EDUCAÇÃO

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Re: EDUCAÇÃO

#196 Mensagem por felipexion » Sex Jul 06, 2012 8:55 pm

Imagem

Matéria original: http://veja.abril.com.br/acervodigital/ ... MRONOFMCPC
Vale a pena ler a matéria original, o que aconteceu em 1984 está novamente acontecendo agora em 2012.

E ainda tem gente que apoia esse tipo de pessoa.




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Re: EDUCAÇÃO

#197 Mensagem por felipexion » Sex Jul 06, 2012 9:14 pm

Tribunal de Justiça decreta ilegal greve dos professores estaduais, diz Governo

http://www.correio24horas.com.br/fileadmin/user_upload/tt_news/Luana_Nogueira/ASSEMBLEIAPROFS.jpg

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) decretou a ilegalidade da greve dos professores da rede estadual de ensino, que completa 87 dias nesta sexta-feira (6). Na decisão, a desembargadora Dayse Lago Coelho determinou a imediata suspensão da paralisação deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).

Caso os docentes e demais servidores da área de educação não retornem às atividades normais, o sindicato está sujeito a multa diária de R$ 10 mil. A desembargadora decidiu favoravelmente à ação civil pública da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

“É certo que o movimento grevista não assegurou a manutenção de serviços essenciais e indispensáveis para o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Também se apresenta verossímil, senão induvidoso, o grande prejuízo causado pela paralisação do serviço público de educação não apenas à formação cívica e intelectual dos estudantes, mas também ao desenvolvimento físico e à saúde destes, tendo em vista a constatação de que a merenda escolar é, em muitas comunidades deste Estado, o único alimento diário dos infantes”, diz a magistrada na decisão divulgada nesta sexta-feira (6) pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom).

Apesar da deliberação, a paralisação continua, segundo Rui Oliveira, presidente do sindicato da categoria. “Foi a decisão de uma desembargadora que ainda cabe recurso. Vamos fazer agravo de instrumento. A greve continua independente do governo querer ou não”, diz Rui. Uma nova assembleia está marcada para a próxima terça-feira (10).

No último dia 29, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou a decisão do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ricardo D’ Ávila, que declarava a ilegalidade da greve. Ele determinou que os autos da ação civil pública fossem remetidos imediatamente ao TJ-BA, órgão competente para analisar o impasse.

Em abril, o juiz havia considerado a greve ilegal e determinou o retorno imediato dos professores e demais servidores às suas atividades normais. Na ocasião, a multa diária pelo não cumprimento da decisão foi fixada em R$ 50 mil.

Mediação do MP
Um grupo com cerca de 500 professores realizou uma manifestação ontem em frente à sede do Ministério Público do Estado (MP). Com faixas, cartazes e carro de som, os docentes foram pedir a intervenção do MP na negociação com o governo estadual para tentar dar um fim à greve.

Um grupo de promotores chegou a receber uma comissão de professores. Através de nota, o MP informou que tentará fazer uma “mediação na busca de construção de um consenso”.

Os professores reivindicam um reajuste universal de 22% este ano, enquanto o governo quer dividir entre novembro deste ano e abril do ano que vem, sob forma de promoção.
Está uma guerra de decisões judiciais. e mais uma vez, o governo de Jaques Wagner não negocia com grevistas.

E para comemorar:
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Re: EDUCAÇÃO

#198 Mensagem por felipexion » Dom Jul 08, 2012 8:22 pm

Documentário "Raça Humana" revela bastidores das cotas raciais na UnB




Vale muito a pena assistir. Possui excelentes argumentos tanto para aqueles que são contra e a favor das cotas.
Cada um pode tirar sua conclusão.




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Re: EDUCAÇÃO

#199 Mensagem por Brasileiro » Seg Jul 09, 2012 3:51 pm

Uma outra questão:
Projeto do Pai Nosso obrigatório na escolas deve ir a 2ª votação hoje em Apucarana

A polêmica em torno da questão fez com que alguns dos vereadores de Apucarana mudassem de opinião
Da Redação

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O polêmico projeto do vereador José Aírton de Araújo, o "Deco" (PR), que torna a oração do Pai Nosso obrigatória nos estabelecimentos da rede municipal de ensino de Apucarana, deve ir a segunda votação na sessão desta segunda-feira (9) à noite da Câmara de Vereadores. A matéria prevê que as aulas nas escolas públicas sempre sejam precedidas pela oração católica.


