Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Rui Elias Maltez
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#196 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Dez 19, 2005 12:13 pm

Amigo Tagos:

A página da FAP é muito parca em informações desse tipo.

Para além das caracteriosticas gerais, de pouco mais fala:

Motor:

Pratt-Whitney F100-PW-220/ com AFTER-BURNER

Dimensões:

Envergadura.................. 9,45 m
Comprimento.................. 15,03 m
Altura........................... 5,09 m

Performances:

Velocidade máxima.......... MACH 2.05
Raio de acção................ 3.800 Km (2100 MN)
Tecto de serviço............. 50.000 fts
Peso vazio..................... 7.390 Kg
Peso máx. descolagem..... 16.057 Kg
Tripulação...................... 1
Combustivel.................... 7160 lbs + 6730 lbs


Avião de combate supersónico, o F-16 "Fighting Falcon" é um dos melhores aviões da actualidade para o combate aéreo e também para o ataque ao solo, dada a sua extraordinária manobrabilidade, avançadas características aerodinâmicas e capacidade de suportar acelerações até 9G.

Em operações reais, a Defesa Aérea envolve o abate de aviões inimigos, empregando o armamento disponível, que só pode ser utilizado dentro de um determinado "envelope": o alvo tem de estar à frente do avião, a determinadas distâncias, etc.

O avião mais manobrável tem maiores possibilidades de abater o seu adversário e de não ser abatido.

As munições do canhão de 20mm, com uma cadência de tiro de 6000 disparos por minuto, os mísseis, o radar e o computador de tiro fazem do F-16 um temível sistema de armas.

O avançado sistema de controlo, os aviónicos, os sistemas de autoprotecção, a facilidade da sua manutenção e, de uma forma geral, a avançada tecnologia da sua construção, são outras razões para fazer com que o F-16 seja considerado um excelente avião para o combate aéreo.

A FAP adquiriu 20 F-16, sendo 17 monolugares e 3 bilugares, que estão atribuídos à Esq. 201 "Falcões" da Base Aérea de Monte Real - BA5.


Imagem

[b]Sobre o F-16 MLU, cujo programa está em curso:


Imagem
O F-16MLU, muito embora exteriormente seja semelhante ao F-16OCU, sofreu alterações que o colocam ao nível dos melhores aviões de caça do mundo. As modificações mais significativas incluem um conjunto de novos equipamentos e o software que os integra, os quais viabilizam a operação deste avião em qualquer cenário de combate, e que são as seguintes:

Computador de voo sofisticado e a consequente actualização do software de combate; redesenho do cockpit e do interface piloto-máquina; radar com melhores capacidades, quer no emprego ar-ar, quer em ar-solo; identificador electrónico de aeronaves; incorporação de GPS; incorporação de Data Modem e de Link16; incorporação de capacidade de comunicação criptográfica; capacidade de utilização de Night Vision Goggles (NVG) e de Helmet Mounted Sight; incorporação de sistemas de auto-protecção integrados.

Esta transformação confere à aeronave novas capacidades, sendo as mais relevantes:

- detecção de alvos aéreos e terrestres a longa distância;
- operação em quaisquer condições meteorológicas e de luminosidade;
- identificação de outras aeronaves através de meios de detecção electrónica;
- integração em redes de gestão do campo de batalha;
- emprego de mísseis anti aéreos de longo alcance;
- emprego de armamento anti-navio e anti terrestre de longo alcance;
- emprego de armamento de precisão com guiamento LASER ou GPS;


Imagem

Motor:

Pratt-Whitney F100-PW-220

Dimensões:

Envergadura.................. 9,45 m
Comprimento.................. 15,03
Altura........................... 5,09 m

Performances:

Velocidade máxima.......... MACH 2.05
Raio de acção................ 3.800 Km (2100 MN)
Tecto de serviço............. 50.000 fts
Peso vazio..................... 7.390 Kg
Peso máx. descolagem..... 16.057 Kg
Tripulação...................... 1
Combustivel.................... 7160 lbs + 6730 lbs

__________


Julgo que colegas portugueses daqui como o José Matos, o P_Shadow ou o Charlie Golf lhe poderão dar melhores informações sobre o que pretende.




