Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Bolovo
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#196 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 05, 2007 5:46 pm

PRick escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:Não acelera, coisa e tal, mas não vi o F-16 conseguir escapar desta "enrabada"... Repare que durante todo o dogfight o F-16 fica dentro de um ângulo de 30º do nariz do Hornet. Assim até um Piranha véio acerta ele...

http://www.youtube.com/watch?v=vyXjo9T1 ... re=related


Pena que no mundo moderno, os tempos de Barão Vermelho acabaram, mas do que nunca, os pilotos vão morrer sem saber quem os acertou, e vão matar sem ver quem mataram. :roll: :roll:

Sei que a galera gostava do Tom Cruise(minha praia é outra, eu gostia de traseiro de muié!!!) no TOPGUM. :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]´s

Até os F/A-18 mais antigos podem fazer isso o que você disse...

Segundo o coleguinha da FAB lá do CEV, solo em F/A-18D, um esquadrão desses coloca TODA a FAB no chão em alguns dias... é um caça incrível, uma plataforma incrivel (ele falou bastante sobre a capacidade de curva e de as qualidades em baixas velocidades do Hornet, que praticamente não tem angulo de ataque máximo), com sistemas incríveis (ele abordou com o meu irmão bastante sobre o AMRAAM).

Isso porque o cara já foi caçador da FAB.

Mas aqui só tem especialista, melhor escutar vocês...................




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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#197 Mensagem por The Baaz » Qua Dez 05, 2007 5:54 pm

Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:Não acelera, coisa e tal, mas não vi o F-16 conseguir escapar desta "enrabada"... Repare que durante todo o dogfight o F-16 fica dentro de um ângulo de 30º do nariz do Hornet. Assim até um Piranha véio acerta ele...

http://www.youtube.com/watch?v=vyXjo9T1 ... re=related


Pena que no mundo moderno, os tempos de Barão Vermelho acabaram, mas do que nunca, os pilotos vão morrer sem saber quem os acertou, e vão matar sem ver quem mataram. :roll: :roll:

Sei que a galera gostava do Tom Cruise(minha praia é outra, eu gostia de traseiro de muié!!!) no TOPGUM. :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]´s

Até os F/A-18 mais antigos podem fazer isso o que você disse...

Segundo o coleguinha da FAB lá do CEV, solo em F/A-18D, um esquadrão desses coloca TODA a FAB no chão em alguns dias... é um caça incrível, uma plataforma incrivel (ele falou bastante sobre a capacidade de curva e de as qualidades em baixas velocidades do Hornet, que praticamente não tem angulo de ataque máximo), com sistemas incríveis (ele abordou com o meu irmão bastante sobre o AMRAAM).

Isso porque o cara já foi caçador da FAB.

Mas aqui só tem especialista, melhor escutar vocês...................


É óbvio que o Hornet é foda, assim como o Eagle, foram feitos pela McDonnel Douglas a melhor fabricante de caças da história :oops:




Mens Sana, Corpore Sano.
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Sintra
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#198 Mensagem por Sintra » Qua Dez 05, 2007 5:56 pm

The Baaz escreveu:
Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:Não acelera, coisa e tal, mas não vi o F-16 conseguir escapar desta "enrabada"... Repare que durante todo o dogfight o F-16 fica dentro de um ângulo de 30º do nariz do Hornet. Assim até um Piranha véio acerta ele...

http://www.youtube.com/watch?v=vyXjo9T1 ... re=related


Pena que no mundo moderno, os tempos de Barão Vermelho acabaram, mas do que nunca, os pilotos vão morrer sem saber quem os acertou, e vão matar sem ver quem mataram. :roll: :roll:

Sei que a galera gostava do Tom Cruise(minha praia é outra, eu gostia de traseiro de muié!!!) no TOPGUM. :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]´s

Até os F/A-18 mais antigos podem fazer isso o que você disse...

Segundo o coleguinha da FAB lá do CEV, solo em F/A-18D, um esquadrão desses coloca TODA a FAB no chão em alguns dias... é um caça incrível, uma plataforma incrivel (ele falou bastante sobre a capacidade de curva e de as qualidades em baixas velocidades do Hornet, que praticamente não tem angulo de ataque máximo), com sistemas incríveis (ele abordou com o meu irmão bastante sobre o AMRAAM).