O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira discussão, há duas semanas. Conforme nota divulgada no site da Câmara de Apucarana, os onze vereadores da casa foram “amplamente favoráveis” ao projeto. O vereador Deco – que é evangélico – argumenta que as religiões cristãs representam “a maioria esmagadora do povo brasileiro” e que é preciso que os jovens se voltem a Deus. O autor da proposta acredita, ainda, que a “Lei do Pai Nosso” pode trazer impactos positivos na Segurança.


"Se a gente não doutrinar os jovens na direção do bem, os traficantes e demais bandidos podem fazer isso na direção do mal, como já se vê hoje nas escolas de muitas cidades”, disse Deco.A


A página na internet do legislativo de Apucarana traz a opinião de outros vereadores sobre a questão. Lucimar Scarpelini (PP) considera o projeto importante pelo fato de o “Pai Nosso” ser uma “oração universal”. Carmelo Ribeiro (PR), disse que, se preciso, “votaria um milhão de vezes” a favor da propositura. Já Valdir Frias (PTB), avaliou o projeto como importante por ser um instrumento legal que as “pessoas de bem” passam a ter para “defender a palavra de Deus”.


Mas a finalidade da lei dividiu opiniões na cidade e provocou a ira de ateus e de membros de outras religiões.Até o bispo da Diocese, Dom Celso Antônio Marchiori, afirmou que a oração não deveria ser obrigatória nas escolas municipais em razão da liberdade de credo, prevista na Constituição.

A polêmica em torno do projeto fez com que alguns dos vereadores de Apucarana mudassem de opinião ao votar o projeto pela segunda-vez. Na segunda-feira (2), houve um acalorado debate na Câmara, resultando no adiamento da sessão. A sessão de hoje (9) à noite da Câmara de Apucarana promete mais polêmica. Até o bispo da Diocese, Dom Celso Antônio Marchiori, se manifestou contrário ao projeto, alegando que o estado é laico e, portanto, a aprovação do projeto seria inconstitucional.


Contestação - A Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos (Atea) já acionou seu corpo jurídico para contestar o projeto de lei. De acordo com o presidente da entidade, Daniel Sottomaior, a organização não governamental prepara uma representação, que será encaminhada ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), apontando a inconstitucionalidade da “Lei do Pai Nosso”.


Para Sottomaior, a propositura da Câmara de Apucarana fere princípios assegurados pela Constituição Federal – como o do Estado laico e a da liberdade de crença. Paralelamente, o projeto também viola princípios da impessoalidade e neutralidade da administração pública, na avaliação do presidente da Atea.


“Com o projeto, a Câmara estará promovendo com todas as letras um único credo. Além de discriminar as pessoas que não partilham desta crença. Isso não cabe ao poder público. Não há nada mais sectário do que fazer com que as pessoas tenham uma determinada atitude religiosa”, disse.



Projeto similar foi suspenso na Bahia
Um projeto de lei semelhante foi suspenso pela Justiça em Ilhéus, na Bahia. Em abril deste ano, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) atendeu à solicitação do MP baiano e considerou a “Lei do Pai Nosso” inconstitucional. Na ocasião, a Justiça se baseou no “respeito mútuo às crenças”.


A expectativa da Atea é de que a Justiça paranaense acompanhe a decisão sobrea a mesma questão na Bahia. “Esperamos que a Constituição seja cumprida”, ressaltou. Sottomaior.


Na sexta-feira (6), o Ministério Público (MP) do Paraná encaminhou uma recomendação à Câmara de Vereadores de Apucarana solicitando que os legisladores não aprovem a Lei do Pai Nosso. A matéria, que deve ser votada em segunda discussão na segunda-feira (9) à noite, prevê que as aulas nas escolas públicas municipais sempre sejam precedidas por uma oração católica.


