Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
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Re: Sobre o KC-390
Ainda não se sabe sobre a motorização mas se fala se haverá reversão de empuxo? Os turbofans cogitados possuem esse recurso?
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Alberto -
- Gerson Victorio
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Re: Sobre o KC-390
Olá Justin,Justin Case escreveu:Amigos,AlbertoRJ escreveu:Está mais para "gordo".
Eu acho que GORDO seria um ótimo nome para o bicho.
Além de ser tradicional na aviação de transporte (apelido do C-130), é sugestivo e fácil de pronunciar em qualquer língua, principalmente para os latinos que serão clientes.
Abraços,
Justin
Só uma retificação...na verdade é o 1º/1º GT(Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte) que ostenta a denominação "Gordo" e não o C-130 em si, o avião tem sua chamada-fonia "Gordo" em referencia àquele esquadrão, o mesmo acontece com os dois outros Esquadrões operadores do C-130, "Coral" e "Cascavel", respecitvamente,1º/1º e 2º/1º GTT(estes do Grupo de Transporte de Tropa ).
abraços
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.
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Re: Sobre o KC-390
Gerson, bom dia.
Grato pela precisão no comentário.
Considere uma figura de linguagem (a parte pelo todo?)
Sempre me referi a C-130 fazendo transporte como "gordo", do mesmo jeito que reabastecedor (genericamente) era um "barão", mesmo após a chegada dos KC-137.
Falha minha. Mas não devo ser o único a usar esses termos e acho que não invalida a minha proposta de nome.
Abraço e boa Páscoa.
Justin
Grato pela precisão no comentário.
Considere uma figura de linguagem (a parte pelo todo?)
Sempre me referi a C-130 fazendo transporte como "gordo", do mesmo jeito que reabastecedor (genericamente) era um "barão", mesmo após a chegada dos KC-137.
Falha minha. Mas não devo ser o único a usar esses termos e acho que não invalida a minha proposta de nome.
Abraço e boa Páscoa.
Justin
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Re: Sobre o KC-390
Olá, Alberto!AlbertoRJ escreveu:Ainda não se sabe sobre a motorização mas se fala se haverá reversão de empuxo? Os turbofans cogitados possuem esse recurso?
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Tanto o IAE quanto os CFM possuem reverso e são ótimos motores. Ambos usados nos Airbus em uso no Brasil. Parametros bem parecidos de desempenho, com pequenas diferenças. O CFM tem partida mais rápida. Para o usuário, conforme o Alcantara notou, o CFM é mais "gordo", tem uma abertura frontal maior, o que traz outra caracteristica: quando reduzidos para "idle", tem mais resistencia do ar. O que pode levar a um piloto esquecido que veio com um IAE na ida e voltou com um CFM, a dar um catrapo...

Mas é só adaptação e não muda nada no geral.
Abs e boa páscoa!
Re: Sobre o KC-390
AlbertoRJ escreveu:Está mais para "gordo".
Na verdade, aquela arte que puseram um pouco antes não está obdecendo a escala do KC-390, depois da última modificação, a relação entre fuselagem e comprimento é diferente.
O KC-390 atual possuí um pouco mais de diâmetro de fuselagem que o C-130, porém, tem as asas colocadas fora da estrutura da fuselagem, fazendo com que a impressão geral seja mais troncuda que o C-130. E que também resulta num aproveitamento interno integral do espaço, ao contrário do C-130. Sendo um pouco mais curto que o C-130-30, versão alongada do C-130 comum. Eu já havia postado isso aqui, mas vai de novo a arte em escala.

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Re: Sobre o KC-390
A Dilma assinou uma MP autorizando os Correios a ter sua frota de aeronaves. Mais uma encomenda para o KC-390!
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: Sobre o KC-390
Mais do que isso! Os correios agora podem entrar como PARCEIROS do projeto:glauberprestes escreveu:A Dilma assinou uma MP autorizando os Correios a ter sua frota de aeronaves. Mais uma encomenda para o KC-390!
A expansão da ECT no mercado internacional poderia começar pela Argentina.Globo.com escreveu:...Os Correios também poderão explorar os serviços de logística integrada, financeiros e postais eletrônicos e firmar parcerias comerciais "que agreguem valor à sua marca e proporcionem maior eficiência de sua infraestrutura, especialmente de sua rede de atendimento", permitindo assim investir (por exemplo) em uma companhia de aviação.
