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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Out 06, 2009 11:41 pm
por orestespf
Carlos Mathias escreveu:Santiago, você não veio reclamar quando o G-4 entrou aqui e azucrinou o fórum. Olha a coerência cara.
Você está acima disso. :wink:
X2

Defesa do Fórum transcendem certas coisas, ou é ou não é, ou é de primeira ou então... Incongruências sempre serão questionáveis, mesmo que corretas, porém deve-se evitar os momentos e períodos de turbulência. Neste caso o rótulo é inevitável, até porque o vácuo do furação reacendeu sábios natimortos...


Grande abraço aos amigos Jacques e Carlos.


[009] [009]



PS: Jacques, sei que me entenderá, não falo de seus comentários, respeitáveis sempre, falo do "momento", atualmente crítico. :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Out 06, 2009 11:41 pm
por soultrain
Bender escreveu:Sr. hbfontes corrija seu post ai pois apesar de que, eu gostaria muito de ter dado esse post que o sr. cita,quem o deu foi o Soultrain,que inclusive hoje está com toda paciência do mundo,para atender a todos que tenham argumentos "sérios" para contestar suas palavras.

Depois se sr. quiser me citar, comente o texto que eu postei aqui : viewtopic.php?f=1&t=13152&start=20685

Corrija ai por gentileza! :wink:

Sds.
Que é isso? Eu sou apenas mais um aqui, pelas suas palavras até parece que sou alguém importante, apenas leio com atenção quem sabe das coisas aqui, tento filtrar e ter sentido critico. Apesar disso escrevo muitas burradas, mas faz parte, da diversão.

Aprendo muito com vocês e gostava de comentar mais, mas é completamente impossível, especialmente nos últimos tempos.

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Out 06, 2009 11:42 pm
por Carlos Mathias
Por isso disse prá ele deixar quieto.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Out 06, 2009 11:43 pm
por Vinicius Pimenta
DBader escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Também vou publicar hoje a entrevista exclusiva com o Bengt Jéner, Diretor da Saab no Brasil.
Oi Vinícius,

Não querendo te pressionar mas já pressionando: sai hoje? :D

[]s,
Douglas Bader
Não, não. Só amanhã mesmo. Houve um reajuste na programação.

-----------------------------------

Parece que o clima no tópico está meio quente. Estou algumas páginas atrasado ainda.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Out 06, 2009 11:55 pm
por Beronha
Então, chego eu na maior manguaçaa e deparo-mi com o maior debáte paulera, iuhuuu, é gripen pra cá é rafale pra lá o carlão ate tentou ressucitar o su35 (mas nao surtui efeito huahuahuahau), o soutrem escreveu atte do vale do silicone ( :shock: ) eee aqui em casa!

Imagem

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Out 06, 2009 11:55 pm
por hbfontes
Bom noite Bender,

Bom Li o post que você recomendou, achei muito interessante mas de uma certa forma sinto um pouco de medo ainda de dependermos apenas de 1 fornecedor, pelo ponto de vista político me parece bastante interessante, porém ate onde eu sei esta e uma compra de equipamentos militares(acho que os militares ja deixaram de ser importantes faz alguns meses no Brasil né). É não quero entrar denovo nesta discução por que não chegaremos a lugar nenhum.

Outra coisa, me desculpe por ter citado você e o outro companheiro de chapa, porem ate onde sei este e um forum e todos somos citados de vez enquando, mas pode ficar calmo que jamais citarei vocês denovo.

Em relação ao meu post sobre a Akaer, achei interessante postar esta parte da entrevista já que o assunto falava das modificações estruturais dos caças Gripen para o Gripen NG, por isso citei vocês, mas uma vez desculpem.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Out 06, 2009 11:57 pm
por orestespf
hbfontes escreveu:E por favor não me ataquem por ter postando algo a favor do Gripen NG.
Amigo HBFontes (se me permite a intimidade de tratá-lo assim),

jamais alguém neste fórum atacou quem quer que seja por algum tipo de preferência, os que ousaram não estão entre nós. O que já vimos é uma salutar "provocação" (Aurélio: estimulação, incitação), jamais de forma ofensiva ou depreciativa. Este fórum sempre foi um espaço para as mais diversas opiniões (acaloradas ou não). Porém tais coisas nunca geram o mal-estar atual, não que me recorde. Veja, não é um reclamando, são vários, algo que sugere tal descompasso no fórum. Sei que concordará, até porque é muito óbvio, mas isto não implica em "nomes" ou "conchavos", claro.

