar contentes ou descontentes com os cortes. "Têm de cumprir. No Exército, na Marinha e na Aeronáutica há uma coisa que é a hierarquia", afirmou. Segundo ele, não existe nenhuma "teoria de conspiração" no fato de a reunião dele com a equipe econômica ter ocorrido hoje, em meio à discussão do salário mínimo.

Caças

O ministro da Defesa afirmou que a decisão sobre a compra de caças pelo governo brasileiro terá de ser feita ainda neste ano, mas o desembolso dos recursos não será realizado em 2011. "De uma forma ou de outra não teria (desembolso) neste ano", afirmou. "A questão dos caças tem uma liturgia que vocês tem de entender: a presidente (Dilma Rousseff) tomou a decisão que tem de mandar (as propostas) para o Conselho de Defesa Nacional. Só depois da decisão do conselho é que viria a decisão da presidente. Depois da decisão da presidente, teria de sentar a Força Aérea com a empresa escolhida para discutir o contrato. E essa discussão do contrato leva no mínimo um ano", explicou Jobim.




Saudações,
Luciano.

__________________
Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
lubra
Avançado
Avançado
Mensagens: 525
Registrado em: Sáb Jan 23, 2010 11:49 pm
Localização: Espírito Santo - Brasil

Re: NOTÍCIAS

#20855 Mensagem por lubra » Ter Fev 15, 2011 2:57 pm

http://br.reuters.com/article/domesticN ... GJ20110215
Ministério da Defesa pode ter corte de até R$ 4 bi
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011 15:10 BRST

BRASÍLIA (Reuters) - O corte orçamentário do Ministério da Defesa deverá atingir cerca de 36 por cento dos recursos contingenciáveis da pasta, afirmou nesta terça-feira o ministro Nelson Jobim, após participar de reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Jobim explicou que o orçamento total do ministério é 15,1 bilhões de reais, mas, segundo um técnico que o acompanhou, o valor passível de corte varia entre 10,5 bilhões de reais e 11 bilhões de reais.

É sobre este montante que incidiriam os 36 por cento. O corte na Defesa faz parte do esforço de todo o governo federal anunciado na semana passada de cortar 50 bilhões de reais do Orçamento da União.

Questionado se a redução de gastos atrapalharia a compra dos novos caças da Força Aérea, ele explicou que, de uma forma ou de outra, a compra não seria concluída este ano.

Segundo ele, após a tomada da decisão do fornecedor escolhido, a compra será avaliada pelo Conselho de Defesa Nacional e uma vez selecionada a empresa ela teria que discutir a compra com a Força Aérea.

"Essa discussão de contrato leva no mínimo um ano", disse Jobim, que acredita que apenas a decisão sairá este ano.

O governo avalia no processo de compra dos caças o Rafale, da francesa Dassault, o Gripen NG produzido pela sueca Saab e o F-18 da Boeing.

(Reportagem de Leonardo Goy)




Saudações,
Luciano.

__________________
Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
lubra
Avançado
Avançado
Mensagens: 525
Registrado em: Sáb Jan 23, 2010 11:49 pm
Localização: Espírito Santo - Brasil

Re: NOTÍCIAS

#20856 Mensagem por lubra » Ter Fev 15, 2011 3:01 pm

o valor do corte esta divergindo nas duas notícias.




Saudações,
Luciano.

__________________
Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20857 Mensagem por saullo » Ter Fev 15, 2011 3:57 pm

Só dá pra perceber que é GRRRAAAANNNDE com nunca antes... :evil: :evil: :evil:

Abraços




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8905
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 497 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20858 Mensagem por Pablo Maica » Ter Fev 15, 2011 8:56 pm

Uma só vez na minha vida eu queria ver um corte de 80% no salário dos deputados, senadores e seus acessores, bem como nos "auxilios" tudo pelo bem da nação!


Um abraço e t+ :D




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8734
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20859 Mensagem por prp » Ter Fev 15, 2011 10:53 pm

lubra escreveu:https://www.defesa.gov.br/index.php/age ... -2011.html
Agenda do ministro da Defesa, Nelson Jobim, terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Última atualização: 10h36

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, passa a terça-feira em Brasília. Veja a agenda:

08h00 – Despacho interno

09h00 – Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e ministro da AGU, Luis Inácio Lucena Adams (Ministério da Justiça)

10h30 – Despacho interno

12h00 – Ministro da Fazenda, Guido Mantega, ministra do Planejamento, Miriam Belchior, secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin (Ministério da Fazenda)

15h00 – Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Moreira Franco

16h30 – Presidente da Infraero, Murilo Barboza

17h00 - Presidenta Dilma Rousseff (Pal. do Planalto)

18h00 – Deputado Osmar Terra e Bancada do PMDB
Amigos,
O pau quebrou nesta reunião, prevista para durar 30 minutos duro mais de 3 horas, e olha que tanto o ministro quanto a presidenta tinha compromisso marcado para depois da reunião.
Dizem que o omi saiu com a cara fechada da reunião sem dar nenhuma declaração para imprensa.