Para a promotoria, a lei, se aprovada, será inconstitucional, já que a constituição garante a liberdade de consciência, crença e culto. O MP defende ainda que o preceito do estado laico exige que os poderes constituídos respeitem e protejam a todos os credos.


No documento enviado aos vereadores, o MP lembra também que, caso a lei seja aprovada, a promotoria entrará com uma Ação Direta de Insconstitucionalidade (ADIN), para derrubá-la.
http://www.tnonline.com.br/noticias/apu ... rana.shtml

abraços]




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Re: EDUCAÇÃO

#200 Mensagem por rodrigo » Seg Jul 09, 2012 5:55 pm

O autor da proposta acredita, ainda, que a “Lei do Pai Nosso” pode trazer impactos positivos na Segurança.
Pode, vai rezando porque se depender da segurança pública, vai encontrar Jesus mais cedo.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

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Re: EDUCAÇÃO

#201 Mensagem por Bourne » Qua Jul 11, 2012 9:40 am

Camaradas,

Ontem fui convidado a prestar um concurso para professor substituto da Universidade Estadual de Santa Catarina para lecionar nessa cidade terrível chamada Florianópolis. O que me chamou a atenção foi que o Estado de Santa Catarina paga melhor que governo do paraná e federal.

Em número para professor substituto com mestrado por 40 horas semanais.

:arrow: UEDSC (estado de santa catarina): R$ 5429,20
:arrow: UEPG (estado do paraná): R$ 3.200,00 (aproximado)
:arrow: UFPR (universidade federal): R$3.137,18

Na UEDSC ganha R$ 18 como auxílio alimentação por dia trabalhado. O dobro de uma federal.

Tendo a aceitar. Deve ser uma tortura viver em SC.




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Re: EDUCAÇÃO

#202 Mensagem por Bourne » Qua Jul 11, 2012 8:32 pm

É um pouco de terrorismo, mas não está fora da realidade.
Aulas do 2º semestre da UFPR podem ser canceladas
10/07/2012 Por BandNews FM Curitiba 23 Comentários
O segundo semestre letivo de aulas na Universidade Federal do Paraná pode ser cancelado. A afirmação é da associação dos professores da Universidade Federal do Paraná. A greve chegou hoje (terça) ao dia de número 54 e, pela falta de negociação, a previsão dos professores é que ela dure pelo menos até agosto. Segundo o presidente da associação, Luiz Allan Kunzsle, se a previsão de duração da greve se concretizar, não haveria tempo de repor as aulas.

Se o segundo semestre for cancelado não é possível fazer o vestibular e novos alunos não vão poder entrar na instituição. As aulas foram suspensas na Universidade Federal do Paraná e nenhum professor dá aula atualmente.

Os professores participaram da manifestação que foi realizada hoje (terça) de manhã na Praça Santos Andrade.

http://bandnewsfmcuritiba.com/2012/07/1 ... anceladas/




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Re: EDUCAÇÃO

#203 Mensagem por felipexion » Qua Jul 11, 2012 11:16 pm

Editado.




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Re: EDUCAÇÃO

#204 Mensagem por Lages001 » Qua Jul 11, 2012 11:55 pm

Bourne escreveu:Camaradas,

Ontem fui convidado a prestar um concurso para professor substituto da Universidade Estadual de Santa Catarina para lecionar nessa cidade terrível chamada Florianópolis. O que me chamou a atenção foi que o Estado de Santa Catarina paga melhor que governo do paraná e federal.

Em número para professor substituto com mestrado por 40 horas semanais.

:arrow: UEDSC (estado de santa catarina): R$ 5429,20
:arrow: UEPG (estado do paraná): R$ 3.200,00 (aproximado)
:arrow: UFPR (universidade federal): R$3.137,18

Na UEDSC ganha R$ 18 como auxílio alimentação por dia trabalhado. O dobro de uma federal.

Tendo a aceitar. Deve ser uma tortura viver em SC.

