TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Orestes
Se o governo não bancar a absorção de tecnologia, poderá se repetir a mesma coisa que aconteceu com a ENGESA, perdemos toda tecnologia que tinhamos pois deixamos por conta da iniciativa privada. Pergunte ao CTEx se eles tem alguma coisa da finada ENGESA ou Bernardini(plantas, projetosetc...). Eles não tem absolutamente nada!!!!
É por isto que no caso dos Urutu III da IVECO eles estão bancando os prototipos bem como os direitos dos projetos.
Portanto, julgo que a tecnologia a ser repassada às industrias brasileiras, deverá ter incentivo do Governo federal, com garantias de não se perder por uma ENGESA da vida.
Abraços
Hélio
Se o governo não bancar a absorção de tecnologia, poderá se repetir a mesma coisa que aconteceu com a ENGESA, perdemos toda tecnologia que tinhamos pois deixamos por conta da iniciativa privada. Pergunte ao CTEx se eles tem alguma coisa da finada ENGESA ou Bernardini(plantas, projetosetc...). Eles não tem absolutamente nada!!!!
É por isto que no caso dos Urutu III da IVECO eles estão bancando os prototipos bem como os direitos dos projetos.
Portanto, julgo que a tecnologia a ser repassada às industrias brasileiras, deverá ter incentivo do Governo federal, com garantias de não se perder por uma ENGESA da vida.
Abraços
Hélio
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A Eurocopter usou a abusou da FIESP e do Governo de Minas (PSDB) para impor os EC-725.
A Dassault realizou seminário/rodada de negócios da FIESP tb.
[]s
A Dassault realizou seminário/rodada de negócios da FIESP tb.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
orestespf escreveu:Sobre estas declarações da Embraer, bem, não pude comentar aqui neste fórum, mas transcrevo o que disse no novo fórum (se me permitem):
Orestes
Que Fórum
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Hélio, dinheiro do contribuinte, então, é capim? Você está sugerindo que o Governo deve bancar as indústrias privadas deste País? O amigo pirou legal...helio escreveu:Orestes
Se o governo não bancar a absorção de tecnologia, poderá se repetir a mesma coisa que aconteceu com a ENGESA, perdemos toda tecnologia que tinhamos pois deixamos por conta da iniciativa privada. Pergunte ao CTEx se eles tem alguma coisa da finada ENGESA ou Bernardini(plantas, projetosetc...). Eles não tem absolutamente nada!!!!
É por isto que no caso dos Urutu III da IVECO eles estão bancando os prototipos bem como os direitos dos projetos.
Portanto, julgo que a tecnologia a ser repassada às industrias brasileiras, deverá ter incentivo do Governo federal, com garantias de não se perder por uma ENGESA da vida.
Abraços
Hélio
Sobre os casos e empresas relacionadas ao EB, bem, não quero comentar nada. A melhor, talvez única pessoa neste País que tem condições de falar e comprovar com documentos originais tais assuntos é o Expedito Bastos. Falo talvez simplesmente porque depende apenas da vontade dele, os documentos estão nas mãos dele e tive a oportunidade de folhear vários deles. Não tem ninguém neste País que saiba mais sobre a nossa "antiga" indústria de defesa do que o Expedito Bastos, ele não tem cópias de documentos, tem os originais, fotos, filmes, etc. Ele sabe muito mais sobre a história de tudo isso do que o próprio EB. E falo isso apenas por uma questão de justiça, só isso! Qualquer um que ousa dizer o que pensa sobre estas coisas não passa de um palpiteiro (sem ofensa ao meu grande amigo que usa este nick, sem ofensa a qualquer outra pessoa, honestidade pura apenas).
Forte abraço,
Orestes
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Provas e fontes!Santiago escreveu:A Eurocopter usou a abusou da FIESP e do Governo de Minas (PSDB) para impor os EC-725.
