TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
hbfontes
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:31 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20596 Mensagem por hbfontes » Ter Out 06, 2009 8:48 pm

Mathias perdão por me intrometer, mas a Dassault já falou que nao tem interesse em transferir a linha de montagem, e que caso no futuro seja mais barato fabricar peças no Brasil ai sim eles irão fazer isto.




"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20597 Mensagem por orestespf » Ter Out 06, 2009 8:51 pm

Carlos Mathias escreveu:Senhores, em termos de desdobramentos estratégicos, o que seria interessante na nossa "aliança" coma Suécia em comparação coma França?
Não existe comparação; a França tem seu papel (histórico) de destaque no cenário internacional, a Suécia também, mas estigmatizada (fato que aceita) por viver em cima do muro.

O que a Suécia tema mais para oferecer nestes termos?
Absolutamente nada. Dizem que vão propor um acordo tipo o "SOFA" só pra dizer que tem um também. Poder pode, nunca se nega tais coisas, mas geopoliticamente é o mesmo que nada.

E sobre oferta de fabricar Rafales aqui, foi oferecido SIM.
Verdade, formalizado por escrito. Não adianta as campanhas que vemos por aí, o diagnóstico já foi feito, o enquadramento será no devido tempo.

PS: houve um cruzamento FX-1 e FX-2, conclui-se que as novas crias são afilhados do passado. Detectou-se pais e padrinhos, sabem aonde se encontram e o que fazem. A coisa tende a ficar mais cara do que se previa.

O planejado delira, enquanto do defensor socorre (quem diria) os desafetos. Quem cria contradição, colhe obrigação em devolver o favor.




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20598 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 06, 2009 8:54 pm

Olha, assim como pegaram uma fala fora da proposta francesa (que ninguém conhece) e que está aqui servindo de "documento" e prova dos autos, como se a própria proposta fosse; eu também citei uma fala onde se diz que o Rafale vai ser fabricado aqui. Tá por aí, é só procurar.

Cada torcida acredita na que quiser, lamento. :|

Abraços! :)




Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20599 Mensagem por DBader » Ter Out 06, 2009 8:57 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha, assim como pegaram uma fala fora da proposta francesa (que ninguém conhece) e que está aqui servindo de "documento" e prova dos autos, como se a própria proposta fosse; eu também citei uma fala onde se diz que o Rafale vai ser fabricado aqui. Tá por aí, é só procurar.

Cada torcida acredita na que quiser, lamento. :|

Abraços! :)
Acho que ninguém aqui duvida disso, já foi repetido inúmeras vezes: os 6 primeiros serão montados na França e os 30 restantes aqui no Brasil com peças francesas.

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20600 Mensagem por DELTA22 » Ter Out 06, 2009 8:58 pm

Carlos Mathias escreveu:Senhores, em termos de desdobramentos estratégicos, o que seria interessante na nossa "aliança" coma Suécia em comparação coma França?
O que a Suécia tema mais para oferecer nestes termos?

E sobre oferta de fabricar Rafales aqui, foi oferecido SIM.
Pensando exclusivamente na aliança estratégica com a França hoje, deixando o F-X "de lado" de certo modo, a questão que mais me chama a atenção nessa aliança é obter de um membro permanente do CS-ONU respaldo para as ações que tomamos até hoje (destaque: sub nuclear!), o que ao mesmo tempo nos torna um país que busca um "não-alinhamento" ao "big brother" e garante que nossos projetos estão contando com a responsabilidade e (com o devido limite que deve ser imposto por nós, claro) supervisão de um ator global de peso que sem dúvidas é a França.

Não tem como eles nos transferir "prestígio" internacional, mas a "muleta" francesa é mais firme do que a Sueca, sem dúvida. A questão é agora não ter o prestígio que eles tem, mas demonstrar que temos credibilidade para uma parceria concreta. :wink:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20601 Mensagem por soultrain » Ter Out 06, 2009 8:59 pm

DBader escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Você quer esconder uma cratera com uma moeda de 5 centavos citando uma reportagem de opinião.

Mas eu vou entrar na sua para que me responda o seguinte:

Quem garantiu tecnologia completa de forma oficial e comprovada e quem pode fazer isso por não depender de terceiros?
Ninguém. Faltou à frança o "comprovada". Além disso, como bem colocado pelos americanos, a França não domina toda a tecnologia. Por exemplo, não fabrica processadores nem chipsets.

Qual é o país que é mencionado pelo Presidente e pelo Ministro da Defesa como sendo o único que se comprometeu realmente a fazer isso?
A França.

