Sobre o KC-390
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Re: Sobre o KC-390
A Embraer já conhece há algum tempo essa tecnologia e inclusive já cogitou sua instalação em um dos seus produtos, mas resolveu não ir em frente pois considerou a relação custo x benefício pouco interessante no momento.
Na verdade, existem ainda algumas discordâncias na nomenclatura empregada; o FAA, por exemplo, prefere classificar esse tipo de sistema em dois: EFVS (aquele mostrado em um HUD e que pode dar crédito para operações abaixo dos mínimos. É o caso desse da Dassault) e EVS (aquele mostrado em um HDD, tipicamente um MFD, e que não dá nenhum crédito operacional. Exemplo: o usado no Cirrus). Essa divisão é mais usada no nível técnico, sendo que comercialmente, não costuma haver tal distinção.
No site da Gulstream tem um vídeo bastante legal sobre esse sistema: http://www.gulfstream.com/gulfstreamevs/
No entanto, a aplicablilidade é muito menor do se imagina e juntando isso com o seu custo alto, só tem encontrado algum mercado nos segmentos cargueiro (a FedEx tem um programa bem legal para uso de EVS em várias aeronaves em sua frota) e de jatos executivos de grande porte (Falcon, Global, Gulf, etc).
De qualquer forma (pra não sair completamente do tópico.. rs!), é uma tecnologia que acho bem provável que esteja presente no KC-390.
Abraços
Na verdade, existem ainda algumas discordâncias na nomenclatura empregada; o FAA, por exemplo, prefere classificar esse tipo de sistema em dois: EFVS (aquele mostrado em um HUD e que pode dar crédito para operações abaixo dos mínimos. É o caso desse da Dassault) e EVS (aquele mostrado em um HDD, tipicamente um MFD, e que não dá nenhum crédito operacional. Exemplo: o usado no Cirrus). Essa divisão é mais usada no nível técnico, sendo que comercialmente, não costuma haver tal distinção.
No site da Gulstream tem um vídeo bastante legal sobre esse sistema: http://www.gulfstream.com/gulfstreamevs/
No entanto, a aplicablilidade é muito menor do se imagina e juntando isso com o seu custo alto, só tem encontrado algum mercado nos segmentos cargueiro (a FedEx tem um programa bem legal para uso de EVS em várias aeronaves em sua frota) e de jatos executivos de grande porte (Falcon, Global, Gulf, etc).
De qualquer forma (pra não sair completamente do tópico.. rs!), é uma tecnologia que acho bem provável que esteja presente no KC-390.
Abraços
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Re: Sobre o KC-390
Olha a informação que eu tenho é que Rockwell-Collins, que , salvo engano JÁ [é Parceira da EMBRAER no desenvolvimento do KC 390, estaria engajada em oferecer um equipamento do tipo para o programa. Até a Aeroeletronica(POA) tb teria seu quinhão neste desenvolvimento.cb_lima escreveu:Aí sim!
Caso esse tipo de tecnologia seja oferecida, temos benefícios reais tanto para a FAB quanto a Embraer.
Quem oferecer esse tipo de coisa na minha opnião certamente tem vantagens... obviamente que não sairia barato, mas o ganho é evidente.
[]s
CB_Lima
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
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- Carlos Lima
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Re: Sobre o KC-390
Walter, até onde eu saiba, a Embraer já fechou a análise técnica dos potenciais fornecedores para a aviônica do KC-390 e agora está na mão da FAB fazer a seleção.
Falando sobre a Rockwell Collins, ela é a fornecedora da plataforma aviônica do Legacy 500/545 (EMB-550/545) e no próprio site da Embraer já consta que o EVS já está sendo oferecido como opcional http://www.embraerexecutivejets.com/eng ... ipment.asp
Sobre a Aeroeletrônica, o fato é que realmente a Elbit (proprietária da AEL) realmente já desenvolveu e certificou esse tipo de sistema. http://ir.elbitsystems.com/phoenix.zhtm ... highlight=
Obs.: nessa página acima fala sobre o EVS do Lineage (que é o que eu estava me referindo antes... )
Abraços
Falando sobre a Rockwell Collins, ela é a fornecedora da plataforma aviônica do Legacy 500/545 (EMB-550/545) e no próprio site da Embraer já consta que o EVS já está sendo oferecido como opcional http://www.embraerexecutivejets.com/eng ... ipment.asp
Sobre a Aeroeletrônica, o fato é que realmente a Elbit (proprietária da AEL) realmente já desenvolveu e certificou esse tipo de sistema. http://ir.elbitsystems.com/phoenix.zhtm ... highlight=
Obs.: nessa página acima fala sobre o EVS do Lineage (que é o que eu estava me referindo antes... )
Abraços
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Slip, sabes dizer quantas e quais empresas estariam nessa concorrência para a aviônica do KC-390? E se a FAB teria alguma "preferência" por este ou aquele fornecedor.
abs
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- Slip Junior
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Re: Sobre o KC-390
FCarvalho, sinceramente, não sei a resposta de nenhuma das perguntas que você me fez.. apenas sei que foram várias as empresas avaliadas.