Faço UDESC e realmente, não ouço reclamações dos professores quanto a salários.
Faço engenharia em Joinville, a reclamação que se ouve é quanto as pesquisas (são poucas areas, mas isso esta mudando aos poucos). Não sei dizer como é a UDESC de Floripa




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Re: EDUCAÇÃO

#205 Mensagem por Bourne » Qui Jul 12, 2012 1:28 am

Está saindo um monte de concurso na UDESC. Querem contratar gente boa e se transformar em uma das melhores universidades do país. Por isso que pagam semelhante as estaduais paulistas. E os catarinenses tem dinheiro e vontade de fazer isso. Tanto que eles tem campus espalhados pelo interior todo de SC.

Aliás, o cargo que me ofereceram é para 24 horas (ou 12 horas atividade) por semana. pelas minhas contas vai dar aproximadamente R$ 3.200,00. Um professor com mestrado e concursado para 20 horas semanais ganha cerca de R$ 2 mil em uma federal. A diferença é muito grande e dão a mesma carga horária de aulas em sala.




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Re: EDUCAÇÃO

#206 Mensagem por Clermont » Qua Jul 18, 2012 6:17 am

Menos de 30% dos brasileiros são plenamente alfabetizados, diz pesquisa.

Amanda Cieglinski - Agência Brasil - 17.07.12.

Brasília – Apenas 35% das pessoas com ensino médio completo podem ser consideradas plenamente alfabetizadas e 38% dos brasileiros com formação superior têm nível insuficiente em leitura e escrita. É o que apontam os resultados do Indicador do Alfabetismo Funcional (Inaf) 2011-2012, pesquisa produzida pelo Instituto Paulo Montenegro e a organização não governamental Ação Educativa.

A pesquisa avalia, de forma amostral, por meio de entrevistas e um teste cognitivo, a capacidade de leitura e compreensão de textos e outras tarefas básicas que dependem do domínio da leitura e escrita. A partir dos resultados, a população é dividida em quatro grupos: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar, alfabetizados em nível básico e plenamente alfabetizados.

Os resultados da última edição do Inaf mostram que apenas 26% da população podem ser consideradas plenamente alfabetizadas – mesmo patamar verificado em 2001, quando o indicador foi calculado pela primeira vez. Os chamados analfabetos funcionais representam 27% e a maior parte (47%) da população apresenta um nível de alfabetização básico.

“Os resultados evidenciam que o Brasil já avançou, principalmente nos níveis iniciais do alfabetismo, mas não conseguiu progressos visíveis no alcance do pleno domínio de habilidades que são hoje condição imprescindível para a inserção plena na sociedade letrada”, aponta o relatório do Inaf 2011-2012.

O estudo também indica que há uma relação entre o nível de alfabetização e a renda das famílias: à medida que a renda cresce, a proporção de alfabetizados em nível rudimentar diminui. Na população com renda familiar superior a cinco salários mínimos, 52% são considerados plenamente alfabetizados. Na outra ponta, entre as famílias que recebem até um salário por mês, apenas 8% atingem o nível pleno de alfabetização.

De acordo com o estudo, a chegada dos mais pobres ao sistema de ensino não foi acompanhada dos devidos investimentos para garantir as condições adequadas de aprendizagem. Com isso, apesar da escolaridade média do brasileiro ter melhorado nos últimos anos, a inclusão no sistema de ensino não representou melhora significativa nos níveis gerais de alfabetização da população.

“O esforço despendido pelos governos e também pela população de se manter por mais tempo na escola básica e buscar o ensino superior não resulta nos ganhos de aprendizagem esperados. Novos estratos sociais chegam às etapas educacionais mais elevadas, mas provavelmente não gozam de condições adequadas para alcançarem os níveis mais altos de alfabetismo, que eram garantidos quando esse nível de ensino era mais elitizado. A busca de uma nova qualidade para a educação escolar em especial nos sistemas públicos de ensino deve ser concomitante ao esforço de ampliação de escala no atendimento para que a escola garanta efetivamente o direito à aprendizagem ”, resume o relatório.

