LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#1996 Mensagem por Sintra » Ter Nov 20, 2007 10:41 pm

PRick escreveu:
jacquessantiago escreveu:
Jose Matos escreveu:Olá a todos

Já agora uma comparação entre Rafale e Tufão que saiu há tempos na DSI. Segundo o autor do artigo, o Tufão é melhor em combate aéreo e o Rafale em ataque ao solo. Ver as razões apresentadas que penso que ajudam a clarificar esta discussão. Um dos problemas claramente apontado no combate ar-ar é a falta de mísseis de longo alcance. Uma miopia como refere o autor.

http://www.areion.fr/publishing/www_DSI ... ERRARD.pdf

Um abraço




Se verdadeiro, uma questao muito grave para o Rafale com o radar atual: Colocaram o dedo na ferida :shock:

"(...) O verdadeiro problema operativo do Rafale, em particular, com relacao aos possiveis clientes de exportacao, eh, hoje, o insuficiente alcance do seu sistema de armas em combates de longo alcance. Ou seja, mais de 60- 70 km. O Rafale esta equipado com misseis MICA de medio alcance e radar RBE2, porem este sofre de miopia quando comparado com concorrentes russos e americanos. Quando operando de forma autonoma (sem AWACS ou GCI por exemplo), o Rafale corre serio risco de ser detectado e atacado antes de poder reagir. Exercicios realizados contra Su-30 indianos e F/A-18 americanos demostram este problema. De comum acordo, os protagonistas destes exercicios, a fim de nao prejudicar irremediavelmente os pilotos franceses, limitam o alcance de seus radares a valores similar ao do Rafale (...)"


OBS.: Nao domino o frances...assim esta traducao pode conter imprecisoes.


Jacques,

Dados de radar são confidênciais, e o Rafale tem o RBE-2AA já em fase final de desenvolvimento, e o Meteor é mais Francês que Europeu, por sinal, quase tudo nele vem do MICA, propavelmente o míssel mais avançado em uso, bem superior, AIM-120 por exemplo.

[ ]´s


O desenho do missil é da BAE, baseado no antigo S225X, os Ramjet´s são Alemães da Bayern Chimie, o datalink é Sueco da SAAB, finalmente a cabeça radar é um desenvolvimento da do MICA...

Menos Prick, menos...
:twisted:
Abraços :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8399
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

#1997 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Nov 20, 2007 10:41 pm

Marino escreveu:Não sei se já foi postado aqui:
http://www.defesa.ufjf.br/fts/FX2.pdf
Quem é esse autor, chamado Orestes? :D

Quem seria???




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#1998 Mensagem por Sintra » Ter Nov 20, 2007 10:42 pm

cicloneprojekt escreveu:
Túlio escreveu:
Jacobs escreveu:
Aproveitando os dizeres do meu caro tulio, num combate hipotético entre Rafale e SU-30MKV, quem ganharia essa budega?



É óbvio que o Rafale, os Venezuelanos dependeriam única e exclusivamente de seus próprios radares e IRST, sendo alvo fácil para o R99 vetorar caças para pegar o inimigo de surpresa...

Entendamos todos: o conceito NCW veio para ficar e somos OS ÚNICOS NA AS que dele dispõem, além de doutrina e experiência no emprego operacional, qualquer vizinho mal-intecionado pode mandar o caça que quiser, vai ser abatido e fim de charla... :wink:


Ok oK.

Mas e se os bovinos tiverem alguns R-37 como fica a equação?


Um missil que nunca foi produzido industrialmente?
Nem os Russos o têm, ninguém sabe se o virão a ter...




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#1999 Mensagem por Sintra » Ter Nov 20, 2007 10:46 pm

jacquessantiago escreveu:
Jose Matos escreveu:Olá a todos

Já agora uma comparação entre Rafale e Tufão que saiu há tempos na DSI. Segundo o autor do artigo, o Tufão é melhor em combate aéreo e o Rafale em ataque ao solo. Ver as razões apresentadas que penso que ajudam a clarificar esta discussão. Um dos problemas claramente apontado no combate ar-ar é a falta de mísseis de longo alcance. Uma miopia como refere o autor.