Abraços
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Re: Sobre o KC-390
Amigos,
SENSACIONAL. PARABÉNS À ALIDE. NOS BRINDA COM UM SHOW DE INFORMAÇÕES.
Atenção para o penúltimo parágrafo.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... rama-kc390
SENSACIONAL. PARABÉNS À ALIDE. NOS BRINDA COM UM SHOW DE INFORMAÇÕES.
Atenção para o penúltimo parágrafo.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... rama-kc390
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
- NovaTO
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Re: Sobre o KC-390
Excelente reportagem, parabéns à ALIDEthelmo rodrigues escreveu:Amigos,
SENSACIONAL. PARABÉNS À ALIDE. NOS BRINDA COM UM SHOW DE INFORMAÇÕES.
Atenção para o penúltimo parágrafo.
http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... rama-kc390
Infelizmente, o corte ou contigenciamente de verbas que o GF fez coloca um ? no programa, que provavelmente sofrerá atrasos. Deveria se estudar uma solução de financiamento, como o uso do BNDES. O que não pode é o programa sair dos trilhos.
[]'s
- FCarvalho
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Re: Sobre o KC-390
Esse é o grande problema, e o grande perigo, que a inicativa privada no Brasil tem em fazer "parcerias" com o GF, já que não há compromisso explicito desse em oferecer um miinimo de segurança financeira nos projetos que se imiscui.
Sem esta condição, básica e inerente ao desenvolvimento tecnologico, não há como produzir-se qualquer coisa de mais valia no Brasil. Infelizmente.
abs
Sem esta condição, básica e inerente ao desenvolvimento tecnologico, não há como produzir-se qualquer coisa de mais valia no Brasil. Infelizmente.
abs
Carpe Diem
Re: Sobre o KC-390
DATE: 25/02/11
SOURCE: Flight International ( http://www.flightglobal.com/articles/20 ... n-air.html )
Embraer submits KC-390 supplier recommendations to Brazilian air force
By Stephen Trimble
Embraer has submitted to the Brazilian air force a list of recommendations for suppliers of the engines, avionics, structural components and other systems for the KC-390 tanker/transport.
As the launch customer and owner of the KC-390, the service will make the final decisions soon on the partners who will comprise the supply chain for the jet-powered aircraft that is aimed at replacing the venerable Lockheed Martin C-130.
The Brazilian airframer says the air force's decisions could be made in either late February or during March. Finalising the KC-390's key suppliers is necessary before the company launches the joint development phase that will freeze the aircraft's design.
Recommendations on suppliers are based on the company's internal evaluation, says Fernando Ikedo, Embraer's director of defence market intelligence.
The Brazilian air force is also conducting its own evaluation, and could make supply chain decisions independently of Embraer's recommendations.
"This is the way we've worked for more than 40 years with our Brazilian air force," says Ikedo, noting successful examples of previous programmes including the A-29 Super Tucano and three military versions of the EMB-145 regional jet.
"Everything [with KC-390] is the same way," Ikedo says. "We know each other very, very well."
Key parts of the supply chain, such as the KC-390 engine supplier, remain the programme's biggest unknown only three years before a scheduled first flight in 2014. With a requirement to deliver a 23t payload up to 1,400nm (2,590km), Embraer wants an off-the-shelf engine in the 30,000lb thrust (130kN) category, which includes the CFM International CFM56 and International Aero Engines V2500.
Meanwhile, the air force's Center for Aerospace Technology has begun evaluating a full-scale wooden mock-up of the KC-390 cargo compartment. With a 3.45m (11.6ft)-diameter cross-section, the aircraft is designed to carry up to 80 passengers or up to three high-mobility multipurpose wheeled vehicles.
Embraer also reveals the company is considering the installation of an aerial refuelling boom, although officials have declined to provide details. For the tanker role, the KC-390 has previously been advertised as a hose-and-drogue refueller only.
In the last 10 months, six countries have signed up to eventually order up to 60 KC-390s. That amounts to about half of Embraer's business case to justify launching the aircraft, which was based on orders for 120.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
- Zepa
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Re: Sobre o KC-390
KC-390: Embraer recomenda para a Força Aérea Brasileira fornecedores de componentes para a aeronave
Ter, 01 de Março de 2011 14:40
A Embraer apresentou para a Força Aérea Brasileira (FAB) uma lista recomendando fornecedores de motores, aviônicos, componentes estruturais e outros sistemas para o avião de transporte tático KC-390.
Como cliente de lançamento da aeronave e proprietária do projeto, a FAB irá tomar as decisões finais em breve sobre os parceiros que comporão a cadeia de abastecimento de componentes para a aeronave. Segundo a Embraer, essas definições poderão acontecer durante o corrente mês. A conclusão dessa etapa permitirá que o programa entre na fase de desenvolvimento conjunto com as empresas escolhidas e o congelamento do design do avião.
