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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 9:55 pm
por Carlos Mathias
Ele cita como exemplo a tecnologia de controle de tráfego aéreo que nos foi transferida pela França. Levou mais de 25 anos até que conseguíssemos dominar toda a tecnologia de controle de tráfego aéreo. Não pensei que fosse tão complexo assim.
Mas logo depois fala que esse processos são muito mais rápidos, alguns com meros 3 anos.
Também falou de um processo com os EUA, que levou 50 anos para se completar.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 9:59 pm
por orestespf
gomugomu escreveu:Obrigado por comentar a minha pergunta Orestes, tomei a liberdade de fazer algumas observações.
Sempre uma grande honra pra mim, pode acreditar; não existem mais arestas, como já lhe falei.
gomugomu escreveu:Caro Orestes, penso que desenvolver um caça de 4ª geração é sim muito promissor ao Brasil. Mesmo sendo um produto ja "velho" para os mercados antigos, para o mercado bélico da américa latina, cai como uma luva.
Quanto a queimar etapas comprando um pronto, não sei bem como isto se fundamenta. Primeiro porque, segundo a lista do nosso amigo knight, o Gripen está afrente no quesito transferência tecnológica, e até onde sabemos, o valor dos 2 contratos é semelhante, respeitando o teto orçamentário do projeto. Quanto a parceria entre os países para a construção de uma plataforma de 5ª ou 6ª geração concordo plenamente, porém não vi nenhum indício de que isso poderá acontecer, nem sequer uma inferência sobre o assunto, mas claro, não pode deixar de ser considerado.
Sobre os caças de 4ªG, depende da leitura que se faça, por exemplo, os aviões civis da Embraer não estão uma "geração" abaixo da concorrência, estão na frente, o mercado está aí para confirmar. É sobre isso que falo, ou seja, todos querem o melhor que existe, então pergunto: por que nos satisfazer com algo um pouco abaixo do que existe de melhor para as FFAA, só porque estamos tão defasados assim? Não acho que seja por aí. Pense assim, foram dois ministros de Estado e o próprio Presidente que disseram para "pensar grande", isto não saiu de mim.

Sei sobre o que fala da lista de nosso amigo Knight7, mas não quero comentar estas coisas aqui; apenas respeito tudo o que ele diz e sabe o que diz, só não quero comentar (não estou dizendo que ele está errado, entenda, o motivo é outro). Tem coisas que estão na cara, mas não de deve falar, então...
gomugomu escreveu:Entendi sim, porém acredito que os pontos promissores na questão do custo de manutenção e comercialidade justificam a sua produção.
Depende da ótica de quem pagará a conta, não é? Promissor é algo pra lá de questionável. Pensemos assim, vamos deixar este ponto para a análise de quem pagará a conta, se compensar, acredite, será desta forma.
gomugomu escreveu:Realmente, entendo seu ponto de vista. É muito válido.
[009] [009]
gomugomu escreveu:Porém este "resto do mundo" ja está alinhado militarmente. Acredito que dentro do mercado disponível, o Gripen NG é a melhor plataforma comercial. E não penso que desenvolver um caça de 4ª agora é pensar pequeno. Pra se chegar no 3 têm de passar pelo 1 e pelo 2, e se isso têm custo semelhante a um repasse técnico sem participação, porque não o fazer?
De qualquer modo, acredito que o Brasil não estaria envolvido em um projeto sério de um 5º geração tão cedo como o amigo gostaria, nem teria condições. Se os tucanos ganharem a próxima eleição então... VISHHHHH... hehehe.
Você vê o Gripen NG como melhor plataforma comercial porque imagina que ele será mais barato e assim terá chances de vender bem. Veja, na época do AMX foi a mesma coisa, todos disseram que ele ocuparia o espaço a ser deixado pelo A-4, mas a prática se mostrou outra completamente diferente. Não pense em questões relacionadas a vendas para outros países, isso não leva a lugar algum e se aplica a todos os correntes ao FX-2.

Desenvolver um caça de 4ªG é "pensar pequeno" (da forma que coloquei no post original, ou seja, sem ofensa a quem quer que seja) no sentido que é uma geração que "já deu" (sem trocadilhos, sem ofender ninguém, etc. Desculpe-me, mas tudo o que tenho dito tem sido questionado, então me sinto na obrigação de ser claro o tempo todo.), não se ganha tanto quanto se imagina, só se estivermos pensando em comparar estas coisas com os F-5 que temos. Aliás, não se esqueça, na época a FAB queria o F-4 Phanton, mas os EUA permitiram os F-5 (e tem gente que não aprende... Só que não falo de você, o recado é outro).