O que deve ser notado é a constante irritabilidade dos membros mais antigos e ativos (sem trocadilhos), vários destes não ousam comentar os posts como tempos atrás, então é sintomático, nada bom, percebo. Alguns "esporádicos" surgirão da poeira, a toa que não foi, simplesmente pegaram o bonde do entusiasmo, a conveniência da conivência; novamente a toa não foi...

Este fórum não tem gênios, os gênios não se dão ao luxo de popular fóruns (fato, agressivo ou não, mas fato). Porém aqueles que possuem algum (normalmente muito) conhecimento, fazem questão de compartilhar com os demais (verdadeiro papel de um fórum, seja sobre qual assunto for), este sempre foi o papel principal do DB, mas distorcido de forma irritante de tempos pra cá.

Isto não é opinião, é leitura e compartilhada com vários por aí, basta ver os n-post, n grande. Então, lhe pergunto: há espaço para reclamar sobre as injeções na ponta da língua que se aplicam a cada minuto nos tópicos das Aéreas do DB? Deixo esta pra você... Já observou que esta injeção não é cura contra nada, mas algo intencionalmente provocado para provocar irritabilidade?

Assim sendo, acredite, antes destes vírus novos o DB já estava vacinado, porém, parece, que os enfermeiros não estavam aptos a lidar com seus próprios vírus. É a vida... Seletiva por natureza... Esta sempre preserva, mas o que é pra ser preservado.



Forte abraço,

Orestes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Out 06, 2009 11:59 pm
por Vinicius Pimenta
Já li o bastante. Tópico trancado.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 08, 2009 3:06 am
por Vinicius Pimenta
Acreditando que os ímpetos estejam menos exaltados, a moderação decidiu destrancar o tópico, e avisa que irá atuar com tolerância zero na primeira manifestação que seja considerada fora do que se espera.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 08, 2009 3:08 am
por Vinicius Pimenta
Fechando o ciclo de entrevistas no DB:

Exclusivo: DB entrevista Bengt Janér, Diretor da Saab no Brasil
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 08 de Outubro de 2009 02:13

Empresa aposta em oferta ousada e no apoio da indústria brasileira para vencer o Projeto F-X2.
A declaração conjunta dos governos brasileiro e francês, no último 7 de Setembro, praticamente anunciou de maneira precoce o fim do processo seletivo do Projeto F-X2 e a vitória do Dassault Rafale na disputa para o fornecimento de 36 novas aeronaves de combate para a Força Aérea Brasileira. O “quase anúncio” pegou muita gente de surpresa, inclusive os outros dois concorrentes, Boeing e Saab. Com o esclarecimento, no dia seguinte, de que o processo continuava em aberto e que todos teriam direito a melhorarem suas propostas, a maioria das pessoas considerou que tratava-se apenas de uma mera formalidade e que o jogo já estava definido, sem chances de uma reviravolta.

Entre os que enxergaram uma nova oportunidade ao invés do fim, estava a sueca Saab.(...)
Íntegra em: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... brasil.php

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 08, 2009 6:01 am
por czarccc
Se saiu muito bem o Bengt Jéner. Acredito que foram abordadas todas as críticas apresentadas aqui pelos foristas. Excelente entrevista. A proposta é muito boa. Só não sei se o suficiente pra mudar as convicções do NJ e do Lula. Todo dia sai uma declaração delses favorável aos franceses. Êta dia 23 que não chega... :| :| :|

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 08, 2009 6:14 am
por czarccc
hbfontes escreveu:Bom em relação ao que deve ter de tão diferente na estrutura do Gripen NG,

Segue um pedaço da entrevista de um Brasileiro para outros Brasileiros, talvez assim vocês acreditem em algo.

