Eles bão tinham um PPA
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Plano de vista, mas demora mais tempo o silêncio sobre os bancos é estranho
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Nascente da realidade política significa orçamento intragável serão passados
Um ano depois de Murphy, a dor, raiva e frustração permanecem
Cowen tem uma última chance de se redimir
25 de novembro de 1972
Correções e Esclarecimentos
Philip Lane
ANÁLISE: O pré-anúncio de gastos e planos futuros fiscal deve reduzir a incerteza fiscal, mas seu silêncio sobre os bancos é uma omissão flagrante
No nível um, a publicação do plano de quatro anos o Governo não deve ser visto como um evento incomum. Com efeito, ao abrigo do regime de governança econômica nova proposta para a União Europeia, tais planos plurianuais se tornará uma parte normal do ciclo político. Em princípio, um plano plurianual tem muitas vantagens, desde o pré-anúncio de gastos e planos futuros fiscal deve reduzir a incerteza fiscal e proporcionar uma melhor base para a despesa do sector privado e as decisões de investimento.
Um plano multi-anual também é útil no estabelecimento uma filosofia de governo em termos de níveis de impostos e das despesas e suas metas para o fornecimento ea reforma dos serviços públicos. Claro, este é o melhor colocado para fora no início do mandato de um governo de gabinete (de preferência, reflectindo os princípios estabelecidos nos manifestos eleitorais), ao invés de no fim da cauda de uma administração.
No entanto, a realidade é que muitos detalhes do plano atual pode ser revista uma vez que um novo governo eleito em 2011. Dito isto, o plano atual, ainda pode desempenhar um papel útil no fornecimento de uma linha de base que podem ajudar a definir os detalhes do debate eleitoral.
Uma vez que os objectivos globais fiscal será amplamente fixados nos termos do contrato de futuros internacionais com a UE eo FMI, o debate não será sobre os agregados em geral, mas sim sobre como variar o conjunto de medidas de gastos e impostos em relação ao traçado previsto neste plano (com mais detalhes a serem especificados no orçamento de 07 de dezembro).
Em relação à negociação do pacote da UE / FMI e do sentimento do mercado internacional, este plano serve um papel importante, mas limitado. Ele mostra como o actual Governo iria entregar o ajuste € 15000000000 fiscal, que é necessário para o negócio ser concluído. As organizações internacionais são susceptíveis de ser bastante descontraído sobre a revisão do plano do próximo governo, desde que os objectivos orçamentais globais sejam cumpridas.
Além disso, especifica como o Governo pretende entregar as projeções de crescimento que foram anteriormente publicados no início de novembro e como ela vai melhorar o ambiente de financiamento para o Governo irlandês e ao sistema bancário irlandês. A taxa de crescimento é uma questão fundamental para a comunidade de investidores internacionais, que está tentando descobrir se a economia irlandesa vai crescer de forma suficientemente rápida para fazer seus níveis de dívida pública e privada sustentável. Da mesma forma, o aumento de fontes internas de financiamento é visto como um passo fundamental para reduzir a dependência de investidores externos.
Em termos de políticas pró-crescimento, a principal mensagem do documento é que o Governo está por trás de sua antiga estratégia de negócios pró-pró-exportação. O plano reafirma o compromisso com a alíquota de 12,5 por cento das empresas, além de tentar proteger os orçamentos para o IDA, Enterprise Ireland, investigação e inovação.
Ele também promete uma série de medidas destinadas a apoiar tanto as empresas exportadoras estrangeiras e indígenas. Em relação ao setor doméstico, ele reconhece a importância da redução da base de custos internos, tais como aluguéis e serviços públicos.
Além disso, procura reduzir os custos do trabalho por uma redução no salário mínimo e revisitar outros tipos de salários regulados da economia. outras reformas do mercado de trabalho incluem uma redução de salário para os novos funcionários públicos e um maior enfoque na "ativação" políticas para limitar o risco de perder os empregos durante a recessão estão permanentemente exilado do emprego.
É claro que tais políticas do lado da oferta não se pode esperar por si para assegurar o crescimento durante a maior queda da demanda doméstica. No entanto, essas políticas são essenciais para evitar a persistência do desemprego de longa duração ao longo da década seguinte e ter um maior retorno em uma economia bastante aberta, tendo em vista a importância dos custos salariais e de um mercado de trabalho flexível para determinar o potencial de exportação a médio prazo e as possibilidades de substituição de importações com alternativas domésticas.
