FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2011 Mensagem por Rodrigoiano » Qui Set 17, 2009 11:58 pm

Marino escreveu:O texto abaixo é um editorial da FSP que peguei na resenha do EB.
Como podemos ver, a ignorância, na melhor das hipóteses, ou uma nojenta campanha de influenciação negativa da população, que não tem a mínima idéia do tema defesa, está a caminho.
Tenho nojo desta FSP.
Lula vai às compras

Eu e armas sempre mantivemos prudente distância um do outro, de modo que nunca desenvolvi as competências necessárias para palpitar sobre quais caças, helicópteros e submarinos mais convêm às Forças Armadas brasileiras. Do ponto de vista político, entretanto, essa novela toda do acordo militar com a França está muito malparada.

Acho até que o governo pode ter um importante argumento a seu favor quando sustenta que possuir a França como parceira resultará em maior transferência de tecnologia e liberdade para utilizá-la. Não sei como os suecos agem nessa matéria, mas é fato que os EUA são em geral bastante restritivos. Washington se reserva, por exemplo, poder de veto sobre a venda de equipamentos militares fabricados no Brasil quando desenvolvidos a partir de tecnologia norte-americana. Por conta de limitações contratuais desse gênero, o Brasil e a Embraer já foram impedidos de negociar aviões Super Tucanos com a Venezuela. O computador de bordo, o motor, a hélice e o sistema inercial de voo da aeronave têm origem nos EUA.

Só que a questão tecnológica não é o único ponto que precisa ser considerado. Preço e adequação do equipamento às nossas necessidades são quesitos pelo menos tão importantes quanto a transferência de conhecimento científico. Não me parece que essas questões tenham ainda sido bem apresentadas à sociedade. Estamos, afinal, falando de um investimento que deve chegar à casa das dezenas de bilhões de reais até 2020.

E eu receio que, aqui, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha metidos os pés pelas mãos. Não sou daqueles que acham que tudo o que Lula faz é errado. Neste caso preciso, a trapalhada presidencial ele se antecipou à própria avaliação da Aeronáutica sobre qual seria a aeronave mais indicada pode até resultar em melhores condições para o Brasil. Os EUA, por exemplo, já mudaram seu discurso para dizer que podem ampliar o acesso do Brasil à tecnologia, se ficarmos com os jatos fabricados pela Boeing. A França, a fim de assegurar para si o negócio de US$ 4 bilhões (só pelos caças), também deverá ampliar as concessões. É improvável que os suecos não façam um novo lance. Dificilmente levaremos os aviões de graça, como galhofou Lula, mas há uma chance de conseguirmos poupar alguns tostões nesta reta final.

O problema é que essa eventual economia ocorrerá à custa da imagem de seriedade do Brasil nesta primeira megaconcorrência internacional que tentamos organizar. Ninguém ignora que no final será provavelmente a questão política que definirá quem fica com o contrato. Mas a própria política envolve muito de teatro, e Lula, para atuar como um bom artista, deveria pelo menos ter seguido a marcação, fingido que conduzia o processo como manda o figurino, isto é, respeitando os prazos que nós próprios estabelecemos. No mínimo, isso teria poupado ao Itamaraty alguns arestas desnecessárias com a diplomacia dos EUA. E, por mais francófilo que seja o ministro Nelson Jobim, o artífice da parceria com Paris, o Departamento de Estado ainda é mais importante do que o Quai dOrsay, tanto no plano da política internacional como também dos interesses do Brasil.

Receio, entretanto, que eu esteja me perdendo. Não são essas questiúnculas que eu gostaria de discutir hoje, mas sim o problema mais geral do papel das Forças Armadas neste início de século 21.

E, aqui, as duas perguntas fundamentais, das quais advêm todas as demais bem como suas respostas é: o Brasil necessita de Forças Armadas? Em caso afirmativo, de que tipo?

