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Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Nov 24, 2010 8:29 am
por Knight
cb_lima escreveu:Sinal de novos tempos...

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6415
Mascote do 1°/4° GAV chega em Manaus
Símbolo do instrutor na aviação de caça, o bulldog Tetéu já está na sua nova casa. A bordo de um AT-26 Xavante do 1°/4° GAV, o voo com o mascote do Esquadrão Pacau pousou na Base Aérea de Manaus (AM) nesta segunda-feira (22/11). A chegada marca o início da transferência da unidade de caça de Natal (RN) para a região Norte do país.

No caminho, as duas aeronaves fizeram uma escala em Fortaleza, onde o 1°/4° foi criado em 1947. Foi ali que o Esquadrão se destacou pela tarefa de formar líderes da aviação de caça. A missão deu à capital cearense o apelido de "A Sourbonne da Caça" e à bolacha do 1°/4° GAV a imagem do Tetéu como o instrutor que avisa aos seus alunos: "Tô Lhe Manjando".

Transferido para Natal em 2002, o Esquadrão Pacau é hoje a última unidade de caça da Força Aérea Brasileira a operar os jatos AT-26 Xavante. Mas, além da mudança de sede, a unidade também receberá novas aeronaves. Depois de voar com os A-28, B-25, P-47, F-80, TF-33 e, desde 1973, com os AT-26, o 1°/4° GAV já deve voar em Manaus com seus novos F-5EM. O último voo dos Xavantes está programado para o dia 3 de dezembro.
Imagem

[100] [009]

Mais uma unidade de caças de primeira linha no Brasil!!

Evento histórico Srs! [100] [009]

[]s
CB_Lima
Existe vida além do FX !!!

Manaus é um bom lugar para nosso Tetéu
falar pra quem precisa ouvir "Tô Lhe Manjando".

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Nov 24, 2010 9:45 am
por Marino
Embraer investe em novos materiais

Virgínia Silveira

A Embraer deu mais um passo ontem no processo de tornar-se autossuficiente no desenvolvimento e produção de estruturas e componentes em materiais compósitos. Ela vai iniciar as obras de sua fábrica em Évora, Portugal, destinada para este fim. O investimento previsto é de € 48 milhões, mas deve atingir um total de € 150 milhões nos próximos três anos, com a segunda unidade, que ficará dedicada à produção de estruturas metálicas usinadas.
Parte dessa tecnologia também já começou a ser desenvolvida pela Embraer no Brasil, em seu Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Aeronáutica, instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Os novos desenvolvimentos estão acontecendo também no Laboratório de Pesquisa de Estruturas Leves (LabPEL), que conta com investimento de R$ 90 milhões, financiado pelo governo do Estado de São Paulo e pelo BNDES. O laboratório, voltado para pesquisas nas áreas de sistemas, materiais compósitos de fibra de carbono e de estruturas metálicas, é operado por pesquisadores do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e da Embraer.

Segundo o presidente da Embraer Aviation Europe (EAE), Luiz Fuchs, a unidade de compósitos terá 30.660 metros quadrados e estará concluída até o fim de 2011. O início da produção está previsto para agosto de 2013. A empresa de construção portuguesa Ramos Catarino S.A foi contratada para realizar os trabalhos de terraplenagem, fundação e infraestrutura. As novas unidades industriais, classificadas pela Embraer como "centros de excelência", terão cerca de 570 funcionários e irão abastecer as fábricas no Brasil.

Atualmente, segundo Fuchs, uma pequena quantidade desses materiais é produzida pela própria Embraer em sua fábrica de São José dos Campos e outra parte é comprada de diversos fornecedores no mundo. "As fábricas de Portugal estão sendo construídas para atender aos novos projetos. São jatos que entrarão produção seriada entre os anos de 2014 e 2015", disse.

