Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Alternativas para fim do FX2

#1966 Mensagem por Lord Nauta » Dom Set 01, 2013 11:19 pm

Marino escreveu:Lord, se uma comitiva de oficiais da FAB estivesse em missão no exterior, isto seria publicado no DOU, com nome de cada oficial componente da comitiva e respectiva missão.
O Talha já teria postado aqui no DB.
Sinto pelos que acreditaram em tão criativo artigo.


Perfeito! E como já citei. Minha fonte no MD desmentiu categoricamente esta noticia. Classificou-a como ridícula. O GF vai encerrar a questão do FX.2 ainda no decorrer deste ano.


Sds


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Re: Alternativas para fim do FX2

#1967 Mensagem por bcorreia » Dom Set 01, 2013 11:31 pm

kirk escreveu:
gabriel219 escreveu:SE for ofertado o Advanced Super Hornet, pode esquecer a possibilidade de transferência de tecnologia. Continuo com a mesma opinião, o FX-2 deveria ser fechado ou no máximo o Gripen E/F ser o vencedor. Único jeito de transferência de tecnologia satisfatória é desenvolver com alguém algo.
SE for ofertado, a grana para aquisição do mesmo deve chegar perto do Rafale.
Creio que não Gabriel,

Inclusive o novo Large Display do SH além de outros aviônicos serão fornecidos pela AEL

Imagem

http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... er-hornet-

Abs
kirk
Dai o piloto coloca no automático, carrega um filminho, reclina a cadeira e vai aproveitando a viajem, não é não? :|

Depois dessa reportagem de hoje do Fantástico, acho muito difícil, mas muito difícil mesmo que dê o SH.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1968 Mensagem por BrasilPotência » Seg Set 02, 2013 12:01 am

Continuo querendo G-NG pra FAB.

Ainda mais depois de uma reportagem mostrada hoje pelo fantástico, incrível como ainda muita gente apoia o SH. :shock:
Brava Gente, Brasileira!!!
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1969 Mensagem por kirk » Seg Set 02, 2013 12:55 am

BrasilPotência escreveu:Continuo querendo G-NG pra FAB.

Ainda mais depois de uma reportagem mostrada hoje pelo fantástico, incrível como ainda muita gente apoia o SH. :shock:
Se o FX estiver vivo vai dar Gripen-BR na cabeça !

[]s
[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1970 Mensagem por knigh7 » Seg Set 02, 2013 1:34 am

Por mim, só não pode vir o Rafale, pois a FAB não tacou pedra na Cruz para ter de lidar com a dupla indigesta Rafale/Dassault por 30 anos.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1971 Mensagem por knigh7 » Seg Set 02, 2013 1:41 am

gabriel219 escreveu:SE for ofertado o Advanced Super Hornet, pode esquecer a possibilidade de transferência de tecnologia. Continuo com a mesma opinião, o FX-2 deveria ser fechado ou no máximo o Gripen E/F ser o vencedor. Único jeito de transferência de tecnologia satisfatória é desenvolver com alguém algo.
SE for ofertado, a grana para aquisição do mesmo deve chegar perto do Rafale.
Para o preço do Advanced Super Hornet chegar perto do Rafale, o valor teria de passar a ser o dobro, o que seria extremamente improvável.

Até o Jobim reconheceu na CRE em abril de 2010 que os americanos ofereceram a nós a participação de desenvolvimento conjunto das novas versões do SH.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1972 Mensagem por knigh7 » Seg Set 02, 2013 1:50 am

gabriel219 escreveu:Advanced Super Hornet para o Brasil :shock: ??? Pode esquecer, já está ruim tentar comprar a versão Block III, que não está sendo ofertada, imagina essa versão, desenvolvida especialmente para o EUA.
É mais fácil o Brasil comprar 218 F/A-22A ou Su-50 Firefox.
Foi nos oferecida, ainda em 2009 mesmo, a possibilidade de optarmos pela as novas turbinas da versão advanced (block III), com 20% a mais de potência. Aliás isso pode ser constatado na entrevista dada pelo Michael Coggins ao DB à época.

Junta-se com as notícias de abril da Jane`s e agora da FAB na CRE que a proposta da Boeing melhorou.

Não vai ter problema nenhum em termos a versão Advanced do SH, caso quisermos.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1973 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 02, 2013 1:52 am

Do amigo Delta no Fórum Defesa Brasileira...