Como já comentei numa coluna antiga, alguns países podem perfeitamente existir sem os militares. Na verdade, passaram a viver melhor depois que aboliram seus exércitos. Refiro-me especificamente ao caso da Costa Rica, que, após experimentar os horrores de uma violenta guerra civil, decidiu, em 1948, extinguir suas Forças Armadas. Desde então, e ao contrário de seus vizinhos que mantiveram exércitos, a Costa Rica tem vivido na mais perfeita paz cívica. Estão na mesma situação do país centro-americano 20 Estados, a maioria, é verdade, bem pequenos, como Samoa, Vanuatu, outros nem tanto, a exemplo do Panamá e da Islândia. Registre-se que a experiência de acabar com as Forças Armadas nem sempre deu certo. Pelo menos no Haiti foi um desastre.

Renunciar a manter um exército não implica desistir da soberania nacional. Quase todas as nações que renunciaram ao militarismo celebraram acordos com vizinhos mais poderosos que se encarregaram de sua segurança externa.

Num contexto geopolítico que cada vez mais rejeita as guerras para aquisição de território, a extinção de Forças Armadas se afigura como uma ideia tentadora, que libera recursos para investimentos sociais e elimina um foco potencial de tensões.

Só que o Brasil não é Andorra. Nós não vamos pedir à Bolívia nem à Venezuela ou aos EUA que nos defendam em caso de ataque estrangeiro. Precisamos, portanto, manter um Exército, uma Marinha e uma Força Aérea. Resta definir de que tipo e para quais propósitos.

No mundo contemporâneo, é a grande assimetria entre as várias Forças Armadas nacionais. Tomemos o caso do Exército brasileiro. Ele mantém razoável poder dissuasivo em relação a nações como Paraguai, Uruguai, Bolívia --que aparentemente não têm planos de nos atacar--, mas duraria poucas semanas diante de uma força tecnologicamente muito superior como os EUA.

Se quisermos enfrentar uma improvável invasão norte-americana, é melhor treinar desde já os recrutas e a própria população em ações de sabotagem e táticas de guerrilha. É só através dessas técnicas que afegãos e iraquianos vêm conseguindo resistir à formidável máquina de guerra dos EUA.

Um espírito de porco poderia perfeitamente perguntar: se nossas Forças Armadas só servem para nos proteger de quem não têm condições de agir contra nós e são inúteis diante de um adversário mais poderoso, por que gastar bilhões de reais com esse "elefante branco"? Receio que a questão seja um pouco mais complicada. Não me parece absurdo supor que a baixa beligerância de nossos vizinhos se deve pelo menos em parte ao fato de possuirmos militares.

Acho que o papel de nossas Forças Armadas deve ser este mesmo: servir como poder dissuasório. É preciso, porém, que tomemos todo o cuidado para não crescer demais, hipótese em que poderíamos dar largada a uma corrida armamentista na região, um cenário no qual todos perdem, exceto os grandes fabricantes de armas --e os políticos que invariavelmente embolsam uma porcentagem desses contratos.

É nesse contexto que eu me pergunto se o presidente Lula tem sido sábio em suas visitas aos supermercados bélicos.

Poucos contestam que os Mirages hoje utilizados pela Aeronáutica já estão em idade de aposentar-se. Mas será que realmente precisamos de 36 caças e mais caros que os F-18 Super Hornet, que são bons o bastante para a Força Aérea dos EUA?

De modo análogo, não entendo bem a necessidade do caro e obsoleto porta-aviões que os franceses nos empurraram há um par de anos. Em meus parcos conhecimentos de estratégia militar, porta-aviões servem para projetar poder aéreo, o que me parece desnecessário para um país cujas Forças Armadas devem servir apenas para a defesa.

E, já que a ideia é fazer perguntas, por que diabos precisamos de um submarino nuclear. Pelo que li, o grande atrativo desse tipo de belonave é que ela pode permanecer submersa e quase indetectável por tempo ilimitado (ou melhor, enquanto durarem as provisões de água e comida). Isso é uma tremenda vantagem para quem pretende, ainda que só teoricamente, disparar mísseis nucleares estratégicos ou táticos. Para a Marinha do Brasil, porém, cuja Constituição proíbe o desenvolvimento de armamento atômico, tais submarinos me parecem um brinquedo caro e perigoso, já que incentivaria alguns de nossos vizinhos a buscar algo semelhante.

