Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

#1966 Mensagem por luis F. Silva » Qui Jun 07, 2007 11:36 am

¿El Instituto de Socorro a náufragos equivale al Salvamento Marítimo (SASEMAR) de España?

Correcto, mas os meios de que dispõe limitam-se às lanchas salva-vidas e meios de salvamento nas praias. Não possuem navios de salvamento nem helicóperos como o SASEMAR.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55202
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2742 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

#1967 Mensagem por P44 » Sex Jun 08, 2007 6:15 am

a Marinha não teve até há alguns anos atrás um rebocador parecido com este?

http://www.shipspotting.com/modules/mya ... lid=430536

Tinha casco preto e estrutura cinzenta, não sei se ainda era do tempos em que as unidades auxiliares tinham os numerais "YFB....." (?)

Alguém me pode exclarecer? Obrigado :wink:




Triste sina ter nascido português 👎
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

#1968 Mensagem por luis F. Silva » Sex Jun 08, 2007 8:30 am

P 44 escreveu:
a Marinha não teve até há alguns anos atrás um rebocador parecido com este?


Teve sim senhor, eram os RB 1 e 2. Um deles afundou-se no Tejo durante a atrcação do S. Gabriel, e o outro creio que se veio a chamar Neiva.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55202
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2742 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

#1969 Mensagem por P44 » Sex Jun 08, 2007 8:32 am

luis F. Silva escreveu:P 44 escreveu:
a Marinha não teve até há alguns anos atrás um rebocador parecido com este?


Teve sim senhor, eram os RB 1 e 2. Um deles afundou-se no Tejo durante a atrcação do S. Gabriel, e o outro creio que se veio a chamar Neiva.


Grande Luis :D

obrigado!

por acaso nos teus baús não terás nenhuma foto?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#1970 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 08, 2007 12:47 pm

Afundou-se no Tejo? :?

Meu Deus...




Imagem
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#1971 Mensagem por Einsamkeit » Sex Jun 08, 2007 1:28 pm

[018] [018] [018] [018] [018]




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#1972 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jun 15, 2007 5:46 am

Navio da Marinha sofreu acidente


Uma lancha de fiscalização da Marinha Portuguesa (MP) sofreu, anteontem, um acidente, no arquipélago das Berlengas, ao largo de Peniche, quando perseguia uma embarcação de pesca, presumivelmente infractora.

O embate num rochedo provocou três pequenas fissuras com cerca de dez centímetros. Os oito elementos de guarnição - um oficial, um sargento e seis praças - não sofreram quaisquer ferimentos. O navio foi sujeito a uma primeira análise à flutuabilidade no porto de Peniche, tendo ontem viajado para a Base Naval do Alfeite.

Segundo o comandante Braz de Oliveira, do Serviço de Informação e Relações Públicas da MP, o acidente do navio Centauro ocorreu pelas 7.50 horas, a nordeste da ilha Velha. O embate aconteceu no momento em que o navio de guerra arriava uma embarcação semi-rígida, que se preparava para perseguir os alegados infractores. A acção forte do vento e a ondulação instável terão contribuído para o acidente, admitiu Braz de Oliveira.

Uma das fissuras verificou-se no depósito de combustível, que se encontrava meio. No entanto, e de imediato, "os respiradores foram fechados, de modo a evitar qualquer saída de água. Desta forma, não houve consequências ambientais", garantiu o responsável. O navio seguiu para o porto de Peniche e, depois de tamponadas as fissuras, regressou ao mar.

Segundo Braz de Oliveira, foi já nomeada uma comissão de inquérito para investigar o sucedido. O porta-voz das Relações Públicas sublinha que "estas missões são de risco e perigo constante". Os danos causados não deverão suspender a próxima missão do Centauro, marcada para 2 de Julho.

O comandante da Capitania de Peniche, Guerreiro Cardoso, adian- tou que este não é o primeiro acidente. No último sábado, uma traineira bateu nas rochas, junto ao Cabo Carvoeiro, mas sem consequências.

Helena Simão / http://jn.sapo.pt/2007/06/15/pais/


O NRP Centauro:
Imagem

_____________________________


Incidente durante acção de Fiscalização da N.R.P. “CENTAURO” (Lancha de Fiscalização Rápida)

Publicado em: 2007-06-14

http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/N ... /Noticias/


Em 13 de Junho de 2007, pelas 0750, horas locais, a Lancha de Fiscalização rápida N.R.P. “CENTAURO”da Marinha, que se encontrava a efectuar fiscalização da actividade de Pesca, no Arquipélago das Berlengas, embateu num obstáculo submerso.

O impacto ocorreu a Nordeste da Ilha Velha, entre a Ilhota do Serro da Velha e a zona de costa entre as Buzinas e a Pedra negra, quando perseguia uma embarcação em presumível infracção.

Do embate resultaram três pequenos rombos no casco, não tendo existido quaisquer consequências pessoais nem ambientais, tendo a lancha “CENTAURO” navegado pelos próprios meios, e atracado em segurança, no Porto de Peniche, cerca das 0940, horas locais, do mesmo dia.

