Página 1303 de 5721

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 1:16 pm
por Alfredo762
Dieneces escreveu:Uma coisa não estou entendendo . Dizem que os franceses oferecem melhor repasse tecnológico , transferência total dizem eles , embora que nossos 36 Rafale serão 100% franceses , 6 inteiramente montados lá e 30 montados aqui com peças francesas . O Gripen é malhado por não repassar tecnologias porque a Saab não pode repassar o que é de terceiros , mas está mostrando que não só vai repassar como vai co-produzir a totalidade dos NG com os brasileiros , para qualquer mercado mundial e com ampla participação de empresas nacionais .Afinal , as ToT francesas são para ficar num banco de dados , coisa assim , elas servirão apenas para um futuro distante?Me parece lógico que empresas brasileiras , FAB e demais entidades que tenham os pés no chão prefiram o Gripen .E nem estou comentando custos de aquisição e os "custos sobre todo o ciclo de vida " do avião...Isso não desmerece o Rafale , sem dúvida , em termos técnicos até acho a aeronave mais capaz . O seu custo-benefício é que tem saltado aos olhos por ser difícil de aceitar , para nossa realidade. A decisão vai ser política e deve favorecer o Rafale , na onda do acordo mais amplo com a França . Isoladamente acredito que seria o pior negócio entre os 3 concorrentes.
Um rápido raciocínio mostra o motivo da FAB, Embraer e o empresariado pertinente ser contra a proposta francesa. A única que concorda é o ente que não tem nenhum conhecimento técnico sobre isso.


Alfredo


Alfredo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 4:00 pm
por A-29
Alfredo e Dieneces,

Não posso perder esse momento raro de posts contra o Rafale para reforçar as opiniões por vocês apresentadas, com as quais concordo plenamente.

O VP de defesa da Embraer fez besteira ao falar assim tão abertamente sobre a preferência da empresa ainda no curso da seleção? Sim, certamente, mas isso é café pequeno perto do que o presidente fez. Sem contar que lemos aquilo que o reporter reproduziu, que não necessariamente é a fala do VP. Ainda não sei se ingenuamente ou de propósito, ele parece ter dito algo pensando num futuro hipotético, e o reporter tomou isso como desejo de futuro concreto. Vai saber.

O que me incomoda no Rafale, além de seu evidente fracasso comercial mundo afora, são as promessas de transferência tecnológica irrestrita. Assim, no genérico mesmo, sem dizer exatamente o que será transferido, e para que servirá a tal tecnologia transferida.

Tiram um sarro danado das figuras do Gripen com bandeirinhas brasileiras apontando para partes do avião, mas ninguém se incomoda de tentar fazer uma figurinha parecida do Rafale e tentar encaixar qualquer bandeira brasileira alí. Ser dependente de tecnologia americana é perigoso, mas ficar totalmente dependente de tecnologia francesa (e pior, de fornecedores franceses) é sinal de independência. Aqui reside a maior incoerência que vejo na proposta francesa.

Há dez anos a FAB vem desenvolvendo uma suíte própria de aviônicos junto da Aeroeletrônica, um jeito brasileiro de fundir os dados nos MFD, um datalink brasileiro, etc. Um pacote aplicado aos A-29, F-5M, A-1 e, futuramente, aos A-4 da marinha. O pessoal está esquecendo a importância desse conhecimento, e o quanto é importante adaptá-lo ao futuro F-X. Tal trabalho certamente demandará muitos meses de integração, milhões de linhas de código.

Como vêem, o Brasil não é mais tão ignorante em questão de integração de sistemas. Transferência de tecnologia me parece dizer respeito não só a aprender coisas novas, mas também agregar o que já se sabe ao caça que iremos adquirir. Aí pergunto: por acaso o Rafale será adaptável aos conhecimentos que tão arduamente construímos na última década? Os franceses aceitarão fazer essa versão específica "BR"? E quanto isso vai custar?