http://www.areion.fr/publishing/www_DSI ... ERRARD.pdf

Um abraço




Se verdadeiro, uma questao muito grave para o Rafale com o radar atual: Colocaram o dedo na ferida :shock:

"(...) O verdadeiro problema operativo do Rafale, em particular, com relacao aos possiveis clientes de exportacao, eh, hoje, o insuficiente alcance do seu sistema de armas em combates de longo alcance. Ou seja, mais de 60- 70 km. O Rafale esta equipado com misseis MICA de medio alcance e radar RBE2, porem este sofre de miopia quando comparado com concorrentes russos e americanos. Quando operando de forma autonoma (sem AWACS ou GCI por exemplo), o Rafale corre serio risco de ser detectado e atacado antes de poder reagir. Exercicios realizados contra Su-30 indianos e F/A-18 americanos demostram este problema. De comum acordo, os protagonistas destes exercicios, a fim de nao prejudicar irremediavelmente os pilotos franceses, limitam o alcance de seus radares a valores similar ao do Rafale (...)"


OBS.: Nao domino o frances...assim esta traducao pode conter imprecisoes.


Eu domino... a tradução está perfeita. E deixou-me assim :shock:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#2000 Mensagem por Matheus » Ter Nov 20, 2007 10:51 pm

A opção do F-18E/F, com AESA, JHMCS, AIM-9X, AMI-120C7 e mais alguns brinquedos ar-solo, com alguma participação da Embraer numa futura substituições dos F-5 e A-1 lá por 2015-2025, seria algo bastante interessante. Já do F-15 não vejo com bons olhos, pois já está sendo substituído pelo F22, ao contrário do F-18E/F que vai continuar por um bom tempo nos EUA.




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#2001 Mensagem por Morcego » Ter Nov 20, 2007 10:58 pm

Marino escreveu:Não sei se já foi postado aqui:
http://www.defesa.ufjf.br/fts/FX2.pdf
Quem é esse autor, chamado Orestes? :D


Bem, eu li e não tem como discutir muito com os dignissimos doutores, toda via, penso ter encontrado alguns pontos em que vou preferir debater separadamente com o ORESTES.

Se ele me liberar, eu posto aqui.

Mas no mais, esta bem CENTRADO.




Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

#2002 Mensagem por Jin Jones » Ter Nov 20, 2007 11:09 pm

Carlos Mathias escreveu:Skyway, não é apenas um míssil. Reduzir as capacidades alheias e super-valorizar as nossas é coisa de torcida.

Como disse e vou repetir, o AWACS é importantíssimo, ponto. NCW também, ponto. Mas, do outro lado também sabem disso, pois se pode ler sobre isso no DB e aprender. Assim, nada mais natural que se construa doutrinas e armas específicas para tanto. Portanto, não é um míssil.

Torcer pela burrice alheia não é bom caminho em defesa. Torcer que o adversário não vai receber treinamento visando nossas capacidadesmais óbvias é um erro primário. Sonhar que todos vão se resumir a F-5M e Derby é sonhar com a mediocridade coletiva.

Resumir tudo do outro lado a um míssil é muito simplório, assim como reduzir NCW a R-99 e F-5M. Eles compraram um vetor de longo alcance, armas AR-AR idem, estão recebendo treinamento específico e táticas para usar estes sistemas eficientemente, operam o avião no seu país a um bom tempo e estes aviões já vem de fábrica com datalink e radares de longo alcance, com tais armas integradas e operacionais, isso tudo já, agora.

Temos a rede sim, temos o AWACS, ótimo, mas não temos o resto, a equação está capenga e o resultado não pode ser correto.

Não tomem como base a OTAN e os EUA, porque eles operam as redes na sua plenitude, com tudo do bom e do melhor, no máximo das capacidades. Nenhum deles vai prá guerra com 10(dez) S-530 e Derbys sem pagar.