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#197 Mensagem por P44 » Seg Dez 19, 2005 12:25 pm

Entretanto, o DN deste sábado noticiava que ESTA SEMANA, o MdD assinará o contrato de aquisição dos 12 CASA C-295 (é assim?) destinados á substituição da Frota de Aviocar.

.....

Parece que os C-130J foram definitivamente postos de lado, e Portugal deverá "voltar" a integrar o programa dos A-400M, posto de lado por P.Portas, deverão ser dadas contrapartidas financeiras ás OGMA neste aspecto.




Triste sina ter nascido português 👎
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Rui Elias Maltez
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#198 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Dez 19, 2005 12:35 pm

Já se esperava que esse fosse o final. :roll:

Em vez de ser o que a FAP queria, e nomeadamente as tripulações dos actuais Aviocar, teremos que gramar a decisão puramente politica pelo C-295. :evil:

__________

Parece que os C-130J foram definitivamente postos de lado, e Portugal deverá "voltar" a integrar o programa dos A-400M, posto de lado por P.Portas, deverão ser dadas contrapartidas financeiras ás OGMA neste aspecto.


De certo modo também já se esperava, uma vez que ainda recentemente o Ministro já havia entreaberto as portas do regresso de Portugal ao A-400M.

O que para já fica em claro é se Portugal integrará a parceria com a Airbus, ou se será simples comprador, como o África do Sul, por exemplo.

E a notícia parece não dar indicações sobre o nº de unidades a adquirir.

Só para termos uma ideia, a Espanha está compradora de 24 unidades :!:

Por mim, nada contra, mas desde que nunca se prescinda de uma frota intermédia de aviões entre os grandes A-400M e os pequenos C-295, ou de outro modo a capacidade de transporte táctico e estratégico ficará limitada na sua flexibilidade e número.

Para mim o ideal seria um misto de:

3 A-400M,
6 C-130H ou J
12 C-295

Seria ainda aceitável se fossem:

4 A-400M
4 C-130H ou J
12 C-295




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#199 Mensagem por JNSA » Seg Dez 19, 2005 1:12 pm

tagos escreveu:Boas. Alguem me sabe dizer qual é o armamento que Portugal tem para os f-16 e quais esta a pensar comprar?

E já agora, os novos EH-101 podem levar torpedos?


Antes do mais, bem vindo, Tagos. O "especialista" residente sobre assuntos da FAP é o Charlie Golf, por isso, ele será talvez a pessoa mais indicada para lhe responder com mais exactidão à sua primeira pergunta. :wink:

Desde já posso dizer-lhe que o armamento ar-ar de que os F-16 dispõem consiste de AIM-9 Sidewinder (creio que das versões L e/ou M, mas posso estar enganado) e AIM-120 AMRAAM (em número reduzido). Quanto a armamento ar-solo, são usados mísseis Maverick e diversos tipo de bombas. Existem em stock mísseis anti-navio Harpoon mas, ou a FAP pretende usá-los exclusivamente nos P-3, ou então os nossos F-16 não estão preparados para os transportar (embora este seja um tema controvertido, que deixo para o Charlie :wink: )

Em relação a futuras aquisições, pretende-se aumentar o número de AIM-120 disponíveis, bem como comprar armamento ar-solo de precisão (tendo em conta as limitações financeiras, provavelmente ficaremos pelas JDAM, o que já não é nada mau).

Quanto à questão sobre os EH-101, estes não irão transportar torpedos, visto que não são da versão ASW, mas sim SAR/CSAR/SIFICAP.




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#200 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Dez 19, 2005 1:42 pm

E já se sabe a que ritmo vai andando o programa MLU para os F-16?




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#201 Mensagem por JLRC » Seg Dez 19, 2005 2:27 pm

Rui Elias Maltez escreveu:A FAP adquiriu 20 F-16, sendo 17 monolugares e 3 bilugares, que estão atribuídos à Esq. 201 "Falcões" da Base Aérea de Monte Real - BA5.


Está-se a esquecer dos outros 20 que formam a esquadra 301 de ataque ao solo.




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#202 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Dez 19, 2005 3:14 pm

Não esqueci, JLRC:

Para a esq. 201, temos 20 aparelhos.