Isso porque o cara já foi caçador da FAB.

Mas aqui só tem especialista, melhor escutar vocês...................


É óbvio que o Hornet é foda, assim como o Eagle, foram feitos pela McDonnel Douglas a melhor fabricante de caças da história :oops:


Sorry, mas esse titulo pertence à "Hawker" :wink:




Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
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Alitson
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#199 Mensagem por Alitson » Qua Dez 05, 2007 6:35 pm

Sintra escreveu:
The Baaz escreveu:
Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:Não acelera, coisa e tal, mas não vi o F-16 conseguir escapar desta "enrabada"... Repare que durante todo o dogfight o F-16 fica dentro de um ângulo de 30º do nariz do Hornet. Assim até um Piranha véio acerta ele...

http://www.youtube.com/watch?v=vyXjo9T1 ... re=related


Pena que no mundo moderno, os tempos de Barão Vermelho acabaram, mas do que nunca, os pilotos vão morrer sem saber quem os acertou, e vão matar sem ver quem mataram. :roll: :roll:

Sei que a galera gostava do Tom Cruise(minha praia é outra, eu gostia de traseiro de muié!!!) no TOPGUM. :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]´s

Até os F/A-18 mais antigos podem fazer isso o que você disse...

Segundo o coleguinha da FAB lá do CEV, solo em F/A-18D, um esquadrão desses coloca TODA a FAB no chão em alguns dias... é um caça incrível, uma plataforma incrivel (ele falou bastante sobre a capacidade de curva e de as qualidades em baixas velocidades do Hornet, que praticamente não tem angulo de ataque máximo), com sistemas incríveis (ele abordou com o meu irmão bastante sobre o AMRAAM).

Isso porque o cara já foi caçador da FAB.

Mas aqui só tem especialista, melhor escutar vocês...................


É óbvio que o Hornet é foda, assim como o Eagle, foram feitos pela McDonnel Douglas a melhor fabricante de caças da história :oops:


Sorry, mas esse titulo pertence à "Hawker" :wink:


:roll: :roll: :roll: :roll: :evil: :evil: :evil: :evil:




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Luís Henrique
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#200 Mensagem por Luís Henrique » Qua Dez 05, 2007 6:56 pm

Hoje o que mais importa em um combate entre caças não é a velocidade nem a manobrabilidade e sim o controle situacional.

Um item muito importante em um caça moderno é ser verdadeiramente multirole e cumprir várias missões.

Assim a capacidade de ir longe, de permanecer em combate por bastante tempo, de carregar carga externa, são extremamente importantes.

O principal sensor que garante o controle situacional de um caça ainda é o radar.

O SH tem grande capacidade de combustivel interno o que lhe confere um bom alcance, uma ótima permanência em combate. O SH é grande e sua estrutura lhe permite levar muita carga externa. E por último, tem espaço para um radar grande e pesado que contando com o estado-da-arte em tecnologia lhe garante um controle situacional incrível.

Assim sendo, mesmo sendo mais lento e menos manobrável que muitos caças, eu diria que poucos podem tentar enfrenta-lo na atualidade.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Immortal Horgh
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#201 Mensagem por Immortal Horgh » Qui Dez 06, 2007 1:12 am

Luís Henrique escreveu:Hoje o que mais importa em um combate entre caças não é a velocidade nem a manobrabilidade e sim o controle situacional.

Um item muito importante em um caça moderno é ser verdadeiramente multirole e cumprir várias missões.

Assim a capacidade de ir longe, de permanecer em combate por bastante tempo, de carregar carga externa, são extremamente importantes.

O principal sensor que garante o controle situacional de um caça ainda é o radar.

O SH tem grande capacidade de combustivel interno o que lhe confere um bom alcance, uma ótima permanência em combate. O SH é grande e sua estrutura lhe permite levar muita carga externa. E por último, tem espaço para um radar grande e pesado que contando com o estado-da-arte em tecnologia lhe garante um controle situacional incrível.

