Lucas Lasota escreveu:Natural substituto do Kurassier?
Seria uma opção plausível. Se ele atender os requisitos do CFN para o emprego, claro.
ps: nunca soube de nenhum estudo oficial do CFN sobre a adoção de um CC pesado. Não pelo menos de público. O que se pensa agora é a modernização dos SK-105.
Acho que o próximo CC do CFN deve ser algo em conjunto com o EB. Claro, se o EB conseguir desenvolver alguma coisa em apenas 10 anos, que será a duração da manutenção hora acordada com a KMW para os Leo 1A5. E por óbvio, a MB chegar a dispor neste meio tempo de um navio que caiba um CC maior que os atuais SK-105.
A idéia do uso comum da VBTP Guarani e família pelo EB e CFN é algo que deveria ser perseguido por ambas as forças. Em todo caso, o CFN deveria poder adaptar às suas necessidades e características aquele bldo, inclusive no sentido de desenvolver para si uma versão VBTP 8x8,, que penso seria o mais indicado.
Da mesma forma o conceito de uma VBTP-SL e família comum a ambas as forças deve ser perseguido, tendo em vista os inúmeros benefícios advindos desta escolha.
Um novo CC só faria sentido para ambas as forças quando e se conseguirmos projetar, desenvolver e utilizar aqueles bldos acima. Do contrário, seria como querer começar a casa pelo telhado.
Infelizmente como CFN e EB trabalham em tempos e necessidades diferentes, duvido muito que o que coloquei algum dia chegue a ser levado em consideração, ou posto em prática.
O "pouca farinha, meu pirão primeiro" das ffaa's continua de vento em poupa por aqui.
Lucas Lasota escreveu:Natural substituto do Kurassier?
Seria uma opção plausível. Se ele atender os requisitos do CFN para o emprego, claro.
ps: nunca soube de nenhum estudo oficial do CFN sobre a adoção de um CC pesado. Não pelo menos de público. O que se pensa agora é a modernização dos SK-105.
abs.
Não faz mais sentido uma versão do Guarani com torre de 105mm? Se for anfíbia melhor ainda.
O CFN deveria ser uma unidade leve de deslocamento rápido. Equipá-la com MBTs faz sentido?
A propósito, uma curiosidade, quanto carros de combate e fuzileiros a MB consegue desembarcar com os meios atuais?
FCarvalho escreveu:
Seria uma opção plausível. Se ele atender os requisitos do CFN para o emprego, claro.
ps: nunca soube de nenhum estudo oficial do CFN sobre a adoção de um CC pesado. Não pelo menos de público. O que se pensa agora é a modernização dos SK-105.
abs.
Não faz mais sentido uma versão do Guarani com torre de 105mm? Se for anfíbia melhor ainda. A VBR-SR tem/teria funções diferentes do que um MBT no CFN. Mesmo que esse suposto MBT fosse algo mais leve do que os atuais CC's do mundo. Depende muito dos meios de transbordo navio-terra, se saber qual melhor CC poderia substituir com vantagem os SK-105. Hoje não temos meios para fazer isso porque as EDCG não comportam um MBT moderno e suas mais de 50 tons.
O CFN deveria ser uma unidade leve de deslocamento rápido. Equipá-la com MBTs faz sentido? O CFN é justamente isso. MBT's nele, como eu disse acima, depende muito mais da logística de apoio do que do CC em si. Um CC com 40/50 tons, tendo os meios de transbordo necessários, faria muita difença para o CFN, junto a demais viaturas SL/SR.
A propósito, uma curiosidade, quanto carros de combate e fuzileiros a MB consegue desembarcar com os meios atuais? Um batalhão inf fuz nvl somente. E com muito esforço. Quanto aos CC, as EDCG podem carregar 2 de cada vez, ou um SK-105 e uma M-113.