Amigo Carlos, me permita entrar nessa proza.
Concordo com vc no q. se refere a se super valorizar um ponto de vista.
Vamos dizer q. os tambores da guerra velha realmente a tocar nos lados da Amazonia ( BR X Vez. ). Isso será um processo q. dezencadiará após meses de escaramuças, ou vc acha q. será do tipo Pear Habor ?
Quando o Chavez penssar em aprontar algo, a CIA já vai estar sabendo data e hora, e o Mané q. estiver na função de pres. do Brasil vai ser chamado p/ conversar, ai logo em seguida, uns C-5A Galaxy vão aterrisar em Santa Cruz e Anapolis, trazendo de tudo um pouco ( AIM-9X, String , radares, ECM, JDAM, Maverik, etc... ).
Mas eu gostaria de saber s. alguem aqui do forum, por acaso está confundindo os SU-30MK da Vez. com os SU-30MKI da India.
Apesar da nomenclatura similar, são aviões de capacidades bem distintas. Os SU-30MKI da India é o mais capaz de toda a linhagem da Sukhoi, enquanto o brinquedo novo do Chavez é a versão mais basica, com o radar antigo ( N-011 = 100km de alcance ) e não o N-011M de 400 Km, fora uma serie de senssores q. não vieram.
Para maiores informações consultem o site AREA MILITAR.

Se por acaso vier p/ ele misseis anti-AWACS, o q. eu duvido muito, no minimo viriam p/ nós uns METEORS p/ serem integrados com o auxilio tecnicos europeus, e assim por diante.
A balança politica na AL não será nem por Hugo Chavez, nem por ninguem, porque é assim q. o Tio San quer.

Att.
Walter




Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#2003 Mensagem por Sintra » Ter Nov 20, 2007 11:25 pm

O N-011M "Bars" só vai ter um alcance de cerca de 400 km´s contra um Boeing 747 :wink:

"Irbis"... Que ainda só existe na forma de protótipo e que não está instalado no MKI.

Abraços :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
PRick

#2004 Mensagem por PRick » Ter Nov 20, 2007 11:34 pm

Sintra escreveu:
PRick escreveu:
jacquessantiago escreveu:
Jose Matos escreveu:Olá a todos

Já agora uma comparação entre Rafale e Tufão que saiu há tempos na DSI. Segundo o autor do artigo, o Tufão é melhor em combate aéreo e o Rafale em ataque ao solo. Ver as razões apresentadas que penso que ajudam a clarificar esta discussão. Um dos problemas claramente apontado no combate ar-ar é a falta de mísseis de longo alcance. Uma miopia como refere o autor.

http://www.areion.fr/publishing/www_DSI ... ERRARD.pdf

Um abraço




Se verdadeiro, uma questao muito grave para o Rafale com o radar atual: Colocaram o dedo na ferida :shock:

"(...) O verdadeiro problema operativo do Rafale, em particular, com relacao aos possiveis clientes de exportacao, eh, hoje, o insuficiente alcance do seu sistema de armas em combates de longo alcance. Ou seja, mais de 60- 70 km. O Rafale esta equipado com misseis MICA de medio alcance e radar RBE2, porem este sofre de miopia quando comparado com concorrentes russos e americanos. Quando operando de forma autonoma (sem AWACS ou GCI por exemplo), o Rafale corre serio risco de ser detectado e atacado antes de poder reagir. Exercicios realizados contra Su-30 indianos e F/A-18 americanos demostram este problema. De comum acordo, os protagonistas destes exercicios, a fim de nao prejudicar irremediavelmente os pilotos franceses, limitam o alcance de seus radares a valores similar ao do Rafale (...)"


OBS.: Nao domino o frances...assim esta traducao pode conter imprecisoes.


Jacques,

Dados de radar são confidênciais, e o Rafale tem o RBE-2AA já em fase final de desenvolvimento, e o Meteor é mais Francês que Europeu, por sinal, quase tudo nele vem do MICA, propavelmente o míssel mais avançado em uso, bem superior, AIM-120 por exemplo.

[ ]´s


O desenho do missil é da BAE, baseado no antigo S225X, os Ramjet´s são Alemães da Bayern Chimie, o datalink é Sueco da SAAB, finalmente a cabeça radar é um desenvolvimento da do MICA...