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#203 Mensagem por AlphaFalcon » Sáb Dez 24, 2005 12:02 pm

Boas



COMO NÃO GOSTO DE SER O CAUSADOR DE DISTURBIOS NOS FORUNS ONDE PARTICIPO, RETIRO A INFORMAÇÃO SOBRE OS AIM-120 QUE PORTUGAL POSSUI.
Quanto aos EH-101 não usarão torpedos, pois tal como foi dito não irão ser usados na missão ASW, os unicos EH-101 que irão ser armados serão os EH-101 para missões CSAR, estes levarão uma metralhadora pesada .50 na rampa e uma ou duas metralhadoras ligeiras 7.62mm nas portas/janelas laterais.




Editado pela última vez por AlphaFalcon em Seg Dez 26, 2005 8:48 pm, em um total de 1 vez.
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#204 Mensagem por nestor » Dom Dez 25, 2005 10:13 pm

AlphaFalcon escreveu:Boas



No caso dos AIM-120 AMRAAM não temos assim tão poucos... embora não podendo revelar numeros, pois a minha condição não mo permite, posso dizer que são mais do que aqueles que inicialmente se falou... temos os necessários para defender o nosso espaço aéreo de um ataque dos marroquinos e até dos espanhóis :wink: :lol:
Quanto aos EH-101 não usarão torpedos, pois tal como foi dito não irão ser usados na missão ASW, os unicos EH-101 que irão ser armados serão os EH-101 para missões CSAR, estes levarão uma metralhadora pesada .50 na rampa e uma ou duas metralhadoras ligeiras 7.62mm nas portas/janelas laterais.



Hay que recordar que las ventas de armas de los USA deben ser aprobadas por el Congreso norteamericano y si éste dice que para Portugal se pueden vender X AIM-120, serán esos los que deberan ir a Portugal.

En el caso de Chile el Congreso aprobó la venta de 12 F-16, aunque solo se compraron 10, lo que significa que pone un tope maximo de material militar. Si para Portugal se aprobaron 40 AIM-120 dudo mucho que pueda tener 400, por poner un ejemplo, porque si esos 400 salen a la luz en caso de conflicto le costaria el cargo al mismisimo Presidente norteamericano de turno.

Saludos.




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#205 Mensagem por AlphaFalcon » Seg Dez 26, 2005 8:59 am

Boas



A PARTIR DE AGORA SEREI MAIS UM OBSERVADOR DO QUE PARTICIPANTE, MAS QUANDO SOUBER QUE TENHO RAZÃO NÃO DEIXAREI DE PARTICIPAR.

UM ABRAÇO




Editado pela última vez por AlphaFalcon em Seg Dez 26, 2005 8:49 pm, em um total de 1 vez.
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#206 Mensagem por P44 » Seg Dez 26, 2005 12:44 pm

Colegas

Podem informar se o contrato de aquisição dos C-295 já foi assinado?




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#207 Mensagem por AlphaFalcon » Seg Dez 26, 2005 5:12 pm

BOas


Penso que sim, pois o pessoal de Sintra já diz que o primeiro C-295 vem em Setembro de 2007...




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#208 Mensagem por Spectral » Seg Dez 26, 2005 7:32 pm

No caso dos AIM-120 AMRAAM não temos assim tão poucos... embora não podendo revelar numeros, pois a minha condição não mo permite, posso dizer que são mais do que aqueles que inicialmente se falou... temos os necessários para defender o nosso espaço aéreo de um ataque dos marroquinos e até dos espanhóis



Segundo o relatório da "Divisão de controlo de exportações e importações de bens e tecnologias militares - 2004", importámos dos EUA no ano de 2004 3.415.060 € em mísseis para a FAP.

Os preços que tenho para os AMRAAM indicam um valor unitário entre 340.000$ e 299.000$, portanto o número de 12 às vezes avançado parece-me o mais correcto.

Claro que como já foi dito várias vezes, este número tem pouco significado. Seria muito fácil e rápido à FAP adquirir um novo lote, apenas esta não tem necessidade deles e o dinheiro pode ser gasto em coisas mais importantes.




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#210 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jan 03, 2006 1:00 pm

Já estamos em Janeiro de 2006 e os Puma continuam no activo.

Para quando a efectiva incorporação para efeitos práticos, dos EH-101? :?




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