TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20581 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Out 06, 2009 4:58 pm

Mas eu já comentei que a STMicroeletronics , Dolphin e a própria Thales são empresas francesas que produzem processadores e deve ter mais.
Mas processadores são itens que atualmente podem ser comprado em lotes de 1000, 10.000, até mais.
O Irã produz processadores.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20582 Mensagem por DBader » Ter Out 06, 2009 5:16 pm

ninjanki escreveu:Douglas,

Me desculpe o tom, mas qual é o seu problema? Quero dizer, estamos aqui falando de caças, de aviõnicos e sistemas eletrônicos embarcados, de radares e sistemas associados, e você me vem com essa de computador francês???? Oque tem uma coisa haver com a outra???? Há várias empresas no mundo capazes de projetar processadores, dos mais diversos tipos e propósitos, e várias delas estão na França. As empresas citadas fazem processadores/microchips/chipsets ou o nome que você quiser dar para as mais diversas aplicações, desde processamento de sinais, vídeo, dados, até telecomunicações, radares e, porque não, processadores genéricos. Claro que em termos de processadores genéricos, não são dominantes no mercado comercial, mas acho que isso não tem nada haver com capacidade tecnológica, talvez com viabilidade econômica de competir com Intel, AMD, Texas, entre tantas outras. E ainda assim, competem em diversas áreas mais especializadas. Acho que você só está querendo ganhar a discussão, a despeito dos fatos... E certamente tem tecnologia para fabricar processadores de alta performance, visto que muitas vezes são contradadas por empresas de mercado para produzir chips com designs exclusivos, em tecnologia compatível com as melhores foundries do mundo... A Alcatel, por exemplo, projeta e fabrica roteadores e switches para dados, com altíssima velocidade e capacidade de processamento, com chipsets desenvolvidos por eles para tarefas específicas, que competem com produtos americanos, chineses, etc...

Francamente...

Allan

ps. O Silicon Valley não é o centro do universo, nem todas as empresas de tecnologia americanas estão lá, até porque o custo de vida e do metro quadrado na região, e a regulação do governo da califórnia levaram várias empresas a se mudar de lá para outros estados, ou países.

Allan
Esse assunto já deu o que tinha que dar. Poderia ficar discutindo aqui com você sobre isso dias a fio, mas não vale a pena, o tópico não é sobre isso e muito menos o fórum DB. Vamos parar por aqui?

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20583 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Out 06, 2009 5:23 pm

Esse assunto sobre microprocessadores vai levar a que precisamente? Acho que nada. Poderíamos pular e ir ao que realmente interessa?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20584 Mensagem por DELTA22 » Ter Out 06, 2009 5:42 pm

Carlos Mathias escreveu:
Agora a política (geopolitica, na verdade) vai falar mais alto.
Justamente por isso a campanha para voltar o foco da discussão ao passado, a rélez hardware.

Repararam que absolutamente ninguém toca no assunto relações geoestratégicas, principalmente uma certa torcida pequenininha?
CM, é só levantar a bola que o hardware aparece novamente. Sintomático. :?

Mas se alguem (ou você mesmo, CM) quiser colocar o assunto na mesa, estou disposto a travar o bom debate! É só começar... :wink:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20585 Mensagem por Bender » Ter Out 06, 2009 7:26 pm

czarccc escreveu:Como pude observar, a avaliação das partes dadas a conhecer ao grande público sobre as propostas (podendo conter incoerências com as reais propostas, que ainda, caso escolhidas, podem não ser cumprindas) ao FX2 nos remete, como foi amplamente dito em posts anteriores, ao achismo do achismo. Acho possível ou crível isso ou aquilo. Enfim, CREIO nisso ou naquilo. Diante da constatação dos foristas digo, não era exatamente isso desde o início, durante todo o processo? Claro!

Imaginei então os pontos extremos, de acordo com esses critérios:

Quadro Ursinhos Carinhosos:

Os EUA aprovam em votação emergencial três emendas contitucionais e alteram sete leis federais e anunciam transferência total de tecnologia ao Brasil, não sendo versão FMS (degradada), dentro da proposta da Boeing dos F-18 E/F Super Hornet (Bem que poderia ser os F-22 ou pelo menos os Silente Eagle!)!

A França cumpre integralmente com sua proposta anunciada de transferência total de tecnologia a preços compatíveis aos pagos pela suas forças armadas.