Sds.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
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Re: Sobre o KC-390
Correios vão poder vender celular e comprar avião
Fri, 29 Apr 2011 07:17:52 -0300
MP permite que companhia ofereça telefonia móvel e tenha frota aérea
Medida prevê que empresa poderá investir no trem-bala; edital do Banco Postal prevê preço de R$ 500 mi
ANDREZA MATAIS
NATUZA NERY
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA
Os Correios estão autorizados, a partir de hoje, a montar uma empresa de telefonia celular, a ter uma frota de aviões própria para o transporte de carga e a investir na construção do trem-bala.
A estatal também poderá criar seu próprio banco e se associar a outras empresas financeiras, de serviço de logística e postal eletrônico.
A permissão consta em medida provisória assinada ontem pela presidente Dilma Rousseff, que reforma o estatuto dos Correios, de 1979.
A decisão amplia os poderes da companhia no momento em que passa a ser comandada pelo PT.
Sob Lula, quando eram aparelhados também pelo PTB e pelo PMDB, os Correios tiveram a imagem arranhada por escândalos -o mensalão e a rede de tráfico de influência que derrubou a ministra Erenice Guerra.
Lula tentou, sem sucesso, transformar a estatal em uma S.A. Embora essa mudança jurídica não tenha sido feita, o pacote assinado por Dilma permitirá aos Correios funcionar como tal.
O presidente da estatal, Wagner Pinheiro, disse à Folha que a MP é o ponto de partida para que a empresa ofereça serviços de telefonia.
A ideia é operar nos moldes do MVNO, sigla em inglês que significa operadora móvel virtual. Funciona assim: os Correios "compram" no atacado espectro ocioso de operadoras de celular, como Vivo, TIM e Oi , e vendem no varejo para seus clientes.
Esse modelo permite oferecer tarifas menores, já que a estatal não é obrigada a investir em infraestrutura de rede, ao contrário das tradicionais operadoras.
"A gente vai ser uma espécie de operadora de celular, que vai comprar no atacado e vender no varejo. Vai ser uma marca Correios."
Com relação ao serviço aéreo, um dos maiores gargalos dos Correios, Pinheiro afirmou que a nova legislação permite adquirir frota própria ou ter participação minoritária em outra já existente. "Vai depender da estratégia do governo."
BANCO POSTAL
Pinheiro disse que a MP autoriza os Correios a operar no exterior e a serem sócios minoritários de banco postal.
Há dez anos o serviço é oferecido pelo Bradesco. O contrato expira no fim de 2011. Ontem, foi divulgado o edital para selecionar o novo administrador -em licitação com preço mínimo de R$ 500 milhões, que prevê que os Correios também poderão oferecer cartão de crédito e pequenos empréstimos.
A companhia passará a divulgar seus balanços em jornais de circulação nacional, não mais do "Diário Oficial".
Isso começará a ocorrer já na próxima semana. A Folha teve acesso ao lucro registrado em 2010: R$ 820 milhões.
Fri, 29 Apr 2011 07:17:52 -0300
MP permite que companhia ofereça telefonia móvel e tenha frota aérea
Medida prevê que empresa poderá investir no trem-bala; edital do Banco Postal prevê preço de R$ 500 mi
ANDREZA MATAIS
NATUZA NERY
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA
Os Correios estão autorizados, a partir de hoje, a montar uma empresa de telefonia celular, a ter uma frota de aviões própria para o transporte de carga e a investir na construção do trem-bala.
A estatal também poderá criar seu próprio banco e se associar a outras empresas financeiras, de serviço de logística e postal eletrônico.
A permissão consta em medida provisória assinada ontem pela presidente Dilma Rousseff, que reforma o estatuto dos Correios, de 1979.
A decisão amplia os poderes da companhia no momento em que passa a ser comandada pelo PT.
Sob Lula, quando eram aparelhados também pelo PTB e pelo PMDB, os Correios tiveram a imagem arranhada por escândalos -o mensalão e a rede de tráfico de influência que derrubou a ministra Erenice Guerra.
Lula tentou, sem sucesso, transformar a estatal em uma S.A. Embora essa mudança jurídica não tenha sido feita, o pacote assinado por Dilma permitirá aos Correios funcionar como tal.
O presidente da estatal, Wagner Pinheiro, disse à Folha que a MP é o ponto de partida para que a empresa ofereça serviços de telefonia.