A pesquisa envolveu 2 mil pessoas, de 15 a 64 anos, em todas as regiões do país.

Veja quais são os quatro níveis de alfabetização identificados pelo Inaf 2011-2012:

Analfabetos: não conseguem realizar nem mesmo tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases ainda que uma parcela destes consiga ler números familiares.

Alfabetizados em nível rudimentar: localizam uma informação explícita em textos curtos, leem e escrevem números usuais e realizam operações simples, como manusear dinheiro para o pagamento de pequenas quantias.

Alfabetizados em nível básico: leem e compreendem textos de média extensão, localizam informações mesmo com pequenas inferências, leem números na casa dos milhões, resolvem problemas envolvendo uma sequência simples de operações e têm noção de proporcionalidade.

Alfabetizados em nível pleno: leem textos mais longos, analisam e relacionam suas partes, comparam e avaliam informações, distinguem fato de opinião, realizam inferências e sínteses. Resolvem problemas que exigem maior planejamento e controle, envolvendo percentuais, proporções e cálculo de área, além de interpretar tabelas, mapas e gráficos.




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Re: EDUCAÇÃO

#207 Mensagem por Sterrius » Qua Jul 18, 2012 1:42 pm

deviam disponibilizar o teste usado :P.




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Re: EDUCAÇÃO

#208 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jul 18, 2012 2:58 pm

Pessoalmente acho que este problema da baixa alfabetização dos brasileiros em geral não é apenas uma questão de baixa qualidade das escolas (incluindo aí a dos professores) ou o pequeno tempo em sala de aula, mas em grande parte vem da própria grade escolar.

Lembro-me muito bem das minhas aulas na época do primeiro e segundo graus, onde eu passava praticamente todo o tempo estudando semântica e regras gramaticais (adjuntos adverbiais, predicativos do sujeito, gerúndios, etc...) e quase nunca realmente lendo alguma coisa. Mesmo nos livros escolares os textos de leitura eram pequenos e extremamente simplificados. Prática de leitura era apenas pedir para ler um ou no máximo dois livros por ano, e depois fazer uma prova de múltipla escolha sobre alguns detalhes do enredo. Nunca me pediram sequer para fazer um resumo de um dos livros que foi passado para ler em casa. E notei que agora com meu garoto foi praticamente a mesma coisa, anos e anos decorando regras da língua para fazer provas, um mínimo de escrita (uma redação de uma folha a cada mês ou dois, quando na minha opinião cada aluno deveria escrever uma folha por dia!) e a leitura de um livrinho por ano também, sem se avaliar de verdade se o aluno leu mesmo o tal livro ou apenas um resumo na internet.

Felizmente eu desenvolvi o hábito de leitura e da escrita em casa, e embora não me lembre de absolutamente nada destas regras todas que me empurraram durante anos consigo ler muito bem e escrever até que razoavelmente. Mas acho que quem não desenvolveu o hábito de leitura sozinho e precisa contar apenas com o que viu na escola realmente estará em grandes dificuldades se tiver que depender de si próprio para extrair informações coerentese úteis da palavra escrita.


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Re: EDUCAÇÃO

#209 Mensagem por Andre Correa » Qua Jul 18, 2012 4:35 pm

Ou seja, deveriam introduzir uma matéria específica de Leitura e Redação de textos, para corrigir esta falha, e com peso e equivalência igual as outras, como Língua Portuguesa, Matemática, etc.

Sendo fluente em mais de uma língua, eu acho que o Português, por ser uma língua muito complicada, e com uma gramática extremamente cheia de regras, toma muito tempo dos alunos a aprender estas regras, e pouco tempo sobra para a parte prática, que é ler, e produzir textos...

[009]




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Re: EDUCAÇÃO

#210 Mensagem por Bourne » Qua Jul 18, 2012 4:47 pm

Se a escola ensinasse a ler, escrever, argumentar e fazer contas seria perfeita. Porém essa não parece ser a preocupação do ensino brasileiro. Incluindo no bolo do ensino fundamental ao doutorado. :|




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