Mesmo se a ideia é apenas desenvolver um melhor domínio do ciclo nuclear, acho que poderíamos prescindir da fabricação do combustível para submarinos. Ser capaz de fazer não implica produzir de fato. E acho que há mais sabedoria do que fraqueza na renúncia às armas atômicas.

Seja como for, é lamentável que, em vez de debater a função e as dimensões de nossas Forças Armadas, estejamos mais uma vez embrenhados em fazer política partidária defendendo ou atacando os aspectos menos relevantes do acordo.
[024] [024] [024] [024] [024] [024] [024] [024] [024] [024] [024] [024] [024] [024] [053] [053] [053] [053] [053] [053] [053] [053] [053]
X 1 milhão!

Lixo. Entreguismo. Ah, pelo menos mostra conhecimento, afinal, a USAF adora os F-18! :twisted: :evil:




Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2012 Mensagem por DBader » Qui Set 17, 2009 11:59 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas desenvolver desenho?
Não, desenvolver avião que preste, e não uma joça que ninguém quer.

[]s,
Douglas Bader




Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2013 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 18, 2009 12:01 am

DBader, mas alguém já quer o Gripen NG?

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2014 Mensagem por DBader » Sex Set 18, 2009 12:02 am

AlbertoRJ escreveu:DBader, mas alguém já quer o Gripen NG?

[]'s
A Suécia. Mais alguém quer o Rafale?

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Carlos Mathias

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2015 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 18, 2009 12:03 am

DBader, mas alguém já quer o Gripen NG?
Sim, a Revell quer o desenho.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2016 Mensagem por orestespf » Sex Set 18, 2009 12:04 am

DBader escreveu: O Gripen é o avião no qual está sendo feito os teste de ensaio do A-Darter e do Meteor. As opções de armamento disponíveis para o Gripen são maiores do que em qualquer outro concorrente.

[]s,
Douglas Bader
Douglas, já conseguiram integrar os R-Darter prometidos à África do Sul??? Se não, ao menos os Derby´s?


Grande abraço,

Orestes




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2017 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Set 18, 2009 12:05 am

Eu tenho um autêntico Gripen NG aqui e agora vou compartilhar com vocês:

Imagem

DBader, a Suécia todinha? Ela toda? A força aérea também?

Desculpa a brincadeira.

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Sex Set 18, 2009 12:06 am, em um total de 1 vez.
Alberto -
Carlos Mathias

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2018 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Set 18, 2009 12:06 am

Voadeira nos peito???? :lol:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2019 Mensagem por orestespf » Sex Set 18, 2009 12:08 am

DBader escreveu:
AlbertoRJ escreveu:DBader, mas alguém já quer o Gripen NG?

[]'s
A Suécia. Mais alguém quer o Rafale?

[]s,
Douglas Bader
A Suécia quer o NG??? Quantas unidades? As mesmas 10 anunciadas tempos atrás ou número semelhante ao adotado pela França em relação ao Rafale?

Não precisa responder, como o preço do NG é a metade do preço, então a FAB ficará com 36 e a Suécia também com 36. Ah, tá, entendi.

Gripen NG na FAB será renomeado para A-2, o sucessor do AMX, ou seja, Gripen NG = AMX 2, a diferença é que desta vez não teremos os italianos para comprar também.



Grande abraço,

Orestes




Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2020 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Set 18, 2009 12:14 am

E quem sabe se em 2014 o AESA deles não tiver pronto, colocamos o radar dos F-5M neles! :evil:

E isso porque já fui Gripen. Mas depois do delírio do NG com "parceria" Saab/Embraer, as vantagens econômicas dele sumiriam frente ao astronômico custo de desenvolvimento da célula, do radar, da integração etc etc. A Suécia se tivesse sido mais esperta no início, com um Gripen CBR, teria grandes chances. Mas matou sua vantagem! E seu caça! Natimorto. E nem eles creio eu vão fazer um NG e sim, upgrades dos seus C. Quando e se - se tiverem $$ - forem substiuir o seus Gripen, será por um VERDADEIRO Next Generation, nem que tenha que ser importado!