Nesse ponto percebemos que o fato de o NG estar em desenvolvimento talvez não seja algo assim tão ruim, pois abre a possibilidade de colocarmos as "bandeirinhas" brasileiras nele. Algo bastante improvável tanto no Rafale como no SuperHornet.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 4:17 pm
por Carlos Lima
A-29 escreveu:Alfredo e Dieneces,

Não posso perder esse momento raro de posts contra o Rafale para reforçar as opiniões por vocês apresentadas, com as quais concordo plenamente.

O VP de defesa da Embraer fez besteira ao falar assim tão abertamente sobre a preferência da empresa ainda no curso da seleção? Sim, certamente, mas isso é café pequeno perto do que o presidente fez. Sem contar que lemos aquilo que o reporter reproduziu, que não necessariamente é a fala do VP. Ainda não sei se ingenuamente ou de propósito, ele parece ter dito algo pensando num futuro hipotético, e o reporter tomou isso como desejo de futuro concreto. Vai saber.

O que me incomoda no Rafale, além de seu evidente fracasso comercial mundo afora, são as promessas de transferência tecnológica irrestrita. Assim, no genérico mesmo, sem dizer exatamente o que será transferido, e para que servirá a tal tecnologia transferida.

Tiram um sarro danado das figuras do Gripen com bandeirinhas brasileiras apontando para partes do avião, mas ninguém se incomoda de tentar fazer uma figurinha parecida do Rafale e tentar encaixar qualquer bandeira brasileira alí. Ser dependente de tecnologia americana é perigoso, mas ficar totalmente dependente de tecnologia francesa (e pior, de fornecedores franceses) é sinal de independência. Aqui reside a maior incoerência que vejo na proposta francesa.

Há dez anos a FAB vem desenvolvendo uma suíte própria de aviônicos junto da Aeroeletrônica, um jeito brasileiro de fundir os dados nos MFD, um datalink brasileiro, etc. Um pacote aplicado aos A-29, F-5M, A-1 e, futuramente, aos A-4 da marinha. O pessoal está esquecendo a importância desse conhecimento, e o quanto é importante adaptá-lo ao futuro F-X. Tal trabalho certamente demandará muitos meses de integração, milhões de linhas de código.

Como vêem, o Brasil não é mais tão ignorante em questão de integração de sistemas. Transferência de tecnologia me parece dizer respeito não só a aprender coisas novas, mas também agregar o que já se sabe ao caça que iremos adquirir. Aí pergunto: por acaso o Rafale será adaptável aos conhecimentos que tão arduamente construímos na última década? Os franceses aceitarão fazer essa versão específica "BR"? E quanto isso vai custar?

Nesse ponto percebemos que o fato de o NG estar em desenvolvimento talvez não seja algo assim tão ruim, pois abre a possibilidade de colocarmos as "bandeirinhas" brasileiras nele. Algo bastante improvável tanto no Rafale como no SuperHornet.
Gostei muito do seu post, mas acho que você deveria considerar que...

... essas mesmas dificuldades de integração serão esperadas para as outras 2 aeronaves também (não só o Rafale).

Qualquer componente integrado significa maiores custos seja para uma aeronave "nova" (NG) ou aeronaves já existentes (Rafale, SH).

Nada garante que os MFDs e outras coisas Made in Brasil seriam o padrão para o NG para todos os países compradores da aeronave.

O que temos no momento são os fabricantes dizendo ... sim faremos... e todos estão dizendo a mesma coisa (do contrário não estariam na lista dos '3' ).

Eu particularmente não gosto de radicalismos em defesa ao Rafale (na verdade para nenhum dos 3 :) ).

Honestamente, com relação as "promessas" elas são / serão cumpridas através de contratos e compromissos governamentais que esperamos que sejam honrados.

O Rafale tem um problema conhecido por todos... $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

Porque acima de tudo foi feito para ser "completo" desde o ínicio... querendo integrar algo "exclusivo" nele, é possível, mas custa $$$$. Sob o ponto de vista "técnico" ele possui a modularidade necessária para tal e foi pensado assim.