Menos Prick, menos...
:twisted:
Abraços :wink:


Ora o desenho é mera imitação que os UK´s fizeram, nada de novo, motor qualquer um faz, datalink também, mas o resto é do MICA, não só a cabeça de guiagem! :twisted: :twisted:

[]´s




PRick

#2005 Mensagem por PRick » Ter Nov 20, 2007 11:37 pm

MCD-SM escreveu:A opção do F-18E/F, com AESA, JHMCS, AIM-9X, AMI-120C7 e mais alguns brinquedos ar-solo, com alguma participação da Embraer numa futura substituições dos F-5 e A-1 lá por 2015-2025, seria algo bastante interessante. Já do F-15 não vejo com bons olhos, pois já está sendo substituído pelo F22, ao contrário do F-18E/F que vai continuar por um bom tempo nos EUA.


AIM-9X e AIM-120 C-7 vai sonhando! :twisted: :twisted: Os EUA não liberaram eles para ninguém, e este é o problema, principalmente os C-7. :roll:

[ ]´s




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#2006 Mensagem por Skyway » Ter Nov 20, 2007 11:42 pm

Carlos Mathias escreveu:
Só comentei pois vc apoiou toda sua "tese" em um míssel só, um modelo de míssel, como se fosse impossível de ser superado por nós e isso não é verdade.


Se você puder citar prá mim onde foi que eu escrevi que é impossível a defesa, ou até o ataque, eu agradeço. E não é um modelo de míssil, é uma arma projetada para aquele alvo. Assim como o torpedo é projetado para atacar barcos grande e relativamente lentos.

E a tese não é minha.

Um R-37 ou K-100 foram feitos pensando nestes alvos, que são lentos, manobram muito pouco e tem extrema dificuldade de subir ou descer rapidamente. Mas ainda assim, o K-100, baseado no míssil do sistema S-400, consegue atacar alvos manobrando a 12Gs no fim de seu vôo. Mas o R-99 pode fugir sim, sempre há uma chance.

E dando ênfase a técnicas muito simples e básica de ataque e ignorando nossas técnicas de defesa, que claro são mais complexas.
Pois nem as técnicas de ataque são simples como as citadas por você quando se ataca um AEW.(Nem quando se ataca qualquer coisa no cenário BVR.)


Não dei ênfase a nada e desconheço as técnicas elaboradas da FAB. Se não vamos colocar aqui as tais técnicas complexas, temos que conjecturar com as simples, senão acaba o debate. Eu digo: "Minha técnica é complexa e a sua é simplória. Venci."

E sabe que as vezes funciona o simples? Olha lá os Merkava no Líbano. Caríssimos, complexos e com todas as táticas complexas dos israelenses, mas os guerrilheiros usaram os Kornets, feitos visando justamente quem? Os Merkavas. Olha no youtube que você vai ver alguns sendo destruídos. E por guerrilheiros mulambentos.

Por isso meu comentário quanto ao teu post. Ele foi muito mais "torcida" que o post do colega Túlio.


Se você não coloca seus argumentos, não é torcida. Dizer apenas que as técnicas da FAB são melhores, são mais complexas e ponto, é encerrar o debate por falta de argumento. Se não sabemos como é não dá prá dizer se é melhor ou pior. E serve para as duas.

Agente menospreza, mas a maioria aqui não tem noção da capacidade da FAB frente aos vizinho da AS. Graças ao R-99 e agora o F-5EM, Derby...e depois A-1M, e FX......


Eu não menosprezo a FAB, mas também não posso menosprezar um cara que comprou 24 SU-30MK, TOR-M1, e mais uns mil mísseis. Derby? Segundo dizem, voltaram por falta de pagamento... E ainda que aqui estivessem, a plataforma/vetor é pífia. Ah, e o míssil é fraquinho segundo falam por aí.

Finalmente, a FAB tem uma doutrina NCW desenvolvida e pronta. Mas os outro lado não está dormindo e NCW já não é segredo para nenhuma grande potência vendedora de armas. Faltam-nos vetores modernos e compatíveis com nosso país, faltam armas efetivas. Uma coisa não anda sem a outra.


Carlos, eu não postei com o intuito de discutir com você, apenas queria dar um esclarecimento sobre uma discução ao meu ver inútil, pois o Túlio fez um comentário e vc o rebateu com argumentos que eu identifiquei falhas, apenas isso.

Não tente aqui jogar discussão pra cima de mim.

Quanto ao míssel em questão, ótimo, todos aqui sabem que você gosta e conhece muito sobre os armamentos e equipamentos russos, mas tem o hábito de endeusar eles e ter resposta pronta para tudo. Mas esse míssel, mesmo sendo feito para isso, pode ser evitado. E ainda bem que reconhece isso.


