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Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Peço-te que pesquises um pouco do que se está a fazer na europa... por favor!NovaTO escreveu:Países que serão capazes de produzir tudo do caça, no conceito de 5ª geração, só esses 3 mesmo. Europeus estão ficando para trás, e existem algumas indústrias emergentes mas que não 100% independentes(Turquia, Índia e Coréia do Sul). E existe o Japão, que se conseguir manter seu programa, poderá ter um caça de 5.5ª geração com a maior parte de seus componentes nacionais.
[]'s
Se adiantou? O NeuroN ainda não voou, estão finalizando ainda o primeiro demonstrador. X-45/X-47 estão bem adiantados. Mas a questão não é essa. Essas plataformas são como mini B-2, duvido que tenham a manobrabilidade de um caça. Por isso os requisitos da Marinha americana no seu F-XX para um ADF de frota. Se não, seu X-47 já seria suficiente.Franz Luiz escreveu:Só não devemos nos esquecer que a grande diferença entre um caça tripulado e um UCAV estará mais no software do que no hardware. No hardware, a Europa já está com projetos. Mas somente quem está a desenvolver projetos agora é que terá condições de desenvolver o software "inteligente" destes futuros aparelhos.
Nisto a Europa já se adiantou com o NEURON.
Quanto a hardware e sensores, a Europa tem sobras neste aspecto.
Os problemas maiores para todos, incluindo EUA, estarão na crise que se aprofundará, e se haverá mercado
que induza estes desenvolvimentos.
Se eu não me engano todos os grandes caças Europeus tiveram seus desenvolvimentos iniciado na guerra fria né?NovaTO escreveu:Se adiantou? O NeuroN ainda não voou, estão finalizando ainda o primeiro demonstrador. X-45/X-47 estão bem adiantados. Mas a questão não é essa. Essas plataformas são como mini B-2, duvido que tenham a manobrabilidade de um caça. Por isso os requisitos da Marinha americana no seu F-XX para um ADF de frota. Se não, seu X-47 já seria suficiente.Franz Luiz escreveu:Só não devemos nos esquecer que a grande diferença entre um caça tripulado e um UCAV estará mais no software do que no hardware. No hardware, a Europa já está com projetos. Mas somente quem está a desenvolver projetos agora é que terá condições de desenvolver o software "inteligente" destes futuros aparelhos.
Nisto a Europa já se adiantou com o NEURON.
Quanto a hardware e sensores, a Europa tem sobras neste aspecto.
Os problemas maiores para todos, incluindo EUA, estarão na crise que se aprofundará, e se haverá mercado
que induza estes desenvolvimentos.
A Europa vai conviver por muito tempo com seus caças de 4.5ª geração. Não vejo caças nem estudos sendo desenvolvidos para o pós-Rafale ou pós-Eurofighter. Quando vão começar esses estudos?
[]'s
Enquanto, a maioria dos Brasileiros acharem que desenvolver tecnologias senciveis é perda de tempo...continuaremos na mesma.Boss escreveu:E nós, estamos deitados eternamente no berço de sempre, esperando os UCAVs serem testados, lançados e utilizados, para aí irmos mendigar ToT a quem teve a competência de fazer.
Não diga bobagens. A plataforma de lançamento do VLS já está pronta, o novo estágio a combustível líquido já foi testado, o CBERS segue no rumo e o programa de satélites geoestacionários está em curso. Os problemas são os de sempre, queda de braço entre o INPE e a AEB.suntsé escreveu: Enquanto, a maioria dos Brasileiros acharem que desenvolver tecnologias senciveis é perda de tempo...continuaremos na mesma.
Veja o nosso programa aéro-espacial estacionado e sendo desmontado por exemplo.já é o reflexo disso.
Uma obra basicamente de construção civil. É, prédios nós sabemos fazer (e neste caso com apoio russo).Pepê Rezende escreveu:A plataforma de lançamento do VLS já está pronta
Onde? Quando? Procuro avidamente informações sobre isso, mas não consegui encontrar nada em nenhuma fonte oficial. A última notícia que obtive dava conta de que os estudos com o motor que ele deveria utilizar, derivado do russo RD-0109, haviam sido paralizados pois apesar de ter sido trazido um da Rússia não se sabia como gerar as especificações para discutir com a indústria nacional.o novo estágio a combustível líquido já foi testado
Então as últimas notícias sobre o ultimato chinês são apenas manoras da PIG?CBERS segue no rumo
É praticamente certo que no Brasil só se farão as especificações (e provavelmente com apoio de alguma consultoria estrangeira), e a construção será por alguma empresa internacional do ramo. Talvez (e apenas talvez) venha a ser lançado de Alcântara pela ACS, como um foguete Cyclone-4 comprado na Ucrânia.o programa de satélites geoestacionários está em curso.
Pepê Rezende escreveu:Não diga bobagens. A plataforma de lançamento do VLS já está pronta, o novo estágio a combustível líquido já foi testado, o CBERS segue no rumo e o programa de satélites geoestacionários está em curso. Os problemas são os de sempre, queda de braço entre o INPE e a AEB.suntsé escreveu: Enquanto, a maioria dos Brasileiros acharem que desenvolver tecnologias senciveis é perda de tempo...continuaremos na mesma.
Veja o nosso programa aéro-espacial estacionado e sendo desmontado por exemplo.já é o reflexo disso.
Para mim, isto é sim a demostração cabal de que os politicos tupiniquins do sec. XXI continuam pensando como senhores da senzala, conseguindo apenas olhar o futuro naquilo que bem lhe convém os interesses particulares e imediatos.suntsé escreveu:Pepê Rezende escreveu: Não diga bobagens. A plataforma de lançamento do VLS já está pronta, o novo estágio a combustível líquido já foi testado, o CBERS segue no rumo e o programa de satélites geoestacionários está em curso. Os problemas são os de sempre, queda de braço entre o INPE e a AEB.
Segundo as ulotimas noticias, o governo quer entregar o controle do nosso programa aéro-espacial para uma empresa privada. Para mim isto é sinal de que algo não vai bem.
Não foi isso que eu vi.suntsé escreveu:Segundo as ulotimas noticias, o governo quer entregar o controle do nosso programa aéro-espacial para uma empresa privada. Para mim isto é sinal de que algo não vai bem.