A Dassault realizou seminário/rodada de negócios da FIESP tb.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Luiz, o fórum que o PRick criou, mas que por questão de elegância, não postarei o link aqui.Luiz Bastos escreveu: Que Fórum
Grande abraço,
Orestes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Bom Hélio, sim. Acho que foi falado mais do que precisava, e pior, em um tom nada profissional. Sem duvida o maior erro do Governo, como voce falou. Mas também acho que contestar do modo que contestaram foi absurdo, me desculpe. A nota do CECOMAER até passa, mas esse alarde todo feito na midia sobre o Gripen eu acho verdadeiramente ridiculo. Acho que eles estão manipulando e exagerando a capacidade da SAAB e da Suecia, essa é minha opinião, baseada em algo mas no final é subjetiva. Só vai existir objetividade quando for assinado um contrato e ele for divulgado, talvez com um relatório publico da GPF-X2... (provavelmente nunca vai acontecer) Vou "bater na mesma tecla", não adianta fazer a cabeça de todos menos aqueles que importam, isso só gera discórdia como temos visto ultimamente. Se a EMBRAER tinha algo a dizer por mais valido que fosse, que falasse ao Sr. Ministro NJ.helio escreveu:AntunesAntunes escreveu: Olá Helio,
Não disse só, mas que é um fator relevante e deve ser respeitado. Uma coisa que me incomoda é que a "midia", e todos os que são contra ao Rafale de uma maneira geral, gostam de assumir que o Governo ignora o que a FAB e a EMBRAER querem. Concordo que ocorreram algumas posturas duvidosas de nossos governantes, mas eles não tem obrigação nenhuma de "flutuar com a maré", de mudar de opinião a cada nova palavra dos concorrentes. Especialmente quando essas "noticias" sairam na imprensa, por meios não "oficiais", e não foram dirigidas as pessoas que deveriam ter sido comunicadas. Sinceramente, voce tem alguma prova concreta, não comentarios e notas da midia, que eles estão ignorando o quem tem sido dito por ai? E se simplesmente a proposta, que chega a quem importa, não for tão atrativa para eles quanto parece para o publico.
É so isso que tenho a dizer sobre isso. Se ainda cosnidera meu argumento "furado", é seu direito. Como é meu direito achar que essa falta de vendas ao exterior não quer dizer absolutamente nada para um caça que está operacional a poucos anos.
Abraço
Voce como entusiasta de aviação deve estar entendendo que o maior erro do governo foi de declarar a preferencia pel o Rafale antes mesmo de encerrar os relatórios da FAB> Suponha que a FAB também tivesse como o preferido dos concorrentes o Rafale. Vc acha que iriam contestar como contestaram? Ou voce não acredita nisto?
Voce acha que a EMBRAER iria fazer uma afirmação destas se o Rafale fosse o preferido?(´claro que para não conturbar ainda mais eles desmentiram depois).
Está mais do que obvio que o Rafale é o preferido apenas pelo Lula e Nelson Jobim.
Mais uma vez, esclareço: não tenho nada contra o Rafale como avião, aliás o considero excelente. O único problema( e que problemão!!!) é colocar todos os ovos na mesma cesta engolindo uma venda casada e ficarmos dependentes absorvendo tecnologia de apenas um país. Se vc alguma vez estudou ou pesquisou estratégia, nunca iria concordar com isto.
Todos aqui do forum sabem qual é o meu candidato favorito(e não é o Gripen NG), mas diante da tendencia de ver o Brasil dependente a um só pais, prefiro qquer opção menos a francesa.
Quanto ao Gripen, não estamos tratando com uma fabriqueta de aviões, e sim a SAAB, um experiente produtor de aviões de combate renomados pela qualidade. Duvidar deles do jeito que estão argumentando seria falta de conhecimento do que eles são capazes.
Um abraço
Hélio
Não precisamos ser um gênio estrategista para saber a questão dos "ovos na mesma cesta". rs.... Isso é obvio mas nesse caso tenho que discordar. Vou ter que voltar a argumentos de alguns meses atras; os EUA pode ficar complicado por causa do Congresso. Não sou cientista politico mas essa é minha percepção.