Assim sendo, mesmo sendo mais lento e menos manobrável que muitos caças, eu diria que poucos podem tentar enfrenta-lo na atualidade.


Enfrentá-lo e com superioridade, mesmo F-18 com AESA, acho que só o SU-35 e o F-22. Agora se o Typhoon tiver um AESA, então colocaria ele na lista também.

[ ]s




PRick

#202 Mensagem por PRick » Qui Dez 06, 2007 1:36 am

Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:Não acelera, coisa e tal, mas não vi o F-16 conseguir escapar desta "enrabada"... Repare que durante todo o dogfight o F-16 fica dentro de um ângulo de 30º do nariz do Hornet. Assim até um Piranha véio acerta ele...

http://www.youtube.com/watch?v=vyXjo9T1 ... re=related


Pena que no mundo moderno, os tempos de Barão Vermelho acabaram, mas do que nunca, os pilotos vão morrer sem saber quem os acertou, e vão matar sem ver quem mataram. :roll: :roll:

Sei que a galera gostava do Tom Cruise(minha praia é outra, eu gostia de traseiro de muié!!!) no TOPGUM. :twisted: :twisted: :twisted:

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Até os F/A-18 mais antigos podem fazer isso o que você disse...

Segundo o coleguinha da FAB lá do CEV, solo em F/A-18D, um esquadrão desses coloca TODA a FAB no chão em alguns dias... é um caça incrível, uma plataforma incrivel (ele falou bastante sobre a capacidade de curva e de as qualidades em baixas velocidades do Hornet, que praticamente não tem angulo de ataque máximo), com sistemas incríveis (ele abordou com o meu irmão bastante sobre o AMRAAM).

Isso porque o cara já foi caçador da FAB.

Mas aqui só tem especialista, melhor escutar vocês...................


Eu diria que este tipo de opinião vem de quem nunca pilotou muitos caças, infelizmente esta é a realidade da maioria dos pilotos da FAB, estão defasados fazem décadas. O ângulo de ataque é apenas um item de que se deve analizar um caça, por sinal, neste ponto tanto SU quanto Migs são muito superiores a F-18 da vida, mesmo do modelo F-18E, como não acho que isto seja de importância capital, em época de mísseis de 5 geração e HMD´s, além de combate BVR. Não dou grande valor a tal fato, supermanobrabilidade, não me diz nada, agora como piloto e show aéreo é ótimo, no entanto, um combate real ar-ar não tem nada de romântico ou visual é morte, e ganha quem é melhor combatente, tem sorte, entre outros tantos fatores.

O título de melhor caçador da FAB quer dizer, o melhor em manobras? O melhor em combate aéreo do tipo barão vermelho? Ou é um cara fera em gerenciamento de sistemas? Qual o melhor perfil de um piloto moderno? A chamada consciência situacional, que seria o sinal de separação entre um grande ás da aviação de um piloto comum, agora é conseguido através da rede, ou seja, o caça passou a ser peão do sistema, quem manda é o centro de controle, quem detém uma gama de informação muito maior que qualquer piloto pode ter.

As capacidades do Hornet D ou E foram em muito superadas pelos Euro Canards, ou SU ou Mig de última geração, mas isto deixou de ter importância capital, o que importa é a capacidade de ver o inimigo antes, e ser capaz de atacar ele antes do inimigo ver você, a equação do combate aéreo se tornou não humana. A tecnologia superou por completo o poder de decisão do homem, o piloto passou a ser passageiro de seu avião e um gerenciador de sistemas. Já foi tempo que um bom piloto seria o que faz melhor manobras, porque fazer melhor manobras não é mais o suficiente. No futuro os melhores pilotos, e mesmo agora, serão aqueles capazes de dominar de forma rápida e quase intuitiva sistemas de computador. O avião é um computador que voa, capaz de ser plataformas de armas inteligentes.