Num primeiro momento, de acordo com o executivo, o foco da produção em Portugal estará voltado para o segmento de aviação executiva e os primeiros modelos atendidos serão os jatos Legacy 450 e o Legacy 500, que têm lançamento previsto para 2011. "A produção das novas unidades estará dirigida à nova linha de jatos da aviação executiva, mas também existe a possibilidade de que partes e peças do novo jato de transporte militar, o cargueiro KC-390, sejam feitas em Évora."

O governo de Portugal assinou, recentemente, uma declaração de intenções de parceria no programa do KC-390 e também da compra de seis aeronaves do modelo. A escolha de Portugal para sediar as novas unidades da Embraer, segundo Fuchs, foi feita com base em um amplo estudo feito pela empresa, que levou em conta, entre outros fatores, incentivos concedidos pela União Europeia.

Parte do investimento que será aplicado em Évora, por exemplo, será aportado pela UE. A cidade de Évora é a capital da região do Alentejo, onde o governo português pretende consolidar a implantação de um polo aeronáutico.

O presidente da EAE informou ainda que a nova fábrica de Portugal atuará em conjunto com as universidades, centros de pesquisa e potenciais fornecedores locais para aprimorar as competências do seu centro de excelência em materiais compósitos.

A Embraer já está presente em Portugal desde 2004, quando adquiriu o controle do capital da Ogma, empresa de manutenção, reparo e produção, localizada em Alverca. A aquisição da Ogma foi feita em parceria com o consórcio europeu EADS. Juntas, a Embraer e a EADS detém 65% do capital da Ogma e o restante pertence ao governo português. A Embraer é majoritária na joint-venture com 70% de participação. O objetivo da Embraer na Ogma foi expandir sua presença na Europa por meio de uma empresa reconhecida como líder em manutenção e produção de componentes aeronáuticos.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Nov 24, 2010 10:23 pm
por Guilelme
Um dia desses encontrei um piloto do 2º/3º GAv aqui de Porto Velho. Perguntei sobre lei do abate etc. e ele disse que poucos aviões são inteceptados, mas disse que é muito, mas muito comum abrir fogo contra embarcações transportando drogas. Aí perguntei se ele já tinha feito isso e ele respondeu: "já mas sou ruim de mira" e deu uma risada...
Será que procede essa informação? Abraços!

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Nov 25, 2010 10:24 am
por EDSON
Ações militares não são para glórias pessoais é só para nós aqui no fórum onde não temos que contratar advogado para responder IPM.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Nov 25, 2010 12:13 pm
por kekosam
Guilelme escreveu:Um dia desses encontrei um piloto do 2º/3º GAv aqui de Porto Velho. Perguntei sobre lei do abate etc. e ele disse que poucos aviões são inteceptados, mas disse que é muito, mas muito comum abrir fogo contra embarcações transportando drogas. Aí perguntei se ele já tinha feito isso e ele respondeu: "já mas sou ruim de mira" e deu uma risada...
Será que procede essa informação? Abraços!
Huhummm... ruim de mira com o A-29, que praticamente atira sozinho? Sei... :roll:
Acredito que ele não quer se meter em enrascada... como disse o Edson.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qui Nov 25, 2010 2:07 pm
por alcmartin
Gerson Victorio escreveu:
cb_lima escreveu:Como diz um amigo aqui do Forum...

Continência! :D

[100] [009]

Valeu pelo relato!

[]s
CB_Lima
2x,

alc...poderia nos brindar com mais proza destas?...acho que tem um tópico com historias assim perdido por ai....vou ver se acho.... :mrgreen:

abraços

Gerson
:wink:

Valeu, abração, Gerson e CB!

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Nov 28, 2010 3:31 pm
por Justin Case
Amigos,

Notícia de hoje. Traduzi para facilitar:
http://www.ouest-france.fr/photos/2010/11/28/101128155606133_79_000_apx_470_.jpg
http://www.ouest-france.fr/ofdernmin_-C ... filDMA.Htm
Acidente de um Rafale de Landivisiau no Paquistão
Defesa, domingo, 28 novembro de 2010
O Rafale que caiu na costa do Paquistão estava a bordo do Charles de Gaulle.
Foto Ademas David.