Grande abraço!




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2021 Mensagem por Bolovo » Sex Set 18, 2009 12:15 am

Caramba, heim, três páginas de pura cordialidade...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2022 Mensagem por DBader » Sex Set 18, 2009 12:19 am

orestespf escreveu:
DBader escreveu: A Suécia. Mais alguém quer o Rafale?

[]s,
Douglas Bader
A Suécia quer o NG??? Quantas unidades? As mesmas 10 anunciadas tempos atrás ou número semelhante ao adotado pela França em relação ao Rafale?

Não precisa responder, como o preço do NG é a metade do preço, então a FAB ficará com 36 e a Suécia também com 36. Ah, tá, entendi.

Gripen NG na FAB será renomeado para A-2, o sucessor do AMX, ou seja, Gripen NG = AMX 2, a diferença é que desta vez não teremos os italianos para comprar também.



Grande abraço,

Orestes
Você não quer comparar a França com a Suécia, quer? Por que não compara a encomenda da França com os 2443 F-35 que os americanos pretendem comprar?

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2023 Mensagem por Rodrigoiano » Sex Set 18, 2009 12:23 am

Eles pretendiam mais de 700 F-22!
Ninguém sabe o futuro econômico!

Grande abraço!




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2024 Mensagem por Penguin » Sex Set 18, 2009 12:24 am

Já que vamos de Rafale, fica algumas perguntas...



- A Snecma vai transferir a tecnologia do M88 para alguma empresa brasileira?
Ao que se sabe, a manutenção dela será feira pela subsidiária da Snecma no Brasil, assim como a F414 será manutenida pela Celma, subsidiária da GE no Brasil.

- A Thales vai transferir a tecnologia do RBE2 AESA para alguma empresa brasileira, quando este radar estiver em operação em 2013?
A Mectron que fabrica radares aqui desenvolveu o Radar SCP-01 para o AMX em conjunto com a Selex-Galileo, que vem a ser o fabricante do radar Grifo do F-5BR e que desenvolve em conjunto com a Ericsson o novo radar do Gripen NG.

- A Thales vai transferir a tecnologia do Spectra e OSF para alguma empresa brasileira?

- A Sagem vai transferir a tecnologia do INS e equipamentos de navegação que equipam o Rafale para alguma empresa brasileira?

- A Moog, empresa britânica (http://www.moog.com/markets/aircraft/mi ... r-trainer/), vai transferir para alguma empresa brasileira a tecnologia dos controles de vôos do Rafale?
Ironicamente essa empresa britânica também fornece os controles de vôo para o SH e Gripen.

- A Hexcel Composites e a Magnolia Plastics (http://www.airframer.com/aircraft_detai ... ult_Rafale), empresas americanas, vão transferir para alguma empresa brasileira as tecnologias da fabricação de manterias compostos da estrutura do Rafale?

- A Eaton Aerospace e a Goodrich Sensors & Integrated Systems, empresas americanas, vão transferir as tecnologias dos sistemas hidraulicos, sensores e transdutores que equipam o Rafale para alguma empresa brasileira?

- Outros fornecedores americanos do Rafale: Ducommun Incorporated, Rexnord Aerospace, HiRel Connectors, Inc., Avibank Mfg. Inc., Ho-Ho-Kus, Inc.

- Alemão: Liebherr-Aerospace Lindenberg GmbH

-----------------------------------------------------------------------------------


O que Sarkozy quis dizer com garantias para transferência IRRESTRITA de tecnologias do Rafale?

O que a Dassault transferiria?