A SAAB financia completamente o projeto Gripen NG, cumprindo todos os prazos com maestria, vendendo-os pela metade do preço. A suécia descobre as maiores reservas de petróleo do mundo em águas rasas em sua ZEE e encomenda 300 Gripens NG. :mrgreen:

Nesse caso a escolha seria mais difícil ainda. Os EUA teriam ao seu favor a excelente qualidade da máquina em vários aspectos, excelente manutenção, elevada variedade de armamentos modernos, com total transferência de tecnologia, além do grande peso estratégico de ser aliado preferencial da principal potência mundial. A França ofereceria um excelente caça multifuncional, incluindo capacidade de ataque nuclear, com total transferência de tecnologia, além de uma aliança estratégica menos assimétrica. A SAAB forneceria conhecimento no projeto on the job, excelente vantagem, além de menores custos de operação e aquisição. Todos dariam participação de destaque em projetos de próxima geração ao Brasil.

Plano B: Os russos, depois de porre daqueles, decidem que tem que se aliar a todo custo ao Brasil. Oferecem o PAK-FA, que já está, secretamente em produção, com transferência de tecnologia total. O PAK-FA é reportado como sendo capaz de abater um F-22 a 500 km de distância com o rastro de suas potentes turbinas (no setor traseiro!) e possui um grande botão vermelho escrito: Total destruição do mundo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Tá, reconheço que o Plano B é demais até mesmo para o Quadro Ursinhos carinhosos! :D

Quadro evil papagali:

Os F-18, comprdos de prateleira, chegam sem turbinas. EUA alegam que assim que elas forem necessárias elas serão enviadas da área 51 ao Brasil em menos de 5 minutos via FD-38 Super Disc (FD = Flying Disc).

Os Rafales custam olho da cara e dois dedos do pé. Na primeira manutençaõ mais extensiva os franceses cobram cinco vezes o valor do contrato de aquisição. Saito infarta.

Os Gripens NG chegam, depois do profícuo período de 20 anos de seu desenvolvimento, com alguns percalços. Devido ao contigênciamento de parte do orçamento de US$ 5 bilhões para seu desenvolvimento no ano fiscal de 2028, e problemas na décima terceira tentativa de parceria da SAAB com alguém que saiba fazer antenas AESA, os aviões chegam sem radar, mas a SAAB garante que sua nova parceria com a Timor Eletronics desenvolverá em curto prazo este importante sensor. Os motores também se encontram na área 51!

Plano B: Brasil compra da Colombia os caças Advanced Gavilan, representando um marco na coperação regional no ambito do projeto Sul-Sul implementado pelo Brasil.

Foi divertido fazer!! Espero que gostem!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Foi divertido lêr! :D :mrgreen: :mrgreen:

Sds.




Avatar do usuário
Alfredo762
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 251
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 6:46 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20586 Mensagem por Alfredo762 » Ter Out 06, 2009 7:26 pm

czarccc escreveu:
Alfredo762 escreveu:Alberto e Orestes
É concreto.

O que a Saab disse está na proposta enviada ao governo. Assim como fizeram os franceses e americanos.

O que estiver no conteúdo será o fator determinante para que o governo opte. Juridicamente falando. Isso evita golpes, mal entendidos e interpretações dúbias. Além do mais, se o fornecedor promete X, e na hora H, promete Y, existem cláusulas contratuais pesadíssimas $$$ que inibirão essa conduta. É por isso que os franceses voltaram atrás com a sua falaciosa TdT.

É sobre o que está na proposta é que será acordado. Isso vale para suecos, franceses e americanos. Desta forma, o contido na proposta, como demonstrado na coletiva, é concreto.

Deveria o processo ser assim, pois pelo que vimos com o atual presidente, e o Nelson, foi a demonstração clara da parcialidade que mostrou um caminho diverso.

Opiniões e achismos cabem somente aos lobbychas e aos apaixonados.
Argumentos concretos, somente àqueles que podem contratar.