Ao mesmo tempo foi pensado (por necessidade das FA francesas de substituir 7 aeronaves por 1) sendo assim capacidades relativas a todas essas aeronaves (e mais) tinham que ser incluidas.

Bom... esses são os meus 2 cents.

Não quero dizer que isso é uma defesa ao Rafale e sim uma chamada que na realidade toda aeronave que quiser possuir sistemas BR terá custos envolvidos com isso e a FAB/MD tem que levar isso em consideração (e acho que levam sim :wink: ).

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 4:31 pm
por ninjanki
Alfredo762 escreveu:
Dieneces escreveu:Uma coisa não estou entendendo . Dizem que os franceses oferecem melhor repasse tecnológico , transferência total dizem eles , embora que nossos 36 Rafale serão 100% franceses , 6 inteiramente montados lá e 30 montados aqui com peças francesas.
À isso, damos o nome de viabilidade econômica! Se formos comprar 36 caças, não dá para fabricar tudo no Brasil. Só se pode nacionalizar algumas partes de manutenção, com transferência de tecnologia para produzir coisas como módulos do radar AESA, ou partes do motor. Se formos comprar mais que isso, aí já é possível transferir a fabricação, e tecnologias correspondentes, de outras partes. Isso sem mencionar as partes que são intercambiáveis e serão feitas no Brasil de qualquer forma...
O Gripen é malhado por não repassar tecnologias porque a Saab não pode repassar o que é de terceiros , mas está mostrando que não só vai repassar como vai co-produzir a totalidade dos NG com os brasileiros , para qualquer mercado mundial e com ampla participação de empresas nacionais .
Não vai repassar oque é de terceiros. Só pode repassar aquelas tecnologias que os Suecos controlam, ou seja, software de controle, backend do radar, fuselagem. O leque de possibilidades da Dasault é muito maior. Coproduzir, no caso, significa co-produzir aquilo que eles dominam, porque o resto continua a ser importado como black-box.
Afinal , as ToT francesas são para ficar num banco de dados , coisa assim , elas servirão apenas para um futuro distante?Me parece lógico que empresas brasileiras , FAB e demais entidades que tenham os pés no chão prefiram o Gripen.
Claro que não, ToTs precisam ser materializadas. Mas ToT não é apenas aquela que a Embraer, ou a Akaer quer. Tem muitas coisas que não sabemos fazer, e diferentes preços para desenvolve-las. Tem coisas que não servem à essa empresa, mas que servem à outras, e principalmente, à capacidade tecnológica do país, que como um todo impulsiona o desenvolvimento de outros sistemas...
E nem estou comentando custos de aquisição e os "custos sobre todo o ciclo de vida " do avião...Isso não desmerece o Rafale , sem dúvida , em termos técnicos até acho a aeronave mais capaz . O seu custo-benefício é que tem saltado aos olhos por ser difícil de aceitar , para nossa realidade. A decisão vai ser política e deve favorecer o Rafale , na onda do acordo mais amplo com a França . Isoladamente acredito que seria o pior negócio entre os 3 concorrentes.
Um rápido raciocínio mostra o motivo da FAB, Embraer e o empresariado pertinente ser contra a proposta francesa. A única que concorda é o ente que não tem nenhum conhecimento técnico sobre isso.
Aqui esticou e deturpou... Preferir os Suecos, pelos motivos ditos, é diferente de ser contra à proposta dos franceses. Ordem de preferência, e não oposição. E os motivos para NJ e Lula preferirem a proposta francesa são outros. A defesa da transferência de tecnologia que eles fazem como "lema" da concorrência é propaganda, o buraco é muito mais embaixo...

Alfredo


Alfredo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 4:56 pm
por Oziris
A-29 escreveu:Alfredo e Dieneces,

Não posso perder esse momento raro de posts contra o Rafale para reforçar as opiniões por vocês apresentadas, com as quais concordo plenamente.