-----------------------------------------------------------------------------------


OBS.:
FORNECDORES DO RAFALE:

Materials / Adhesives
STRUCTIL Adhesives: Bonding primers, paste adhesive, structural adhesive films, intumescent films, surfacing films


Materials / Composites
Hexcel Composites Carbon Fibre: Carbon fibers, structural adhesives, honeycombs, prepregs, sandwich panels and reinforcement fabrics
Magnolia Plastics, Inc. Syntactic Composites: Adhesives, coatings and syntactics


Materials / Lubricants
Orelube Corporation Synthetic Lubricants: Boelube


Components / Bearings
Rexnord Aerospace Bearings: Seals & bearings


Components / Electrical Components
Labinal Wire Harnesses: Electrical wiring systems


Components / Electrical/Electronic Connectors
HiRel Connectors, Inc. Electrical & Electronic Connectors: Connectors, removal crimp and hermetic solder contacts


Components / Fasteners
Ateliers De La Hte. Garonne Solid Rivets: Aeronautical rivets; Bolts: Aeronautical bolts; Screws: Aeronautical screws
Avibank Mfg. Inc. Pins, bolts, fasteners & accessories
Ho-Ho-Kus, Inc. Fasteners: Clamps and fasteners, nuts, bolts & screws


Components / Mechanical Components
Eaton Aerospace Phelps Valve Pumps, valves, level sensors, pressure switches, refuel/defuel manifolds, and couplings
Rexnord Cartriseal Mechanical Seals: Contacting & non-contacting face and circumferential seals


Components / Sensors, Transducers & Detectors
Goodrich Sensors & Integrated Systems Sensors/Transducers: Pitot probe; ice detectors; air data total air temperature sensors
Sagem Défense Sécurité Sensors/Transducers: Redundant sensors for fly-by-wire systems


Airframe Systems / Airframe Assemblies
Saint-Gobain Sully Transparent Canopies: Blister windscreen/canopy, gold coated to reduce radar reflection


Airframe Systems / Crew Seating
Martin Baker Aircraft Ejector Seats: Mk.16 F16F zero/zero ejection seat


Airframe Systems / Environmental Systems
Liebherr-Aerospace Lindenberg GmbH Cabin Pressure Control Systems:
Technofan Air Conditioning Equipment: Cockpit air conditioning system


Airframe Systems / Landing Assemblies
Messier-Bugatti Carbon Brakes: ; Brake-by-Wire Systems:
Messier-Dowty Aircraft Landing Gear: Main landing gear & nose landing gear


Airframe Systems / Oxygen Systems & Equipment
Air Liquide Oxygen Generation Systems: OBOGS


Airframe Systems / Safety & Security Systems
Ducommun Technologies, Inc. Warning Systems/Equipment: Master caution and warning assemblies
L'Hotellier Fire Fighting/Detection Systems: Fire detection and extinction


Airframe Systems / Weapons Systems
Thales Airborne Systems Surveillance/Air Defense Radar: RBE-2 active electronically scanned array radar
Thales North America Inc. Electronic Warfare Systems: SPECTRA integrated electronic warfare system operating in electromagnetic, laser and infra-red domains


Avionics / Avionic Components
ECE Control Panels: Cockpit components & control panels


Avionics / Flight and Data Management
Moog Controls (UK) Automatic Flight Control Systems: Primary flight controls


Avionics / Imaging and Visual Systems
Thales Optronics (Bury St Edmunds) Limited Airborne Reconnaissance Infrared: Front sector optronic system


Avionics / Indicators and Instruments
Sagem Défense Sécurité Helmet-Mounted Displays (HMD): GERFAUT helmet-mounted display & sight
Back to top

Avionics / Navigation Aids (Airborne)
Sagem Défense Sécurité Inertial Components & Systems: SIGMA RL90 ring-laser gyro inertial navigation system (with GPS hybridisation)


Power Systems / Auxiliary Power
Microturbo S.A. Auxiliary Power Units: Rubis 305 APU


Power Systems / Electrical Power Systems
ECE Power Distribution Equipment: Power electrical distribution boxes; power contactors


Power Systems / Engine Components
Aerotech Herman Nelson, Inc. Engine Preheaters: Portable heaters


Power Systems / Engines
SNECMA Moteurs Turbofan Engines: M88-2 engines including low-emissions combustor, single-crystal turbine blades and powder metallurgy disks