Só sei que durante a semana teremos novidades no campo de batalha.




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20860 Mensagem por Wardog » Ter Fev 15, 2011 11:01 pm

prp escreveu:
Amigos,
O pau quebrou nesta reunião, prevista para durar 30 minutos duro mais de 3 horas, e olha que tanto o ministro quanto a presidenta tinha compromisso marcado para depois da reunião.
Dizem que o omi saiu com a cara fechada da reunião sem dar nenhuma declaração para imprensa.

Só sei que durante a semana teremos novidades no campo de batalha.
Vishhhhhhhhhhh o coro ta cumendo!!!

Com a Dilma não tem essa não, se parar na frente ela acelera e passa por cima! :lol: :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18470
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2373 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20861 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 15, 2011 11:45 pm

prp escreveu:
Amigos,
O pau quebrou nesta reunião, prevista para durar 30 minutos duro mais de 3 horas, e olha que tanto o ministro quanto a presidenta tinha compromisso marcado para depois da reunião.
Dizem que o omi saiu com a cara fechada da reunião sem dar nenhuma declaração para imprensa.

Só sei que durante a semana teremos novidades no campo de batalha.

:shock: :shock: :shock:

PRP, mas foi divulgado mesmo a hora que ele saiu? Ou a coisa é de [005]

Abracos




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20862 Mensagem por saullo » Qua Fev 16, 2011 12:27 pm

Bem, uma das grandes culpadas dos cortes é ela mesma, ou se esquecem que ela era o braço direito do antecessor ?
Pra que essa braveza toda dela ?
Ou também não sabia de nada ? :twisted: :twisted: :twisted:

Abraços




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8734
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20863 Mensagem por prp » Qua Fev 16, 2011 1:40 pm

knigh7 escreveu:
Amigos,
O pau quebrou nesta reunião, prevista para durar 30 minutos duro mais de 3 horas, e olha que tanto o ministro quanto a presidenta tinha compromisso marcado para depois da reunião.
Dizem que o omi saiu com a cara fechada da reunião sem dar nenhuma declaração para imprensa.

Só sei que durante a semana teremos novidades no campo de batalha.

:shock: :shock: :shock:

PRP, mas foi divulgado mesmo a hora que ele saiu? Ou a coisa é de [005]

Abracos[/quote]

Passou no jornal, só não me lembro se na globo news ou na globo mesmo, eu acho que foi a Leitão que deu a notícia com cara de espanto, mas como não vazou nenhum conteudo da conversa até agora ficou só por isso.
Alias todas as declarações que estamos vendo do Jobim até agora foi dada antes da reunião, portanto tudo ainda é uma incógnita.

Espero que ele tenha mostrado à Dilma a importancia da Defesa, e é o que eu acho, já que se os dois não tivesse entrado em um acordo ou o processo de convencimento não tivesse tido efeito não teria durado tanto tempo.




Avatar do usuário
Zepa
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb Mai 05, 2007 4:41 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: NOTÍCIAS

#20864 Mensagem por Zepa » Qui Fev 17, 2011 6:47 pm

EXCLUSIVO: Força Aérea Brasileira recebe Lineage 1000 da Embraer
(Da redação, 17 de fevereiro de 2011)

O Grupo de Transporte Especial (GTE), da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na Base Aérea de Brasília (DF), recebeu ontem da Embraer um exemplar do jato executivo Lineage 1000. Porém, o jato, matriculado FAB 2592, aparentemente não será incorporado oficialmente ao inventário da Força. Segundo o que apurou a reportagem de ASAS, a aeronave ficará temporariamente no GTE, até que os trabalhos de substituição do interior dos dois Embraer E-190 (VC-2 na FAB), que servem a Presidência da República, estejam concluídos. Uma fonte informou a nossa equipe que a FAB vai enviar um avião de cada vez para os trabalhos de troca dos interiores, para que a Presidência tenha a sua disposição sempre dois jatos (um VC-2 e o Lineage 1000). Entretanto, esses serviços devem ser iniciados apenas no primeiro semestre de 2012, o que não justificaria a chegada antecipada do Lineage 1000, praticamente um ano antes

http://www.revistaasas.com.br/index.php ... 9&LE=atual

Caças :roll: :roll: :roll: :roll:




Imagem
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20865 Mensagem por Bourne » Qui Fev 17, 2011 6:50 pm

Mas o GTE está bombando. Só equipamento de primeira. :mrgreen:




Responder