Não existe este papo que, para se chegar a 3ªG é preciso passar pela 1ª e 2ªG, veja, o Brasil nunca produziu um caça de fato nem de 1ªG, nem de 2ªG e nem de 3ªG, mas já se fala em desenvolver um caça de 4ªG. Como você explicaria este fato real?
gomugomu escreveu:Concordo!! [009]. Só fasso a ressalva de que, em nenhum momento foi apontado algum indício de cooperação ou participação em qualquer projeto francês de 5ªG. Existem informações sobre oa proposta FX-2 no site do Rafale.
Quanto a campanha, acho que o negativo foi a Dassault ter quebrado a linha de negociações, deixando a FAB falando sozinha.
O lance é que a Dassault não divulga suas propostas, por isso pouco se fala, não é que não exista indícios, o lance é que não se fala. É por aí, pode acreditar, só não querem divulgar.

A Dassault não deixou a FAB falando sozinha, o problema é que a Dassault, via governo francês, tem negociado diretamente com o governo brasileiro e a FAB não gostou disso, por isso a "maior raiva".
gomugomu escreveu:Realmente, só precisamos tomar cuidado para não sair de uma dependência e entrar em outra, por mais promissora que ela aparente ser, dependência NUNCA é positivo, a não ser quando é mútua, porém esta balança me parece desequilibrada para o nosso lado.
O preço da ousadia é justamente esse, mas se houver erros, serão erros novos; o que não vale é persistir nos mesmos.

Outra coisa é que não se deve dizer tais coisas apenas porque se trata da França, isto é papo daqueles pró-americanos e que não gostaram desta "escolha", o certo é dizer que há riscos com a França, com a Suécia, com a Rússia, com a África do Sul, com todos, da mesma forma que fomos "riscados" pelos americanos. Não existem santos, pense assim, daqui a pouco tempo estarão dizendo o seguinte: "precisamos sair da dependência do Brasil, porque eles são assim, assim, assado". É por aí. :mrgreen: :mrgreen:
gomugomu escreveu: Acho perigoso depositar tanta confiança em um Governo, por mais que eu respeite o atual, concentrar o poder em uma mão sem questionar pode trazer sérios riscos. Principalmente quando você combina os pontos a serem melhorados. E se os concorrentes melhorarem e ainda fizerem mais? Como fica a imagem? E a credibilidade? É difícil controlar quando se faz este tipo de exposição pública.
Não sou eu quem deposita tanta confiança no Governo, são mais de 50% porcento que votou nele e agora os quase 80% que aprovam este governo. Entenda, o governo vai no rumo da opinião pública/popular, mas sem perder suas convicções. Por exemplo, é prerrogativa do governo cuidar de assuntos estratégicos, logo ele não tem obrigação de ouvir as opiniões de leigo (e nem deveria, seria catastrófico, não seria governo, seria um fraco e incompetente. Nos países de primeiro mundo é assim, que diz o que vai acontecer para as FFAA é o governo e não as mesmas; é isso que se apresenta no Brasil e que ainda tem incomodado as gerações mais antigas e conservadoras; questão de tempo, dizem).

gomugomu escreveu:Abraço Orestes! Obrigado pelos comentários!
Grande abraço, Gomugomu; sempre uma honra, como já lhe disse, não tem que agradecer.


Orestes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:00 pm
por czarccc
felipexion escreveu:
DBader escreveu: De acordo com o site do Gripen, as primeiras entregas do NG para a India são em 2013! Se dá para entregar em 2013, entregar em 2014 é moleza! :D

[]s,
Douglas Bader
Quantas unidades a SAAB pode produzir por ano??

Eles disseram que 20.

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... rada-a-fab

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:05 pm
por felipexion
czarccc escreveu:
Eles disseram que 20.

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... rada-a-fab
E quanto tempo leva para formar uma linha de produção do NG???
2 anos?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:10 pm
por Corsário01
felipexion escreveu:
czarccc escreveu:
Eles disseram que 20.

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... rada-a-fab
E quanto tempo leva para formar uma linha de produção do NG???
2 anos?
Depende do Brasil.

Se optar pelo Gripen, eu te diria que a velocidade iria surpreender os mais céticos. A única coisa que está meio devagar, é o AESA deles. Só vão voar com ele no ano que vem.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:14 pm
por Penguin
Realmente o video do Sr. Mário de Almeida no 62º FPB - Tecnologia Militar é muitíssimo interessante:



On the job...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:20 pm
por orestespf
Corsário01 escreveu: Depende do Brasil.

Se optar pelo Gripen, eu te diria que a velocidade iria surpreender os mais céticos. A única coisa que está meio devagar, é o AESA deles. Só vão voar com ele no ano que vem.
Padilha, a pergunta que todos os gripeiros fogem dela: e quem bancará esta conta para que a tal velocidade de entrega venha surpreender até os mais céticos? Você tem notícias sobre isso?


Abração,

Orestes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:22 pm
por Carlos Lima
Uma outra coisa que me preocupa no NG honestamente é o fato do Parlamento Sueco ainda não ter inserido essa aeronave no seu plano estratégico.

Sei lá

Se fosse o Governo Sueco chegando e falando, olha, nós vamos de acordo com o noss plano estratégico fazer A B C para ficarmos com o NG e estamos a procura de parceiros e nos comprometemos seriamente que o NG ser'a a nossa aeronave padrão para os próximos 40 anos (caso da FAB)...

