Exército Brasileiro confirma a compra de 240 Leopard 1A5

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#196 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 23, 2007 12:39 am

tulio escreveu::arrow: Podemos fazer MBTs tão bons ou BEM MELHORES...

Em 1985 poderíamos ter adquirido os Osório torre L7, que é praticamente a MESMA coisa que os Leopard 1A5, só que ganhando na mobilidade (ideal para o cenário sulamericano) e perdendo no poder de fogo (mas continua sendo poderoso). Tenho raiva disso até hoje, qualquer um aqui sabe que sou apaixonado pelo EE-T1 Osório, acho lindo! :|
tulio escreveu::arrow: Tem Leo2 à venda também...

Não sei se são compatíveis com os requisitos do EB... acho que são muito pesados para as nossas estradas-casca-de-ovo e pontes-de-palito-de-dente. :(




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#197 Mensagem por A-29 » Sex Fev 23, 2007 1:18 am

Se as pontes e estradas aguentam um porrilhão de bi-trens carregando soja pra lá e pra cá, devem aguentar um Leo2 também.

Um tempo atrás fiz umas pesquisas e cheguei à conclusão que essa história de que o Leo2 é imcompatível com estradas, ferrovias e túneis brasileiros não passa de história pra boi dormir. Especificamente no caso dos túneis ferroviários, os Leo1 também não são compatíveis




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#198 Mensagem por Einsamkeit » Sex Fev 23, 2007 1:24 am

Realmente, e um bi-trem carregado de minerio de ferro deve ter algo como 60t :shock:




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

#199 Mensagem por EDSON » Sex Fev 23, 2007 1:32 pm

tulio escreveu:
Argus escreveu:De acordo com o Cecomsex (troca de emails) o EB ainda não concluiu a compra dos Leos 1A5.


Tomara que nem conclua...
Que bela noticia, tomara que realmente não se concretize. Meu tanque ideal para o exército é o T90.




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

#200 Mensagem por EDSON » Sex Fev 23, 2007 1:33 pm

T90 bom e barato. :wink: :wink:




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#201 Mensagem por jauro » Sex Fev 23, 2007 2:12 pm

Na LOA 2007 o Programa de Reaparelhamento foi contemplado com R$ 76 milhões.

Do total de R$ 76 milhões, R$ 3 milhões são destinados a seis projetos do Programa e R$ 73 milhões para a aquisição de 240 carros de combate Leopard 1A5, junto ao Exército Alemão. A aquisição destes carros é uma meta a ser concretizada em seis anos, entre 2005 e 2010.
http://www.inforel.org/




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#202 Mensagem por ZeRo4 » Sex Fev 23, 2007 3:47 pm

Alguém sabe o número de M-41C restantes no EB??? Alguém ai acha interessante, como eu, a transformação destes M-41C em APCs pesados???




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39088
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

#203 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Fev 23, 2007 4:08 pm

EDSON escreveu:T90 bom e barato. :wink: :wink:


T-90 bom...ok, opiniões são como muita coisa na vida, cada um tem a sua. Na minha opinião, é engraçado ver aqueles filmes onde os CC Russos saltam no ar e disparam e tudo mais, mas se olharmos de uma forma critica, vamos perceber que o material ocidental é de longe superior. Eu não quero entrar numa daquelas guerras material Russo vs Ocidental, mas realmente o que eu acho é que é mais publicidade do que outra coisa qualquer.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#204 Mensagem por WalterGaudério » Sex Fev 23, 2007 4:26 pm

cabeça de martelo escreveu:
EDSON escreveu:T90 bom e barato. :wink: :wink:


T-90 bom...ok, opiniões são como muita coisa na vida, cada um tem a sua. Na minha opinião, é engraçado ver aqueles filmes onde os CC Russos saltam no ar e disparam e tudo mais, mas se olharmos de uma forma critica, vamos perceber que o material ocidental é de longe superior. Eu não quero entrar numa daquelas guerras material Russo vs Ocidental, mas realmente o que eu acho é que é mais publicidade do que outra coisa qualquer.


Sob essa sua ótica cabeça(que tem dois lados-A ótica, não a cabeça) poderíamos passar a discutir tb a rel. custo benefício, e aí eu giosteria de ver comoi se sai material ocidental equivalente.

Tal como o Leo II. Que salvo engano não "sai" por menos de US$ 5mi a unidade.

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#205 Mensagem por WalterGaudério » Sex Fev 23, 2007 4:33 pm

cabeça de martelo escreveu:
EDSON escreveu:T90 bom e barato. :wink: :wink:


T-90 bom...ok, opiniões são como muita coisa na vida, cada um tem a sua. Na minha opinião, é engraçado ver aqueles filmes onde os CC Russos saltam no ar e disparam e tudo mais, mas se olharmos de uma forma critica, vamos perceber que o material ocidental é de longe superior. Eu não quero entrar numa daquelas guerras material Russo vs Ocidental, mas realmente o que eu acho é que é mais publicidade do que outra coisa qualquer.


Sob essa sua ótica cabeça(que tem dois lados-A ótica, não a cabeça) poderíamos passar a discutir tb a rel. custo benefício, e aí eu gosteria de ver como se sai material ocidental equivalente.

Tal como o Leo II. Que salvo engano não "sai" por menos de US$ 5mi a unidade.

sds

Walter




Editado pela última vez por WalterGaudério em Sex Fev 23, 2007 5:56 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

#206 Mensagem por EDSON » Sex Fev 23, 2007 4:46 pm

cabeça de martelo escreveu:
EDSON escreveu:T90 bom e barato. :wink: :wink:


T-90 bom...ok, opiniões são como muita coisa na vida, cada um tem a sua. Na minha opinião, é engraçado ver aqueles filmes onde os CC Russos saltam no ar e disparam e tudo mais, mas se olharmos de uma forma critica, vamos perceber que o material ocidental é de longe superior. Eu não quero entrar numa daquelas guerras material Russo vs Ocidental, mas realmente o que eu acho é que é mais publicidade do que outra coisa qualquer.
Com certeza os tanques ocidentais estão na frente do T90, o melhor sem duvida segundo dados técnicos é o Leopard 2A6 e na minha opinião também. Mas não levei em considerção só isso num país de dimensõs continentais igual a esse,, e com orçamento militar reduzido, não vai dar pra ficar esperando papai noel, pra montarmos uma força blindada digna desse nome. Além do mais os tanques não são só utilizado contra tanques. se ão vejamos.Quanto ao problema de se ter um carro de combate A ou B nao diz muito pois bem sabemos que estrategia taticas e tripulaçoes bem treinadas podem fazer bem mais a diferença vamos citar exemplos historicos.Em 1983 chega os T55 em Angola este pais nao levou em considerçao estudos que um tanque pesado naquele teatro de operçoes poderia nao ter tanto susseço. Os T55 e logo apos os T62 tinham a silueta baixa uma vantagem no teatro Europeu mas uma desvantagem naquela regiao com vegetaçao alta os T55 viam-se emvolvidos, com soldados transportando RPG 7 a erva alta permitia os militares se esgueirarem atacar o tanque e depois recuarem sem nehuma resposta. Resultado tiveram enormes perdas em tripulaçoes cubanas e angolanas. Contra os tanques centurion tiveram grandes perdas. O T55 era demasiado baixo tanto o artilheiro como o comandante nao tinham visao tendo que o comandante ter que sair e se elvar sobre o tanque o que tranformava num alvo principal. Os centurion mais altos nao tinham esse problema. Os cubanos atribuem todas as derrotas aos angolanos mas e sabido que os cubanos operavam os tanques e helicopteros naquele teatro e ao que parece nao conseguiram se adaptar aquele ambiente ou mais provavel suas tripulaçoes nao estavam a altura das suas congeneres sulafricanas. Outro exemplo sao os T55 usados pelo Viatnam do Norte na guerra contra o Viatnam do Sul.Os soldados de infantaria do VLN atacavam bases americanas e sul vietamitass em cargas um pouco que genocidas a tatica americana era fazer uma base rodeada de minas e trincheiras o inimigo se lançava no ataque e dai começava o massacre a aviaçao americana comartilharia e armas automaticas e mais uma batalha perdida.Entao o general Giap começou a mandar os T55 para o sul pela trilha Ho Chi Min os infantes se colocavam em cima dos tanques e esses alcançavam as tricheiras inimigas mais rapidamente os carros de combate tiveram grandes perdas mas pelo menos a infantaria nao pagava mais um preço tao alto isso começou acontecer no final da guerra mas o tanque cumpriu seu objetivo tatico. Na Segunda Guerra quando os alemaes iniciaram a ofensiva na França seus carros pz1,2e 3 eram mais levemente blindados que os charb franceses mas este era muito pesado e de pouca mobilidade quando os alemaes se viam envolvidos em combates de carros ( isto aconteceu poucas vezes ), era uma tremenda confusao pois os tiros diretos nao entravam na blindagem inimiga mas como os charb tinham pouca autonomia eles nao conseguiam engajar seus adversarios e logo tinham que abandonar a batalha e os alemaes que nao tinham nenhum interresse em perseguir seu adversario e sim entrar profundamente na retaguarda inimiga deixava os ir pois a estrategia alema consistia em alta mobilidadade para envolver os exercitos inimigos no conceito de cavalaria flanquear, envolver e destruir, como foi nas guerras do passado ( Anibal Barca usou pela primeria vez grandes tropas moveis como a cavalaria Numida para envolver a infantaria romana como na batalha de Canas na segunda guerra punica ) o tanque neste caso cumpriu seu papel estrategico. Nos pampas penso comigo que deveria ter sempre de guarda uma força blindada pois funcionaria como reserva em caso de conflito. O tanque ideal para o Brasil tem que compotar logistica, tem que ser facil manutençao, e ser de facil transporte aqui no sul os M60 sao transportaveis em carretas sem nenhum prejuiso lembrem-se que esse e um tanque bastante pesado.Em todo caso fico com os T90 para o sul aqui a geografia e diferente de nossa regiao norte uma coisa pra ser pensado sera que carros do tipo 8/8 nao fariam o mesmo serviço na amazonia mas tudo deve sempre ser ponderado.




Avatar do usuário
chm0d
Sênior
Sênior
Mensagens: 4236
Registrado em: Sáb Dez 10, 2005 12:27 am
Localização: São Paulo / SP
Contato:

#207 Mensagem por chm0d » Sex Fev 23, 2007 5:16 pm

Bom, não manjo nada de tanque, mas com que base vocês falam que o Leo 2A6 é melhor ou pior que o T-90? blindagem? qual os dois utilizam? qual canhão? ponto fraco de um e de outro? isso que tem que ser levado... não se ele é russo ou ocidental... chega a ser ricidulo.

Coloquem os fatos na mesa e vamos analisar qual é melhor ou pior.

Abs.




PRick

#208 Mensagem por PRick » Sex Fev 23, 2007 5:46 pm

jauro escreveu:Na LOA 2007 o Programa de Reaparelhamento foi contemplado com R$ 76 milhões.

Do total de R$ 76 milhões, R$ 3 milhões são destinados a seis projetos do Programa e R$ 73 milhões para a aquisição de 240 carros de combate Leopard 1A5, junto ao Exército Alemão. A aquisição destes carros é uma meta a ser concretizada em seis anos, entre 2005 e 2010.
http://www.inforel.org/


É verdade existe uma verba de 73.150.000,00 para ser aplicada em compra de meios terrestres, mas não especifica o que será comprado, mas os valores coincidem com o Programa Leo 1A5.

[ ]´s




Sd volcom
Avançado
Avançado
Mensagens: 651
Registrado em: Ter Jul 18, 2006 11:35 pm

#209 Mensagem por Sd volcom » Sex Fev 23, 2007 5:50 pm

chm0d escreveu:Bom, não manjo nada de tanque, mas com que base vocês falam que o Leo 2A6 é melhor ou pior que o T-90? blindagem? qual os dois utilizam? qual canhão? ponto fraco de um e de outro? isso que tem que ser levado... não se ele é russo ou ocidental... chega a ser ricidulo.

Coloquem os fatos na mesa e vamos analisar qual é melhor ou pior.

Abs.
[009]

X2 Falo tudo

Vlws Abraços




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

#210 Mensagem por jauro » Sex Fev 23, 2007 6:18 pm

ZeRo4 escreveu:Alguém sabe o número de M-41C restantes no EB??? Alguém ai acha interessante, como eu, a transformação destes M-41C em APCs pesados???


112 M41 distribuídos em 4 RCB




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Responder