Quanto a esse trecho: "...Eu digo: "Minha técnica é complexa e a sua é simplória. Venci."....."

Cara, venceu o que? Ninguem aqui debate pra vencer nada, eu só vejo utilidade nas discussões se for para quem quiser aprender mais sobre os assuntos, ninguem vence nada, todos saem ganhando.

E eu não falei em momento algum que as táticas venezuelanas seriam simples e as nossas complexas, eu disse que qualquer tática, de defesa e de ataque no cenário BVR é mais complexa que o exemplo que você deu. Só isso. Não preciso de argumentos para isso, apenas bom entendimento e bom senso.

Quanto a FABxFAV....menosprezar um ou outro....A FAB é sim a que domina melhor a doutrina NCW, só digo isso. E na boa Carlos, se a FAV tivesse comprado equipamento de outro país, você daria tanta importância assim para esse debate?

Opinião pessoal..não daria a mesma atenção, por que equipamentos russos é que são os melhores e que devem ser mais temidos. O resto pode ser contornado de um jeito ou de outro.

Se essa não é a sua cabeça, é essa a impressão que passa no fórum.

Desculpe qualquer coisa, mas minha intenção não era mesmo discutir com vc, apenas esclarecer, esperava que vc reconhecesse isso e aceitasse.

Não postei como uma afronta aos equipamentos russos.



Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Carlos Mathias

#2007 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 21, 2007 12:19 am

Carlos, eu não postei com o intuito de discutir com você, apenas queria dar um esclarecimento sobre uma discução ao meu ver inútil, pois o Túlio fez um comentário e vc o rebateu com argumentos que eu identifiquei falhas, apenas isso.

Não tente aqui jogar discussão pra cima de mim.


Olha Sky, eu prefiro usar o termo debate. Discussão fica com cara de bate-boca, de briga, e absolutamente não é o caso.

Quanto ao míssel em questão, ótimo, todos aqui sabem que você gosta e conhece muito sobre os armamentos e equipamentos russos, mas tem o hábito de endeusar eles e ter resposta pronta para tudo. Mas esse míssel, mesmo sendo feito para isso, pode ser evitado. E ainda bem que reconhece isso.


Mas isso é igual para todos os que tem equipamento de alto nível, é uma pena que não seja o caso da nossa FAB.

Pode ser evitado, mas é difícil para um R-99.
Quanto a esse trecho: "...Eu digo: "Minha técnica é complexa e a sua é simplória. Venci."....."

Cara, venceu o que? Ninguem aqui debate pra vencer nada, eu só vejo utilidade nas discussões se for para quem quiser aprender mais sobre os assuntos, ninguem vence nada, todos saem ganhando.


Não falei em relação à você, falei em relação as táticas de países oponentes em que um confia que táticas sem armas podem vencer o combate. Lembrando que o outro lado também estuda.

E eu não falei em momento algum que as táticas venezuelanas seriam simples e as nossas complexas, eu disse que qualquer tática, de defesa e de ataque no cenário BVR é mais complexa que o exemplo que você deu. Só isso. Não preciso de argumentos para isso, apenas bom entendimento e bom senso.


É?

E dando ênfase a técnicas muito simples e básica de ataque e ignorando nossas técnicas de defesa, que claro são mais complexas.


Pois não entendi assim. Mas se ambas são complexas, vence a guerra o que está melhor armado. Ou então, estamos assumindo que só a FAB sabe fazer NCW? Acho que não, não é mesmo? E quanto ao meu exemplo, é simples porque é o que se tem acesso público e que parece adequado. A complexidade certamente é maior em ambos os casos, a menos que mais uma vez partamos do princípio que apenas a FAB sabe NCW.

Quanto a FABxFAV....menosprezar um ou outro....A FAB é sim a que domina melhor a doutrina NCW, só digo isso. E na boa Carlos, se a FAV tivesse comprado equipamento de outro país, você daria tanta importância assim para esse debate?

Opinião pessoal..não daria a mesma atenção, por que equipamentos russos é que são os melhores e que devem ser mais temidos. O resto pode ser contornado de um jeito ou de outro.


