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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Nov 05, 2009 7:20 pm
por brisa
Esta da Super barroso, fundiu meu cabeção... :shock:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Nov 05, 2009 7:43 pm
por LeandroGCard
brisa escreveu:Esta da Super barroso, fundiu meu cabeção... :shock:
Porque exatamente, Brisa?

Leandro G. Card

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Nov 05, 2009 8:17 pm
por Lord Nauta
alexmabastos escreveu:As vezes queremos tanto ficar parecidos com estas marinhas mais modernas que nos sentimos no dever de ter estas escoltas importadas.
Um projeto nacional derivado da Barroso, bem maior, com desenho mais discreto, com armamento nacional e equipamentos quase todos nacionais seria tão ruim? Quanto sairia seu custo de aquisição?
Uma fremm sairia a unidade uns 700 milhões, não? E esta nacional? Dependendo do custo benefício eu não ligo tanto se não tivermos super fragatas européias...o supra sumo já são mesmo os subs...
Acho extremamente caros estes navios tipo F100, freem, KDXs...

Prezados Senhores

Em minha opinião acredito que seria melhor a obtenção de um projeto, como por exemplo, da classe Formidable para construção local com absorsão de tecnologia, além de utilizar equipamentos já desenvolvidos nacionalmente. O passo seguinte com o conhecimento adquirido seria um projeto nacional. Penso que o desenvolvimento de uma nova classe de navios as chamadas super Barroso poderia trazer riscos desnecessarios além do tempo que seria preciso para executar o projeto. Também entendo que um numero reduzido de navios de 6.000 ton ( 6 exemplares) seriam adequados a realidade orçamentaria da MB. Estes seriam complementados pelos navios de 3.500 ton em maior quantidade, talvez uns 10/12 navios.

Sds

Lord Nauta

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Nov 05, 2009 8:57 pm
por LeandroGCard
Lord Nauta escreveu: Prezados Senhores

Em minha opinião acredito que seria melhor a obtenção de um projeto, como por exemplo, da classe Formidable para construção local com absorsão de tecnologia, além de utilizar equipamentos já desenvolvidos nacionalmente. O passo seguinte com o conhecimento adquirido seria um projeto nacional. Penso que o desenvolvimento de uma nova classe de navios as chamadas super Barroso poderia trazer riscos desnecessarios além do tempo que seria preciso para executar o projeto. Também entendo que um numero reduzido de navios de 6.000 ton ( 6 exemplares) seriam adequados a realidade orçamentaria da MB. Estes seriam complementados pelos navios de 3.500 ton em maior quantidade, talvez uns 10/12 navios.

Sds

Lord Nauta
O problema que vejo com este racionício, enquanto engenheiro especializado em projetos, está justamente na parte da "absorção de tecnologia", se a sequência de obtensão destes 16 navios não for adequada. Não se absorve tecnologia de projeto sem praticá-la, e comprar projetos prontos, testados e aprovados não permite esta prática. Por isso me incomoda qualquer idéia de comprar projetos agora e iniciar séries de 4, 6 ou mais navios, e só partir para o projeto de uma classe genuinamente nacional daqui a vários anos, pois já vi este raciocínio fracassar muitas vezes na indústria nacional.

Compreendo e concordo com a questão do risco, mas a sequência e a forma de aquisição dos meios como vi até agora nas notícias apresentadas ao público geral (uma primeira classe de 6 navios tipo "FX-naval", para só depois pensar nos navios menores, e ainda sem garantias de que seriam projetados aqui) tornaria a absorção de conhecimentos em projeto muito ineficiente, a menos que os prazos de conclusão da primeira classe completa não chegasse a 10 anos no máximo, o que seria extremamnete custoso e difícil. Se é para chegar aos 6 navios maiores e mais 10 menores até 2030 por exemplo, muito mais eficiente (do ponto de vista de absorção de conhecimentos de projeto) seria começar a classe maior de projeto importado agora, com o mínimo de unidades, e alternar a encomenda e construção das 6 com uma outra classe menor, já projetada aqui.

Em termos de orçamento da MB seria até mais adequado, pois o dispêndio de verba na fase inicial poderia ser menor (é claro que considerando que navios de 3.500 ton custam bem consideravelmnete menos que navios de 7.000 ton). Os riscos também seriam menores, pois se qualquer uma das classes apresentasse problemas (mesmo no FX-naval o projeto sofrerá adaptações aos requisitos da MB, e portanto algum risco existe) não haveria comprometimento de um número grande de navios, já que sria possível adaptar os projetos ou mesmo de gerar novos antes de se comprometer com a construção de muitas unidades(já que agora o conhecimento estaria disponível no Brasil). O resultado final seria o mesmo em termos de número de unidades, o dispêndio de recursos provavelmente mais gerenciável e a possibilidade de sucesso tão falada absorção de tecnologia muito maior.

