FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Alitson
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Re: FAB NEWS

#1921 Mensagem por Alitson » Sex Jan 07, 2011 5:16 pm

Opa, Navega vai ganhar radar, bom... :lol:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
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CYMA G-18C AEP
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Re: FAB NEWS

#1922 Mensagem por WalterGaudério » Dom Jan 09, 2011 10:32 pm

Alitson escreveu:Opa, Navega vai ganhar radar, bom... :lol:

O bode com navegantes é tb o vento forte reinante no local.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


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Re: FAB NEWS

#1923 Mensagem por talharim » Seg Jan 10, 2011 7:41 am

DEPARTAMENTO DE CONTROLE
DO ESPAÇO AÉREO
COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE
CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO


EXTRATO DO CONTRATO No 44/CISCEA/2010 - GILCRON
ESPÉCIE: Termo de Contrato
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: GILCRON CORPORATION
No DO CONTRATO: no 044/CISCEA/2010.
ORIGEM: DISPENSA No 061/CISCEA/2010.
OBJETO: Fornecimento de um Sistema radar PAR-2000 Transportável,
composto de radar de aproximação por precisão (PAR), radar
primário (PSR), radar secundário (SSR) e a logística associada, para
o sítio do 3º/1º GCC de Natal.
VALOR: U$ 9,801,500.00 (nove milhões, oitocentos e um mil e
quinhentos dólares norte-americanos).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.0623.3133.0001
e/ou 05.151.0623.2923.001 / 3.3.90.39 e/ou 4.4.90.39, 4.4.90.30 e
4.4.90.52.
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2010NE009172, de 29/12/2010.
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2010: U$ 392.840,20;
2011: U$ 4.507.909,80; 2012: U$ 3.920.600,00; 2013: U$
490.075,00; e 2014: U$ 490.075,00.
DATA DA ASSINATURA: 30/12/2010.
VIGÊNCIA: 30/12/2010 a 09/11/2014.




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Re: FAB NEWS

#1924 Mensagem por alcmartin » Seg Jan 10, 2011 11:10 am

WalterGaudério escreveu:
Alitson escreveu:Opa, Navega vai ganhar radar, bom... :lol:

O bode com navegantes é tb o vento forte reinante no local.
Lugar de ferro é no chão, mestre!!! E tome de pé de 737 e Airbus plantados na pista ... :twisted: :twisted: :shock: :oops: :mrgreen:

Abração, feliz 2011 para ti e família!!




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Re: FAB NEWS

#1925 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 10, 2011 4:47 pm

alcmartin escreveu:
WalterGaudério escreveu:
O bode com navegantes é tb o vento forte reinante no local.
Lugar de ferro é no chão, mestre!!! E tome de pé de 737 e Airbus plantados na pista ... :twisted: :twisted: :shock: :oops: :mrgreen:

Abração, feliz 2011 para ti e família!!

Báh! e te desejo o mesmo, MAS em DOBRO Alc. Um 2011 de vento em popa!




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Re: FAB NEWS

#1926 Mensagem por talharim » Qua Jan 12, 2011 7:51 am

COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA
DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

EXTRATO DO CONTRATO DE DESPESA
No- 45/CISCEA/2010 - PARK AIR
ESPÉCIE: Termo de Contrato
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: PARK AIR SYSTEMS LTD.
No DO CONTRATO: no 045/CISCEA/2010.
ORIGEM: DISPENSA No 063/CISCEA/2010.
OBJETO: Fornecimento de 1 (uma) estação integrada de comunicação
terra-ar em VHF, com 6 (seis) canais na configuração 1+1, 4 (quatro) transceptores para comunicação terra-ar de emergência com
mini-ups, 4 (quatro) postos de operação de emergência, e 1 (uma)
estação rádio-pátio para o APP/TWR de Congonhas-SP; 1 (uma)
estação integrada de comunicação terra-ar com 9 (nove) canais na
configuração 1+1 para o DTCEA, 1 (uma) estação integrada de comunicação
terra-ar em VHF com 3 (três) canais na configuração 1+1
para o CDAT, e 1 (um) sistema de telecomando e telessupervisão
local para a localidade de Santa Maria - RS; e logística associada e
serviços necessários ao levantamento em campo, o projeto de instalação,
a instalação completa, a colocação em operação, a respectiva
integração aos postos de operações e aos sistemas de telecomando e
de telessupervisão, os testes de aceitação em campo e o projeto "as
built" para ambos os sítios.
VALOR: U$1,791,417.00 (um milhão, setecentos e noventa e um mil,
quatrocentos e dezessete dólares norte americanos).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.0623.118T.0001,
Natureza da Despesa 3.3.90.39 e/ou 4.4.90.39, 4.4.90.30 e 4.4.90,52
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2010NE009176, de 29./12/2010.
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2010: US$399,332.00
e 2011: US$1,392,085.00.
DATA DA ASSINATURA: 30/12/2010.
VIGÊNCIA: 30/12/2010 a 24/03/2012


