TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
DBader
Avançado
Avançado

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20611 Mensagem por DBader » Ter Out 06, 2009 9:09 pm

Bender escreveu:
Não sei se é essa,mas é uma das muitas...
O vice-presidente da Dassault, Eric Trapier, afirmou hoje (1º) que a empresa, responsável pela produção do caça Rafale, está buscando parceiros no Brasil para uma eventual fabricação da aeronave no país. A França participa, ao lado dos Estados Unidos e da Suécia, da concorrência para a venda de 36 aviões de combate para o governo brasileiro. Trapier destacou que já há diálogos com 16 empresas brasileiras para o repasse de tecnologia para a produção da parte elétrica e das turbinas no Brasil. No entanto, ele observou que o país precisa oferecer condições econômicas e técnicas para a fabricação. O francês acrescentou, durante reunião na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, que o repasse dos códigos-fonte de todas as partes do caça francês permitirá ao Brasil não apenas fabricar o Rafale como também aprimorá-lo e vendê-lo "melhorado" a países da América do Sul. O senador Eduardo Azeredo (PSBD-MG), presidente da CRE, apontou o repasse de tecnologia e a possibilidade de fabricação no Brasil como um dos pontos essenciais para o país na escolha do fabricante dos caças supersônicos a serem adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os três países concorrentes anunciaram que pretendem repassar a tecnologia ao Brasil. Apesar do Senado não ter poder para influenciar na decisão do governo para compra das aeronaves, Azeredo classificou como positiva as reuniões com representantes franceses, norte-americanos e suecos. "Não vamos opinar se é um país ou outro, mas temos que saber o que se está comprando", observou o senador mineiro.O tucano acrescentou que o governo brasileiro precisa consertar o que considera um mal-estar criado após o anúncio, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o avião francês era o escolhido. Contudo, Azeredo não vê problemas se o escolhido, após analises técnicas, for mesmo o Rafale.
Sds.
Ou pode ser essa entrevista do Almirante Edouard Guillaud:

Quantos aviões serão construídos aqui no Brasil?

O que a França propôs foi que dos 36 aviões, os seis primeiros seriam fabricados e montados na França. Os 30 seguintes, peças fabricadas na França e montados no Brasil. E se a FAB decidir ir além disso, aos poucos tudo seria transferido para o Brasil. Isso é a manifestação prática de transferência de tecnologia.

[]s,
Douglas Bader

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#20612 Mensagem por orestespf » Ter Out 06, 2009 9:09 pm

DBader escreveu:
orestespf escreveu: Mas não é o que está escrito! As coisas foram feita para pegar patos. Quá quá!! :lol: :lol: :lol:
O Orestes já está com a proposta da Dassault em mãos. :D

[]s,
Douglas Bader
Da mesma forma que você tem a proposta da SAAB em mãos! :D :D :D

Isto não é pra qualquer um, né?

No meu caso, estou tendo orgasmo múltiplo!!! :lol: :lol:

Grande abraço,

Orestes, "quá quá".

Carlos Mathias

#20613 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 06, 2009 9:10 pm

Vamô lá pessoal, vamos debater a política estratégica no FX!!!!

Eu até já dei uma de Gripeiro!!!
Logicamente que cabo de lavar a boca com álcool e de pagar penitência, argh!!!!! :?

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Carlos Mathias

#20614 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 06, 2009 9:12 pm

Ou pode ser essa entrevista do Almirante Edouard Guillaud:
Eu escolhi a que fala que VAI FABRICAR.
Você escolheu a que também diz que vai fabricar, só depois de 36 unidades.

:lol: :lol: :lol: :lol:

DELTA22
Sênior
Sênior

#20615 Mensagem por DELTA22 » Ter Out 06, 2009 9:13 pm

Bem que eu tentei, deixei um post ali atrás... mas vai ser engolido pela patota... :evil:

[]'s.

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
DBader
Avançado
Avançado

#20616 Mensagem por DBader » Ter Out 06, 2009 9:14 pm

orestespf escreveu:

Grande abraço,

Orestes, "quá quá".
Então vamos fabricar os 36 Rafales aqui no Brasil já com peças brasileiras?