Power Systems / Fuel Systems
Le Bozec Filtration et Systemes Fuel Filters:
RUAG Aerospace Fuel Tanks & Systems: Under wing fuel tanks


Power Systems / Power Transmission
Hispano Suiza Mechanical Transmissions: Engine power transmissions and hydromechanics
Back to top

Production / Production Equipment
LASELEC SA Marking Equipment: Cable & wire laser marking equipment


Production / Tools
Le Creneau Industriel Machine Tools: CNC machine tools
Back to top

Testing / Test Equipment
EADS Test & Services Automated Test Equipment: Automatic test equipment & ground test system




Editado pela última vez por Penguin em Sex Set 18, 2009 12:29 am, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2025 Mensagem por DBader » Sex Set 18, 2009 12:29 am

Santiago escreveu:Já que vamos de Rafale, fica algumas perguntas...



- A Snecma vai transferir a tecnologia do M88 para alguma empresa brasileira?
Ao que se sabe, a manutenção dela será feira pela subsidiária da Snecma no Brasil, assim como a F414 será manutenida pela Celma, subsidiária da GE no Brasil.

- A Thales vai transferir a tecnologia do RBE2 AESA para alguma empresa brasileira?
A Mectron que fabrica radares aqui desenvolveu o Radar SCP-01 para o AMX em conjunto com a Selex-Galileo, que vem a ser o fabricante do radar Grifo do F-5BR e que desenvolve em conjunto com a Ericsson o novo radar do Gripen NG.

- A Thales vai transferir a tecnologia do Spectra e OSF para alguma empresa brasileira?

- A Sagem vai transferir a tecnologia do INS e equipamentos de navegação que equipam o Rafale para alguma empresa brasileira?

- A Moog, empresa britânica (http://www.moog.com/markets/aircraft/mi ... r-trainer/), vai transferir para alguma empresa brasileira a tecnologia dos controles de vôos do Rafale?
Ironicamente essa empresa britânica também fornece os controles de vôo para o SH e Gripen.

- A Hexcel Composites e a Magnolia Plastics (http://www.airframer.com/aircraft_detai ... ult_Rafale), empresas americanas, vão transferir para alguma empresa brasileira as tecnologias da fabricação de manterias compostos da estrutura do Rafale?

- A Eaton Aerospace e a Goodrich Sensors & Integrated Systems, empresas americanas, vão transferir as tecnologias dos sistemas hidraulicos, sensores e transdutores que equipam o Rafale para alguma empresa brasileira?

- Outros fornecedores americanos do Rafale: Ducommun Incorporated, Rexnord Aerospace, HiRel Connectors, Inc., Avibank Mfg. Inc., Ho-Ho-Kus, Inc.

- Alemão: Liebherr-Aerospace Lindenberg GmbH

-----------------------------------------------------------------------------------


O que Sarkozy quis dizer com garantias para transferência IRRESTRITA de tecnologias do Rafale?

O que a Dassault transferiria?


-----------------------------------------------------------------------------------


OBS.:
FORNECDORES DO RAFALE:

Materials / Adhesives
STRUCTIL Adhesives: Bonding primers, paste adhesive, structural adhesive films, intumescent films, surfacing films


Materials / Composites
Hexcel Composites Carbon Fibre: Carbon fibers, structural adhesives, honeycombs, prepregs, sandwich panels and reinforcement fabrics
Magnolia Plastics, Inc. Syntactic Composites: Adhesives, coatings and syntactics


Materials / Lubricants
Orelube Corporation Synthetic Lubricants: Boelube


Components / Bearings
Rexnord Aerospace Bearings: Seals & bearings


Components / Electrical Components
Labinal Wire Harnesses: Electrical wiring systems


Components / Electrical/Electronic Connectors
HiRel Connectors, Inc. Electrical & Electronic Connectors: Connectors, removal crimp and hermetic solder contacts