EXTRATO DO CONTRATO DE DESPESA
No- 46/CISCEA/2010 - PARK AIR
ESPÉCIE: Termo de Contrato
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: PARK AIR SYSTEMS LTD.
No DO CONTRATO: no 046/CISCEA/2010.
ORIGEM: DISPENSA No 064/CISCEA/2010.
OBJETO: Fornecimento de 1 (uma) estação de comunicação terra-ar
em VHF com 1 (um) canal na configuração 1+1, para instalação no
sítio de São Gabriel da Cachoeira - AM, 1 (uma) estação de comunicação
terra-ar em VHF com 7 (sete) canais, na configuração
1+1, para instalação no sítio de Aripuanã - MT, materiais para ampliação
do sistema de TC/TS de Manaus - AM, um posto de operação
rádio com 4 (quatro) canais para aplicação no sítio de Recife e a
logística associada.
VALOR: U$518,417.00 (quinhentos e dezoito mil, quatrocentos e
dezessete dólares norte americanos).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.0623.118T.0001,
Natureza da Despesa 3.3.90.39 e/ou 4.4.90.39, 4.4.90.30 e
4.4.90,52.
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2010NE009178, de 29/12/2010.
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2010: U$8,961.00 e
2011: U$509,456.00.
DATA DA ASSINATURA: 30/12/2010.
VIGÊNCIA: 30/12/2010 a 25/11/2011.




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Re: FAB NEWS

#1927 Mensagem por talharim » Seg Jan 17, 2011 8:13 am

DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO
AÉREO
COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA
DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
EXTRATO DE CONTRATO No 54/CISCEA/2010 - AIRNAV
ESPÉCIE: (X) Termo de Contrato ( ) Carta-Contrato.
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: AIRNAV ENGENHARIA, CONSULTORIA E
PARTICIPAÇÕES LTDA.
No DO CONTRATO: no 054/CISCEA/2010.
ORIGEM: Concorrência No 007/CISCEA/2010.
OBJETO: Obras de infraestrutura, com logística associada, para a
implantação de DVOR/DME no Aeroporto Internacional de Foz do
Iguaçu(PR).
VALOR: R$1.148.336,10 (um milhão, cento e quarenta e oito mil,
trezentos e trinta e seis reais e dez centavos).
PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.0623.118T.0001 /
3.3.90.39 e/ou 4.4.90.39.
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2010NE000396, de 30/12/2010.
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2010: R$7.063,75 e
2011: R$1.141.272,35.
DATA DA ASSINATURA: 30/12/2010.
VIGÊNCIA: 30/12/2010 a 26/09/2011.


EXTRATO DE CONTRATO No 50/CISCEA/2010 - BARCO
ESPÉCIE: (X) Termo de Contrato ( ) Carta-Contrato.
CONTRATANTE: Comissão de Implantação do Sistema de Controle
do Espaço Aéreo - CISCEA.
CONTRATADA: BARCO NV.
No DO CONTRATO: no 050/CISCEA/2010.
ORIGEM: DISPENSA No 059/CISCEA/2010.
OBJETO: Fornecimento de 70 (setenta) kits de visualização para
Controle de Tráfego Aéreo, com a logística associada.
VALOR: U$1,726,350.00 (um milhão, setecentos e vinte e seis mil,
trezentos e cinquenta dólares norte americanos).

PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA: 05.151.0623.118T.0001,
Natureza da Despesa 4.4.90,52.
NOTA DE EMPENHO/DATA: 2010NE002151, de 30/12/2010.
VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2010: U$362,533.50 e
2011: U$1,363,816.50.
DATA DA ASSINATURA: 30/12/2010.
VIGÊNCIA: 30/12/2010 a 25/12/2011.


PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DE SÃO PAULO
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 8/2010
Nº Processo: 671150075422010DV . Objeto: Prestação de serviços de
Apoio Logístico Contratado (CLS), com aplicação de material, para
os equipamentos eletrônicos das aeronaves F-5M (LRU e SRU) limitados
a um total de 35.000(trinta e cinco mil) horas de voo ou 60
(sessenta) meses, o que ocorrer primeiro. Para os equipamentos de
apoio no solo (GSE) a duração será 60 (sessenta) meses.
Total de
Itens Licitados: 00001 . Fundamento Legal: Artigo 25, Caput, da Lei
8.666/93 . Justificativa: A empresa Aeroeletrônica Ltda. éa única
empresa brasileira habilitada a prestaro serviço. Declaração de Inexigibilidade
em 12/08/2010 . WALTER BARTELS . Presidente da
AIAB . Ratificação em 30/12/2010 . DIRCEU TONDOLO NÔRO .
Diretor da DIRMAB . Valor: R$ 115.000.000,00 . Contratada :AEROELETRONICA
LTDA . Valor: R$ 115.000.000,00
(SIDEC - 14/01/2011) 120068-00001-2010NE900146


GRUPAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA E APOIO
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
EXTRATO DE CONTRATO Nº 46/2010
Nº Processo: 67720015500201071. Contratante: COMANDO DA AERONAUTICA
-CNPJ Contratado: 88031539000159. Contratado : AEROELETRONICA
LTDA -Objeto: Prestação de serviços de suporte a
certificação e integração nas aeronaves a-1
Fundamento Legal: caput
do art. 25 da lei 8.666/93 Vigência: 29/12/2010 a 29/12/2011. Valor
Total: R$600.000,00.
Data de Assinatura: 29/12/2010.
(SICON - 14/01/2011) 120016-00001-2011NE901128




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Re: FAB NEWS

#1928 Mensagem por Penguin » Seg Jan 17, 2011 9:29 am

Valor, 17/01

Modernização de 11 aviões da FAB está avaliada em US$ 158 milhões


A Embraer Defesa e Segurança assinou em dezembro com a Força Aérea Brasileira (FAB) um novo contrato de modernização de caças F-5, desta vez envolvendo um lote de 11 aeronaves. O negócio está avaliado em cerca de US$ 158 milhões e cada aeronave, comprada do governo da Jordânia, custou em torno de US$ 5 milhões.

Iniciado em 2003, o programa de modernização do primeiro lote de F-5 contemplou 46 aeronaves. Destas, segundo o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, restam apenas duas para serem entregues. A Embraer é contratada principal da FAB no projeto e a empresa israelense Elbit, através da sua controlada Aeroeletrônica, de Porto Alegre, foi subcontratada para transferir a tecnologia de software embarcado para o Brasil. A modernização das 46 aeronaves do primeiro lote custou US$ 285 milhões.

O contrato de modernização envolve entrega de novos sistemas aviônicos (eletrônica de bordo), assentos ejetáveis, novo simulador de voo, estações de solo, equipamentos de apoio ao solo e atualização de publicações técnicas.

O F-5 é um caça tático de defesa aérea e ataque ao solo, empregado em mais de 20 forças aéreas no mundo. A aeronave foi produzida originalmente pela norte-americana Northropp, que vendeu mais de 1,35 mil unidades do modelo e ganhou reconhecimento por sua atuação em conflitos no Vietnã.

Por conta de um acordo de compensação tecnológica (offset) acertado com a FAB, a empresa Aeroeletrônica teve de desenvolver vários sistemas do F-5 no Brasil. Segundo a Aeronáutica, a empresa já cumpriu mais de 85% do offset e a tecnologia também está sendo aplicada na modernização de 54 aviões Bandeirante da FAB, projeto avaliado em US$ 35 milhões.

Outro programa de modernização de aeronaves da FAB, em andamento na Embraer, inclui uma frota de 36 caças AMX. O valor do contrato, segundo Aguiar, é da ordem de US$ 600 milhões e também envolve as empresas Elbit/Aeroeletrônica. (VS)




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: FAB NEWS

#1929 Mensagem por Marino » Seg Jan 17, 2011 11:06 am

Com os erros já citados em relação ao FX:

Embraer vai revisar 43 jatos de combate AMX da FAB
A Embraer anunciou nesta segunda-feira que assinou contrato com o Comando da Aeronáutica para revisão de 43
jatos de combate AMX da Força Aérea Brasileira (FAB).
O acordo complementa contrato de 2003 para a modernização dos caças AMX. Esse acordo tinha como foco a
atualização dos sistemas eletrônicos dos AMX, que começaram a ser operados pela FAB há 20 anos.
"O novo acordo anunciado hoje contempla a revisão estrutural e o reparo e substituição de outros equipamentos
desatualizados", afirma a Embraer em comunicado, sem informar detalhes do valor do contrato.
O voo inaugural do protótipo monoposto modernizado está previsto para o começo de 2012 e dará início aos ensaios
em vôo dos sistemas. A primeira entrega está programada para o final de 2012.
Fontes do governo brasileiro afirmaram à Reuters que a presidente Dilma Rousseff decidiu adiar a escolha do
fornecedor de jatos de combate que irá substituir a frota atual da FAB. Segundo uma das fontes, a presidente decidiu
reiniciar o processo de avaliação das aeronaves —oferecidas por Saab, Dassault e Boeing— e a esta altura não tem
preferência por qualquer fornecedor.
(Por Alberto Alerigi Jr.)




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
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Re: FAB NEWS

#1930 Mensagem por marcelo l. » Seg Jan 17, 2011 11:08 am

PAF has started upgradation of old F-16s and the project will be completed in the current year.

45 F-16s will be upgraded by Turkish Aeronautical Co

http://www.defence.pk/forums/military-a ... f-16s.html




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
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Re: FAB NEWS

#1931 Mensagem por henriquejr » Seg Jan 17, 2011 2:47 pm

O interessante é que a modernização dos A-1 custou bem mais caro que a dos F-5, o que demostra que se trata de algo mais complexo!




.
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Re: FAB NEWS

#1932 Mensagem por Franz Luiz » Seg Jan 17, 2011 2:53 pm

Porquê (no caso F5) 46 a US 285 milhões (com todo desenv. de projeto e protótipos) e apenas 11 a US 158 milhões com programa
já "congelado"?
Atualização monetária dos últimos 8 anos?




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Re: FAB NEWS

#1933 Mensagem por Justin Case » Seg Jan 17, 2011 4:15 pm

Amigos,

O programa de modernização original F-5BR é que foi contratado por preço inferior ao praticado no mercado (aproximadamente US$ 5 milhões por aeronave). Tanto a modernização dos F-5 chilenos como dos A-4 argentinos custaram o dobro (cerca de US$ 10 milhões por aeronave).
O Brasil tinha a possibilidade de aumentar o número de aeronaves a serem modernizadas, pelo mesmo preço, até determinado evento no projeto. Essa opção já caducou, por problemas no nosso processo decisório.
Sobre o preço atual, é difícil criticar sem saber o que está coberto pelo contrato. No contrato anterior, por exemplo, todo o processo de revisão geral da aeronave e dos motores estava a cargo da FAB. É possível que neste contrato algo mais tenha ficado por conta da empresa contratada.
Os custos, para as empresas, relativos à modernização dos F-5 originais se revelaram muito maiores do que os esperados. Entre as principais razões certamente está o extenso período para a execução do projeto, que durou (dura?) dez anos em vez dos cinco anos previstos contratualmente, com problemas atribuíveis a ambas as partes, incluindo as restrições orçamentárias.
Neste contrato não deve haver muitas atividades de desenvolvimento, mas certamente há custos de industrialização de linhas de fornecimento que já foram desativadas, talvez algumas modificações a serem aplicadas, em retrofit, ao restante da frota. Difícil saber o conteúdo completo.
Vemos ainda que o contrato anterior foi decorrente de um processo de seleção internacional. Algumas empresas, nesse caso, tomam uma atitude estratégica e reduzem sua margem de lucro ao mínimo suportável, visando vencer a concorrência e "fincar o pé" no mercado. Se os custos forem maiores do que os previstos, podem até ir parar no vermelho.
Vemos agora que o investimento estratégico israelense deu certo. Já podem assinar seus contratos com a taxa de lucro padrão e recuperar os seus investimentos iniciais.
Além disso, temos também a Embraer, que é uma empresa que visa lucro e não beneficente. Certamente conseguiu o máximo que poderia obter de seu cliente.
Abraços,

Justin




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Re: FAB NEWS

#1934 Mensagem por alex » Seg Jan 17, 2011 4:21 pm

Capitalismo: menor quantidade de caças a ser modernizada X maior custo unitário por caça.




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Re: FAB NEWS

#1935 Mensagem por Franz Luiz » Seg Jan 17, 2011 5:30 pm

Caro Justin, não houve críticas. Apenas tentativa de entendimento do processo mesmo.
Obrigado
Franz




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