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Enviado: Qui Jun 07, 2007 11:36 am
por luis F. Silva
¿El Instituto de Socorro a náufragos equivale al Salvamento Marítimo (SASEMAR) de España?
Correcto, mas os meios de que dispõe limitam-se às lanchas salva-vidas e meios de salvamento nas praias. Não possuem navios de salvamento nem helicóperos como o SASEMAR.
Enviado: Sex Jun 08, 2007 6:15 am
por P44
a Marinha não teve até há alguns anos atrás um rebocador parecido com este?
http://www.shipspotting.com/modules/mya ... lid=430536
Tinha casco preto e estrutura cinzenta, não sei se ainda era do tempos em que as unidades auxiliares tinham os numerais "YFB....." (?)
Alguém me pode exclarecer? Obrigado
Enviado: Sex Jun 08, 2007 8:30 am
por luis F. Silva
P 44 escreveu:
a Marinha não teve até há alguns anos atrás um rebocador parecido com este?
Teve sim senhor, eram os RB 1 e 2. Um deles afundou-se no Tejo durante a atrcação do S. Gabriel, e o outro creio que se veio a chamar Neiva.
Enviado: Sex Jun 08, 2007 8:32 am
por P44
luis F. Silva escreveu:P 44 escreveu:
a Marinha não teve até há alguns anos atrás um rebocador parecido com este?
Teve sim senhor, eram os RB 1 e 2. Um deles afundou-se no Tejo durante a atrcação do S. Gabriel, e o outro creio que se veio a chamar Neiva.
Grande Luis
obrigado!
por acaso nos teus baús não terás nenhuma foto?
Enviado: Sex Jun 08, 2007 12:47 pm
por Rui Elias Maltez
Afundou-se no Tejo?
Meu Deus...
Enviado: Sex Jun 08, 2007 1:28 pm
por Einsamkeit
Enviado: Sex Jun 15, 2007 5:46 am
por Rui Elias Maltez
Navio da Marinha sofreu acidenteUma lancha de fiscalização da Marinha Portuguesa (MP) sofreu, anteontem, um acidente, no arquipélago das Berlengas, ao largo de Peniche, quando perseguia uma embarcação de pesca, presumivelmente infractora. O embate num rochedo provocou três pequenas fissuras com cerca de dez centímetros. Os oito elementos de guarnição - um oficial, um sargento e seis praças - não sofreram quaisquer ferimentos. O navio foi sujeito a uma primeira análise à flutuabilidade no porto de Peniche, tendo ontem viajado para a Base Naval do Alfeite.
Segundo o comandante Braz de Oliveira, do Serviço de Informação e Relações Públicas da MP, o acidente do navio
Centauro ocorreu pelas 7.50 horas, a nordeste da ilha Velha. O embate aconteceu no momento em que o navio de guerra arriava uma embarcação semi-rígida, que se preparava para perseguir os alegados infractores. A acção forte do vento e a ondulação instável terão contribuído para o acidente, admitiu Braz de Oliveira.
Uma das fissuras verificou-se no depósito de combustível, que se encontrava meio. No entanto, e de imediato, "os respiradores foram fechados, de modo a evitar qualquer saída de água. Desta forma, não houve consequências ambientais", garantiu o responsável. O navio seguiu para o porto de Peniche e, depois de tamponadas as fissuras, regressou ao mar.
Segundo Braz de Oliveira, foi já nomeada uma comissão de inquérito para investigar o sucedido. O porta-voz das Relações Públicas sublinha que "estas missões são de risco e perigo constante". Os danos causados não deverão suspender a próxima missão do Centauro, marcada para 2 de Julho.
O comandante da Capitania de Peniche, Guerreiro Cardoso, adian- tou que este não é o primeiro acidente. No último sábado, uma traineira bateu nas rochas, junto ao Cabo Carvoeiro, mas sem consequências.
Helena Simão /
http://jn.sapo.pt/2007/06/15/pais/
O NRP Centauro: _____________________________
Incidente durante acção de Fiscalização da N.R.P. “CENTAURO” (Lancha de Fiscalização Rápida) Publicado em: 2007-06-14
http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/N ... /Noticias/Em 13 de Junho de 2007, pelas 0750, horas locais, a Lancha de Fiscalização rápida N.R.P. “CENTAURO”da Marinha, que se encontrava a efectuar fiscalização da actividade de Pesca, no Arquipélago das Berlengas, embateu num obstáculo submerso.
O impacto ocorreu a Nordeste da Ilha Velha, entre a Ilhota do Serro da Velha e a zona de costa entre as Buzinas e a Pedra negra, quando perseguia uma embarcação em presumível infracção.