Assim, essas políticas serão vistos positivamente pelo FMI e Comissão Europeia, que estão muito preocupados com o caminho para o produto potencial a longo prazo.
A necessidade de austeridade fiscal limitou a capacidade do Governo para influenciar diretamente o crescimento de curto prazo através de políticas de estímulo da procura. Embora os partidos da oposição têm várias idéias sobre como implantar o Fundo de Reserva Nacional de Pensões (NPRF são factores) para impulsionar o investimento interno por empresas estatais ou por meio da criação de um banco estatal, o Governo tem, em vez escolhida principalmente a atribuir os fundos NPRF são factores para a melhoria do financiamento situação para o Governo irlandês. Ao permitir que o NPRF são factores para comprar títulos do governo irlandês, esta é uma fonte interna da demanda de dívida soberana da Irlanda.
Outras iniciativas também aumentar a demanda interna por dívida irlandesa, através de um regime revisto para fundos de pensões do sector privado, um novo consumidor de títulos do governo indexados de preço e uma duração mais curta, título de capitalização especiais (embora os esquemas de ligação pode, em parte, apenas um substituto para depósitos em do sistema bancário nacional).
Tendo em conta a situação do financiamento terríveis nos mercados internacionais, aumentando a demanda interna por dívida irlandesa pode ser visto como um uso mais prementes dos fundos NPRF são factores que mais empreendimentos especulativos que podem ser vistos pelos investidores internacionais como imprudente aumentar as responsabilidades explícitas ou implícitas dos irlandeses dívida soberana. Além disso, há também algum aumento do papel do NPRF são factores em recursos domésticos projetos de infra-estrutura, tais como a instalação de medidores de água.
Em relação ao aumento de curto prazo da demanda doméstica, uma abordagem padrão da política é pré-anunciar um aumento futuro da taxa do IVA, incentivando os consumidores a antecipar as despesas previstas. Este é de fato parte do plano, mas o aumento do IVA só ser aumentado em 2013 e 2014. Um grande impulso à demanda doméstica em 2011 poderia ter sido obtido por pré-anunciar um aumento de uma etapa do IVA para 2012.
No geral, porém, o plano não visa quantificar o impacto das suas propostas políticas em projeções de crescimento do PIB 2011-2014. Enquanto a médio prazo de modelagem macroeconômica é necessariamente imprecisa, é decepcionante que o plano não especifica em detalhes a medida em que estas propostas pró-crescimento são esperadas para melhorar o desempenho de crescimento dentro dos limites de curto prazo do período de 2011-2014.
Além disso, o plano é omisso sobre o impacto da crise bancária nas taxas de crescimento projetadas. Apesar de muito liga os planos de resolução que estão definidos para ser anunciado nos próximos dias, alguma discussão sobre esta questão fundamental teria sido bem-vindos.
As limitações de espaço significa que eu posso cobrir apenas a composição do ajuste fiscal de forma limitada. Do lado da despesa, um pressuposto fundamental é que a produtividade no setor público vai ser significativamente aumentada através da implementação do acordo de Croke Park. O rápido progresso nesta frente no início de 2011 será necessário se a rota alternativa de novos cortes nos salários do setor público não deve ser reaberto para a fase 2012-2014 do plano.
Há uma redução considerável no orçamento de capital, que é adequado em virtude da redução dos preços das propostas eo fechamento do déficit de infra-estrutura nos últimos anos.
No lado fiscal, o recuo dos subsídios e créditos será doloroso para os trabalhadores de menor salário, mas uma ampliação da base tributária é uma reforma estrutural chave para a sustentabilidade a longo prazo, como é o projectado aumento da idade da reforma. No entanto, o plano limitado por um imposto sobre a propriedade parece estar sob ambiciosos.
Em resumo, a publicação de um plano de governo de quatro anos é uma inovação bem-vinda que deveria tornar-se parte do processo de rotina política. Ao oferecer um horizonte mais longo para o planejamento fiscal, que deverá melhorar a qualidade do processo fiscal na Irlanda.
No futuro, esses planos serão avaliados e monitorados por um conselho independente orçamental, para além do papel fundamental desempenhado pelos partidos da oposição. No plano processual, este é um passo positivo rumo a um novo e melhorado sistema político.