O VP de defesa da Embraer fez besteira ao falar assim tão abertamente sobre a preferência da empresa ainda no curso da seleção? Sim, certamente, mas isso é café pequeno perto do que o presidente fez. Sem contar que lemos aquilo que o reporter reproduziu, que não necessariamente é a fala do VP. Ainda não sei se ingenuamente ou de propósito, ele parece ter dito algo pensando num futuro hipotético, e o reporter tomou isso como desejo de futuro concreto. Vai saber.

O que me incomoda no Rafale, além de seu evidente fracasso comercial mundo afora, são as promessas de transferência tecnológica irrestrita. Assim, no genérico mesmo, sem dizer exatamente o que será transferido, e para que servirá a tal tecnologia transferida.

Tiram um sarro danado das figuras do Gripen com bandeirinhas brasileiras apontando para partes do avião, mas ninguém se incomoda de tentar fazer uma figurinha parecida do Rafale e tentar encaixar qualquer bandeira brasileira alí. Ser dependente de tecnologia americana é perigoso, mas ficar totalmente dependente de tecnologia francesa (e pior, de fornecedores franceses) é sinal de independência. Aqui reside a maior incoerência que vejo na proposta francesa.

Há dez anos a FAB vem desenvolvendo uma suíte própria de aviônicos junto da Aeroeletrônica, um jeito brasileiro de fundir os dados nos MFD, um datalink brasileiro, etc. Um pacote aplicado aos A-29, F-5M, A-1 e, futuramente, aos A-4 da marinha. O pessoal está esquecendo a importância desse conhecimento, e o quanto é importante adaptá-lo ao futuro F-X. Tal trabalho certamente demandará muitos meses de integração, milhões de linhas de código.

Como vêem, o Brasil não é mais tão ignorante em questão de integração de sistemas. Transferência de tecnologia me parece dizer respeito não só a aprender coisas novas, mas também agregar o que já se sabe ao caça que iremos adquirir. Aí pergunto: por acaso o Rafale será adaptável aos conhecimentos que tão arduamente construímos na última década? Os franceses aceitarão fazer essa versão específica "BR"? E quanto isso vai custar?

Nesse ponto percebemos que o fato de o NG estar em desenvolvimento talvez não seja algo assim tão ruim, pois abre a possibilidade de colocarmos as "bandeirinhas" brasileiras nele. Algo bastante improvável tanto no Rafale como no SuperHornet.
Belo post A-29, parabéns. [009]

[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 5:07 pm
por Alfredo762
A-29

Excelente o seu post.

Estou plenamente de acordo.



Alfredo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 5:13 pm
por AlbertoRJ
Eu acho que todos têm uma parcela de razão e debatendo dessa forma é muito mais interessante.
Concordo que a proposta do Gripen NG pode ser a mais atraente para a Embraer e outras indústrias porque é a que poderia (ou poderá) proporcionar a melhor forma de aprendizado que é a de "aprender fazendo". Também concordo que é o avião que, em tese, poderia ser melhor adaptado ao que já foi desenvolvido aqui em termos de aviônicos, por exemplo. Isso, de forma alguma significa, na minha opinião, que é a proposta que condiciona a transferência de tecnologia mais ampla. Não há relação porque para a Embraer, por exemplo ,não interessará que determinados componentes deixem de ser caixas-pretas.

Não vou mais tentar julgar o mérito das posturas da Embraer, ou do Presidente, ou do Nelson Jobim. Acho que a discussão mudou um pouco.

Sei que o Rafale é um avião caro. Em parte por ser europeu e patrocinado apenas pelo país fabricante, por estar em início de operação, não ter uma produção em maior escala mas também por ser um avião muito sofisticado. Me parece que esse é um ponto chave para a sua escolha e foi dito ao Presidente francês.
Também acho que dificilmente o Rafale seria adaptado ao que já foi desenvolvido aqui, menos em relação à integração de armas. É um avião pronto, com todas as funcionalidades altamente integradas e que não conseguiríamos melhorar em nada. Para adaptar aviônicos e piorar o que existe eu acho jogar dinheiro no lixo. Acho que a possibilidade futura de se adaptar ou modificar o Rafale existe mas deverá ser pensada em um desenvolvimento específico para ele, se for o caso. As telas MFD e o software atuais, o que se aprendeu com o SCP-01, RAM, para exemplificar, de nada servem para o Rafale.