Aparentemente você tem acesso a informações sigilosas da maneira de combater da FAB. Eu não, então me baseio no que é público e acessível. Se erro por agir assim, seria melhor o amigo dizer claramente que estou errado porque desconheço as capacidades secretas da FAB. Mas acho que desconhecemos da mesma maneira as capacidades venezuelanas, ou nem manter segredo eles sabem?

Se a FAV tivesse comprado 12(doze) M-2000C + 10(dez) S-530, nem duas dezenas de F-5M com Derbys encomendados e nem pagos, aí realmente eu não daria a mínima, seria a mesma situação lamentável que a nossa. Mas, infelizmente prá nós, não é essa a realidade. E convenhamos, prá dar conta do que temos hoje, os venezuelanos tem material de sobra.

Quanto ao equipamento russo, desde que se apresente o equipamento equivalente ocidental, há debate sim. Mas meu caro amigo, F-5M+Derby+MAA-1 e M-2000C banguela, aí não tem nem como comparar.

Se essa não é a sua cabeça, é essa a impressão que passa no fórum.


Lamento muito que seja assim, pois preferia que surgissem os questionamentos, os dados, o debate. Simplesmente rotular alguém e dar por encerrado o assunto não é produtivo a meu ver. Já pensou se eu não debatesse com o Bolovo porque ele gosta do Gripen? Seria um gigantesco desperdício de inteligência(a dele) e uma fonte de conhecimento inestimável estaria sendo relegada ao rótulo preconceituoso.

Desculpe qualquer coisa, mas minha intenção não era mesmo discutir com vc, apenas esclarecer, esperava que vc reconhecesse isso e aceitasse.

Não postei como uma afronta aos equipamentos russos.



Um abraço!


Não há o que desculpar. Eu é que me desculpo por parecer ofensivo ou agressivo, jamais foi minha intenção. Por outro lado, de minha parte nunca haverá discussão, no máximo debate. E finalmente, a afronta ou não ao equipamento russo só o seria se baseada em dados falsos, mas não é o caso. Portanto trata-se apenas de apor dados e chegar-se a uma conclusão.

Aqui vai um grande, caloroso e fraternal abraço, e não vamos parar por aqui não, temos muito mais que debater. :wink:




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#2008 Mensagem por Dieneces » Qua Nov 21, 2007 12:29 am

orestespf escreveu:Gostei do debate Rafale brasileiros versus SU-30 venezuelano. Só ficou uma dúvida: alguém acredita que o Chávez esperaria chegar nossos Rafales (???) para iniciar uma guerra? Ou ele seria ainda mais benevolente e esperaria um pouco mais, ou seja, mais tempo para aprendermos e dominarmos uma doutrina para os Rafales?

Hummm Entendi!!! Neste cenário idealizado os SU-30 são venezuelanos, mas os Rafales são franceses. Saquei!!!

Deixe-me abstrair um pouco mais... Suponhamos Rafales começando a chegar daqui a 3 anos, suponha ainda 9 Rafales por ano, o que levaria 4 anos para receber 36 unidades. Ou seja, sendo otimista, receberíamos o último dos 36 Rafales daqui a 7 anos, ou seja, em 2015. Até lá já deveremos ter alguma doutrina, mas teremos os armamentos previsto pra ele?

Quantos SU´s o Chávez terá até 2015? O que mais ele comprará até lá.

Supondo por absurdo que possa ocorrer um conflito entre Brasil e Venezuela lá para 2016 (quando todos os 36 Rafales estarão por aqui), pergunto: quem vencerá?

Vou além, realmente vou extrapolar: por que o Chávez esperaria até 2016 para iniciar uma guerra? Estamos falando em oito anos pela frente, e sabemos que a coisa está esquentando, então...


Sds,

Orestes
eNTÃO...nÃo dÁ prA espERar RafiNhaS....(BAT MODE)




Carlos Mathias

#2009 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Nov 21, 2007 12:30 am

Jin Jones, agora te respondo.