Do embate resultaram três pequenos rombos no casco, não tendo existido quaisquer consequências pessoais nem ambientais, tendo a lancha “CENTAURO” navegado pelos próprios meios, e atracado em segurança, no Porto de Peniche, cerca das 0940, horas locais, do mesmo dia.
Os pequenos rombos, circunscritos a uma área máxima de 13 centímetros por 5 centímetros, não colocam em risco a flutuabilidade do navio nem o impedem de navegar para a Base Naval de Lisboa.
A Marinha encontra-se a proceder à investigação das causas e consequências do acidente, tendo sido para o efeito nomeada, no âmbito do Comando Naval, uma comissão de inquérito.
O NRP “CENTAURO” é uma lancha de 27 metros de comprimento e 90 Toneladas de deslocamento, com uma guarnição de 8 homens. As suas tarefas principais são a fiscalização da actividade da pesca e a busca e salvamento marítimo. O navio tem nova missão atribuída para o proximo dia 2 de Julho.
Enviado: Ter Jun 19, 2007 6:12 am
por P44
Enviado: Sex Jun 22, 2007 7:42 am
por P44
O TRISTE FIM DO DRAGA-MINAS "PICO"
Camaradas,
ao navegar pelo dutchfleet deparei com este tópico, referente ao trsite destino do Antigo Draga-Mnias Oceânico "PICO" da MP....
http://www.dutchfleet.net/viewtopic.php?t=9757
O Pico (M416) a Navegar
"PICO MSO 479 Portuguesa armada before it sunks at the Harbour"
Pico M 416
Pico Portuguese Navy Minesweeper MSO 479 780 18-Jun-54 M 416, discarded 1973, sunk in Ostend harbor
AM-478 Class Fleet Minesweeper: Laid down 1 October 1953 as AM-479 by the Bellingham Shipyards Co., Bellingham, WA; Launched 22 June 1954; Sponsored by Mrs. H. O. Mills; Reclassified by U. S. Navy as an Ocean Minesweeper, MSO-479, 7 February 1955; Completed and transferred to Portugal 1 June 1955 as Pico (M 416); Transferred to Belgium in 1974 for spare parts; Transferred in 1985 to the Belgium Sea Cadets. Partly burned out in 1997 at Oostend, Belgium and sank a few years later. She is still in the dock, as the expenses for refloating the ship are more then $250,000. At this moment the city of Ostend has become the owner of the ship.
Specifications: Displacement 665 t.; Length 172'; Beam 35'; Draft 10'; Speed 13.5 kts; Complement 39; Armament, one 40-mm and two .50 cal. machine guns; Propulsion 1,600shp General Motors diesel engines, two shafts.
mais fotos podem ser vistas no tópico...
Enviado: Sex Jun 22, 2007 12:16 pm
por luis F. Silva
E por falar em desgraças, uma foto dos desgraçados NPO a enferrujar nos ENVC.
http://bp1.blogger.com/_f1OZb7DL07k/Rnu ... 7-06-21+SaÃda+Provas+de+Mar+010.jpg
Foto de Luis Miguel Correia do Blogue dos Navios e do Mar.
Enviado: Sex Jun 22, 2007 12:18 pm
por P44
realmente que péssimo aspecto, não há um pingo de vergonha nesta gente
Enviado: Sex Jun 22, 2007 12:20 pm
por cabeça de martelo
As obras estam claramente paradas e eu digo mais, estam assim por ordem do governo!
Enviado: Sex Jun 22, 2007 12:27 pm
por P44
cabeça de martelo escreveu:As obras estam claramente paradas e eu digo mais, estam assim por ordem do governo!
mas tu adoras o governo...
Enviado: Sex Jun 22, 2007 2:09 pm
por ferrol
Dúbida metódica, seguindo co caso dos NPO´s...nesta outra foto, do mesmo blog:
http://bp2.blogger.com/_f1OZb7DL07k/RnvEuoR3TeI/AAAAAAAABjo/xJ5IMCUEKXw/s1600-h/2007-06-21+108.jpg
Detrás do primeiro P361 vexo outras antenas semellantes, e penso si serán do seguinte NPO da serie. ¿Pode ser?
Enviado: Sex Jun 22, 2007 4:28 pm
por luis F. Silva
Ferrol escreveu:
Detrás do primeiro P361 vexo outras antenas semellantes, e penso si serán do seguinte NPO da serie. ¿Pode ser?
É sim Ferrol. O outro lá atráz será o NRP Viana do Castelo e o da frente o NRP Figeira da Foz.