Página 1339 de 2046

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Nov 22, 2010 3:04 pm
por alcmartin
Tá com pinta de CFIT... :( Condolencias a familia do guerreiro.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Nov 22, 2010 3:33 pm
por Justin Case
saullo escreveu:Pode ter acontecido muita coisa, até o fenômeno whiteout, em que há desorientação e se perde a noção entre o branco do céu com o branco do chão coberto de neve, numa situação desesperadora para quem está pilotando.

Abraços
Pode ser, Saullo, mas...

O Rafale, por exemplo, tem um botão que acionado recupera o avião de qualquer atitude anormal e traz para o voo levemente ascendente, com potência e velocidade predeterminada.

É bem provável que o Raptor tenha dispositivo semelhante. Nesse caso, seria menor a possibilidade de ter sido essa a causa.

Abraço,

Justin

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Seg Nov 22, 2010 3:55 pm
por alcmartin
Gerson Victorio escreveu:
sapao escreveu:Chegada do PARA-SAR em CG, teve muita gente que não acreditou que ia ser verdade...

"CORREIO DO ESTADO
Novo esquadrão chega à Base Aérea de Campo Grande
O primeiro lote de material do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), o PARASAR, chegou à Base Aérea de Campo Grande (BACG) esta semana a bordo de um C-130 Hércules, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT). O EAS será totalmente transferido para a Base Aérea de Campo Grande até o dia 31 de dezembro e ocupará instalações provisórias até a finalização da construção de sua sede definitiva, prevista para os próximos meses. A nova unidade a integrar a Força Aérea Brasileira (FAB) em Mato Grosso do Sul é especializada em missões especiais e, devido a localização privilegiada do estado, poderá atuar com maior eficiência em todo o território nacional.
"

retirado do site da FAB

que seja bem vindo!!!...isso aqui tá cada vez melhor... :mrgreen:

sapão....tens notícias do Adelphi?

Gerson
Parabéns mesmo, Gerson...[009]
O pessoal não tem muita noção do verdadeiro leque de missões do PARASAR. A boina laranja é altamente respeitada na FAB. Tropa de elite infelizmente pequena, mas composta de valores individuais comparaveis a qualquer grupo famoso do mundo. Além de terem sido formados no próprio curso(nenhum piquenique, se me entende... :twisted: ), TODOS são formados pela brigada PQD do EB, a maioria tem o CIGS, uma boa parte tem o Comandos da MB ( Pelo menos, quando fiz um treinamento com eles).

Há um episódio que não esqueço, quando estava na AFA. Existe(ou existia) uma regulamento que preve a apresentação dos novos oficiais transferidos a unidade. Estavamos no cinema e o comandante do corpo de cadetes apresentava os novos oficiais, um a um, lendo seu CV. Estes estavam enfileirados no palco, dando um passo a frente, ao ter seu nome lido.
Aí foi "Maj. Fulano, 3000 horas de voo, cursos:CFOAV, tatica aerea. Cap.Sicrano, 2000 horas de voo, CFOAV, Tatica Aérea. E por aí vai. Aviador não tem tempo para fazer curso. Ou não voa. Lá no final, um oficial infante. A infantaria é a arma mais moderna da FAB.

A audiencia assistia, meio que sonolenta, meio deitado(no escuro, tipo no Top Gun :mrgreen: ), em silencio, a leitura dos CV´s que eram praticamente iguais. Até o último, o infante. "Cap tal. CFOInf, PARA-SAR na FAB, Curso Brig. Para quedista Exercito Brasileiro, CIGS. Curso mestre de salto, US Army. Curso Special Forces, US Army. Curso sobrevivencia no gelo na Antartica, Exercito do Chile(ou F.aerea, não lembro :oops: ), observador pelas forças da ONU... e por aí foi... :shock: minutos correndo! :shock: E a galera, que antes estava silenciosa, começou um murmurinho, de admiração, que foi aumentando de volume, a medida que a leitura do CV do cara não parava!! :shock: :lol:
Até os aviadores mais antigos, do outro lado da fila, não se contiveram e olharam para o sujeito, lá do outro lado. Diga-se de passagem, um armário!! Parecia um 8 (oito), de cabeça para baixo... :shock: :shock: :lol:

Foi mal o OFF, aí, pessoal, mas é só para dar uma idéia do tipo de profissional que temos, não só no PARASAR, mas como também na FAB e nas FA´s do Brasil, em geral e que a gente não sabe, mas estão aí. Para nós.