Qual a proposta que está presa a um tratado que proíbe a transferência de tecnologia sem prévia autorização pelos EUA?
Nenhuma. Existem itens em todas as propostas que não dependem de nenhuma autorização americana.

Responda a essas três perguntas.


[]'s
Respondido. O que você quer mostrar com isso?

Eu respondi 3 perguntas suas. Me responda só uma:

Que país prometeu "transferência de tecnologia total, completa, sem limite e sem restrição" e não tem como cumprir?

[]s,
Douglas Bader

Vinicius, desculpe mas as páginas vieram em seguimento deste post, e foram necessárias para responder e provar que havia erro de quem pensa que sabe tudo.

O Brasil não pretende a tecnologia de Micro processadores, esta está no mercado a preços de banana e com fácil obtenção, mas o que corre em cima, o soft. Já agora o sabe tudo bastava ter dito que a arquitectura do Rafale é baseada em processadores RISC, que não são nada em especial de tecnologia, mas são muito fiáveis e se for ver, quase de certeza são Made in Malasya.

Quais são os processadores que o Gripen NG usa? A resposta deve ser: "os que o Brasil quiser".

Isto era acessório, foi só para provar mais um erro de quem aparentemente sabe o que lhe dizem e às vezes pode não ser o correcto.

O importante é isto:

Apesar de ter perguntado três vezes, não obtive resposta:
soultrain escreveu:Bom,

Não sei se alguém respondeu à minha questão do MLU, este tópico é fogo e eu não consigo acompanhar tudo.

Na minha opinião, o NG não é e não pode ser muito diferente de um MLU ao F-16, com uma asa quase igual, apenas com algumas alterações, alterações no trem de aterragem, e alteração no engine bay.

Portugal teve essa transferência de tecnologia apenas com o MLU, nada de extraordinário, portanto a Embraer, através das OGMA já o fazem na estrutura e integração e empresas Portuguesas como a EDISOFT mexem no software do radar, isto tudo com poucos milhões, nada de 7 biliões.

Para estar disponível tão rápido, não pode haver alterações profundas, nos sistemas pouco deve mudar além da antena de radar.

Onde está o maná?

França não fabrica processadores nem chipsets????? Até Portugal fabrica...
E já agora, quantas linhas de fabricação, montagem, vão existir no mundo se a SAAB vencer todas as concorrências? 3...4,5?

Será isto viável economicamente? A não ser quem financia? A Suécia, a Saab, os clientes?

[[]]'s




Editado pela última vez por soultrain em Ter Out 06, 2009 9:01 pm, em um total de 1 vez.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
hbfontes
Júnior
Júnior
Mensagens: 70
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:31 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20602 Mensagem por hbfontes » Ter Out 06, 2009 9:00 pm

Bom vou dar minha opinião,

Se o Lula tivesse ficado calado, o Rafale ja estaria vendido, na verdade essa pressão toda sobre o Rafale vem apenas do Jobim por algum motivo que desconheço qual, o proprio Lula assumiu hoje que desconhecia a proposta Sueca e Americana e após ver o vídeo da SAAB que foi colocado por oficias da FAB durante sua viagem seu comentário foi "Puxa, eu não sabia disto".

Eu diria que o Jobim deve estar ficando maluco, porque de longe a proposta da Saab e a mais clara e é a melhor para o Brasil, a quem diga que a Dassault não fazia marketing, isso diminuiu após as promessas que o Sarkozi fez aqui no Brasil, acredito que a Dassault esteja em uma sinuca e que não conseguiu fazer tudo que o Sarkozi falou pois tenho certeza que se tivesse tudo no papel já estaria na midia sua proposta para tentar diminuir o peso que a Saab esta fazendo agora.(esse papo de que eles estão quietos porque ja ganharam, sinceramente se fosse vocês ficariam calados ao ver a outra empresa ganhando aliados?).

Bom para terminar, para mim não esta facil para o Rafale ganhar, assim como não esta facil para ele perder, vai depender de o lula escutar o jobim ou escutar o conselho nacional de segurança.

E para a FAB colocar o vídeo da SAAB durante o voo do presidente, não acredito que o relatorio ira sair a favor da Dassault.

Desculpem se estiver errado, e apenas minha opinião.


ps: Mais alguem achou estranho o última entrevista do Jobim?. Ele nem se quer citou o nome da Saab na concorrencia.