ALIDE: Mas a asa do NG não é justamente a mesma já utilizada no Gripen Demo?



CS: Não exatamente, a asa do Gripen Demo é uma “gambiarra”, no bom sentido... apenas uma solução parcial, temporária. Nela, não houve nenhuma preocupação em se desenhar uma estrutura que fosse efetivamente “certificável’, algo com duração e resistência mínima garantida de “X” horas de vôo. Também, a estrutura da asa do Demo não foi otimizada para se garantir o menor custo, nem de ser aquela mais simplificada para melhorar o processo de produção. Tudo isso é necessário ser feito antes do produto poder passar à produção seriada. Esta será a primeira vez que uma asa supercrítica com superfícies compostas de fibra de carbono será projetada no Brasil. Caberá à Akaer todo o trabalho de “serialização” desta asa. A Saab precisava de parceiros para o refinamento do projeto da célula, da estrutura. Nós faremos todos os ensaios de fadiga de diversos dos módulos estruturais do avião, antes de darmos início a sua fabricação. Se o NG ganhar o F-X2 um dos protótipo será testado por nós até o equivalente a 10.000 horas de vôo.

ALIDE: No Gripen C/D quem desenhou a asa e realizou todos estes passos de teste?



CS: Eles foram todos realizados pela própria Saab. Faz muitos anos que isso se deu, a tecnologia mudou por completo, novos materiais e técnicas surgiram. É isso que faz deste projeto, algo totalmente distinto daquilo que já passou anteriormente. Todas as peças do NG serão novas, e a tecnologia muito mais avançada.



ALIDE:Como se dará a transferência de tecnologia no F-X2?



CS: Transferência de tecnologia é sempre uma coisa muito complicada, não é um processo “genérico” e muitos fabricantes falam que transferem tecnologia sabendo muito bem que não transferirão nada. Para o Brasil os temas mais atraentes são sem dúvida os sistemas de controle de vôo e controle de missão, pois na integração produtiva nós somos bastante desenvolvidos. A relação com a Saab garantira ao Brasil ter aqui um rig (simulador de sensores, de painel, de sistemas de navegação e de armamento) completo dos sistemas do avião idêntico ao que vai existir na Suécia. Todo o código fonte do novo modelo será aberto ao Brasil, e será desenvolvido conjuntamente aqui pelos próximos cinco anos. Por isso se uma versão naval for solicitada pelo Ministério da Defesa nós teremos a capacidade para desenvolve-la, independentemente, aqui no Brasil. Nós saberemos modificar o software e poderemos criar novas versões sem precisar da ajuda de mais ninguém.

Sr César Silva, diretor executivo da Akaer

É só para os Rafalista não colocarem em dúvida a empresa;

CS: Ao contrário do que muitos pensam nossa empresa não é nenhuma novata, nós temos mais de 18 anos trabalhando junto com a Embraer no desenvolvimento dos seus produtos. Nós somos uma empresa de serviços de engenharia. Nos dedicamos em auxiliar os grandes fabricantes, os “prime contractors”, empresas como a Embraer, no desenvolvimento de seus aviões, desde a concepção passando pelos diversos tipos de análise executadas nas estruturas aeronáuticas. Nós já realizamos milhões de horas de serviços ligados à engenharia aeroespacial.
hbfontes escreveu:E por favor não me ataquem por ter postando algo a favor do Gripen NG.

Calma hbfontes,

Estamos todos aqui para expressar nossas opiniões, mas também para aprender, enfim, compartilhar conhecimento e opiniões. Respeito a sua. Esse seu post foi uma boa resposta. Os foristas veteranos parecem estar a se queixar de posts excessivamente ácidos, com o intuito aparente (pequeno eufemismo) de conturbar a discussões e de irritar os interlocutores, sem acrescentar nada de útil. Tenho aprendido coisas interessantes. Não sabia, por exemplo, que a Volvo Aero produzia alguns componentes das turbinas GE F-404/414. Meu post expressou minha opinião diante do que tinha conhecimento e foi postada aqui no fórum para ser confirmada ou contestada. Sua contribuição é importante. Pois então o NG inclui avanços que excedem muito aqueles de um MLU. Obrigado por compartilhar isso conosco. De maneira alguma te atacaria por sua opinião diversa da minha. No máximo atacaria sua opinião se, de acordo com a minha (que não é imutável), estivesse errada.