A coisa seria um pouco melhor...

Mas infelizmente não é assim e o que tenho medo é no fim, salvamos a industria "deles" e ficamos na mão com um avião só nosso, ainda tendo que passar por boa parte do desenvolvimento e no fim quando entrar em serviço, chegará atrasado em termos de determinadas tecnologias.

Sei lá.

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:23 pm
por Carlos Lima
orestespf escreveu:
Corsário01 escreveu: Depende do Brasil.

Se optar pelo Gripen, eu te diria que a velocidade iria surpreender os mais céticos. A única coisa que está meio devagar, é o AESA deles. Só vão voar com ele no ano que vem.
Padilha, a pergunta que todos os gripeiros fogem dela: e quem bancará esta conta para que a tal velocidade de entrega venha surpreender até os mais céticos? Você tem notícias sobre isso?

Abração,

Orestes
Olá

E tem mais Mestre se me permite:

E quem disse que Aeronáutica é algo tão trivial que dá para ser desenvolvido tão rapidamente...

Se esse fosse o caso os próprios suecos abririam mão dos seus "C/D" e esperavam mais uns 3 anos... afinal "não é nada".

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:24 pm
por AlbertoRJ
Padilha,
Sobre o AESA, assinaram com a Salex em março desse ano.
Em 2006, testando o NORA com a antena da Raytheon, a previsão era que ficasse operacional só em 2015.
Os primeiros testes do RBE2 AESA no Rafale foram em 2003 e só agora estão saindo da fábrica. E olha que tinham a antena pronta.

Voar no ano que vem acho até viável mas fica operacional quando?

Não digo ser impossível um Gripen NG com radar AESA pronto em 2014 mas acho melhor confiar nisso desconfiando.

[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:25 pm
por soultrain
Bom já que aqui há tantos entendidos, esclareçam-me uma coisa:

Qual a diferença entre um Gripen C para o NG, comparando a diferença entre um F-16A e um MLU?

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:29 pm
por Corsário01
orestespf escreveu:
Corsário01 escreveu: Depende do Brasil.

Se optar pelo Gripen, eu te diria que a velocidade iria surpreender os mais céticos. A única coisa que está meio devagar, é o AESA deles. Só vão voar com ele no ano que vem.
Padilha, a pergunta que todos os gripeiros fogem dela: e quem bancará esta conta para que a tal velocidade de entrega venha surpreender até os mais céticos? Você tem notícias sobre isso?


Abração,

Orestes
O Brasil e a Suécia. Ambos. O NG será comprado pela FAS tb, junto com o Brasil. Ainda não foi pq o C/D cumpre as funções hoje em dia e no futuro o NG será o caminho natural deles. E o Brasil estando junto, (absorvendo algo que nem em sonho pensavamos poder um dia), será beneficiado com um caça que certamente veremos na linha de vôo das bases brasileiras e o melhor. VOANDO!

Coisa que se for o Rafale, tenho minhas dúvidas. No ínicio veremos voando uns 6 e tal. Depois será como hoje em dia. 2 aqui, 2 acolá.
E a maioria aguardando spares. [004]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:29 pm
por orestespf
cb_lima escreveu: Olá

E tem mais Mestre se me permite:

E quem disse que Aeronáutica é algo tão trivial que dá para ser desenvolvido tão rapidamente...

Se esse fosse o caso os próprios suecos abririam mão dos seus "C/D" e esperavam mais uns 3 anos... afinal "não é nada".

[]s
CB_Lima
Olá Lima,

pois é... 2009 já se foi, então vamos contar de 2010 até 2013, para entrega em 2014, são apenas 3 anos para desenvolver um caça, fazer um protótipo (na verdade sempre são dois ou três), testá-los a exaustão e começar a produção em série. Dá para imaginar que isso realmente pode ser feito, ainda mais aqui no Brasil? Devo estar muito doido ou o meu teto é baixíssimo, porque não consigo me convencer de forma alguma que isto possa ser sério, pra mim é marketing puro, mas...


Grande abraço,

Orestes


PS: não tenho conseguido comentar seus últimos posts, simplesmente ótimos. :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:32 pm
por Matheus
Mas Padilha,

pra que a força aérea da Suécia investiria num novo caça de 4 geração para substituir os Gripens que tem no máximo 10 anos de uso e vc acabou de dizer que o NG não passa de um MLU do C? Não seria mais lógico pra quem tem 100 Gripen estocados fazer apenas um MLU?realmente não dá pra entender...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Out 04, 2009 10:34 pm
por AlbertoRJ
Matheus escreveu:Mas Padilha,

pra que a força aérea da Suécia investiria num nova caça de 4 geração para substituir os Gripens que tem no máximo 10 anos de uso e vc acabou de dizer que o NG não passa de um MLU do C? realmente não dá pra entender...
E acrescento, ainda tendo uma penca de Gripens A estocados.
Isso não é MLU!

[]'s