Um Rafale F3 do Esquadrão 12F de Landivisiau caiu ontem de manhã ao largo da costa do Paquistão, no início de uma missão de apoio aéreo no Afeganistão. O piloto do Rafale, que operava a partir do porta-aviões Charles de Gaulle, ejetou.
Ele foi imediatamente resgatado no helicóptero responsável pela segurança das operações aéreas. Ele saiu ileso e está sendo atendido pela equipe médica de bordo.

Apoio aéreo no Afeganistão
Segundo o Ministério da Defesa, uma investigação está em andamento para determinar as circunstâncias do acidente.
O grupo aeronaval está engajado na missão Agaphante desde novembro de 2010. Desde 25 de novembro, por um período de um mês, as aeronaves embarcadas estão envolvidas em missões de apoio aéreo no Afeganistão. Uma vintena de saídas já foram realizadas em proveito da coalizão. Os Super Etendard e os Rafale da Base de Landivisiau (Finistère) estão envolvidos nestas operações.
Abraços,

Justin

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Nov 28, 2010 3:35 pm
por prp
Um F3? Ele já está operacional?

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Nov 28, 2010 3:40 pm
por Boss
Aquela turbina que o ITA estava desenvolvendo/testando, morreu ?

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Nov 28, 2010 4:49 pm
por Penguin
Ares
A Defense Technology Blog

Italian, Israel Air Forces Complete Joint Aerial Exercise
Posted by Noam Eshel at 11/27/2010 8:53 AM CST
The Israeli and Italian air Forces concluded an extensive, two-week exercise in Sardinia this Friday. Members from four Israel Air Force fighter squadrons participated in the exercise, “The Twin-Tail Knights” and “The Spearhead” flying F-15Cs and Ds from the Tel-Nof base, and the “Defenders Of The South” and “The Golden Eagle” squadrons from the Nevatim IAF base, flying F-16s. The exercise was the first international training deployment of the “Eitam” (G550), an Early Warning & Control aircraft. The Italian element in the exercise played the ‘red team’ of adversary air force, challenging the Israelis with Eurofighter Typhoons, AMXs, Panavia Tornado and F-16s ‘aggressors’.

International training deployments are essential for the IAF to maintain pilot skills in extended-range operation, under changing weather conditions, over unfamiliar areas, fly at low altitude over the vast uninhibited areas of the island, perform precision navigation flights and practice cooperation with foreign NATO elements as part of coalition operations. The IAF has deployed to Sardinia for several years. In October 2009 Israeli Air Force F-15Es and F-16Is also deployed to Cagliari base in Sardinia, to participate in a similar exercise. According to Lt. Col A., “The Golden Eagle” squadron leader, the international training program will incorporate more air forces in the future, and the Italian Air Force plans to deploy aircraft on training missions to Israel in the future.


Re: NOTÍCIAS

Enviado: Dom Nov 28, 2010 11:35 pm
por Andre Correa
3 Esquadrões de F-15SE e estávamos bem de Superioridade Aérea.
1 em Brasília, outra no Rio e outra na região Norte. Mas isso era pra estar aqui há 10 anos atrás, não pra chegar agora...

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Nov 29, 2010 2:10 am
por Booz
Jobim é convidado e aceita continuar no Ministério da Defesa

Publicada em 29/11/2010 às 00h05m
Ilimar Franco

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BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, aceitou convite da presidente eleita, Dilma Rousseff, e vai permanecer no comando das Forças Armadas no próximo governo. Dilma convidou Jobim na sexta-feira, em São Paulo. Ela estava na capital paulista para tratar de assuntos pessoais, e Jobim embarcava para uma viagem oficial de uma semana a quatro países da Europa. Na conversa, ficou decidido que a Secretaria da Aviação Civil sairá da Defesa e passará a ser uma secretaria especial vinculada à Presidência da República. A desmilitarização atingirá, também, a Infraero.