Os pequenos rombos, circunscritos a uma área máxima de 13 centímetros por 5 centímetros, não colocam em risco a flutuabilidade do navio nem o impedem de navegar para a Base Naval de Lisboa.
A Marinha encontra-se a proceder à investigação das causas e consequências do acidente, tendo sido para o efeito nomeada, no âmbito do Comando Naval, uma comissão de inquérito.

O NRP “CENTAURO” é uma lancha de 27 metros de comprimento e 90 Toneladas de deslocamento, com uma guarnição de 8 homens. As suas tarefas principais são a fiscalização da actividade da pesca e a busca e salvamento marítimo. O navio tem nova missão atribuída para o proximo dia 2 de Julho.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55202
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2742 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

#1973 Mensagem por P44 » Ter Jun 19, 2007 6:12 am





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55202
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2742 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

#1974 Mensagem por P44 » Sex Jun 22, 2007 7:42 am

O TRISTE FIM DO DRAGA-MINAS "PICO"

Camaradas,

ao navegar pelo dutchfleet deparei com este tópico, referente ao trsite destino do Antigo Draga-Mnias Oceânico "PICO" da MP....

:arrow: http://www.dutchfleet.net/viewtopic.php?t=9757

O Pico (M416) a Navegar
Imagem

"PICO MSO 479 Portuguesa armada before it sunks at the Harbour"
Imagem

Imagem

Pico M 416
Pico Portuguese Navy Minesweeper MSO 479 780 18-Jun-54 M 416, discarded 1973, sunk in Ostend harbor

AM-478 Class Fleet Minesweeper: Laid down 1 October 1953 as AM-479 by the Bellingham Shipyards Co., Bellingham, WA; Launched 22 June 1954; Sponsored by Mrs. H. O. Mills; Reclassified by U. S. Navy as an Ocean Minesweeper, MSO-479, 7 February 1955; Completed and transferred to Portugal 1 June 1955 as Pico (M 416); Transferred to Belgium in 1974 for spare parts; Transferred in 1985 to the Belgium Sea Cadets. Partly burned out in 1997 at Oostend, Belgium and sank a few years later. She is still in the dock, as the expenses for refloating the ship are more then $250,000. At this moment the city of Ostend has become the owner of the ship.
Specifications: Displacement 665 t.; Length 172'; Beam 35'; Draft 10'; Speed 13.5 kts; Complement 39; Armament, one 40-mm and two .50 cal. machine guns; Propulsion 1,600shp General Motors diesel engines, two shafts.

mais fotos podem ser vistas no tópico... :(




Triste sina ter nascido português 👎
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

#1975 Mensagem por luis F. Silva » Sex Jun 22, 2007 12:16 pm

E por falar em desgraças, uma foto dos desgraçados NPO a enferrujar nos ENVC.
http://bp1.blogger.com/_f1OZb7DL07k/Rnu ... 7-06-21+Saída+Provas+de+Mar+010.jpg
Foto de Luis Miguel Correia do Blogue dos Navios e do Mar.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55202
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2742 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

#1976 Mensagem por P44 » Sex Jun 22, 2007 12:18 pm

realmente que péssimo aspecto, não há um pingo de vergonha nesta gente :? :?




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39399
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1136 vezes
Agradeceram: 2827 vezes

#1977 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 22, 2007 12:20 pm

As obras estam claramente paradas e eu digo mais, estam assim por ordem do governo! :evil:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55202
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2742 vezes
Agradeceram: 2410 vezes

#1978 Mensagem por P44 » Sex Jun 22, 2007 12:27 pm

cabeça de martelo escreveu:As obras estam claramente paradas e eu digo mais, estam assim por ordem do governo! :evil:


mas tu adoras o governo... :mrgreen:

:twisted:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
ferrol
Sênior
Sênior
Mensagens: 1144
Registrado em: Qui Dez 16, 2004 1:11 pm
Localização: Galicia-España
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#1979 Mensagem por ferrol » Sex Jun 22, 2007 2:09 pm

Dúbida metódica, seguindo co caso dos NPO´s...nesta outra foto, do mesmo blog:
http://bp2.blogger.com/_f1OZb7DL07k/RnvEuoR3TeI/AAAAAAAABjo/xJ5IMCUEKXw/s1600-h/2007-06-21+108.jpg
Detrás do primeiro P361 vexo outras antenas semellantes, e penso si serán do seguinte NPO da serie. ¿Pode ser? :?:




luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

#1980 Mensagem por luis F. Silva » Sex Jun 22, 2007 4:28 pm

Ferrol escreveu:
Detrás do primeiro P361 vexo outras antenas semellantes, e penso si serán do seguinte NPO da serie. ¿Pode ser?

É sim Ferrol. O outro lá atráz será o NRP Viana do Castelo e o da frente o NRP Figeira da Foz.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Responder