A ideia é operar nos moldes do MVNO, sigla em inglês que significa operadora móvel virtual. Funciona assim: os Correios "compram" no atacado espectro ocioso de operadoras de celular, como Vivo, TIM e Oi , e vendem no varejo para seus clientes.
Esse modelo permite oferecer tarifas menores, já que a estatal não é obrigada a investir em infraestrutura de rede, ao contrário das tradicionais operadoras.
"A gente vai ser uma espécie de operadora de celular, que vai comprar no atacado e vender no varejo. Vai ser uma marca Correios."
Com relação ao serviço aéreo, um dos maiores gargalos dos Correios, Pinheiro afirmou que a nova legislação permite adquirir frota própria ou ter participação minoritária em outra já existente. "Vai depender da estratégia do governo."
BANCO POSTAL
Pinheiro disse que a MP autoriza os Correios a operar no exterior e a serem sócios minoritários de banco postal.
Há dez anos o serviço é oferecido pelo Bradesco. O contrato expira no fim de 2011. Ontem, foi divulgado o edital para selecionar o novo administrador -em licitação com preço mínimo de R$ 500 milhões, que prevê que os Correios também poderão oferecer cartão de crédito e pequenos empréstimos.
A companhia passará a divulgar seus balanços em jornais de circulação nacional, não mais do "Diário Oficial".
Isso começará a ocorrer já na próxima semana. A Folha teve acesso ao lucro registrado em 2010: R$ 820 milhões.
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
- Carlos Lima
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Re: Sobre o KC-390
Um trecho extraído do site DefesaBr,com alguns dados defasados:
FUTURA COMPRA DA ECT?
Em 28 de agosto de 2007, foi noticiado que o governo planejava criar uma companhia aérea, subsidiária da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), para fazer o transporte de cartas e encomendas postais.
Mas a aposta mesmo é no forte crescimento do comércio eletrônico. Com esse objetivo, na época, ele estaria em negociações com a Embraer para comprar até 19 aeronaves KC-390.
A idéia da subsidiária surgiu porque os Correios gastam anualmente R$ 500 milhões com o pagamento de transporte aéreo de cargas a empresas como Skymaster, Beta e VarigLog - alvos de investigações na CPI dos Correios, em 2005 - e porque há dificuldades na renovação dos contratos, que deve ser feita todos os anos.
Será uma empresa de logística, que no futuro pode englobar outros modais, como ferrovias, e já nascerá com faturamento anual de R$ 500 milhões e em franco crescimento.
Numa comparação com o Boeing 737-700, concorrente do KC-390 em uma eventual encomenda, o cargueiro da Embraer sairia em vantagem no quesito produtividade.
A carga total do avião, segundo informações repassadas à ECT, é de 16.982 quilogramas. A carga total do 737-700 alcança 12.004 kg. Ou seja, a capacidade do C-390 da Embraer é 41 % maior. Se optasse pelo avião da Boeing, a ECT teria que comprar 23 aviões, em vez de 19.
O cargueiro da Embraer tem uma vantagem adicional : pode pousar em todos os aeroportos do país, inclusive em pistas curtas e não-pavimentadas do interior, sem que haja comprometimento da segurança.
A frota de KCs-390 na ECT poderia ser usada como uma aeronave militar, e isso é fundamental como reserva estratégica do país. Com a frota de aviões próprios, a ECT poderá dedicar-se também à entrega de encomendas internacionais, principalmente na América do Sul.
O governo, por meio dos Ministérios das Comunicações e da Defesa, dava em 2007 um empurrão inicial à viabilização do projeto. Dizia-se que o avião poderia estar voando em 2 anos.
Em julho de 2010, o governo anunciou que a ECT estudava mesmo criar uma empresa própria de aviação para transportar encomendas. A idéia da nova empresa terá que ser aprovada ainda pelo presidente Lula, em 2010.
Inicialmente, os Correios assumiriam o compromisso de comprar 5 unidades do KC-390, mas o número poderia chegar a 20 ou 30 aeronaves. Em 2010, a empresa transporta por dia 1,2 milhão de volumes.
O modelo já teria sido escolhido pelas autoridades brasileiras para compor a frota da futura empresa de transporte da ECT, a qual depende hoje de duas ou três empresas que têm limitações, tendo precisado ceder ao pedido de uma transportadora que exigiu que fosse firmado um contrato de um ano, e não de seis meses, como ela queria. Esse problema levou a um risco de quase causar um apagão na entrega de volumes.