Por outro lado, é um avião que está aí, pronto, e que pode proporcionar já uma capacidade tanto defensiva quanto ofensiva que a FAB nunca possuiu. Não vou mencionar a MB. Tem encomendas garantidas no país fabricante e é o caça mais avançado que podemos ter (e dominar) no momento.

A proposta de ToT dos franceses é a única que garante oficialmente toda a tecnologia. Alguma outra fez esse tipo de garantia? Alguém garantiu isso oficialmente?
Eles assinaram 39 memorandos de entendimento com empresas brasileiras.
Segue a lista de empresas/entidades contatadas para parceria: AÇOTÉCNICA, AERNNOVA, AEROELETRÔNICA, ALLTEC, AMBRA SOLUTIONS, ASTRA, ATECH, AUTOMATA, CAL-COMPOENDE, CECOMPI, CONDOR S/A, CTA, EMBRAER, FIRST WAVE, FOCAL, FRIULI, GIOVANNI, GLOBO, GME AEROSPACE, GOODRICH DO BRASIL, GRANA, INBRA INDÚSTRIA QUÍMICA, ITA, LANMAR, LATECOERE DO BRASIL, MECTRON, MULTIALLOY, OMNISYS, POLARIS, SERCO, SOBRAER, STATUS USINAGEM, THYSSENKRUPP, TOYO MATIC, VEM, VILLARES METAL e WINNSTAL.

Muitas eu confesso que nem conheço mas não se pode dizer que eles não tenham feitos entendimentos para transferência de tecnologia e produção local.

Um resumo do que foi oferecido está na página oficial do Rafale no FX-2:
http://www.rafale.com.br/index.php?id=6 ... release=41

Sobre a linha de montagem do Rafale, ela existirá porque é uma exigência brasileira. Evidentemente não iremos fabricar o Rafale aqui com 36 unidades.

Se tudo o que escrevi é desfavorável ao Rafale é porque estou tentando ser muito realista. Mas pensem bem sobre fazer um Gripen NG BR.

Abraços

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 5:18 pm
por Alfredo762
Eu tomarei a liberdade de destacar esses dois trechos de sua mensagem.
Honestamente, com relação as "promessas" elas são / serão cumpridas através de contratos e compromissos governamentais que esperamos que sejam honrados.
Aí é que está a armadilha.

Compromisso governamental tem a mesma importância que uma bala Juquinha. Ou seja. Nenhuma.

No começo das propostas, era claro que haveria transferência ilimitada por parte da França. Isso li aqui mesmo com notícias e comentários.

Agora, o Estado Maior francês diz outra coisa.

Aí tudo mudou. Já não precisamos mais das promessas de antes e o que importa é o pouco que oferecem os franceses???

Não, meu amigo. A coisa é séria. O favoritismo francês se deu justamente por aquela falácias prometidas, e agora, não deram um passo a trás, foi um tremendo salto.
Ao mesmo tempo foi pensado (por necessidade das FA francesas de substituir 7 aeronaves por 1) sendo assim capacidades relativas a todas essas aeronaves (e mais) tinham que ser incluidas.
Mas o Gripen não? Melhor, porque os mesmos argumentos não valem para o Gripen?

Drakens, Viggens e Lansens foram substituídos pelo Gripen.
Na França, ainda se usa M2000 e S. Entendard.

Será por que o Gripen foi o primeiro 4° geração a entrar em serviço? E o Rafaleco o último? Esse pequeno detalhe tem uma bela repercussão em projetos vindouros.


Alfredo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 5:22 pm
por Alfredo762
Aqui esticou e deturpou... Preferir os Suecos, pelos motivos ditos, é diferente de ser contra à proposta dos franceses. Ordem de preferência, e não oposição. E os motivos para NJ e Lula preferirem a proposta francesa são outros. A defesa da transferência de tecnologia que eles fazem como "lema" da concorrência é propaganda, o buraco é muito mais embaixo...

