A informação que eu tenho é de que as células (seriam 3 inicialmente para MASC e duas para COD/AAR) têm vida útil para 25 anos.Marino escreveu:Lima, não está nada decidido.cb_lima escreveu: Vixi
Quer dizer que vamos dar uma sobre-vida aos S-2?
[]s
CB_Lima
Foi feito um estudo em que foram comparadas as vantagens e desvantagens da operação de um avião AEW e um heli. Em qualquer dos parâmetros de comparação, o avião ganhou, seja custo, seja autonomia, teto de operação, persistência na área, etc.
Há um oferecimento, isto já foi postado inclusive pelo Pepê, de que os EUA forneceriam células, a MARSH as potenciaria como TURBO (já estão a disposição da mesma) e a Embraer/Thales (então Thales) colocariam os aviônicos, inclusive o Searchwater 2000. Este é o único avião com as características necessárias para pousar no SP.
Os aviões seriam AEW, Reabastecedores e COD, tudo no mesmo Esquadrão. Seriam mais que os 3 que o Pepê anda postando lá no BM.
A vantagem logística é clara.
O ganho operativo, imenso.
Mas a MB já colocou sua prioridade, que não muda a cada dia: helis ASW.
Se o orçamento for mantido, EU ACHO que veremos estes aviões por aqui.
Lembre-se de que de antigo só as células, revisadas e garantidas, com vida útil para uns 20 anos mais. Motores, radares, aviônicos, etc, tudo novo.
MASC = Maritime Airborne Surveillance and Control
COD = Carrier Onboard Delivery
AAR = Air to Air Refueling
Baixem o PDF e leiam artigo completo sobre a proposta da Marsh Aviation/Embraer à MB em:
http://w13.easy-share.com/1699749088.html