A Suécia tem muita boa vontade, mas vejo alguns problemas. Tem os produtos de terceiros e os ainda em desenvolvimento, nada que não possa ser resolvido atendendo às espectativas, com tempo e dinheiro, mas esses recursos são limitados. Na minha opinia o tempo é critico e a SAAB vai estar querendo dar passos maiores que a perna.
Bom os franceses... esses ficam limitados ao que será acertado nos contratos, se não for suficiente passa-se então para outros concorrentes.
Sei que a SAAB não é uma "fabriqueta", essa nunca foi minha imagem deles. Alias com minhas poucas experiencias sempre vi eles como altamente profissionais, eficientes, qualificados e competentes. Mas algumas coisas a que eles se propõe...hmm... irreais. Mas ainda prefiro o Rafale, considero melhor para a situação atual, e também por que não duvido do que eles estão propondo, obvio.
Abraços
"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Imagina só o PRick moderando.orestespf escreveu:Luiz, o fórum que o PRick criou, mas que por questão de elegância, não postarei o link aqui.Luiz Bastos escreveu: Que Fórum
Grande abraço,
Orestes
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Eu não sei porque VOSMEÇÊS ficam aí com tanta charla, tem umas notícias aí de que os Russos ainda não entregaram os pontos e o Flanker ainda estaria no páreo. Acho meio que brabo mas, se for o caso, não tem pra Rafale, Gripen nem Hornet.
Agora, tenho visto kôzaz do arco da véia nesta Seção, como o nosso amigo Hélio usando o Osório ( ) para defender o Gripen, isso sim, vindo de quem veio, me pareceu INUSITADO, para dizer pouco, afinal, já discuti MBT com ele aqui e em outro Fórum que eu freqüentava (num dá mais, o DB me toma todo o 'bandwidth' disponível na net, tanto que também fui convidado para o Fórum do PRick e num deu pra ir, se o clima de relativo sossego se mantiver, até me registro só para dar uma espiada - bem, talvez eu poste algo sobre o Flanker ou SH só pra ver o estouro...heheheheheheh). Mas apenas para atualizar a tigrada sobre uma idéia que andei postando por aí sobre o NG: seria aceitável desenvolvermos a tecnologia junto (isso não tem preço) mas o gap seria bem maior do que o apregoado por aí, de que ele estaria operacional ao mesmo tempo que o Rafale/SH, é esperar demais de minha santa ingenuidade. Agora, sempre daria para comprar mais uns caças-tampax e ir levando até o avião ficar pronto e operacional.
Quanto à FIESP, creio que qualquer dos caças a interessaria, mas não APENAS TRINTA E SEIS, nem creio que qualquer dos fabricantes ou o próprio governo (FAB incluída) leve estes números realmente a sério. Não é à toa que OS TRÊS estão cortejando empresas Nacionais, qualquer um vai dar bastante lucro aqui, fiquem descansados. Aliás, sobre NÚMEROS , lembro que a Dassault está disputando uma venda de SESSENTA E TRÊS Rafales aos EAU e mesmo assim está usando o seu máximo poder de fogo aqui, onde consta serem pouco mais de metade e as exigências são muitíssimo maiores, ou os EAU agora querem fazer Rafale também?
E tenho outra questão em aberto: será mesmo que o nosso Presidente fez josta ao abrir aquela bendita matraca no Sete de Setembro? Isso deixou ou não a tigrada de orelha em pé, a ponto de surgir uma BAFO da BAFO, ontem? Este governo aí que temos parece ser especialista em desinformação, assim, para mim está valendo e para todos, tanto pode ser Rafale quanto SH quanto NG, todos têm suas vantagens e desvantagens. Resta saber quem está aproveitando melhor o tempo extra para ver se faz o 'golden goal' nos descontos...
Mas não esqueçam: o Flanker está ainda por aí, rangendo as corrrentes pelos corredores escuros...