Sei não...
Delta escreveu:.
É o "parceiro estratégico" que alguns sonham para o Brasil... O "pai branco" bonzinho, que quer nosso bem... :roll:

Vai ter gente que vai ficar muito "nervosa" essa semana... :twisted:
01/09/2013 - 23h09
Documentos da NSA apontam Dilma Rousseff como alvo de espionagem
Papéis 'ultrassecretos' foram obtidos com exclusividade pelo Fantástico.
Ministro diz que Brasil vai cobrar explicações formais dos Estados Unidos.


(...)

Reação do governo brasileiro

Neste domingo (1º), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para discutir a reação as novas revelações de espionagem do governo americano. O governo brasileiro decidiu tomar três medidas: o Ministério das Relações Exteriores vai chamar o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, para que ele dê novos esclarecimentos, vai cobrar explicações formais do governo dos Estados Unidos e vai ainda recorrer aos órgãos internacionais, como a ONU, para discutir a violação de direitos de autoridades e cidadãos brasileiros.

“Se forem comprovados esses fatos, nós estamos diante de uma situação que é inadmissível, inaceitável, por que eles qualificam uma clara violência à soberania do nosso país. O Brasil cumpre fielmente com suas obrigações e gostaria que todos os seus parceiros também as cumprissem e respeitassem aquilo que é muito caro para um país que é a sua soberania”, disse Cardozo.

http://g1.globo.com/politica/noticia/20 ... nagem.html
Com mais esse episódio, por mim cancelava tudo e fazíamos um processo mais realista...

Em todo o caso, eu acho que deu Xabú para a Boeing.

[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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ao

#1974 Mensagem por knigh7 » Seg Set 02, 2013 2:29 am

Eu até agora não me meti a responder esse tipo de discussão abaixo (tripudiando em cima da FAB com base na MB), ou por ter sido proferida por moleques ou outros cujos adjetivos pessoais não poderia proferir.
Mas como o Lord Nauta não se encaixa no perfil acima, eu vou gastar o meu tempo.
Lord Nauta escreveu:
O PROSUB e projeto de estado, elogiado pela DR e integrante do PAC basicamente porque gera empregos no país. A MB em relação aos outros projetos de reequipamento tem vendido esta ideia para o GF. Este e grande motivo que impede a vinda de navios de combate de segunda mão.
A FAB também teve a oportunidade de resolver o problema dos caças.

A questão dos caças e do KC-X foram os únicos do Programa de Fortalecimento do controle do Espaço aéreo Brasileiro, conhecido como Plano Fênix, aprovado em 1999, que não foram resolvidos. Foi a Força que mais recebeu investimentos na década de 2000.
O PROSUB é o plano de reequipamento usado para tripudiar em cima da FAB, pois é o único relevante que a MB conseguiu, enquanto que o FX2 e o KC-X são os programa pelos que atacam a Força, pois são os que não estão bem encaminhados.

Materialmente, a FAB está muito melhor que a MB, com muito menos problema. Até e o comportamento dos detratores descritos acima denuncia isso.

Lord Nauta escreveu: A EMBRAER e a DASSAULT estavam articuladas para produzir o Mirage 2000 no país.
Os Emirados Árabes Unidos manifestaram a intenção de se desfazer em menos de 1 década de ter recebidos a versão oferecida ao Brasil no FX1, a 2000-9 para eles, MK2 para nós. O que difere entre elas é coisa irrisória: diferentes armamentos integrados e software....
É realmente a FAB estava errada em não querê-lo... :roll:
Lord Nauta escreveu: Se tivesse acontecido hoje haveria a participação no projeto do RAFALE e no futuro nos aviões de 5/6ª geração.
Se os franceses nem ofereceram o Rafale naquela época, lembrando que em 2002 ele já estava operacional na Marine Nationale, como é que poderíamos supor que participaríamos do desenvolvimento dele? Os franceses estão nos oferecendo agora. Claro, das 8 disputas que participou até agora, ganhou 1...

Lord Nauta escreveu:
Entretanto uns brigadeiros que estão hoje de pijama com ''dor de figado'' melaram o processo, ficaram com ''ciuminho'' e acusaram a EMBRAER de atropelar o processo.
Mentira. O Gripen foi o melhor avaliado pela COPAC no FX1 e no FX1,5. E o Alto Comando referendou. Ficou sem caças por isso. Melhor do que ter ficado com o mico do M2000 MK2.