[]s,
Douglas Bader

Imagem
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#20617 Mensagem por Penguin » Ter Out 06, 2009 9:15 pm

soultrain escreveu:STMicroelectronics
Sagem
Infinion
Alcatel
Thomson
Mostek
Eurotechnique
EFCIS
SESCOSEM
Schneider Electric (Telemecanique)

[[]]'s

Imagem

Infinion é Alemã (ex-Siemens AG).

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior

#20618 Mensagem por orestespf » Ter Out 06, 2009 9:17 pm

Carlos Mathias escreveu:
Não existe comparação; a França tem seu papel (histórico) de destaque no cenário internacional, a Suécia também, mas estigmatizada (fato que aceita) por viver em cima do muro.
Mas e se o Brasil quiser ser um neutro no mundo?
Então o melhor é não comprar equipamento algum, afinal de contas os neutros nunca são invadidos. :lol: :lol:
É isso que o Brasil quer, ser um país neutro na geopolítica mundial? Os acontecimentos permitirão essa neutralidade?
Sim, exatamente, o que querem é impor neutralidade dizendo que isto é o necessário pra nós. :lol: :lol:
Absolutamente nada. Dizem que vão propor um acordo tipo o "SOFA" só pra dizer que tem um também. Poder pode, nunca se nega tais coisas, mas geopoliticamente é o mesmo que nada.
Mas havendo um SOFA-de-couro-sueco, isso seria interessante ao Brasil, novamente em termos geoestratégicos?
Sim, seria ótimo, não existe nada melhor do que acordo militar entre neutros. :lol: :lol: :lol:
Verdade, formalizado por escrito. Não adianta as campanhas que vemos por aí, o diagnóstico já foi feito, o enquadramento será no devido tempo.
Então digamos que neste aspecto pelo menos as propostas se equivalem. Mas e a parte não sueca, como fabricaremos sem as devidas licenças?
Não se importe com isso, afinal os neutros não devem temer nada, inclusive sempra há a garantia aos neutros que a prateleira sempre está disponível, nunca com as portas fechadas. :lol: :lol:
PS: houve um cruzamento FX-1 e FX-2, conclui-se que as novas crias são afilhados do passado. Detectou-se pais e padrinhos, sabem aonde se encontram e o que fazem. A coisa tende a ficar mais cara do que se previa.

O planejado delira, enquanto do defensor socorre (quem diria) os desafetos. Quem cria contradição, colhe obrigação em devolver o favor.
Dessa parte eu tô por fora...
Tô mudo e calado. :shock:

E Orestes, as respostas que eu dei já foram antecipando a ausência do pessoal da influenza. :mrgreen:
Só prá manter a coisa funcionando e não tornar-se um monólogo. 8-]
Só não sabia que a influenza atacava o cérebro também. :lol: :lol: :lol:

Abraços!
Abração, Grande Carlos!!!

Orestes, "hoje mais do que nunca: quá quá".

soultrain
Sênior
Sênior

#20619 Mensagem por soultrain » Ter Out 06, 2009 9:20 pm

Carlos Mathias escreveu:Vamô lá pessoal, vamos debater a política estratégica no FX!!!!

Logicamente que cabo de lavar a boca com álcool e de pagar penitência, argh!!!!! :?

Já tinha colocado nas noticias, mas acho que passou batido:

Por acaso esse assunto é interessante, os jogos olímpicos são um exemplo. Nem dei parabens no tópico respectivo, pois estão lá os abutres da desgraça.

O que é interessante? Interessante é que o Obama teve uma derrota pessoal e acreditem que teve muita importância, com o trabalho do Brasil que foi excelente e os jogos de bastidores.

Será que a Suécia tem calibre para isso? Agora foram os jogos, sem duvida muito importantes, mas há coisas bem mais importantes, o que a Suécia pode ajudar o Brasil a obter? Um Nobel?????

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
orestespf
Sênior
Sênior

#20620 Mensagem por orestespf » Ter Out 06, 2009 9:21 pm

Carlos Mathias escreveu:Vamô lá pessoal, vamos debater a política estratégica no FX!!!!