Talvez por este motivo, os F-18E possam ser considerados bons caças, porque os caças morreram no sentido antigo da palavra, agora são meras plataformas de sensores e lançadores de armas inteligentes, ar-ar, ar-mar e ar-terra./

Não foi a furtividade que alterou de forma fundamental os combates ar-ar, mas a evolução da eletrônica e as armas inteligentes. O avião é plataforma de lançamento de armas inteligentes, e não mais o meio de combate direto. Daí o conceito de UAV´s e seus derivados, o piloto ficará em terra, vai participar do combate na tela de um monitor. O romantismo na Guerra acabou, eu diria que os pilotos de caça foram os últimos românticos do TO, agora, são gerenciadores de sistemas. Como o pessoal dos F-5M devem estar aprendendo. :wink:

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soultrain
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#203 Mensagem por soultrain » Qui Dez 06, 2007 7:55 am

Boas,

Vocês esquecem-se que num combate BVR, o pc não está sempre ligado e não se vai sempre à velocidade máxima. Num combate BVR é muito importante a aceleração, o rate of climb, a manobrabilidade a alta velocidade (os misseis BVR não são off boresite), o teto máximo e a velocidade por si mesma, já que a energia cinética inicial é fundamental no alcance dos misseis lançados.

Por tudo isto o SH não é um excelente caça.

O piloto de Block 50, que citei em outro tópico foi categórico em dizer que comia SH ao pequeno almoço, o piloto do SH não negou, julgo que mais a frente na discussão um piloto de Hornet disse que com ele não fazia a mesma farinha (o Hornet tem prestações melhores que o SH).

O SH é um excelente Caça-Bombardeiro com uma excelente capacidade de auto defesa. Duvido que um comandante de missão, mande uma esquadra de SH contra um inimigo bem equipado (EF,SU, Rafale, M-2000, F-16, MIG-29...) de conciência trânquila.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Luís Henrique
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#204 Mensagem por Luís Henrique » Qui Dez 06, 2007 9:51 am

soultrain escreveu:Boas,

Vocês esquecem-se que num combate BVR, o pc não está sempre ligado e não se vai sempre à velocidade máxima. Num combate BVR é muito importante a aceleração, o rate of climb, a manobrabilidade a alta velocidade (os misseis BVR não são off boresite), o teto máximo e a velocidade por si mesma, já que a energia cinética inicial é fundamental no alcance dos misseis lançados.

Por tudo isto o SH não é um excelente caça.

O piloto de Block 50, que citei em outro tópico foi categórico em dizer que comia SH ao pequeno almoço, o piloto do SH não negou, julgo que mais a frente na discussão um piloto de Hornet disse que com ele não fazia a mesma farinha (o Hornet tem prestações melhores que o SH).

O SH é um excelente Caça-Bombardeiro com uma excelente capacidade de auto defesa. Duvido que um comandante de missão, mande uma esquadra de SH contra um inimigo bem equipado (EF,SU, Rafale, M-2000, F-16, MIG-29...) de conciência trânquila.

[[]]'s


Tem que ver se estamos falando de treinamento em dogfight ou combate real onde a arena BVR é permitida.

O radar APG-79 do SH so fica atrás do radar do F-22.
O radar do SH é melhor que o APG-80 do F-16E e é melhor que o APG-81 do F-35 Lightning 2.

Avião por avião, eu digo que qualquer Flanker de qualquer versão vence o Super Hornet.

Velocidade, manobrabilidade, aceleração, alcance, etc.
O hornet so chegaria perto no quesito carga de armamentos e manobrabilidade em velocidades baixas.

Mas com a eletrônica moderna do SH eu creio que o único Flanker operacional que poderia tentar alguma coisa seria o Su-30MKI indiano. E o único que eu acho que teria condições de vencer seria o Su-35-1 que ainda não esta operacional...




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#205 Mensagem por Luís Henrique » Qui Dez 06, 2007 9:54 am

PRick escreveu:
Bolovo escreveu:
PRick escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:Não acelera, coisa e tal, mas não vi o F-16 conseguir escapar desta "enrabada"... Repare que durante todo o dogfight o F-16 fica dentro de um ângulo de 30º do nariz do Hornet. Assim até um Piranha véio acerta ele...

http://www.youtube.com/watch?v=vyXjo9T1 ... re=related


Pena que no mundo moderno, os tempos de Barão Vermelho acabaram, mas do que nunca, os pilotos vão morrer sem saber quem os acertou, e vão matar sem ver quem mataram. :roll: :roll:

Sei que a galera gostava do Tom Cruise(minha praia é outra, eu gostia de traseiro de muié!!!) no TOPGUM. :twisted: :twisted: :twisted:

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Até os F/A-18 mais antigos podem fazer isso o que você disse...