Lord Nauta escreveu: O resultado este que vemos hoje a FAB ficando sem aviação de caça. Para fraseando o jornalista Boris Casoy ''uma vergonha''.
Vergonha na mesma intensidade da esquadra da MB. A MB tem os submarinos, que não são uma vergonha, mas nem toda a aviação de caça da FAB é uma vergonha.


Lord Nauta escreveu: A MB esta fazendo a lição de casa, pode não obter tudo o que os altos estudos estratégicos aponta como necessidade mas com certeza vai dar um significativo salto qualitativo e quantitativo que vai se manter ao longo do tempo.
Resolver o todo problema da aviação de caça da FAB não precisa de mais de 10 anos. Em 2 lotes. Muito menos tempo e um problema bem menor do que resolver do que resolver os problemas dos navio de superfície da esquadra.

Aliás, no mês que vem fará 2 anos que a avaliação do PROSUPER foi entregue a Presidência para uma decisão. A MB está fazendo a lição de casa melhor do que a FAB? Piada.
Editado pela última vez por knigh7 em Seg Set 02, 2013 3:19 am, em um total de 1 vez.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1975 Mensagem por knigh7 » Seg Set 02, 2013 2:46 am

Carlos Lima escreveu:Do amigo Delta no Fórum Defesa Brasileira...

Sei não...
Delta escreveu:.
É o "parceiro estratégico" que alguns sonham para o Brasil... O "pai branco" bonzinho, que quer nosso bem... :roll:

Vai ter gente que vai ficar muito "nervosa" essa semana... :twisted:
Com mais esse episódio, por mim cancelava tudo e fazíamos um processo mais realista...

Em todo o caso, eu acho que deu Xabú para a Boeing.

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Eu sempre achei que isso fosse ainda feito com o Echelon. :|
E que os principais governantes fossem informados dessa possibilidade de interceptação.


Vale ressaltar que eu não estou desculpando os americanos. Mas a área de inteligência nunca foi santa e não joga conforme as leis. Nem a ABIN é assim. Um exemplo é o caso das interceptações telefônicas, no qual ela está proibida de fazer. Ela tem uma verba secreta, que demonstra o valor, mas não são detalhadas. E ela paga informantes e investigadores.( Não, não são apenas os analistas de campo que fazem isso). E não interessa a Agência sobre "como" eles conseguiram.

Se forem confirmadas essa notícia, tchau para os americanos no FX2. E se a Dilma tiver o interesse na resolução do processo, acho que o favorito passa a ser o GripenNG. Acho que a Dilma não escolheria o Rafale por causa dos custos, não por causa da avaliação da COPAC.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1976 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 02, 2013 3:27 am

Bom... pelo visto é mesmo tchau para Americanos e muito provavelmente suecos... esse papo de custos entra em um loop de mais de 1000 páginas de discussão aonde a minha conclusão continua a mesma... vale a pena gastar $$$ em um vetor do cacife do Rafale, ou Su-35, ou S Hornet, ou Typhoon ou mesmo F-35, ou PAK por conta de no fim das contas sermos um país continental que merece ter uma F Aérea de verdade.

O que ninguém sabe de fato é o que a Presidenta realmente pensa. Não existe indicativo algum que mostra que ela deixaria de escolher o Rafale por conta de "custos"... até porque isso é tão relativo.

Em todo o caso, continuo com a minha opinião de que por mim por tudo que já li por aí, deveríamos encerrar esse processo e fazer um outro dando uma chance para aeronaves como o Typhoon e o Su-35 competir de verdade. Acho que o resultado seria muito interessante.

Mas esse sou eu. ;)

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Re: Alternativas para fim do FX2

#1977 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 02, 2013 7:25 am

knigh7 escreveu:
gabriel219 escreveu:SE for ofertado o Advanced Super Hornet, pode esquecer a possibilidade de transferência de tecnologia. Continuo com a mesma opinião, o FX-2 deveria ser fechado ou no máximo o Gripen E/F ser o vencedor. Único jeito de transferência de tecnologia satisfatória é desenvolver com alguém algo.
SE for ofertado, a grana para aquisição do mesmo deve chegar perto do Rafale.
Para o preço do Advanced Super Hornet chegar perto do Rafale, o valor teria de passar a ser o dobro, o que seria extremamente improvável.