Amigo Carlos, me permita entrar nessa proza.
Concordo com vc no q. se refere a se super valorizar um ponto de vista.
Vamos dizer q. os tambores da guerra velha realmente a tocar nos lados da Amazonia ( BR X Vez. ). Isso será um processo q. dezencadiará após meses de escaramuças, ou vc acha q. será do tipo Pear Habor ?
Quando o Chavez penssar em aprontar algo, a CIA já vai estar sabendo data e hora, e o Mané q. estiver na função de pres. do Brasil vai ser chamado p/ conversar, ai logo em seguida, uns C-5A Galaxy vão aterrisar em Santa Cruz e Anapolis, trazendo de tudo um pouco ( AIM-9X, String , radares, ECM, JDAM, Maverik, etc...


Ótimo, mas quem vai operar? Os EUA? Militares americanos combatendo aqui dentro? Acho que a nossa sociedade pode chiar... Mas se formos nós a operar, vai levar um tempo até aprender, formar doutrina e etc. A diferença é que o Chávez tá adiantado, bem adiantado. E podem pousar cargueiros lá também.

Mas eu gostaria de saber s. alguem aqui do forum, por acaso está confundindo os SU-30MK da Vez. com os SU-30MKI da India.
Apesar da nomenclatura similar, são aviões de capacidades bem distintas. Os SU-30MKI da India é o mais capaz de toda a linhagem da Sukhoi, enquanto o brinquedo novo do Chavez é a versão mais basica, com o radar antigo ( N-011 = 100km de alcance ) e não o N-011M de 400 Km, fora uma serie de senssores q. não vieram.


Huuuum, acho que você está perdendo uns pontos aí... O radar pode ser o N-001, que tem várias versões, inclusive uma PESA. Pode também ser o N-011M. Ninguém sabe ao certo.

Um Su-30MK2 é muito melhor que os F-5M e M-2000C. As armas que este avião pode levar são melhores que os nossos Derby- Casas-Bahia e nosso fantásticos dez S-530. Na arena ar solo então é covardia. Não temos um mísero MAN, eles podem escolher entre KH-31, KH-35, KH-59M, KH-29TE, YAKHONT e talvez mais algum que eu esqueci.

Se por acaso vier p/ ele misseis anti-AWACS, o q. eu duvido muito, no minimo viriam p/ nós uns METEORS p/ serem integrados com o auxilio tecnicos europeus, e assim por diante.
A balança politica na AL não será nem por Hugo Chavez, nem por ninguem, porque é assim q. o Tio San quer.


Primeiro o Meteor tem que ficar pronto, depois integrar nos Matusão e Mitinga, depois treinar o povo no uso dele. Mais tempo, e a fila anda rápido do outro lado.

Abraços!




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

#2010 Mensagem por Skyway » Qua Nov 21, 2007 12:39 am

Carlos Mathias escreveu:
Carlos, eu não postei com o intuito de discutir com você, apenas queria dar um esclarecimento sobre uma discução ao meu ver inútil, pois o Túlio fez um comentário e vc o rebateu com argumentos que eu identifiquei falhas, apenas isso.

Não tente aqui jogar discussão pra cima de mim.


Olha Sky, eu prefiro usar o termo debate. Discussão fica com cara de bate-boca, de briga, e absolutamente não é o caso.

Quanto ao míssel em questão, ótimo, todos aqui sabem que você gosta e conhece muito sobre os armamentos e equipamentos russos, mas tem o hábito de endeusar eles e ter resposta pronta para tudo. Mas esse míssel, mesmo sendo feito para isso, pode ser evitado. E ainda bem que reconhece isso.


Mas isso é igual para todos os que tem equipamento de alto nível, é uma pena que não seja o caso da nossa FAB.

Pode ser evitado, mas é difícil para um R-99.
Quanto a esse trecho: "...Eu digo: "Minha técnica é complexa e a sua é simplória. Venci."....."

Cara, venceu o que? Ninguem aqui debate pra vencer nada, eu só vejo utilidade nas discussões se for para quem quiser aprender mais sobre os assuntos, ninguem vence nada, todos saem ganhando.


Não falei em relação à você, falei em relação as táticas de países oponentes em que um confia que táticas sem armas podem vencer o combate. Lembrando que o outro lado também estuda.

E eu não falei em momento algum que as táticas venezuelanas seriam simples e as nossas complexas, eu disse que qualquer tática, de defesa e de ataque no cenário BVR é mais complexa que o exemplo que você deu. Só isso. Não preciso de argumentos para isso, apenas bom entendimento e bom senso.