Saudações

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 08, 2009 8:13 am
por hbfontes
Vinicius Pimenta escreveu:Fechando o ciclo de entrevistas no DB:

Exclusivo: DB entrevista Bengt Jéner, Diretor da Saab no Brasil
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 08 de Outubro de 2009 02:13

Empresa aposta em oferta ousada e no apoio da indústria brasileira para vencer o Projeto F-X2.
A declaração conjunta dos governos brasileiro e francês, no último 7 de Setembro, praticamente anunciou de maneira precoce o fim do processo seletivo do Projeto F-X2 e a vitória do Dassault Rafale na disputa para o fornecimento de 36 novas aeronaves de combate para a Força Aérea Brasileira. O “quase anúncio” pegou muita gente de surpresa, inclusive os outros dois concorrentes, Boeing e Saab. Com o esclarecimento, no dia seguinte, de que o processo continuava em aberto e que todos teriam direito a melhorarem suas propostas, a maioria das pessoas considerou que tratava-se apenas de uma mera formalidade e que o jogo já estava definido, sem chances de uma reviravolta.

Entre os que enxergaram uma nova oportunidade ao invés do fim, estava a sueca Saab.(...)
Íntegra em: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... brasil.php

Muita boa entrevista V. Pimenta,

Meus parabens,
boas perguntas e boas respostas,

Abraços.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 08, 2009 8:50 am
por Skyway
Amigos, já tem um mês que o fórum está de "ressaca"(ressaca de mar, não de bebida.. :lol: ) em decorrência da passagem do tufão chamado "7 de setembro". Parece que o vastíssimo mundo do FX virou no dorso, tão vasto que discutimos a mais de uma década e não chegamos a um ponto comum, um ponto sequer que todos ou ao menos a maioria pudesse concordar.

Por coincidência, eu tive assuntos à resolver durante o último mês e não pude ficar postando muito aqui no DB, apesar de sempre vir aqui pra dar uma lida rápida quando dava. Uma pena por um lado, por que eu adoraria dar certas opiniões a respeito de algumas coisas, mas por outro lado essa minha indisponibilidade foi beeeeem conveniente, já que não sou muito chegado a ser mais uma voz gritando no meio dos "caixotes" coletivos(Caixote aqui no Rio é quando vc é levado pelas ondas na praia) que tem ocorrido em alguns tópicos. Ou seja, não sou chegado a discutir em tópicos super ativos, opiniões se perdem na onda de posts, posso perder algumas respostas e ando sem paciência pra certo tipo de post/resposta.

Mas vou dizer o que eu pude ver aqui durante toda essa tempestade...o que eu ví de fora. Como num passe de mágica, cairam pessoas defensoras do Gripen tão logo o Rafale foi "decretado" como "preferência política".(Sim, muitas aspas...rsrs) É o tal G-4, que hora vira G-3 e hora vira até G-7! O grupo tem batido na tecla do Gripen de forma tão intensa, que não me parece terem vindo ao DB com o intuito de discutir, de aprender ou ensinar alguma coisa, de ter um debate saudável.

Sem querer apontar o dedo, tenho uma forte impressão de que vieram pra introduzir de forma "forçada" opiniões a respeito do Gripen NG Brasil no grupo infelizmente ainda restrito de pessoas interessadas por defesa e que discutem aqui no DB. Lógico que não sou nem extrato de pó de peido de borboleta pra ter pretensão de julgar alguem, é só a impressão que tenho, mas nada que eu possa reavaliar e mudar o foco como vejo isso.