Até o Jobim reconheceu na CRE em abril de 2010 que os americanos ofereceram a nós a participação de desenvolvimento conjunto das novas versões do SH.
Como havia dito, o preço pode chegar perto do Rafale, mas isto para NÓS e não para US Navy/USAF, o que sabemos que pagaremos mais caro.
O valor de um SH (sem radar e motor aparentemente, pois ninguém chegou a comprar por este preço) é dito perto de US$ 60 Milhões, ouvir falar que a Austrália chegou a pagar muito mais do que isso, passando da casa dos US$ 100 Milhões.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1978 Mensagem por gabriel219 » Seg Set 02, 2013 7:34 am

knigh7 escreveu:
gabriel219 escreveu:Advanced Super Hornet para o Brasil :shock: ??? Pode esquecer, já está ruim tentar comprar a versão Block III, que não está sendo ofertada, imagina essa versão, desenvolvida especialmente para o EUA.
É mais fácil o Brasil comprar 218 F/A-22A ou Su-50 Firefox.
Foi nos oferecida, ainda em 2009 mesmo, a possibilidade de optarmos pela as novas turbinas da versão advanced (block III), com 20% a mais de potência. Aliás isso pode ser constatado na entrevista dada pelo Michael Coggins ao DB à época.

Junta-se com as notícias de abril da Jane`s e agora da FAB na CRE que a proposta da Boeing melhorou.

Não vai ter problema nenhum em termos a versão Advanced do SH, caso quisermos.
O Advanced Super Hornet (conhecido antigamente como Silent Hornet) foi oferecido para a FAB??? Sempre foi falado da versão Block II e não do ASH, já que essa versão praticamente nem existia na época.
A proposta dos Russos também melhorou (Su-50 e produção do Su-35S), dos Suecos também (total participação no programa do Gripen NG e possível participação até no programa do Sea Gripen, se o mesmo vingar) e etc.
Melhora na proposta não significa algo de concreto ou que está oferecendo uma versão que está sendo desenvolvida para o EUA e não para o Brasil, que passaria ser 2ª prioridade, caso nenhum país da OTAN queira o mesmo (Canadá ou Austrália por exemplo), isso ocasionaria maior tempo para a entrega da aeronave que ainda está em testes de voo iniciais. Quem sabe quanto estará em produção, mesmo sabendo que é uma "gambiarra"?
Fico com a mesma opinião, fecha o FX-2, abre o FX-3, com aeronaves de 5ª Geração para primeira linha (36 aeronaves, podendo chegar a 60) e caças de 4,5ª Geração para segunda linha (84 aeronaves), com a mínima transferência de tecnologia, para que possamos fazer modificações nós mesmos, como implementação de armamentos Ocidentais/Orientais/Nacionais, operar em Data Link BR e modificações futuras, que poderemos fazer.
Ou é isso ou ficaremos sem caças por 3 anos.
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Re: Alternativas para fim do FX2

#1979 Mensagem por NovaTO » Seg Set 02, 2013 10:38 am

Não vejo nada demais em espionagem, mesmo sendo a própria presidente. O que surpreende é não termos um serviço de inteligência que ao menos fosse capaz de manter a presidente informada sobre esses atos. De qualquer forma, serve desculpa para uma ala que quer um caça mais "independente". :)

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Re: Alternativas para fim do FX2

#1980 Mensagem por Penguin » Seg Set 02, 2013 11:20 am

Carlos Lima escreveu:Bom... pelo visto é mesmo tchau para Americanos e muito provavelmente suecos... esse papo de custos entra em um loop de mais de 1000 páginas de discussão aonde a minha conclusão continua a mesma... vale a pena gastar $$$ em um vetor do cacife do Rafale, ou Su-35, ou S Hornet, ou Typhoon ou mesmo F-35, ou PAK por conta de no fim das contas sermos um país continental que merece ter uma F Aérea de verdade.

O que ninguém sabe de fato é o que a Presidenta realmente pensa. Não existe indicativo algum que mostra que ela deixaria de escolher o Rafale por conta de "custos"... até porque isso é tão relativo.

Em todo o caso, continuo com a minha opinião de que por mim por tudo que já li por aí, deveríamos encerrar esse processo e fazer um outro dando uma chance para aeronaves como o Typhoon e o Su-35 competir de verdade. Acho que o resultado seria muito interessante.

Mas esse sou eu. ;)

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