O convite para Jobim foi precedido de uma conversa entre o ministro da Defesa e o futuro chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, em 17 de novembro. Palocci comunicou a Jobim que a presidente eleita queria mantê-lo no cargo, mas retirando de sua pasta as atribuições da aviação civil. Jobim concordou, dizendo que a comunidade internacional, em encontros da área, considerava excêntrico que um ministro da Defesa tratasse de aviação civil.

Apesar dessa conversa com Palocci, na semana passada, ao participar de reunião dos ministros da Defesa dos países da América do Sul, Jobim anunciou que estava se despedindo, pois não deveria ser mantido no próximo governo.

Quando fez esta declaração, Jobim quis sinalizar para a presidente eleita que não estava em campanha para permanecer no cargo. Mas esta era a vontade do presidente Lula, cujos argumentos acabaram convencendo Dilma. A avaliação de Lula, avalizada por Dilma, é a de que o Ministério da Defesa sob o comando civil só virou realidade com a chegada de Jobim à pasta.

O entendimento dominante é o de que ele está desenvolvendo a modernização e o reaparelhamento das Forças Armadas, que devem ter continuidade. Pesou ainda o fato de que os comandantes militares respeitam o atual ministro.

A expectativa nas Forças Armadas, com a manutenção de Jobim na pasta, é a de continuidade e de ampliação dos investimentos na área da defesa. Entre os militares, desde a semana passada, circulam informações de que Jobim, já prevendo sua permanência, comunicou aos chefes das Forças - Exército, Marinha e Aeronáutica - que gostaria que eles permanecessem no comando.

O chefe conjunto das Forças Armadas também deve permanecer. Sobre a capacidade política e de diálogo deste, Jobim costuma brincar fazendo uma analogia com o futebol:

- O general José Carlos de Nardi é candidato ao Conselho Deliberativo do Internacional por duas chapas adversárias, nas eleições diretas para eleger o presidente do clube.

Leia mais:
Cotado para várias funções, Paulo Bernardo ainda não tem indicação definida

Pimentel deverá assumir o Ministério do Desenvolvimento

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Nov 29, 2010 8:07 am
por FIGHTERCOM
Enquanto o FX-2 não sai do armário...
Governo negocia compra de novo avião presidencial

O governo negocia a aquisição de um avião presidencial maior e mais caro que o atual que poderá servir à presidente eleita, Dilma Rousseff, e a seus sucessores. A aeronave, caso seja adquirida mesmo com o cenário de contenção de gastos do governo, deverá ser um aparelho europeu da Airbus - um modelo de reabastecimento aéreo A330-MRTT, equipado com área VIP presidencial e assentos normais. O avião custa até cinco vezes os US$ 56,7 milhões (R$ 98 milhões na sexta-feira) pagos em 2005 pelo avião atual, um Airbus-A319 em versão executiva. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Um dos motivos para a troca, segundo a reportagem, seria a necessidade de paradas para reabastecimento do avião atual, que tem cerca de 8,5 mil km de autonomia - o que não garante um voo Brasília-Londres sem escala, por exemplo. A Força Aérea Brasileira (FAB) precisa substituir seus dois aviões grandes de reabastecimento. São os antigos Sucatões presidenciais, versões com quase 50 anos de uso do vetusto Boeing-707. Por falta de condições, foram excluídos do último grande exercício aéreo da Força Aérea Brasileira.
http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... ncial.html

Abraços,

Wesley

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Nov 29, 2010 8:25 am
por Hader
Incrível a capacidade da nossa mídia em escrever asnices... :roll:

[]'s

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Nov 29, 2010 8:38 am
por Corsário01
Hader escreveu:Incrível a capacidade da nossa mídia em escrever asnices... :roll:

[]'s
Não é asnice não. Existe sim o estudo para a compra de 2 A330 MRTT para o Esq. Corsário e as células já estariam até "separadas".
O que é interessante é a volta do conceito do 2401 que era VIP e reabastecedor ao mesmo tempo.

Isso é que não concordo, mas por uma questão de economia, talvez seja o caminho.