É claro que existe a opção de simplesmente adquirirmos ambos os projetos prontos e esquecermos a engenharia de projeto, o que sem dúvida seria mais barato e seguro, mas neste caso não consigo imaginar nenhum motivo para construir estes barcos no Brasil a não ser minimizar o impacto em nossa balança de pagamentos, o que na situação econômica atual não faz nenhum sentido e talvez seja até contra-producente para o país em termos mais abrangentes.


Leandro G. Card

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Nov 05, 2009 9:12 pm
por brisa
LeandroGCard escreveu:
brisa escreveu:Esta da Super barroso, fundiu meu cabeção... :shock:
Porque exatamente, Brisa?

Leandro G. Card
É que eu ja estava acostumado com a ideia das escoltas de 6000t......apenas isto.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Nov 05, 2009 9:55 pm
por LeandroGCard
brisa escreveu:
LeandroGCard escreveu:Porque exatamente, Brisa?

Leandro G. Card
É que eu ja estava acostumado com a ideia das escoltas de 6000t......apenas isto.
Pois no meu entender uma coisa não deveria afetar a outra, muito pelo contrário, deveriam ser sinérgicas.

Leandro G. Card

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Nov 05, 2009 11:58 pm
por Mapinguari
alex escreveu:Na verdade só oficializou o não pagamento a MB pois atualmente os royalties não estão sendo pagos.

A MB deve estar olhando com outros olhos uma possivel Barroso ampliada. Bye-bye 6.000 toneladas.
Calma com o Andor, senhores. Isso não signifuca que os planos de reaparelhamento da MB serão afetados. E o relatório refere-se apenas aos campos citados. Não quer dizer que o mesmo acontecerá com os demais.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Sex Nov 06, 2009 1:47 pm
por gaitero
Mapinguari escreveu:
alex escreveu:Na verdade só oficializou o não pagamento a MB pois atualmente os royalties não estão sendo pagos.

A MB deve estar olhando com outros olhos uma possivel Barroso ampliada. Bye-bye 6.000 toneladas.
Calma com o Andor, senhores. Isso não signifuca que os planos de reaparelhamento da MB serão afetados. E o relatório refere-se apenas aos campos citados. Não quer dizer que o mesmo acontecerá com os demais.
Bom em primeiro lugar, os Royalties hoje estão contingenciados e não são repassados a MB... Assim sendo não vejo porque a tensão de alguns aqui com este ''problema''.

A reforma só valerá para o Pré-Sal, as atuais jazidas terão o sistema antigo sem as reformas..

O congresso esta prestes a aprovar grandes reformas que afetarão diretamente o orçamento das FA's o que é muito mais interessante que os royalties...

Outro ponto, o Pré-Sal terá um fundo soberano, que dediráca dinheiro para programas como saúde, habitação, etc... Ai vão dizer ora, o Prá Sal não vai beneficiar as FA's a ciência e tecnologia, etc..

MAAAAS todos se esquecem de analizar uma coisa...

Com o dinheiro do Pré-Sal sendo investido nestes pontos fundamentais, vai sobrar dinheiro do Orçamento para beneficiar estas outras ''prioridades''.

Acredito que esta atitude foi correta...

Porque como estava todos queriam um pedaço do Pré-Sal, e este programa iria andar a passos de tartaruga... Ai vá sabe, se o pré-sal não sai até 2010, e me entra um entreguista?

''É melhor garantir do que remediar.''
''Quem tudo quer nada tem.''
''mais vale um passaro na mão do que dois voando.''

PS: O PEAMB vai ocupar menos de 1% do PIB brasileiro por 20 anos...

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Sex Nov 06, 2009 1:51 pm
por gaitero
saullo escreveu:Eu já não entendo mais nada. O pessoal vive pregando que se o PSDB ganhar em 2010 adeus dindin pras forças armadas...aí vem o Sr. Língua Plesa Paloffi e crau no dinheiro do pré-sal da Marinha...Tal absurdo ainda pode ser revertido ?
A MB vai reclamar e fazer pressão ?
Marino, Ciclone, Lord Nauta, me ajudem !

Abraços
A MB terá seu repasse garantido, com ou sem Royalties...

O programa segue na maior normalidade...

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Sex Nov 06, 2009 2:32 pm
por pafuncio
Pois é, mas como falou o Ga(i)tero, esse eventual bloqueio dos royaltes somente abarcará os campos de pré=sal (não seria préssal?) ainda não cobertos por licitações. Em suma, Tupi, Júpiter e Iara, por exemplos, ainda ficarão sob o regime antigo, subsumidos no regramento anterior, inclusive dos royalties.