Carlos, você colocou o dedo na ferida, o ministro NJ e o presidente Lula (até o ministro Franklin entrou nessa) insistem em dizer que a decisão é política (geopolítica é uma particularidade de tal coisa), então por que se foge deste assunto assim como o diabo foge da cruz?

A parte relevante de tudo isso são as falas de quem vai decidir de fato e de quem vai assinar um cheque (jamais em branco!!!). Então, por que discutir o que os concorrentes dizem? Ora, a boca diz o que quer, mas só os desajuizados acreditam. :lol: :lol:

Fortíssimo abraço!!!

Orestes

Bender

#20621 Mensagem por Bender » Ter Out 06, 2009 9:21 pm

Carlos Mathias escreveu:Senhores, em termos de desdobramentos estratégicos, o que seria interessante na nossa "aliança" coma Suécia em comparação coma França?
O que a Suécia tema mais para oferecer nestes termos?

E sobre oferta de fabricar Rafales aqui, foi oferecido SIM.
Eu sinceramente acredito em aliança com players mundiais,se o nosso desejo é vir a ser um,não é o caso da Suécia sem querer é claro desmerecer esse povo muito especial.

È óbvio também que se olharmos quem senta a mesa do CSO hoje,e procurarmos por afinidades,existem mais interesses comerciais da nossa parte e da deles do que afinidades.

Mas no meio desses interesses sem dúvida,com a França existem também afinidades não só culturais,mas históricas,de influência francesa no Brasil inclusive nas FAs,e de interesses estratégicos na própria AS.

Isso se deve a um fator importante que é o fato da França ser possuidora de um pedaço da floresta Amazônica,some-se a isso o fato da França ser dentre todos os países "nucleares" da Europa o que tem posições mais independentes em política externa,some-se a isso que a França por ter independência tecnológica por uma doutrina da própria nação,na área de tecnologia militar,sofre o assédio da "hamburguerização" dos equipamentos militares,e para sobrevivência de sua própria independência nessa área,abre uma oportunidade única para nós,uma mão lava a outra.

A Suécia portanto tem muito pouco ou nada a oferecer ao Brasil em relação a estas questões,tem uma relação empresarial sólida com o Brasil,muitas empresas suécas estão a décadas aqui,mas isso só reafirma uma relação puramente industrial e comercial,nada além.

Não teriam nada além a oferecer,do que um negócio.

Só minha opinião,pode puchar a cordinha ai...

Sds.

soultrain
Sênior
Sênior

#20622 Mensagem por soultrain » Ter Out 06, 2009 9:22 pm

Santiago escreveu:
Infinion é Alemã (ex-Siemens AG).
Sim é verdade, eu já tinha dito isso, quando a inclui na lista, é porque o centro de R&D é em França, assim como da Quimonda.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
orestespf
Sênior
Sênior

#20623 Mensagem por orestespf » Ter Out 06, 2009 9:22 pm

DELTA22 escreveu:Bem que eu tentei, deixei um post ali atrás... mas vai ser engolido pela patota... :evil:

[]'s.
A estratégia, permitida, no DB é "apagar" o que se diz de útil por aí, tanto que quem é de direito já se enojou com tudo isso. Não esquente... :lol: :lol: :lol:

orestespf
Sênior
Sênior

#20624 Mensagem por orestespf » Ter Out 06, 2009 9:23 pm

DBader escreveu:
orestespf escreveu:

Grande abraço,

Orestes, "quá quá".
Então vamos fabricar os 36 Rafales aqui no Brasil já com peças brasileiras?

[]s,
Douglas Bader
Claro que não!!! Vamos fabricar Rafales com as peças oriundas da bondosa SAAB, que agora é brasileira. :lol: :lol: :lol:

Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#20625 Mensagem por Paisano » Ter Out 06, 2009 9:25 pm

Bom, no que se refere a política estratégica no FX-2, eu penso o seguinte:

EUA - Pode, mas não quer.

Suécia - Pode até querer, mas não tem como.

França - Pode e quer.

CM, me arruma um lugarzinho aí no mangue!!! :lol:

Responder