Abraços
Alfredo

Mas Alfredo, me responda sinceramente. Que concorrência desse tipo não envolve decisão política e preferências governamentais? Não eram desde o início os F-15K e F-15S os preferidos pelos seus governos em suas concorrências? A Austrália não fez uma compra direta de Super Hornets? A Noruega não alegou que o F-35 é mais barato que o Gripen (absurdo!). Tudo por preferências nem um pouco veladas. Essas são as regras do jogo. Se não se concidera satisfatórias as regras não se adentra ao certame. A Lockheed considerou o nível de transferência tecnológico elevado demais para o F-35. Não entrou na concorrência com essa aeronave. Simples assim. Não se iluda. Todas as empresas são calejadas nesse tipo de processo. Todas sabem que é assim que funciona em todo o mundo. Mas como ninguém gosta de dinheiro (bilhões :wink: ), elas entram em todos diante da mínima possibilidade de ganho. Veja o caso da Coréia, mesmo estando no grupo NATO + 4, de aliados estratégicos dos EUA, mesmo todo mundo sabendo que as chances dos EUA levarem era 99,9%, todas empresas entraram na concorrência.
“czarcc”

Calma lá. Não confunda hipopótamo com isotônico.

Eu comentei em minha mensagem o conteúdo das propostas para demonstrar que não eram promessas.

Um programa para o fornecimento de um caça exige garantia para que se cumpra o que foi oferecido. A empresa X oferece Y. Caberá ao governo ver se na sua proposta está o Y. Se não estiver, ela sai fora. Simples assim. Simples.

Em minha mensagem não abordei a forma de como a empresa é escolhida. Abordei somente a necessidade do conteúdo da proposta. Coisas diferentes.

Não vemos americanos prometendo TdT “irrestrita”. Não vemos franceses oferecendo real TdT, como fazem os suecos. Não vemos franceses oferecendo construção parcial aqui. E não vemos suecos oferecendo fabricação de motores.

Por que?

Porque sabem que tudo o que oferecerem, deverá estar na proposta. As minúcias são secretas, é por isso que ninguém tem acesso, somente o governo e a FAB. Se não cumpri, cabe uma bela indenização, assim como cláusulas pesadas $$$ por quebra de contrato.

Uma vez selecionada, a empresa deverá cumprir Y. Não é assim como vocês acham que é. Ela promete o mundo e na hora H ela pode mudar porque acham que pode.

Não, não é assim que funciona a coisa.

E por fim, essa do F-35 é pura falácia. Ocorre que alguém aqui disse que esse avião estava sendo oferecido ao Brasil, quando jamais pensaram em oferecer. 2014 por 70 milhões de dólares...


Alfredo




Sobram ufanistas e faltam patriotas.
Avatar do usuário
Alfredo762
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 251
Registrado em: Dom Abr 06, 2008 6:46 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20587 Mensagem por Alfredo762 » Ter Out 06, 2009 7:30 pm

Ricardo Rosa escreveu:Bom dia a todos,

Pessoal, a grande verdade é que os caças americanos e suecos podem até vir de graça, porém, o governo, usando como argumento a transferência irrestrita de tecnologia (sinceramente, eu nunca vi isso), já fechou com os franceses. Os Rafales podem vir pelo triplo ou quádruplo do preço dos concorrentes que, mesmo assim, serão adquiridos pelo Brasil. Só espero que as aeronaves não fiquem no solo por falta de recursos.

Abraços.
Eu estou completamente de acordo.


Alfredo




Sobram ufanistas e faltam patriotas.
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20588 Mensagem por Bender » Ter Out 06, 2009 7:33 pm

Carlos Mathias escreveu:Se fabricar caça aqui dá garantia de vitória, tem um concorrente para a proposta sueca, só que com um Avião.
Nossa proposta contém um grande programa da transferência tecnológica que envolve o ciclo completo da manutenção e reparação da aeronave e seus sistemas no Brasil, incluindo a produção do Su-35 no Brasil. Simultaneamente nós declaramos que a transferência das várias tecnologias envolvidas somente pode ser limitada pela capacidade técnica e financeira das empresas receptoras brasileiras.
E agora?
Segundo o amigo e camarada Bolovo,comunicou a voce inclusive Carlos,seria possível ai sim,comprarmos os Gripens também e levar um sob cada asa pendurado nos pilones do SU35,se quisèssemos fazer um ataque além dos 4000km,era só "alijá-los" e eles voariam mais 2000km,pena que não conseguiriam voltar depois :? ,alijados definitivamente.

Um B?

Sds.




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20589 Mensagem por Bender » Ter Out 06, 2009 7:51 pm

Marino escreveu:
- Temos que tomar conta do pré-sal, da Amazônia, dos 15mil km de fronteira seca, de 8 mil km de costa marítima e agora tem essa história de piratas da Somália - justificou o presidente.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Só agora eu vi esse post :lol: O Sr. Presidente Lula é uma figuraça,esse sim é um homem de marketing :D tá importando até piratas da Somália,capaz até de sobrar umas duas fragatas a mais,só com essa importada dos piratas :mrgreen:

Sds.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20590 Mensagem por orestespf » Ter Out 06, 2009 7:56 pm

Alfredo762 escreveu: E por fim, essa do F-35 é pura falácia. Ocorre que alguém aqui disse que esse avião estava sendo oferecido ao Brasil, quando jamais pensaram em oferecer. 2014 por 70 milhões de dólares...