Segundo o coleguinha da FAB lá do CEV, solo em F/A-18D, um esquadrão desses coloca TODA a FAB no chão em alguns dias... é um caça incrível, uma plataforma incrivel (ele falou bastante sobre a capacidade de curva e de as qualidades em baixas velocidades do Hornet, que praticamente não tem angulo de ataque máximo), com sistemas incríveis (ele abordou com o meu irmão bastante sobre o AMRAAM).

Isso porque o cara já foi caçador da FAB.

Mas aqui só tem especialista, melhor escutar vocês...................


Eu diria que este tipo de opinião vem de quem nunca pilotou muitos caças, infelizmente esta é a realidade da maioria dos pilotos da FAB, estão defasados fazem décadas. O ângulo de ataque é apenas um item de que se deve analizar um caça, por sinal, neste ponto tanto SU quanto Migs são muito superiores a F-18 da vida, mesmo do modelo F-18E, como não acho que isto seja de importância capital, em época de mísseis de 5 geração e HMD´s, além de combate BVR. Não dou grande valor a tal fato, supermanobrabilidade, não me diz nada, agora como piloto e show aéreo é ótimo, no entanto, um combate real ar-ar não tem nada de romântico ou visual é morte, e ganha quem é melhor combatente, tem sorte, entre outros tantos fatores.

O título de melhor caçador da FAB quer dizer, o melhor em manobras? O melhor em combate aéreo do tipo barão vermelho? Ou é um cara fera em gerenciamento de sistemas? Qual o melhor perfil de um piloto moderno? A chamada consciência situacional, que seria o sinal de separação entre um grande ás da aviação de um piloto comum, agora é conseguido através da rede, ou seja, o caça passou a ser peão do sistema, quem manda é o centro de controle, quem detém uma gama de informação muito maior que qualquer piloto pode ter.

As capacidades do Hornet D ou E foram em muito superadas pelos Euro Canards, ou SU ou Mig de última geração, mas isto deixou de ter importância capital, o que importa é a capacidade de ver o inimigo antes, e ser capaz de atacar ele antes do inimigo ver você, a equação do combate aéreo se tornou não humana. A tecnologia superou por completo o poder de decisão do homem, o piloto passou a ser passageiro de seu avião e um gerenciador de sistemas. Já foi tempo que um bom piloto seria o que faz melhor manobras, porque fazer melhor manobras não é mais o suficiente. No futuro os melhores pilotos, e mesmo agora, serão aqueles capazes de dominar de forma rápida e quase intuitiva sistemas de computador. O avião é um computador que voa, capaz de ser plataformas de armas inteligentes.

Talvez por este motivo, os F-18E possam ser considerados bons caças, porque os caças morreram no sentido antigo da palavra, agora são meras plataformas de sensores e lançadores de armas inteligentes, ar-ar, ar-mar e ar-terra./

Não foi a furtividade que alterou de forma fundamental os combates ar-ar, mas a evolução da eletrônica e as armas inteligentes. O avião é plataforma de lançamento de armas inteligentes, e não mais o meio de combate direto. Daí o conceito de UAV´s e seus derivados, o piloto ficará em terra, vai participar do combate na tela de um monitor. O romantismo na Guerra acabou, eu diria que os pilotos de caça foram os últimos românticos do TO, agora, são gerenciadores de sistemas. Como o pessoal dos F-5M devem estar aprendendo. :wink:

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Exatamente. E o SH conta com 18,3 m de comprimento que fornecem espaço suficiente para se ter o 2º melhor radar AESA do mundo.

Essa é a diferença. Enxerga muito longe e é difícil de ser detectado.

Resumindo: difícil de encarar...