É?

E dando ênfase a técnicas muito simples e básica de ataque e ignorando nossas técnicas de defesa, que claro são mais complexas.


Pois não entendi assim. Mas se ambas são complexas, vence a guerra o que está melhor armado. Ou então, estamos assumindo que só a FAB sabe fazer NCW? Acho que não, não é mesmo? E quanto ao meu exemplo, é simples porque é o que se tem acesso público e que parece adequado. A complexidade certamente é maior em ambos os casos, a menos que mais uma vez partamos do princípio que apenas a FAB sabe NCW.

Quanto a FABxFAV....menosprezar um ou outro....A FAB é sim a que domina melhor a doutrina NCW, só digo isso. E na boa Carlos, se a FAV tivesse comprado equipamento de outro país, você daria tanta importância assim para esse debate?

Opinião pessoal..não daria a mesma atenção, por que equipamentos russos é que são os melhores e que devem ser mais temidos. O resto pode ser contornado de um jeito ou de outro.


Aparentemente você tem acesso a informações sigilosas da maneira de combater da FAB. Eu não, então me baseio no que é público e acessível. Se erro por agir assim, seria melhor o amigo dizer claramente que estou errado porque desconheço as capacidades secretas da FAB. Mas acho que desconhecemos da mesma maneira as capacidades venezuelanas, ou nem manter segredo eles sabem?

Se a FAV tivesse comprado 12(doze) M-2000C + 10(dez) S-530, nem duas dezenas de F-5M com Derbys encomendados e nem pagos, aí realmente eu não daria a mínima, seria a mesma situação lamentável que a nossa. Mas, infelizmente prá nós, não é essa a realidade. E convenhamos, prá dar conta do que temos hoje, os venezuelanos tem material de sobra.

Quanto ao equipamento russo, desde que se apresente o equipamento equivalente ocidental, há debate sim. Mas meu caro amigo, F-5M+Derby+MAA-1 e M-2000C banguela, aí não tem nem como comparar.

Se essa não é a sua cabeça, é essa a impressão que passa no fórum.


Lamento muito que seja assim, pois preferia que surgissem os questionamentos, os dados, o debate. Simplesmente rotular alguém e dar por encerrado o assunto não é produtivo a meu ver. Já pensou se eu não debatesse com o Bolovo porque ele gosta do Gripen? Seria um gigantesco desperdício de inteligência(a dele) e uma fonte de conhecimento inestimável estaria sendo relegada ao rótulo preconceituoso.

Desculpe qualquer coisa, mas minha intenção não era mesmo discutir com vc, apenas esclarecer, esperava que vc reconhecesse isso e aceitasse.

Não postei como uma afronta aos equipamentos russos.



Um abraço!


Não há o que desculpar. Eu é que me desculpo por parecer ofensivo ou agressivo, jamais foi minha intenção. Por outro lado, de minha parte nunca haverá discussão, no máximo debate. E finalmente, a afronta ou não ao equipamento russo só o seria se baseada em dados falsos, mas não é o caso. Portanto trata-se apenas de apor dados e chegar-se a uma conclusão.

Aqui vai um grande, caloroso e fraternal abraço, e não vamos parar por aqui não, temos muito mais que debater. :wink:


"..Mas se ambas são complexas, vence a guerra o que está melhor armado. "

Não é verdade, complexa não quer dizer que se igualam.

E eu disse no sentido de ambas usarem táticas complexas sim.

Eu não te rotulei e nem dei por encerrado o debate por isso, até por que, eu não quero debater, só não fico calado por que é da minha natureza não deixar passar impressões erradas ou distorcidas do que eu disse.Como agora.

Não tenho informações sigilosas, apenas bom conhecimento e uma boa lógica. E conheco o espírito da FAB de uns tempos pra cá, que é diferente da FAB ancorada dos anos 90 e que muitos aqui debatem acreditando que é assim ainda.

Quanto aos vetores, lembro que um combate real não é jogo de cartas marcadas pelas performances dos vetores somente, muitas coisas infuenciam, até mesmo a personalidade do piloto e isso é imprevisível.

Espero que agora entenda o que eu quero dizer desde o início.

Um grande abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Responder