Alfredo
Olá Alfredo,

desculpe-me por citar apenas esta parte, fiz isto porque diz respeito a mim. A tal pessoa que disse isto no fórum fui eu, mas simultaneamente disse que não acreditava e disse também que falei a mesma coisa para quem me informou tal coisa. Tenho email e gravação da entrevista feita com a pessoa que representava a LM no Brasil, se ela mentiu ou não, não sei, apenas afirmo que disse. Então, insisto, trouxe a informação, mesmo achando-a impossível, como assim o tempo demonstrou. Mais uma vez insisto, o que foi dito aqui não foi da forma que você colocou, o amigo distorceu (e muito) os fatos.

Só para constar.


Forte abraço,

Orestes




Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20591 Mensagem por DBader » Ter Out 06, 2009 8:09 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Também vou publicar hoje a entrevista exclusiva com o Bengt Jéner, Diretor da Saab no Brasil.
Oi Vinícius,

Não querendo te pressionar mas já pressionando: sai hoje? :D

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Avatar do usuário
czarccc
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:52 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20592 Mensagem por czarccc » Ter Out 06, 2009 8:10 pm

Bender escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Se fabricar caça aqui dá garantia de vitória, tem um concorrente para a proposta sueca, só que com um Avião.
E agora?
Segundo o amigo e camarada Bolovo,comunicou a voce inclusive Carlos,seria possível ai sim,comprarmos os Gripens também e levar um sob cada asa pendurado nos pilones do SU35,se quisèssemos fazer um ataque além dos 4000km,era só "alijá-los" e eles voariam mais 2000km,pena que não conseguiriam voltar depois :? ,alijados definitivamente.

Um B?

Sds.
[018]

Não fale assim da pulga atômica!!!




Imagem
Avatar do usuário
czarccc
Sênior
Sênior
Mensagens: 758
Registrado em: Qui Set 10, 2009 6:52 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20593 Mensagem por czarccc » Ter Out 06, 2009 8:30 pm

Alfredo762 escreveu: Deveria o processo ser assim, pois pelo que vimos com o atual presidente, e o Nelson, foi a demonstração clara da parcialidade que mostrou um caminho diverso.
Alfredo
Meu comentário era mais específicamente pra esse trecho.

Eu li a época da abertura do FX2 que houve um RFI do F-35. Esse notícia foi só boato? Não estou questionando. Eu realmente não sei e pesquisar vai me tomar mais tempo que esperar a resposta dos amigos que já sabem dos detalhes. :mrgreen:

Quanto ao cumprimento das propostas acreditava que funcionasse assim: O governo seleciona, de acordo com seus critérios (antes que joguem pedra, a FAB faz parte do governo), a melhor proposta e inicia negociações de contrato. Para passar da proposta ao contrato normalmente surgem conflitos de interpretação do que determinado trecho da proposta signifiva efetivamente em termos contratuais. Se o contratante, o governo, considerar que contrato apresentado não cumpre com os termos da proposta, elimina o candidato a contratado e convoca para negociações a empresa que apresentou a segunda melhor proposta. É claro que isso envolve um custo político elevado. É algo desgastante e raramente ocorre. Não sabia que existiam multas nessa fase da concorrência. Não conheço bem essas minúcias burocraticas do processo. Me corrijam por favor se tiver algo errado.

Saudações




Imagem
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20594 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 06, 2009 8:34 pm

Não sabia que existiam multas nessa fase da concorrência. Não conheço bem essas minúcias burocraticas do processo. Me corrijam por favor se tiver algo errado.
Sobre multas por quebra/não cumprimento de contrato, pode perguntar para a torcida gripada, eles estão por dentro. :mrgreen:




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20595 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Out 06, 2009 8:35 pm

Senhores, em termos de desdobramentos estratégicos, o que seria interessante na nossa "aliança" coma Suécia em comparação coma França?
O que a Suécia tema mais para oferecer nestes termos?

E sobre oferta de fabricar Rafales aqui, foi oferecido SIM.




Responder