"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20603 Mensagem por orestespf » Ter Out 06, 2009 9:02 pm

hbfontes escreveu:Mathias perdão por me intrometer, mas a Dassault já falou que nao tem interesse em transferir a linha de montagem, e que caso no futuro seja mais barato fabricar peças no Brasil ai sim eles irão fazer isto.
A Dassault não fala nada, que fala por ela são os novos gripeiros do DB. :lol: :lol:

Este criam factóides a cada dia, mas o sucesso esperado teve repercussão negativa na grande imprensa, choveu emails e telefonemas reclamando da "perda" (não tenho como responder, óbvio). Deve ser esta a sua confusão...

Só mais uma, ouvi muita coisa assim: se querem que a gente reproduza o eco, tem que pagar pela publicidade. [018] [018]


Grande abraço,

Orestes




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20604 Mensagem por Bender » Ter Out 06, 2009 9:02 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha, assim como pegaram uma fala fora da proposta francesa (que ninguém conhece) e que está aqui servindo de "documento" e prova dos autos, como se a própria proposta fosse; eu também citei uma fala onde se diz que o Rafale vai ser fabricado aqui. Tá por aí, é só procurar.

Cada torcida acredita na que quiser, lamento. :|

Abraços! :)
Não sei se é essa,mas é uma das muitas...
O vice-presidente da Dassault, Eric Trapier, afirmou hoje (1º) que a empresa, responsável pela produção do caça Rafale, está buscando parceiros no Brasil para uma eventual fabricação da aeronave no país. A França participa, ao lado dos Estados Unidos e da Suécia, da concorrência para a venda de 36 aviões de combate para o governo brasileiro. Trapier destacou que já há diálogos com 16 empresas brasileiras para o repasse de tecnologia para a produção da parte elétrica e das turbinas no Brasil. No entanto, ele observou que o país precisa oferecer condições econômicas e técnicas para a fabricação. O francês acrescentou, durante reunião na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, que o repasse dos códigos-fonte de todas as partes do caça francês permitirá ao Brasil não apenas fabricar o Rafale como também aprimorá-lo e vendê-lo "melhorado" a países da América do Sul. O senador Eduardo Azeredo (PSBD-MG), presidente da CRE, apontou o repasse de tecnologia e a possibilidade de fabricação no Brasil como um dos pontos essenciais para o país na escolha do fabricante dos caças supersônicos a serem adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os três países concorrentes anunciaram que pretendem repassar a tecnologia ao Brasil. Apesar do Senado não ter poder para influenciar na decisão do governo para compra das aeronaves, Azeredo classificou como positiva as reuniões com representantes franceses, norte-americanos e suecos. "Não vamos opinar se é um país ou outro, mas temos que saber o que se está comprando", observou o senador mineiro.O tucano acrescentou que o governo brasileiro precisa consertar o que considera um mal-estar criado após o anúncio, feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de que o avião francês era o escolhido. Contudo, Azeredo não vê problemas se o escolhido, após analises técnicas, for mesmo o Rafale.
Sds.




Editado pela última vez por Bender em Ter Out 06, 2009 9:04 pm, em um total de 1 vez.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20605 Mensagem por orestespf » Ter Out 06, 2009 9:03 pm

DBader escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Olha, assim como pegaram uma fala fora da proposta francesa (que ninguém conhece) e que está aqui servindo de "documento" e prova dos autos, como se a própria proposta fosse; eu também citei uma fala onde se diz que o Rafale vai ser fabricado aqui. Tá por aí, é só procurar.

Cada torcida acredita na que quiser, lamento. :|

Abraços! :)
Acho que ninguém aqui duvida disso, já foi repetido inúmeras vezes: os 6 primeiros serão montados na França e os 30 restantes aqui no Brasil com peças francesas.

[]s,
Douglas Bader
Mas não é o que está escrito! As coisas foram feita para pegar patos. Quá quá!! :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20606 Mensagem por DBader » Ter Out 06, 2009 9:04 pm

soultrain escreveu:Já agora o sabe tudo bastava ter dito que a arquitectura do Rafale é baseada em processadores RISC, que não são nada em especial de tecnologia, mas são muito fiáveis e se for ver, quase de certeza são Made in Malasya.
Não vamos partir para ofensas pessoais. Desse jeito vai parecer que você não tem argumento pra discutir. Vamos manter o debate em alto nível. Não precisamos disso.