Abração aí, Gerson!

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Nov 23, 2010 12:48 am
por Carlos Lima
Como diz um amigo aqui do Forum...

Continência! :D

[100] [009]

Valeu pelo relato!

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Nov 23, 2010 1:21 am
por sapao
saullo escreveu:Pode ter acontecido muita coisa, até o fenômeno whiteout, em que há desorientação e se perde a noção entre o branco do céu com o branco do chão coberto de neve, numa situação desesperadora para quem está pilotando.

Abraços
Whiteout tambem pode ser utilizado quando se perde visual durante uma aproximação ou decolagem de helicoptero, se for na terra Brownout. O Merlin resolveu esse problema mudando a engenharia das pás, de tanto levarem susto no Afeganistão.

Para quem quiser dar uma olhada:

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Nov 23, 2010 11:18 am
por kekosam
Este dispositivo do Rafale (que acredito existir também no Raptor) recupera de atitude adversa? Uma coisa é CFIT nivelado descendente. Outra coisa é CFIT em atitude adversa, com completa desorientação espacial (acho pouco provavel, pois não é qualquer manicaca que pilota um Raptor). Incapacitação parcial ou total do tripulante? São várias as possibilidades.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Nov 23, 2010 11:31 am
por alcmartin
Kekosam, o dispositivo do rafale(que já existia inclusive no Mig29) é justamente para atitudes adversas. Não é coisa só de manicaca, nao...E a priori, se estava em atitude descontrolada, não é CFIT (Controlled flight into terrain-colisaõ com o solo em voo CONTROLADO ) ué... :mrgreen:
Acontece. O cara saiu de uma bruta manobra G, apagou, descontrolou, estolou(dificil num FBW), tá baixo? Não arrisca. Aperta o tal botão...não aquele, o do avião!!! :shock: :shock: :lol:

abs!!

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Nov 23, 2010 11:49 am
por Túlio
Pois para mim ainda lembra PILOTO DE PROVA, esses vão junto com o avião, lembram daquele Italiano no protótipo do AMX? Teve trocentas chances de ejetar mas queria porque queria SALVAR O AVIÃO... :wink: 8-]

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Nov 23, 2010 11:58 am
por alcmartin
É vero, Tulio, acontece. :( Mas há aquela piada que diz que quem ejeta é piloto empregado do governo, porque a viúva paga... :mrgreen: Vai pular fora de um avião de patrão... [025] [025] [086]

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Nov 23, 2010 1:50 pm
por Gerson Victorio
cb_lima escreveu:Como diz um amigo aqui do Forum...

Continência! :D

[100] [009]

Valeu pelo relato!

[]s
CB_Lima
2x,

alc...poderia nos brindar com mais proza destas?...acho que tem um tópico com historias assim perdido por ai....vou ver se acho.... :mrgreen:

abraços

Gerson

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Nov 23, 2010 8:37 pm
por Zepa
Túlio escreveu:Pois para mim ainda lembra PILOTO DE PROVA, esses vão junto com o avião, lembram daquele Italiano no protótipo do AMX? Teve trocentas chances de ejetar mas queria porque queria SALVAR O AVIÃO... :wink: 8-]
Teve também o Bombonato, da FAB, comandante dos A1/Adelphi - Santa Cruz

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Nov 23, 2010 9:54 pm
por soultrain
Não acho o tópico do KC-x que eu próprio criei. Reminder: melhorar o motor de busca do forum galera, google por exemplo.


USAF Sent Info on Opposing Bids to KC-X Rivals

What!?!?!

Just when we thought this was going to be wrapped up soon, the Air Force has mistakenly given Boeing and EADS information on the other team’s respective bids for KC-X.

Read the following from Defense News:

“Earlier this month, there was a clerical error that resulted in limited amounts of identical source selection information being provided to both KC-X offerors concerning their competitor’s offer,” Air Force spokesman Col. Les Kodlick said Nov. 20. “Both offerors immediately recognized the error and contacted the Air Force contracting officers.”