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#206 Mensagem por Bolovo » Qui Dez 06, 2007 2:01 pm

Prick, o que eu quero dizer é que estão satanizando o coitado do caça, que é um dos melhores da história da USN. Não é o melhor do mundo, nunca o foi e nem o será, mas não é uma merda também. É um caça de se impor respeito. Sds




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#207 Mensagem por Penguin » Qui Dez 06, 2007 3:03 pm

soultrain escreveu:Boas,

Vocês esquecem-se que num combate BVR, o pc não está sempre ligado e não se vai sempre à velocidade máxima. Num combate BVR é muito importante a aceleração, o rate of climb, a manobrabilidade a alta velocidade (os misseis BVR não são off boresite), o teto máximo e a velocidade por si mesma, já que a energia cinética inicial é fundamental no alcance dos misseis lançados.

Por tudo isto o SH não é um excelente caça.

O piloto de Block 50, que citei em outro tópico foi categórico em dizer que comia SH ao pequeno almoço, o piloto do SH não negou, julgo que mais a frente na discussão um piloto de Hornet disse que com ele não fazia a mesma farinha (o Hornet tem prestações melhores que o SH).

O SH é um excelente Caça-Bombardeiro com uma excelente capacidade de auto defesa. Duvido que um comandante de missão, mande uma esquadra de SH contra um inimigo bem equipado (EF,SU, Rafale, M-2000, F-16, MIG-29...) de conciência trânquila.

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Será realmente imperartivo/possivel acionar o PC antes do lançamento de misseis BVR ou dependerá da situação tática? E se acionar, por quanto tempo o piloto conseguirá manter o PC a full antes de lançar o missil? Qual a velocidade ideal ou possivel dependendo da situação tática para lançamento de misseis? Quanto se ganhará em termos de enetgia cinetica? Será necessario PC ou o alvo já estará dentro do envelope do missil? Ligar o PC afetará exponencialmente as emissões térmicas e mante-lo ligado por muito tempo na arena ar-ar pode ter o efeito negativo de torna-lo visivel a maiores distancias. Some-se a estes complicadores cargas externas/internas de cada caça, das altitudes iniciais, do alcance/capacidade dos sensores que permitirá um posicionamento inicial vantajoso, etc. Creio que estão simplificando muito as coisas...

Na grande maioria dos combates aereos, os perdedores são atingidos sem saber o que aconteceu. Mesmo em combates a curtas distancias isso ocorre. Mirage III (tidos como velozes) argentinos foram derrubados por S. Harrier (tidos como lentos) sem que os pilotos dos Mirage tivessem consciencia do que ocorreu. Isto devido a melhor visão tática (e treinamento) da RN, permitindo um melhor posicionamento inicial. Muitos Mig-15 (mais rapidos) foram derrubados por Sabres (mais lentos) sem terem consciencoa do que ocorreu.

Os críticos do H/SH aqui no DB parecem ignorar o que lêem:

--------------------------------------------------
- O rate of climb do H/SH é de 50.000ft/min, na mesma classe do F-15, F-16, Mirage 2000 e superior a F-14 e Tornado. O do Rafale é de 60.000ft. O do AMX só para lembrar deve ser algo em torno de 10.000ft/min e o do F-5E algo em torno de 33.000ft/min.

- Altitude operacional da familia Hornet e SH: +50.000ft. Rafale: 55.000ft. Mesma classe.

- A velocidade máxima oficial é a mesma do Rafale. De pouca validade prática, porém cabem algumas considerações. O H/SH, apesar de mais potente, possui uma potencia por peso similar ou inferior (dependendo da configuração). No entando as velocidades máximas são semelhante. Ambos fabricantes declaram Mach +1,8. Mesma classe.

- A aceleração até Mach 1,2 é de 34s para o Hornet C e 50s para o SH. Typhoon e Rafale: ~40s. A diferença do Hornet C é maior que a diferença entre o SH e o Typhoon e Rafale neste quesito. Poderia-se chamar os Eurocanard de lerdos em comparação o Hornet C?

Aqui surge uma questão prática. Quanto tempo o caça vai manter o PC ligado (e sugando o precioso combustivel, se é que há algum sobrando) para atingir uma dada velocidade até lançar os misseis? 10, 20, 40, 60, 100, 120 ou 150s? Será possivel esperar muito? A situação tatica permitirá ou o caça ficará vulneravel?