Não comecem, por favor... Estamos em uma calmaria. Ninguém está deturpando nada.

É claro que o buraco é mais embaixo. Alguém pagaria um absurdo por “tecnologia limitada”?
Algum motivo deve ser elaborado...


Alfredo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 5:42 pm
por Matheus
Alfredo762 escreveu: Um rápido raciocínio mostra o motivo da FAB, Embraer e o empresariado pertinente ser contra a proposta francesa. A única que concorda é o ente que não tem nenhum conhecimento técnico sobre isso.

Alfredo
opa, parece que esta parte da discussão eu perdi...aonde é que está escrito que a FAB ou o empresariado é contra a proposta francesa? Até a Embraer "desmentiu" tal declaração....

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 5:45 pm
por Alfredo762
Alberto

Concordo com 90% do diz.

Meus 10% contrários.

O caça francês não é um avião pronto. As primeiras versões F3 estarão saindo sem AESA. Além do mais, existem outros pepinos serem resolvidos ainda com seus aviônicos. Nada que com tempo e dinheiro não se resolva.

Memorando entre governos também não é uma base sólida. São intenções de ações futuras. Nada mais que isso. Se esses memorandos fossem contratos assinados por chefes de Estado, aí sim a coisa seria profícua.

Alfredo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 5:51 pm
por Carlos Lima
Alfredo762 escreveu:Eu tomarei a liberdade de destacar esses dois trechos de sua mensagem.
Honestamente, com relação as "promessas" elas são / serão cumpridas através de contratos e compromissos governamentais que esperamos que sejam honrados.
Aí é que está a armadilha.

Compromisso governamental tem a mesma importância que uma bala Juquinha. Ou seja. Nenhuma.

No começo das propostas, era claro que haveria transferência ilimitada por parte da França. Isso li aqui mesmo com notícias e comentários.

Agora, o Estado Maior francês diz outra coisa.

Aí tudo mudou. Já não precisamos mais das promessas de antes e o que importa é o pouco que oferecem os franceses???

Não, meu amigo. A coisa é séria. O favoritismo francês se deu justamente por aquela falácias prometidas, e agora, não deram um passo a trás, foi um tremendo salto.
Ao mesmo tempo foi pensado (por necessidade das FA francesas de substituir 7 aeronaves por 1) sendo assim capacidades relativas a todas essas aeronaves (e mais) tinham que ser incluidas.
Mas o Gripen não? Melhor, porque os mesmos argumentos não valem para o Gripen?

Drakens, Viggens e Lansens foram substituídos pelo Gripen.
Na França, ainda se usa M2000 e S. Entendard.

Será por que o Gripen foi o primeiro 4° geração a entrar em serviço? E o Rafaleco o último? Esse pequeno detalhe tem uma bela repercussão em projetos vindouros.

Alfredo
Olha,

Na boa, eu não sou muito a favor de destacar frases no meio de textos porque acima de tudo as coisas ditas e o contexto podem ser mal interpretados... afinal de contas é o texto como um todo e a mensagem que importam e não uma frase aqui e outra ali.

Mas já que é o caso,

Se o compromisso governamental tem a importância de uma bala juquinha e "zero" Gripen NGs foram encomendados pelo governo sueco enquanto Rafales e SH saem da linha de produção pelo menos uma vez por mês ... temos então realmente um problema caso selecionemos os suecos, não acha?

Como eu disse o esperado é que os acordos se cumpram, e honestamente quem pode garantir isso de americanos e suecos? Sendo honesto, é e deveria ser a mesma espectativa dos franceses... não consegui ver nada que indique que um é melhor do que o outro aqui.

O Gripen substitui os Viggens e versões do mesmo, o Draken e o Lancer foram substituídos a muitos e muitos anos atrás na linha de frente (sobraram alguns Drakens para teste mas linha de frente foi de Viggen para Gripen)

As necessidades e as tarefas dos Rafales na F.A Francesa são muito mais abrangentes do que do Gripen na FA Sueca, até pelo compromisso francês com as suas colonias e em tarefas de coalisão e coisas afins (coisa nova para os suecos a ver a "solução" que é a sonda de Revo do Gripen C/D... a versão 'A/B' da aeronave nem dislumbrava tal acessório... essencial para aeronaves de hoje em dia)

A França ainda usa os M2k/S Etendard porque eles ainda estão e serão substituídos pelo Rafale (a ver que ainda existem muitos para ser intregues).