Ora...volto minha cabeça para os dias pré-tufão...não me permiti sair de lá na verdade. Por que? Porque parece que era um consenso no DB que as coisas tinham que ser avaliadas de forma séria, discutidas em um nível alto e com qualidades de informações igualmente altas. Tenho a opinião que a qualidade e a seriedade de alguns(graças a deus não todos) baixou um pouco de nível...e por conta disso os tópicos vem sendo trancados com frequência, advertências e suspensões tem sido despachadas tambem com frequência e a moderação deve estar arrancando os pentelhos com pinça.

O que temos de concreto sobre o FX?
Pré-tufão: Avaliação técnica da FAB fechada desde final de julho

TUFÃO: Governo sinaliza preferência pelo Rafake durante visita do Sarkozy e em pleno dia da independência...dia da INDEPENDÊNCIA...

Pós-tufão: Supostos tropeços e confusões em declarações e notas oficiais e oficiosas, criando mal estar nas relações com os concorrentes e forçando uma melhora das propostas.

Até o dia de hoje: Concorrentes matando cachorro a grito e chamando urubú de meu loiro pra tentar ter a melhor proposta e levar esse bolo pra casa.

Então pessoal, pra que essa confusão toda no DB? Pra que essas discussões exaltadas? Pra que impor opiniões e principalmente, de onde estão surgindo esses "membros" que "parecem funcionários" da SAAB tentando mudar a opinião especializada ao seu favor?

Não existe motivo pra isso... Eu falei aqui nos dias seguintes ao 7 de setembro, e sei que os membros atentos leram, que daquele dia até o anuncio final, ia ser um Deus nos acuda, com mídias publicando noticias tendenciosas, pessoas fazendo campanha e muuuuuito lobby, seja lobby honesto ou não. Bom, eu devia jogar mais na mega sena.... :lol:

E nesse mesmo post eu falei o que eu ia fazer...ia me sentar e esperar toda essa confusão passar, ia só ficar olhando e esperando...por que por mais que tenha confusão, certas coisas não podem ser modificadas se vc não quiser que sejam. Eu sabia, e sei, que iam fazer de tudo pra mudar minha opinião, e a opinião das pessoas interessadas. E a ultima coisa que falei no post foi.....sentem e relaxem, já deu Rafale.

Um abraço a todos.

PS: Todas as aspas tem um motivo para estarem alí...eu não sou um "maníaco das aspas"...ops...de novo..rsrsrs :mrgreen:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Out 08, 2009 8:54 am
por Skyway
Vinicius Pimenta escreveu:Fechando o ciclo de entrevistas no DB:

Exclusivo: DB entrevista Bengt Jéner, Diretor da Saab no Brasil
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 08 de Outubro de 2009 02:13

Empresa aposta em oferta ousada e no apoio da indústria brasileira para vencer o Projeto F-X2.
A declaração conjunta dos governos brasileiro e francês, no último 7 de Setembro, praticamente anunciou de maneira precoce o fim do processo seletivo do Projeto F-X2 e a vitória do Dassault Rafale na disputa para o fornecimento de 36 novas aeronaves de combate para a Força Aérea Brasileira. O “quase anúncio” pegou muita gente de surpresa, inclusive os outros dois concorrentes, Boeing e Saab. Com o esclarecimento, no dia seguinte, de que o processo continuava em aberto e que todos teriam direito a melhorarem suas propostas, a maioria das pessoas considerou que tratava-se apenas de uma mera formalidade e que o jogo já estava definido, sem chances de uma reviravolta.

Entre os que enxergaram uma nova oportunidade ao invés do fim, estava a sueca Saab.(...)
Íntegra em: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... brasil.php
E assim fechamos o ciclo de entrevistas...ajudei nelas sim, mas muito pouco se comparado ao esforço do Vinicius em tornar essas entrevistas realidade.

Parabéns Vinícius, pela dedicação ao DB e pelo profissionalismo. É o padrão de qualidade Defesa Brasil! O único. o original. :wink:

Orgulho de ter a chance de ajudar esse site. :D

Um abraço!