Kodlick said the service is analyzing the information that was inadvertently disclosed and has taken steps to ensure that both competitors have had equal access to the same information. The service is also trying to find out how the mistake happened and ensure that it is not repeated.

It sounds like this mix up factored into the delays in awarding the $35 billion contract for 179 refuelers. While Pentagon planners insisted the award would be made some time this “fall,” the KC-X RfP listed an award date of Nov. 12. That’s clearly come and gone with no contract.

“The KC-X source selection will continue. This incident will not impact our schedule for source selection,” Kodlick said. “However, certain aspects of the source selection have taken slightly longer than originally anticipated and we currently expect the award to occur early next year”

Boeing and EADS formally declined to comment on the latest episode in the protracted tanker saga.

But executives from both giants obliquely explained that the gaffe appeared to be an honest mistake in an otherwise impeccable competition. They said the contest, this time around, has been run with such evenhandedness that neither side has been able to glean much information on its own status, much less its competitor’s.

Execs said that made the error all the more stunning.

One said the ethical thing to do when a company received documents that were not intended for them was to not review them and to bring the error to the Air Force’s attention.

Moreover, the exec said, “That kind of stuff can easily be tracked, so everyone knows you don’t mess around.”

Who knows what this latest development in the decade long saga to replace some, just some, of the air service’s ancient KC-135s (like the one pictured above) will mean.


Read more: http://defensetech.org/#ixzz169XdN92g
Defense.org

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Ter Nov 23, 2010 10:03 pm
por sapao
Zepa escreveu:
Túlio escreveu:Pois para mim ainda lembra PILOTO DE PROVA, esses vão junto com o avião, lembram daquele Italiano no protótipo do AMX? Teve trocentas chances de ejetar mas queria porque queria SALVAR O AVIÃO... :wink: 8-]
Teve também o Bombonato, da FAB, comandante dos A1/Adelphi - Santa Cruz
O do Cel Bombonato quase que certamente foi desorientação, pelo menos e o que se leva a crer no relatorio final que está muito completo com as condiçoes de vôo no dia no estande, o perfil do vôo, o relato dos membros da esquadrilha e por ai vai.

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Nov 24, 2010 1:20 am
por Carlos Lima
Sinal de novos tempos...

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6415
Mascote do 1°/4° GAV chega em Manaus
Símbolo do instrutor na aviação de caça, o bulldog Tetéu já está na sua nova casa. A bordo de um AT-26 Xavante do 1°/4° GAV, o voo com o mascote do Esquadrão Pacau pousou na Base Aérea de Manaus (AM) nesta segunda-feira (22/11). A chegada marca o início da transferência da unidade de caça de Natal (RN) para a região Norte do país.

No caminho, as duas aeronaves fizeram uma escala em Fortaleza, onde o 1°/4° foi criado em 1947. Foi ali que o Esquadrão se destacou pela tarefa de formar líderes da aviação de caça. A missão deu à capital cearense o apelido de "A Sourbonne da Caça" e à bolacha do 1°/4° GAV a imagem do Tetéu como o instrutor que avisa aos seus alunos: "Tô Lhe Manjando".

Transferido para Natal em 2002, o Esquadrão Pacau é hoje a última unidade de caça da Força Aérea Brasileira a operar os jatos AT-26 Xavante. Mas, além da mudança de sede, a unidade também receberá novas aeronaves. Depois de voar com os A-28, B-25, P-47, F-80, TF-33 e, desde 1973, com os AT-26, o 1°/4° GAV já deve voar em Manaus com seus novos F-5EM. O último voo dos Xavantes está programado para o dia 3 de dezembro.
Imagem

[100] [009]

Mais uma unidade de caças de primeira linha no Brasil!!

Evento histórico Srs! [100] [009]

[]s
CB_Lima

Re: NOTÍCIAS

Enviado: Qua Nov 24, 2010 1:31 am
por henriquejr
Poxa..... passei a minha vida inteira (desde que nasci) ouvindo o ronco dos motores dos Xavantes!!! Confeço que essa notícia me deixou um tanto triste! Saber que nunca mais verei os velhos Xavantes voando novamente!