Embraer planeja obter a certificação para uso civil do avião de transporte tático militar KC-390 com a finalidade de possibilitar a venda do modelo a empresas de transporte aéreo comercial, tais como a FedEx Express e DHL. Essa certificação civil estará de acordo com a regulamentação Parte 25 da FAA (Federal Aviation Administration).
FUTURA COMPRA DA ECT?
Em 28 de agosto de 2007, foi noticiado que o governo planejava criar uma companhia aérea, subsidiária da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), para fazer o transporte de cartas e encomendas postais.
Mas a aposta mesmo é no forte crescimento do comércio eletrônico. Com esse objetivo, na época, ele estaria em negociações com a Embraer para comprar até 19 aeronaves KC-390.
A idéia da subsidiária surgiu porque os Correios gastam anualmente R$ 500 milhões com o pagamento de transporte aéreo de cargas a empresas como Skymaster, Beta e VarigLog - alvos de investigações na CPI dos Correios, em 2005 - e porque há dificuldades na renovação dos contratos, que deve ser feita todos os anos.
Será uma empresa de logística, que no futuro pode englobar outros modais, como ferrovias, e já nascerá com faturamento anual de R$ 500 milhões e em franco crescimento.
Numa comparação com o Boeing 737-700, concorrente do KC-390 em uma eventual encomenda, o cargueiro da Embraer sairia em vantagem no quesito produtividade.
A carga total do avião, segundo informações repassadas à ECT, é de 16.982 quilogramas. A carga total do 737-700 alcança 12.004 kg. Ou seja, a capacidade do C-390 da Embraer é 41 % maior. Se optasse pelo avião da Boeing, a ECT teria que comprar 23 aviões, em vez de 19.
O cargueiro da Embraer tem uma vantagem adicional : pode pousar em todos os aeroportos do país, inclusive em pistas curtas e não-pavimentadas do interior, sem que haja comprometimento da segurança.
A frota de KCs-390 na ECT poderia ser usada como uma aeronave militar, e isso é fundamental como reserva estratégica do país. Com a frota de aviões próprios, a ECT poderá dedicar-se também à entrega de encomendas internacionais, principalmente na América do Sul.
O governo, por meio dos Ministérios das Comunicações e da Defesa, dava em 2007 um empurrão inicial à viabilização do projeto. Dizia-se que o avião poderia estar voando em 2 anos.
Em julho de 2010, o governo anunciou que a ECT estudava mesmo criar uma empresa própria de aviação para transportar encomendas. A idéia da nova empresa terá que ser aprovada ainda pelo presidente Lula, em 2010.
Inicialmente, os Correios assumiriam o compromisso de comprar 5 unidades do KC-390, mas o número poderia chegar a 20 ou 30 aeronaves. Em 2010, a empresa transporta por dia 1,2 milhão de volumes.
O modelo já teria sido escolhido pelas autoridades brasileiras para compor a frota da futura empresa de transporte da ECT, a qual depende hoje de duas ou três empresas que têm limitações, tendo precisado ceder ao pedido de uma transportadora que exigiu que fosse firmado um contrato de um ano, e não de seis meses, como ela queria. Esse problema levou a um risco de quase causar um apagão na entrega de volumes.
Embraer planeja obter a certificação para uso civil do avião de transporte tático militar KC-390 com a finalidade de possibilitar a venda do modelo a empresas de transporte aéreo comercial, tais como a FedEx Express e DHL. Essa certificação civil estará de acordo com a regulamentação Parte 25 da FAA (Federal Aviation Administration).
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: Sobre o KC-390
Por outro lado essas aeronaves poderiam ser uma interessante reserva para o caso de um conflito. As aeronaves da ECT poderiam ser usadas para apoiar nossas FAs.
[]'s.
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Re: Sobre o KC-390
Já elaboraram um esquema de pintura para os 390 dos Correios. Ficou chique...Alcantara escreveu:É verdade, Walter.WalterGaudério escreveu: Báh! tu notaste que os motores são diferentes da versão civil para a militar?![]()
Parece que a versão civil usa CFM-56, e a militar, V2500.

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Re: Sobre o KC-390
Até que ficou bem bonito! 

Rodrigo Bendoraytes
"O principal objetivo da guerra é a paz."
Sun Tzu
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Re: Sobre o KC-390
O do correios ficou lindão! 

"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
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