O Rafale é caro, e temos tecnologias Made in Brazil que gostaríamos que fossem integradas assim como temos tecnologias deles que dariam um "salto" em produtos que já temos e que nos ajudariam com certos "pulos do gato necessários".

Mas olha, na verdade isso vale para todos... todos tem a oferecer... e não é pouco... algumas coisas realmente não teremos acesso porque simplesmente ou são muito caras, ou são coisas que o pessoal não ensina mesmo ou são coisas que a FAB não quer saber.

Qual a aeronave que traz os maiores benefícios para nós? Qual o acordo que traz mais benefícios?

Bom... já já vamos descobrir.

Mas não nos enganemos dizendo que os franceses não garantem nada e ponto, o mesmo vale para os outros 2 também.

Os franceses pelo menos tem o domínio total sobre todas as tecnologias de sua aeronave não dependendo de "externos" para as partes mais sensíveis "politicamente" da sua aeronave.

E isso é uma vantagem... bom... o mesmo pode ser dito dos americanos :wink:

Isso tudo contudo... vai custar $$$$ dependendo do que a FAB/MD quiserem abocanhar... é simples assim!

Quer mais... custa mais...

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 5:52 pm
por Alfredo762
Vejamos:
COMUNICADO EMBRAER – F-X2

São José dos Campos, 29 de setembro de 2009 – Com relação à matéria veiculada no jornal “Valor Econômico” na data de 28 de setembro de 2009, a Embraer esclarece que não participa diretamente do processo de seleção do novo caça F-X2 para a Força Aérea Brasileira e, diferentemente do publicado, não tem preferência por nenhuma das propostas encaminhadas. A Embraer reitera seu incondicional apoio ao dito processo, sempre em estreito alinhamento com o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Defesa.
Onde ela retira o que disse acerca do Gripen?

Generalizar é a forma mais fácil de silenciar o geral.


Alfredo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 5:55 pm
por AlbertoRJ
Alfredo, obrigado pela resposta.
Mas só gostaria de acrescentar que o radar AESA já está sendo colocado nos Rafales dos próximos lotes.

[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qua Set 30, 2009 6:05 pm
por gaitero
Alfredo762 escreveu:Alberto

Concordo com 90% do diz.

Meus 10% contrários.

O caça francês não é um avião pronto. As primeiras versões F3 estarão saindo sem AESA. Além do mais, existem outros pepinos serem resolvidos ainda com seus aviônicos. Nada que com tempo e dinheiro não se resolva.

Memorando entre governos também não é uma base sólida. São intenções de ações futuras. Nada mais que isso. Se esses memorandos fossem contratos assinados por chefes de Estado, aí sim a coisa seria profícua.

Alfredo

Matou a charada.
No caso do Rafale é a França que esta enfrentando e resolvendo os problemas, é a França que esta bancando as alterações é a França que é a maior interessada e é a França que se comrpometeu a adquirir mais de 200 aeronaves para viabilizar sua fabricação.

Agora e o Gripen NG?

O primeiro cliente é a Suécia ou o Brasil? Como fica a nossa situação? Teremos apoio ilimitado do proximo governo para desenvolve-lo, testa-lo, temos peito para encarar um eventual atrazo? E se em 2014 a FAB tiver que operar um caça sem armamento integrado, ou até mesmo sem radar AESA e ai? O AM-X esta ai, mais de 20 anos depois e agora é que existe uma previsão para moderniza-lo e instalar no dito um radar. Fora as sansões que o Brasil teve que superar, fora as modificações que o Brasil teve de executar. Estamos preparados para repetir com sucesso esta empreitada, ou cometeremos os mesmos erros do passado?