Se ele está um um PAC nos confins da Amazonia ou em territorio inimigo (escoltando alguma coisa) e foi reabastecido (tanques internos e externos), será possivel ejetar os reservatorios externos antes do combate e voltar a uma base sugura (caso nao conte com reabastecimento na volta)?

- A familia Hornet/SH não tem limites de angulo de ataque na pratica. O Mig-29 no dia-a-dia possui limitações que são ultrapassadas em feiras aereas por pilotos experientes. E o Rafale ou Typhoon? Voar sem limites de AoA tem a ver com controlabilidade.

- Maximum turn rate: "in excess of 30°/sec". Rafale 34°/sec. Mesma classe

- Limites G:
"The Navy usually sets a self imposed limit of 7.5 G on it's jets. This does not mean however that they cannot tolerate more (they can, just as much as AF jets). The reason why they do this has to do with the fact that the Navy has much more stringent wear limits on airframe parts. Navy jets endure severe stress from carrier ops so in an effort to reduce cost, safety concerns as well as limit the time "off line" (in repair) they imposed the 7.5G limit. Why have your pilots wear the airframe more by pulling high G ACM's when the jet already goes through enough G's just on landing and take off.

Now, as I said before the aircraft can take more, up to the FBW imposed 9-9.5 G and the pilot can override the 7.5G limit with the push of a button, if he has too.

Furthermore, most aircraft can endure instantaneous G's well above 9.5 and probably even sustained G's into the teens. However the software limits them from doing this because even with a G suite 9-9.5 is the upper tier on how much sustained G pilots can endure. I'm not sure if a plot can override the FBW 9.5G limit (I'm pretty sure he can't) but just know that an F-16's wings won't fall off at 9.6 for example.
"

Tenho lido que as estruturas dos caças (qq um) resistem 1,5x a força G maxima declarada sem risco de colapso da estrutura (podem haver danos). Quem nao resiste são os pilotos. Tb tenho lido que no ataque a aceleração máxima é em torno de 6g e na defesa 7-8g (até 9g por curtos periodos).
--------------------------------------------------

Com essas pequenas diferenças "super trunfo", ou seja performance na mesma classe, no final da história o que vai fazer realmente diferença são os sistemas, a capacidade de "survivability", armas e o treinamento. É ai que o SH se destaca com atestam os resultados em dissimilar air combat training (20:1) Fonte: AFM:

Imagem




Editado pela última vez por Penguin em Qui Dez 06, 2007 6:20 pm, em um total de 1 vez.
PRick

#208 Mensagem por PRick » Qui Dez 06, 2007 4:28 pm

Bolovo escreveu:Prick, o que eu quero dizer é que estão satanizando o coitado do caça, que é um dos melhores da história da USN. Não é o melhor do mundo, nunca o foi e nem o será, mas não é uma merda também. É um caça de se impor respeito. Sds


Como falei, eu acho ele inferior, em matéria de envelope de vôo, que todos os caças de 4ª geração, e até alguns de 3ª, mas a diferença nem sempre é gritante, as margens por vezes são pequenas, não vou discutir sistemas de armas, porque eles não são exclusividade de cada caça, muitos podem usar mais de um sistema. Por mim, jamais disse que ele seria um "merda", chamo de "porcaria", mas como falei, é mais entre o que ser queria, e o que se conseguiu. Sem dúvida é um inimigo perigoso, agora, a US Navy não tem escolha, este é o único caça disponível para ela no momento, e nós? Não temos escolhas melhores, e aí que prendo meu argumento. :wink:


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#209 Mensagem por Sintra » Qui Dez 06, 2007 5:24 pm

PRick escreveu:
Bolovo escreveu:Prick, o que eu quero dizer é que estão satanizando o coitado do caça, que é um dos melhores da história da USN. Não é o melhor do mundo, nunca o foi e nem o será, mas não é uma merda também. É um caça de se impor respeito. Sds