Como daqui a uns 13 anos esses campos renderão, no mínimo, uns 500.000 bpd, certamente com um custo elevado (acima dos US$ 70,00), podemos imaginar que a Marinha terá sim um tremendo reforço econômico.

Se vingar também o desbloqueio integral das verbas das FA´s, bem como se inserir ainda que discretamente nos futuros campos do pré-sal ainda não licitados cláusulas de Ciência e Tecnologia e Defesa, teremos dois novos e potentes vetores a custear um plano à altura da MB e do Brasil ...

salu2.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Sex Nov 06, 2009 3:39 pm
por brisa
pafuncio escreveu:Pois é, mas como falou o Ga(i)tero, esse eventual bloqueio dos royaltes somente abarcará os campos de pré=sal (não seria préssal?) ainda não cobertos por licitações. Em suma, Tupi, Júpiter e Iara, por exemplos, ainda ficarão sob o regime antigo, subsumidos no regramento anterior, inclusive dos royalties.

Como daqui a uns 13 anos esses campos renderão, no mínimo, uns 500.000 bpd, certamente com um custo elevado (acima dos US$ 70,00), podemos imaginar que a Marinha terá sim um tremendo reforço econômico.

Se vingar também o desbloqueio integral das verbas das FA´s, bem como se inserir ainda que discretamente nos futuros campos do pré-sal ainda não licitados cláusulas de Ciência e Tecnologia e Defesa, teremos dois novos e potentes vetores a custear um plano à altura da MB e do Brasil ...

salu2.
Comooooo?????.... tento e não consigo entender....poderia ser mais claro Alexandre?????

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Sex Nov 06, 2009 4:30 pm
por pafuncio
Caro Brisa,

Estou ocupado aqui no trabalho, escrevendo rápido e mal.

Uns 20% do pré-sal foram concedidos e estão em mãos da Petrobrás, OGX (Eike) e multis estrangeiras. Quanto a estes campos, licitados no regime jurídico vigente, não haverá alteração.

Discute-se assim o novo marco legal (para mim, necessário) do remanescente do pré-sal, com uma visão mais nacionalista e estatizante.

No primeiro caso, o pré-sal já concedido (de concessão), surgem os royalties da Marinha. Como não haverá alteração do marco legal, tenho que Tupi, Iara, Azulão (???), Júpiter , BSM 9 e quetales gerarão forçosamente os royalties da MB. É a norma vigente. Ora, daqui a uns 15 anos, será conservador dizer que estes campos de alta produtividade gerarão, no mínimo, uns 500.00 barris equivalentes por dia, em um valor por barril que se espera alto. Portanto, aqui temos uma provável fonte de financiamento à MB de grande qualidade.

Tal considerando envolve ainda o esperado veto legislativo aos contingenciamentos e bloqueios orçamentários das FA´s, a incluir a Marinha. Assim, o orçamento normal da MB ver-se-ia robustecido pelos royalties dos campos JÁ CONCEDIDOS, sendo que justamente estes royalties no mais das vezes são contingenciados. Espera-se que essa prática cesse.

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Dito isso, sobra o remanescente do pré-sal, uns 80%, a galinha dos ovos de ouro, onde o jogo rola pesado. Não sem razão o Palocci (figura política pela qual não tenho qualquer apreço), que quer disputar o governo de SP, figura como seu relator.

Aqui, como eu falava no começo da minha vida profissional, corremos o risco de "trilhar pelos cediços terrenos da imponderabilidade jurídica" ( :mrgreen: ) e política. Isso não quer dizer que a Marinha não esteja presumivelmente realizando um legítimo lobby quanto ao pré-sal remanescente, até porque os campos JÁ CONCEDIDOS, antigos, podem entrar em declínio,fazendo cessar em alguns anos tal verba extraordinária. O pré-sal (o atual e o remanescente), até pela suposta longa vida útil que tem pela frente, constituem um diferencial estratégico para a Marinha.

E parece que a PEtrobrás está $endo convencida e $en$ibilizada a dar seu quinhão à Marinha, para a proteção das importantíssimas plataformas petrolíferas.

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Ahora, sorry, tenho que parar. A estagiária no meu colo está reclamando atenção exclusiva. Afinal, hoje é sexta ... :lol: e daqui a pouco vou ao Santinho ... :wink:

salu2.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Sex Nov 06, 2009 5:37 pm
por brisa
Ahhhhh é com esta que voce esta indo para Baires???? :mrgreen: 8-]

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Dom Nov 08, 2009 4:47 pm
por pafuncio
:lol: :lol: :lol: Volvi solamente ahora, con la mujer amada. :mrgreen:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Ter Nov 10, 2009 9:11 am
por celso antonio soares
Eu apoiaria,uma duzia de Barroso aumentada ,sairia quase que a metade do valor que estam nos oferecendo os concorrentes