Agora, tenho visto kôzaz do arco da véia nesta Seção, como o nosso amigo Hélio usando o Osório ( ) para defender o Gripen, isso sim, vindo de quem veio, me pareceu INUSITADO, para dizer pouco, afinal, já discuti MBT com ele aqui e em outro Fórum que eu freqüentava (num dá mais, o DB me toma todo o 'bandwidth' disponível na net, tanto que também fui convidado para o Fórum do PRick e num deu pra ir, se o clima de relativo sossego se mantiver, até me registro só para dar uma espiada - bem, talvez eu poste algo sobre o Flanker ou SH só pra ver o estouro...heheheheheheh). Mas apenas para atualizar a tigrada sobre uma idéia que andei postando por aí sobre o NG: seria aceitável desenvolvermos a tecnologia junto (isso não tem preço) mas o gap seria bem maior do que o apregoado por aí, de que ele estaria operacional ao mesmo tempo que o Rafale/SH, é esperar demais de minha santa ingenuidade. Agora, sempre daria para comprar mais uns caças-tampax e ir levando até o avião ficar pronto e operacional.
Quanto à FIESP, creio que qualquer dos caças a interessaria, mas não APENAS TRINTA E SEIS, nem creio que qualquer dos fabricantes ou o próprio governo (FAB incluída) leve estes números realmente a sério. Não é à toa que OS TRÊS estão cortejando empresas Nacionais, qualquer um vai dar bastante lucro aqui, fiquem descansados. Aliás, sobre NÚMEROS , lembro que a Dassault está disputando uma venda de SESSENTA E TRÊS Rafales aos EAU e mesmo assim está usando o seu máximo poder de fogo aqui, onde consta serem pouco mais de metade e as exigências são muitíssimo maiores, ou os EAU agora querem fazer Rafale também?
E tenho outra questão em aberto: será mesmo que o nosso Presidente fez josta ao abrir aquela bendita matraca no Sete de Setembro? Isso deixou ou não a tigrada de orelha em pé, a ponto de surgir uma BAFO da BAFO, ontem? Este governo aí que temos parece ser especialista em desinformação, assim, para mim está valendo e para todos, tanto pode ser Rafale quanto SH quanto NG, todos têm suas vantagens e desvantagens. Resta saber quem está aproveitando melhor o tempo extra para ver se faz o 'golden goal' nos descontos...
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Rússia acredita que vencerá licitação para venda de caças ao Brasil
02/10/09 - 11h55 - Atualizado em 02/10/09 - 11h55
Da France Presse
MOSCOU, Rússia, 2 Out 2009 (AFP) - A empresa exportadora de armamentos russa Rosoboronexport disse nesta sexta-feira que tem boas chances de vencer a licitação para a venda de aviões de caça SU-35 ao Brasil, depois da França ter se declarado favorita com o Rafale.
"Acreditamos que nossa oferta tem muitas vantagens e temos boas chances de ganhar o contrato", declarou à AFP um porta0voz da Rosoboronexport, Viatcheslav Davydenko.
"Nossa oferta contém um importante programa de transferência de tecnologias -serviço técnico, reparações- e tudo o que for necessário para a fabricação de Su-35 no Brasil", declarou por sua vez o diretor da Rosoboronexport, Anatoli Issaykine, citado pela agência Interfax.
Além da Rússia, apresentaram ofertas fabricantes de França, EUA e Suécia.
Neste contexto, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, havia assegurado em 23 de setembro que o contrato de venda ao Brasil de 36 Rafale, um avião de caça que nunca exportou, seria assinado.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva deu seu acordo de princípio para a compra dos Rafale durante a visita de Sarkozy no início de setembro.
ao-bfi/lm
02/10/09 - 11h55 - Atualizado em 02/10/09 - 11h55
Da France Presse
MOSCOU, Rússia, 2 Out 2009 (AFP) - A empresa exportadora de armamentos russa Rosoboronexport disse nesta sexta-feira que tem boas chances de vencer a licitação para a venda de aviões de caça SU-35 ao Brasil, depois da França ter se declarado favorita com o Rafale.
"Acreditamos que nossa oferta tem muitas vantagens e temos boas chances de ganhar o contrato", declarou à AFP um porta0voz da Rosoboronexport, Viatcheslav Davydenko.