Components / Fasteners
Ateliers De La Hte. Garonne Solid Rivets: Aeronautical rivets; Bolts: Aeronautical bolts; Screws: Aeronautical screws
Avibank Mfg. Inc. Pins, bolts, fasteners & accessories
Ho-Ho-Kus, Inc. Fasteners: Clamps and fasteners, nuts, bolts & screws


Components / Mechanical Components
Eaton Aerospace Phelps Valve Pumps, valves, level sensors, pressure switches, refuel/defuel manifolds, and couplings
Rexnord Cartriseal Mechanical Seals: Contacting & non-contacting face and circumferential seals


Components / Sensors, Transducers & Detectors
Goodrich Sensors & Integrated Systems Sensors/Transducers: Pitot probe; ice detectors; air data total air temperature sensors
Sagem Défense Sécurité Sensors/Transducers: Redundant sensors for fly-by-wire systems


Airframe Systems / Airframe Assemblies
Saint-Gobain Sully Transparent Canopies: Blister windscreen/canopy, gold coated to reduce radar reflection


Airframe Systems / Crew Seating
Martin Baker Aircraft Ejector Seats: Mk.16 F16F zero/zero ejection seat


Airframe Systems / Environmental Systems
Liebherr-Aerospace Lindenberg GmbH Cabin Pressure Control Systems:
Technofan Air Conditioning Equipment: Cockpit air conditioning system


Airframe Systems / Landing Assemblies
Messier-Bugatti Carbon Brakes: ; Brake-by-Wire Systems:
Messier-Dowty Aircraft Landing Gear: Main landing gear & nose landing gear


Airframe Systems / Oxygen Systems & Equipment
Air Liquide Oxygen Generation Systems: OBOGS


Airframe Systems / Safety & Security Systems
Ducommun Technologies, Inc. Warning Systems/Equipment: Master caution and warning assemblies
L'Hotellier Fire Fighting/Detection Systems: Fire detection and extinction


Airframe Systems / Weapons Systems
Thales Airborne Systems Surveillance/Air Defense Radar: RBE-2 active electronically scanned array radar
Thales North America Inc. Electronic Warfare Systems: SPECTRA integrated electronic warfare system operating in electromagnetic, laser and infra-red domains


Avionics / Avionic Components
ECE Control Panels: Cockpit components & control panels


Avionics / Flight and Data Management
Moog Controls (UK) Automatic Flight Control Systems: Primary flight controls


Avionics / Imaging and Visual Systems
Thales Optronics (Bury St Edmunds) Limited Airborne Reconnaissance Infrared: Front sector optronic system


Avionics / Indicators and Instruments
Sagem Défense Sécurité Helmet-Mounted Displays (HMD): GERFAUT helmet-mounted display & sight
Back to top

Avionics / Navigation Aids (Airborne)
Sagem Défense Sécurité Inertial Components & Systems: SIGMA RL90 ring-laser gyro inertial navigation system (with GPS hybridisation)


Power Systems / Auxiliary Power
Microturbo S.A. Auxiliary Power Units: Rubis 305 APU


Power Systems / Electrical Power Systems
ECE Power Distribution Equipment: Power electrical distribution boxes; power contactors


Power Systems / Engine Components
Aerotech Herman Nelson, Inc. Engine Preheaters: Portable heaters


Power Systems / Engines
SNECMA Moteurs Turbofan Engines: M88-2 engines including low-emissions combustor, single-crystal turbine blades and powder metallurgy disks


Power Systems / Fuel Systems
Le Bozec Filtration et Systemes Fuel Filters:
RUAG Aerospace Fuel Tanks & Systems: Under wing fuel tanks


Power Systems / Power Transmission
Hispano Suiza Mechanical Transmissions: Engine power transmissions and hydromechanics
Back to top

Production / Production Equipment
LASELEC SA Marking Equipment: Cable & wire laser marking equipment


Production / Tools
Le Creneau Industriel Machine Tools: CNC machine tools
Back to top

Testing / Test Equipment
EADS Test & Services Automated Test Equipment: Automatic test equipment & ground test system
Agora ficou feio. 8-]

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Responder