As recomendações apresentadas pela Embraer sobre os fornecedores foram baseadas em avaliações internas da empresa, disse Fernando Ikedo, diretor de Inteligência de Mercado de Defesa e Governo. A FAB também está conduzindo sua própria avaliação, e pode tomar decisões sobre a cadeia de fornecimento, independentemente das recomendações da Embraer.
"Esta é a forma com a qual trabalhamos há mais de 40 anos em conjunto com a FAB", afirmou Ikedo, citando exemplos de sucessos anteriores, incluindo o turboélice A-29 Super Tucano e as três versões militares do jato regional EMB-145. “Com o KC-390 percorreremos o mesmo caminho. Nós nos conhecemos bem”, finalizou.
Com uma capacidade projetada para carregar 23 toneladas de carga a uma distância de 2590 km, o KC-390 deverá ser equipado com um modelo de motor off-the-shelf (existente no mercado) com capacidade de gerar uma potência máxima de 130kN (13.600kg), categoria que inclui os turbofan CFM56 da CFM International e o V2500 da International Aero Engines.
Como parte do programa de desenvolvimento, uma maquete em tamanho natural do compartimento de carga construída nas instalações do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), localizado na cidade paulista de São José dos Campos, está servindo como ferramenta de avaliação funcional. Esta parte da aeronave está sendo dimensionada para acomodar até 80 passageiros ou até três veículos multi-uso sobre-rodas.
A Embraer revelou que está considerando a instalação de um boom de reabastecimento aéreo no avião, sem contudo, fornecer maiores detalhes. Anteriormente, a intenção era dotar o KC-390 somente com sistemas do tipo hose-and-drogue (mangueira retrátil).
http://www.tecnodefesa.com.br/index.php ... &Itemid=55
Ter, 01 de Março de 2011 14:40
A Embraer apresentou para a Força Aérea Brasileira (FAB) uma lista recomendando fornecedores de motores, aviônicos, componentes estruturais e outros sistemas para o avião de transporte tático KC-390.
Como cliente de lançamento da aeronave e proprietária do projeto, a FAB irá tomar as decisões finais em breve sobre os parceiros que comporão a cadeia de abastecimento de componentes para a aeronave. Segundo a Embraer, essas definições poderão acontecer durante o corrente mês. A conclusão dessa etapa permitirá que o programa entre na fase de desenvolvimento conjunto com as empresas escolhidas e o congelamento do design do avião.
As recomendações apresentadas pela Embraer sobre os fornecedores foram baseadas em avaliações internas da empresa, disse Fernando Ikedo, diretor de Inteligência de Mercado de Defesa e Governo. A FAB também está conduzindo sua própria avaliação, e pode tomar decisões sobre a cadeia de fornecimento, independentemente das recomendações da Embraer.
"Esta é a forma com a qual trabalhamos há mais de 40 anos em conjunto com a FAB", afirmou Ikedo, citando exemplos de sucessos anteriores, incluindo o turboélice A-29 Super Tucano e as três versões militares do jato regional EMB-145. “Com o KC-390 percorreremos o mesmo caminho. Nós nos conhecemos bem”, finalizou.
Com uma capacidade projetada para carregar 23 toneladas de carga a uma distância de 2590 km, o KC-390 deverá ser equipado com um modelo de motor off-the-shelf (existente no mercado) com capacidade de gerar uma potência máxima de 130kN (13.600kg), categoria que inclui os turbofan CFM56 da CFM International e o V2500 da International Aero Engines.
Como parte do programa de desenvolvimento, uma maquete em tamanho natural do compartimento de carga construída nas instalações do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), localizado na cidade paulista de São José dos Campos, está servindo como ferramenta de avaliação funcional. Esta parte da aeronave está sendo dimensionada para acomodar até 80 passageiros ou até três veículos multi-uso sobre-rodas.
A Embraer revelou que está considerando a instalação de um boom de reabastecimento aéreo no avião, sem contudo, fornecer maiores detalhes. Anteriormente, a intenção era dotar o KC-390 somente com sistemas do tipo hose-and-drogue (mangueira retrátil).
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- Penguin
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Re: Sobre o KC-390
Se há um programa que não pode sofrer atrasos devido a cortes de verbas é o KC-390.
Se a Embraer perder a vantegem temporal a coisa pode se complicar.
New Stuff On The Indo-Russian Multirole Transport Aircraft
http://livefist.blogspot.com/2011/02/ne ... irole.html
Images Copyright Ilyushin
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: Sobre o KC-390
Toma aí Pablo.....Pablo Maica escreveu:E ai nada de fotos do mockup ainda?
Um abraço e t+
- Pablo Maica
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Re: Sobre o KC-390
Opaaaaaaaaaaa!!!
Que Maravilha!!! Ja da pra ter uma idéia de como vai ser o bicho!!
Valeu mesmo Brisa!
Um abraço e t+
Que Maravilha!!! Ja da pra ter uma idéia de como vai ser o bicho!!
Valeu mesmo Brisa!
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