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20607 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 06, 2009 9:04 pm

Não existe comparação; a França tem seu papel (histórico) de destaque no cenário internacional, a Suécia também, mas estigmatizada (fato que aceita) por viver em cima do muro.
Mas e se o Brasil quiser ser um neutro no mundo?
É isso que o Brasil quer, ser um país neutro na geopolítica mundial? Os acontecimentos permitirão essa neutralidade?
Absolutamente nada. Dizem que vão propor um acordo tipo o "SOFA" só pra dizer que tem um também. Poder pode, nunca se nega tais coisas, mas geopoliticamente é o mesmo que nada.
Mas havendo um SOFA-de-couro-sueco, isso seria interessante ao Brasil, novamente em termos geoestratégicos?
Verdade, formalizado por escrito. Não adianta as campanhas que vemos por aí, o diagnóstico já foi feito, o enquadramento será no devido tempo.
Então digamos que neste aspecto pelo menos as propostas se equivalem. Mas e a parte não sueca, como fabricaremos sem as devidas licenças?
PS: houve um cruzamento FX-1 e FX-2, conclui-se que as novas crias são afilhados do passado. Detectou-se pais e padrinhos, sabem aonde se encontram e o que fazem. A coisa tende a ficar mais cara do que se previa.

O planejado delira, enquanto do defensor socorre (quem diria) os desafetos. Quem cria contradição, colhe obrigação em devolver o favor.
Dessa parte eu tô por fora...

E Orestes, as respostas que eu dei já foram antecipando a ausência do pessoal da influenza. :mrgreen:
Só prá manter a coisa funcionando e não tornar-se um monólogo. 8-]

Abraços!




Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20608 Mensagem por DBader » Ter Out 06, 2009 9:06 pm

orestespf escreveu:
DBader escreveu:Acho que ninguém aqui duvida disso, já foi repetido inúmeras vezes: os 6 primeiros serão montados na França e os 30 restantes aqui no Brasil com peças francesas.

[]s,
Douglas Bader
Mas não é o que está escrito! As coisas foram feita para pegar patos. Quá quá!! :lol: :lol: :lol:
O Orestes já está com a proposta da Dassault em mãos. :D

[]s,
Douglas Bader




Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20609 Mensagem por orestespf » Ter Out 06, 2009 9:07 pm

hbfontes escreveu:Bom vou dar minha opinião,

Se o Lula tivesse ficado calado, o Rafale ja estaria vendido, na verdade essa pressão toda sobre o Rafale vem apenas do Jobim por algum motivo que desconheço qual, o proprio Lula assumiu hoje que desconhecia a proposta Sueca e Americana e após ver o vídeo da SAAB que foi colocado por oficias da FAB durante sua viagem seu comentário foi "Puxa, eu não sabia disto".

Eu diria que o Jobim deve estar ficando maluco, porque de longe a proposta da Saab e a mais clara e é a melhor para o Brasil, a quem diga que a Dassault não fazia marketing, isso diminuiu após as promessas que o Sarkozi fez aqui no Brasil, acredito que a Dassault esteja em uma sinuca e que não conseguiu fazer tudo que o Sarkozi falou pois tenho certeza que se tivesse tudo no papel já estaria na midia sua proposta para tentar diminuir o peso que a Saab esta fazendo agora.(esse papo de que eles estão quietos porque ja ganharam, sinceramente se fosse vocês ficariam calados ao ver a outra empresa ganhando aliados?).

Bom para terminar, para mim não esta facil para o Rafale ganhar, assim como não esta facil para ele perder, vai depender de o lula escutar o jobim ou escutar o conselho nacional de segurança.

E para a FAB colocar o vídeo da SAAB durante o voo do presidente, não acredito que o relatorio ira sair a favor da Dassault.

Desculpem se estiver errado, e apenas minha opinião.


ps: Mais alguem achou estranho o última entrevista do Jobim?. Ele nem se quer citou o nome da Saab na concorrencia.
Olá HBFontes,

você tem total razão, tudo o que vemos na mídia está sendo para concluirmos que o Rafale tem chance de não ser o vencedor.

Você não acha que este governo é mesmo genial? Os caras estão conseguindo inclusive disfarçar o tropeço de dias (quase um mês) atrás, isto não é pra qualquer um.


Grande abraço,

Orestes, "quá quá".




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20610 Mensagem por soultrain » Ter Out 06, 2009 9:08 pm

DBader escreveu:
soultrain escreveu:Já agora o sabe tudo bastava ter dito que a arquitectura do Rafale é baseada em processadores RISC, que não são nada em especial de tecnologia, mas são muito fiáveis e se for ver, quase de certeza são Made in Malasya.
Não vamos partir para ofensas pessoais. Desse jeito vai parecer que você não tem argumento pra discutir. Vamos manter o debate em alto nível. Não precisamos disso.

[]s,
Douglas Bader
tem razão, excedi-me. Peço desculpa, foi no correr do texto, admito o erro.

Agradeço uma resposta às minhas perguntas, que estão a ficar com fama de não ter resposta.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder