Notícias da Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37514
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#196 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 31, 2022 1:03 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Jan 31, 2022 12:36 pm
Strike escreveu: Seg Jan 31, 2022 2:20 am Infelizmente tenho a impressão que a cada ano que passa a situação da Marinha só piora! No meu ponto de vista das 3 forças militares BRs, ela é disparada a mais "colapsada" em termos de meios, orçamento, prontidão, defasagem e etc...
Quais seriam os motivos principais que levaram a MB a este estado de penúria e defasagem da força ? Colegas de DB opiniões e pontos de vistas ?
Falta de gestão e de prioridades, basicamente. Afinal, não dá para ficar gritando aos quatro cantos que é falta de recursos, quando sabemos que as demais forças também passam pelas mesmas dificuldades, mas conseguem conduzir suas prioridades. Já a MB quis fazer de tudo e no fim está fazendo quase nada.
Mas tem gente que acredita que um lote de Gripens vai resolver tudo isso daí. :roll: :roll: :roll:
Abraços,
Wesley
Quando não se tem recursos sequer para o básico, que é a manutenção dos navios, então é falta do quê? :roll:




Carpe Diem
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4914
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 667 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#197 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Jan 31, 2022 1:33 pm

FCarvalho escreveu: Seg Jan 31, 2022 1:03 pm
FIGHTERCOM escreveu: Seg Jan 31, 2022 12:36 pm
Falta de gestão e de prioridades, basicamente. Afinal, não dá para ficar gritando aos quatro cantos que é falta de recursos, quando sabemos que as demais forças também passam pelas mesmas dificuldades, mas conseguem conduzir suas prioridades. Já a MB quis fazer de tudo e no fim está fazendo quase nada.
Mas tem gente que acredita que um lote de Gripens vai resolver tudo isso daí. :roll: :roll: :roll:
Abraços,
Wesley
Quando não se tem recursos sequer para o básico, que é a manutenção dos navios, então é falta do quê? :roll:
Quer mesmo que eu responda ou foi uma pergunta retórica?

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceram: 159 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#198 Mensagem por vplemes » Seg Jan 31, 2022 7:06 pm

Mas temos Itajai, a base naval mais pica das galaxias da américa do sul. Também temos (teremos) quatro scorpenis (Vá la que provavelmente não vamos conseguir operar a contento, mas temos!) e futuramente teremos o primeiro submarino nuclear da américa latrina! Se vamos ter dinheiro pra operar o sub nuc não interessa (quando a operacionalidade ou não do meio foi problema?). Putz! Nem pra ser irônico isso tem graça...




Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 682
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 154 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#199 Mensagem por Duka » Seg Jan 31, 2022 9:41 pm

Tenho um amigo que é oficial da marinha, intendente.
Ele trabalha num setor de assistência social, cujo principal objetivo é AJUDAR MILITARES EM DIFICULDADES ECONÔMICAS.
Ou seja, além do salário e demais benefícios, ainda se propõem a salvar o cidadão que não sabe cuidar do próprio dinheiro.

Eu não acho que militar tenha que ganhar mal, na verdade acho que o salário deveria ser maior. Mas olha o nível de desperdício de se manter esse tipo de estrutura. Por isso que não sobra quase nada pra atividade fim.




Abraços
Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2151
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 219 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#200 Mensagem por gogogas » Seg Jan 31, 2022 10:01 pm

A MB está quebrada rsrsrs
Substituir o que tem , não vai ser fácil ...




Gogogas !
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4914
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 667 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#201 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Fev 01, 2022 10:24 am

Duka escreveu: Seg Jan 31, 2022 9:41 pm Tenho um amigo que é oficial da marinha, intendente.
Ele trabalha num setor de assistência social, cujo principal objetivo é AJUDAR MILITARES EM DIFICULDADES ECONÔMICAS.
Ou seja, além do salário e demais benefícios, ainda se propõem a salvar o cidadão que não sabe cuidar do próprio dinheiro.

Eu não acho que militar tenha que ganhar mal, na verdade acho que o salário deveria ser maior. Mas olha o nível de desperdício de se manter esse tipo de estrutura. Por isso que não sobra quase nada pra atividade fim.
Pior que isso não é exclusivo da MB, conheço algumas empresas estatais que possuem serviço parecido, inclusive com parceria com a FGV. Daí dá para imaginar como nosso dinheiro de contribuindo é aplicado. :roll: :roll: :roll:

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37514
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#202 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 01, 2022 12:03 pm

FIGHTERCOM escreveu: Seg Jan 31, 2022 1:33 pm
FCarvalho escreveu: Seg Jan 31, 2022 1:03 pm Quando não se tem recursos sequer para o básico, que é a manutenção dos navios, então é falta do quê? :roll:
Quer mesmo que eu responda ou foi uma pergunta retórica?
Abraços,
Wesley
Com certeza.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37514
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#203 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 01, 2022 12:04 pm

vplemes escreveu: Seg Jan 31, 2022 7:06 pm Mas temos Itajai, a base naval mais pica das galaxias da américa do sul. Também temos (teremos) quatro scorpenis (Vá la que provavelmente não vamos conseguir operar a contento, mas temos!) e futuramente teremos o primeiro submarino nuclear da américa latrina! Se vamos ter dinheiro pra operar o sub nuc não interessa (quando a operacionalidade ou não do meio foi problema?). Putz! Nem pra ser irônico isso tem graça...
Bom, é aquele negócio. Cada povo merece o governo que tem e a Defesa que não tem.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37514
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#204 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 01, 2022 12:05 pm

Duka escreveu: Seg Jan 31, 2022 9:41 pm Tenho um amigo que é oficial da marinha, intendente.
Ele trabalha num setor de assistência social, cujo principal objetivo é AJUDAR MILITARES EM DIFICULDADES ECONÔMICAS.
Ou seja, além do salário e demais benefícios, ainda se propõem a salvar o cidadão que não sabe cuidar do próprio dinheiro.
Eu não acho que militar tenha que ganhar mal, na verdade acho que o salário deveria ser maior. Mas olha o nível de desperdício de se manter esse tipo de estrutura. Por isso que não sobra quase nada pra atividade fim.
Os únicos que ganham bem nas forças armadas são os oficiais generais. E eles trabalham para que seja e continue assim.
É uma espécie de fisiologismo castrense institucionalizado.
Difícil de mudar e mais ainda de mexer.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#205 Mensagem por Pablo Maica » Ter Fev 01, 2022 7:05 pm

Duka escreveu: Seg Jan 31, 2022 9:41 pm Tenho um amigo que é oficial da marinha, intendente.
Ele trabalha num setor de assistência social, cujo principal objetivo é AJUDAR MILITARES EM DIFICULDADES ECONÔMICAS.
Ou seja, além do salário e demais benefícios, ainda se propõem a salvar o cidadão que não sabe cuidar do próprio dinheiro.

Eu não acho que militar tenha que ganhar mal, na verdade acho que o salário deveria ser maior. Mas olha o nível de desperdício de se manter esse tipo de estrutura. Por isso que não sobra quase nada pra atividade fim.
O problema da MB é que as maiores unidades dela estão em cidades onde o custo de vida é absurdo. Aqui no sul por exemplo, um 3º sargento do EB ou da FAB vive muito bem, se não tiver mais que 1 filho ou pagar PA.

Mas eu acho natural que esse tipo de serviço de suporte social comece a ser mais comum nas forças armadas, com vistas a aumentar a retenção de pessoal, já não é de agora que se fala no problema da evasão de pessoal, principalmente entre os oficiais, para cargos públicos mais bem remunerados, pois hoje existe o fenômeno dos chamados concurseiros e essa é uma realidade que não vai mudar até que a renda na iniciativa privada esteja mais ajustada com a dos cargos públicos.

Apesar de ser uma realidade diferente, no caso ter que competir com os salários atrativos da iniciativa privada, as forças armadas americanas investem quantidades bizarras de dinheiro em benefícios, serviços sociais e de apoio ao seus militares e familiares.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18545
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2392 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#206 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 01, 2022 7:15 pm

A FAB reduziu 18% do efetivo desde o início do processo de reestruturação (2016) e continua caminhando para uma redução de 1/3 de pessoal ao final do processo.

A MB precisa seguir o mesmo caminho. E detalhe: ninguém vai sentir falta se o fizer pois ela tem muita gordura para cortar. Apenas a título de exemplo do inchaço: atualmente ela tem 1.158 Capitães de Fragata e 490 Capitães de Mar e Guerra na ativa. Essa grande quantidade de cargos de comando (CMG e CF) denotam uma estrutura burocratizada e inchada.




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55165
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2404 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#207 Mensagem por P44 » Qua Fev 02, 2022 8:44 am

Tal e qual a marinha portuguesa que tem mais almirantes que navios




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7540
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 997 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#208 Mensagem por J.Ricardo » Qua Fev 02, 2022 9:45 am

knigh7 escreveu: Ter Fev 01, 2022 7:15 pm A FAB reduziu 18% do efetivo desde o início do processo de reestruturação (2016) e continua caminhando para uma redução de 1/3 de pessoal ao final do processo.

A MB precisa seguir o mesmo caminho. E detalhe: ninguém vai sentir falta se o fizer pois ela tem muita gordura para cortar. Apenas a título de exemplo do inchaço: atualmente ela tem 1.158 Capitães de Fragata e 490 Capitães de Mar e Guerra na ativa. Essa grande quantidade de cargos de comando (CMG e CF) denotam uma estrutura burocratizada e inchada.
É só a MB deixar de fiscalizar "carteirinha" de pescador em piracema em todos os rios do país e deixar isso para as polícias ambientais do estados, já economizaria uma fortuna.

Aqui na minha região a MB tem uma VILA só para manter os militares que fiscalizam o lago da usina Sérgio Motta!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37514
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#209 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 02, 2022 10:27 am

Falou algo importante. Economizar milhões ao erário, e ao mesmo tempo perder também os recursos que ela obtém com esse trabalho de polícia.
É por essas e outras que os caras não abrem mão do trabalho de guarda costeira que eles não gostam nem de ouvir falar.
Não é pouca grana que entra nos cofres da MB com esse tipo de 'missão'.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18545
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2392 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#210 Mensagem por knigh7 » Qua Fev 02, 2022 1:48 pm

A MB "não perderia recursos" se deixasse essas atribuições. As arrecadações de tarifas não ficam numa contabilidade separada no Tesouro e não há uma obrigação de gasta-la. Aliás podem até ir para o Fundo Naval, mas o Estado nao tem a obrigação de utiliza-lo. Além do mais, com o advento da EC 95/16, as despesas da União ficam sob o teto de gastos que não pode ter um aumento real (apenas a correção monetária vinculada ao IPCA, sendo que a partir de deste ano, o INPC) em relação à 2016.




Responder