"Nossa oferta contém um importante programa de transferência de tecnologias -serviço técnico, reparações- e tudo o que for necessário para a fabricação de Su-35 no Brasil", declarou por sua vez o diretor da Rosoboronexport, Anatoli Issaykine, citado pela agência Interfax.
Além da Rússia, apresentaram ofertas fabricantes de França, EUA e Suécia.
Neste contexto, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, havia assegurado em 23 de setembro que o contrato de venda ao Brasil de 36 Rafale, um avião de caça que nunca exportou, seria assinado.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva deu seu acordo de princípio para a compra dos Rafale durante a visita de Sarkozy no início de setembro.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Valdemort escreveu:Rússia acredita que vencerá licitação para venda de caças ao Brasil
02/10/09 - 11h55 - Atualizado em 02/10/09 - 11h55
Da France Presse
MOSCOU, Rússia, 2 Out 2009 (AFP) - A empresa exportadora de armamentos russa Rosoboronexport disse nesta sexta-feira que tem boas chances de vencer a licitação para a venda de aviões de caça SU-35 ao Brasil, depois da França ter se declarado favorita com o Rafale.
"Acreditamos que nossa oferta tem muitas vantagens e temos boas chances de ganhar o contrato", declarou à AFP um porta0voz da Rosoboronexport, Viatcheslav Davydenko.
"Nossa oferta contém um importante programa de transferência de tecnologias -serviço técnico, reparações- e tudo o que for necessário para a fabricação de Su-35 no Brasil", declarou por sua vez o diretor da Rosoboronexport, Anatoli Issaykine, citado pela agência Interfax.
Além da Rússia, apresentaram ofertas fabricantes de França, EUA e Suécia.
Neste contexto, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, havia assegurado em 23 de setembro que o contrato de venda ao Brasil de 36 Rafale, um avião de caça que nunca exportou, seria assinado.
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva deu seu acordo de princípio para a compra dos Rafale durante a visita de Sarkozy no início de setembro.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Isso foi amplamente noticiado pela imprensa. Basta googlar!orestespf escreveu:Provas e fontes!Santiago escreveu:A Eurocopter usou a abusou da FIESP e do Governo de Minas (PSDB) para impor os EC-725.
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Aecio Neves, José Serra, bancadas dos dois estados, FIEMG e FIESP intercederam para que a propostas da Eurocopter fosse aceita pelo Governo, tirando o doce da boca dos russos (Mi-17)
Quanto a Dassault, basta buscar pelo seminário que eles realizaram na FIESP (03 e 04 de março de 2009, Salão Nobre - 15º andar, Edifício Sede) e que vendem isso como a grande articulação feita com a indústria nacional para transferência de tecnologia. Seminário e encontros preliminares!
O presidente da Akaer disse recentemente que os francesas da Dassault nunca o procuraram. E nem precisam. Eles acham que está no papo há muito tempo. Bastou fazerem um jogo de "semântica" e tudo resolvido.
[]sALIDE: As duas outras empresas proponentes do F-X2 chegaram a abrir conversas com a Akaer para o caso de seus aviões ganharem a concorrência?
CS: A Dassault nunca sequer nos procurou, e a Boeing não passou de promessas vagas de nossa participação em outro modelo de avião. Certamente o trabalho ofertado não seria no F-18E/F. Qualquer acordo com empresas de tecnologia aeroespacial brasileiras necessariamente implicam na mudança de empregos dos seus países-sede para o Brasil, e pelo que percebemos, nem franceses nem americanos parecem achar essa idéia interessante.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pode elaborar e demonstrar?é colocar todos os ovos na mesma cesta engolindo uma venda casada e ficarmos dependentes absorvendo tecnologia de apenas um país. Se vc alguma vez estudou ou pesquisou estratégia, nunca iria concordar com isto.
Estou muito curioso, se ninguém estudou não pode discutir, se estudou e não chegou á mesma conclusão é burro, estou mesmo muito curioso pela elaboração e fundamentação desta "teoria" estratégica, já que não estudei este capitulo.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Pois eu também estou curioso sobre essa ressurgente charla de cestas e ovos, está em causa aqui a Fazenda da Aeronáutica ou os Esquadrões de Caça?
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