Como falei, eu acho ele inferior, em matéria de envelope de vôo, que todos os caças de 4ª geração, e até alguns de 3ª, mas a diferença nem sempre é gritante, as margens por vezes são pequenas, não vou discutir sistemas de armas, porque eles não são exclusividade de cada caça, muitos podem usar mais de um sistema. Por mim, jamais disse que ele seria um "merda", chamo de "porcaria", mas como falei, é mais entre o que ser queria, e o que se conseguiu. Sem dúvida é um inimigo perigoso, agora, a US Navy não tem escolha, este é o único caça disponível para ela no momento, e nós? Não temos escolhas melhores, e aí que prendo meu argumento. :wink:


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O grande berreiro que por ai anda acerca do SH é que pela primeirissima vez desde o aparecimento do F-8 Crusader, a US Navy aceitou a paridade (e nalguns casos a inferioridade) com possiveis adversarios... Isto para pagar disparates monumentais como o DDG-1000.
O SH não tem de forma nenhuma o tipo de vantagem que o F4 Phantom e o F14 Tomcat tinham sobre os seus potenciais adversarios quando entraram ao serviço.




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#210 Mensagem por Penguin » Dom Dez 30, 2007 1:44 pm

Detalhes sobre o IRST do SH (com imagens):

http://www.lockheedmartin.com/data/assets/IRST-FA18-Product_Card.pdf

F/A-18E/F Infrared Search And Track System

The F/A-18E/F IRST is a passive, long-wave infrared sensor system that searches for and detects heat sources within its large field-of-regard (FOR). Operating passively, the IRST enables long-range detection and track of enemy targets under normal and electronic attack (EA) environments and enhances survivability and lethality in both offensive and defensive counter-air roles. Operating in a wide variety of flight regimes, it provides robust performance against a wide variety of targets while ensuring immunity to electronic detection and RF countermeasures. Additionally, it enhances survivability by permitting passive operation (no radar) in the face of anti-radiation missile (ARM) threats. The IRST’s high angle accuracy provides dramatically improved raid cell count at maximum declaration ranges - information that can stand alone or be fused with other sensor data to enhance situational awareness, thus ensuring first look, first shoot capability.

The IRST provides the F/A-18E/F mission computer with track file data on all targets while simultaneously providing infrared imagery to cockpit displays. The F/A-18E/F IRST operates in either track-while scan or single target track modes with cockpit selectable HOTAS (Hands-on-Throttle-and-Stick) controlled scan volumes in azimuth and elevation. The Pilot interface is consistent with other F/A-18E/F sensors to reduce aircrew workload.

The F/A-18E/F IRST is mounted in the forward section of the centerline fuel tank. This installation provides numerous operational advantages; the FOR of the IRST is maximized, no weapons store station is lost, and the fuel tank preserves 330 gallons of fuel.

The subsystems are: a sensor head that houses a three-axis inertially stabilized gimbal that scans the optics and detector assembly; a COTS processor that hosts the algorithms and a high density digital recorder, and an air-to-liquid heat exchanger (environmental control
subsystem or ECS).

Currently, Lockheed Martin Missiles and Fire Control plans to provide 150 F/A-18E/F IRST systems to the U.S. Navy. The IRST system enhanced the capabilities of the F-14D AN/AAS-42 IRST that had been operational aboard U.S. aircraft carriers and accumulated over 200,000 flight hours.

Features
• First look, first shoot capability
• Longwave, track-while-scan sensor
• Inertial tracking in aircraft reference frame
• Large field-of-regard search volume
• Programmable scan modes
• HOTAS Pilot Interface PD079-090 PD079-090
• Immune to EA and RF counter‑
measures
• Weapons quality passive ranging
• Proven, automatic target declaration
algorithms
• Multiple display modes
• No loss of weapon store station

Specifications (Less Tank):
Field-of-Regard
Azimuth ±70 deg
Elevation ±70 deg
Sensor Head
Diameter 9.2 in (23.4 cm)
Length 38 in (96.5 cm)
Weight 115 lb (52.2 kg)
Processor
Height 7.6 in (19.3 cm)
Length 18.5 in (47 cm)
Width 9.3 in (23.6 cm)
Weight 42 lb (19.1 kg)




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