Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1921 Mensagem por alcmartin » Qua Abr 09, 2008 2:40 pm

Carlos Mathias escreveu:Se for é bom que a outra parte não interprete assim. Eu não acharia uma atitude correta.
Pois é, Carlos. O problema é que há muita ingerencias Dirceunianas,cof!cof!, digo politicas, nas compras da FAB. Por outro lado, como bons politicos, nunca querem fechar as portas (e contas :twisted: ) para ninguem...

Abs conspiratorios!




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1923 Mensagem por alcmartin » Qua Abr 09, 2008 2:43 pm

Fui! Lá vem o carro preto!!! :shock: :shock:




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1924 Mensagem por Wolfgang » Qua Abr 09, 2008 2:50 pm

Carlos Mathias escreveu:Vai que a Westland/Augusta surta e oferece um pacotaço????

Eu acho os dois belso helis mas se o Mi-35 for barato mesmo, por que não? Agora, na questão transporte, acho individualmente o Mi-17 uma melhor escolha. O pode ganhar dele é questão do trabalho mantido e gerado pela Helibrás com as encomendas do Ec-725.




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1925 Mensagem por Tigershark » Qua Abr 09, 2008 2:54 pm

alcmartin escreveu:Fui! Lá vem o carro preto!!! :shock: :shock:
Amigo AlcMartin,

Agora é pick-up/van preta! :D




Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1926 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Abr 09, 2008 2:55 pm

Kombi tetrafuel.




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1927 Mensagem por Tigershark » Qua Abr 09, 2008 2:57 pm

Wolfgang escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Vai que a Westland/Augusta surta e oferece um pacotaço????

Eu acho os dois belso helis mas se o Mi-35 for barato mesmo, por que não? Agora, na questão transporte, acho individualmente o Mi-17 uma melhor escolha. O pode ganhar dele é questão do trabalho mantido e gerado pela Helibrás com as encomendas do Ec-725.
Não é difícil acontecer mesmo,Carlos,mas concordo com o Wolfgang,se escolherem o MI-35 pelo preço vá lá.Mas prefiro o Mangusta como heli de ataque.Para transporte a conversa é outra.




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1928 Mensagem por Tigershark » Qua Abr 09, 2008 2:58 pm

Carlos Mathias escreveu:Kombi tetrafuel.

:lol: :lol: :lol: :lol:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1929 Mensagem por orestespf » Qua Abr 09, 2008 3:01 pm

Vinicius Pimenta escreveu: Como não pode? Para compra de equipamentos militares, quando declarada por questões de segurança nacional, a lei faculta isso. Ou não mais? Porque dos P-47, passando pelos Gloster Meteor, Mirage III e F-5E, não houve licitação. Também não me recordo de ter havido licitação para compra dos Super Puma, Sapão, Esquilo e Blackhawk. Posso estar enganado, mas não me recordo. Acredito que o fato de ser uma concorrência (nem concordo com o termo licitação para assuntos militares) ser nesses termos seja mais por opção do que por obrigação.

A concorrência em geral traz mais vantagens, pois um fabricante é obrigado a oferecer boas condições para não perder a encomenda. A única razão que vejo para a FAB manter essa concorrência, mesmo, segundo você, praticamente apontando para o Mi-35 no edital, é arrancar maiores vantagens dos russos. Nesse caso, embora possa ver como prática comum no mundo (exemplo Osório X Abrams na Arábia Saudita), me parece ser eticamente questionável.
Olá Vinícius,

dizem que o pessoal da Moderação/Administração é bravo pra cacete, assim resolvi diminuir o post para eu não ser advertido! :lol: :lol: :lol:

Brincadeira, totalmente de acordo com as partes anteriores. Vamos aos comentários desta parte que destaquei.

A necessidade de um edital de licitação (ou lei de licitação) surgiu no governo FHC, logo o que havia antes não obrigava a licitação, na verdade não se exigia nem a publicação de um simples edital.

Porém houve uma alteração na lei de licitação para compras militares, que passaram para um status de "privilégio", mas ainda com fortes restrições. O edital ainda é necessário, mas ao invés de você dizer (serei simplório) algo do tipo "quero um héli de ataque", você pode agora dizer "quero um héli de ataque que leve x tripulantes, que transporte y ton. em carga, que tem alcance z, etc." Assim é possível amarrar melhor as coisas, embora ainda não seja possível dizer o seguinte: "quero o héli tal".

O NJ já está fazendo de tudo para mudar isso e parece haver um grande apoio dos parlamentares em geral. O problema maior não está em comprar caças, hélis, subs, ou equipamentos do gênero. O problema é muito grande quando vai se comprar fardamentos, alimentos, munição e até produtos corriqueiros (papel, computadores, cartuchos de tinta, etc.). Para estes produtos você ainda é obrigado a licitar e vence quem tiver menores preços, aí uma empresa chinesa pode oferecer um fardamento a preços muito inferiores e vencer, mas que pode começar a desbotar rapidamente e perder o efeito da camuflagem esperado. O resto é fácil de concluir da mesma forma.

A concorrência sempre vai existir e não será o Governo ou a FAB (idem EB e MB) que abrirão mão dela, pois isso ajuda a conseguir melhores equipamentos, preços, condições de financiamentos, etc. Mas não será por preço baixo que venha de um caça mais antigo ou inferior que irá lhe impedir de conseguir o que se quer. Não podemos nos esquecer que o preço baixo é pra lá de desejável, mas desde que equipamento atenda minimamente.

Quanto a o edital ser "tendencioso" para o Mi-35, confesso que ainda não sei. Pode até ser para favorecer os russos ou por pressão na balança comercial, mas pode ser um vetor que atenda exatamente o que a FAB deseja. Realmente não sei dizer nada sobre isso.


Grande abraço,

Orestes




PRick

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1930 Mensagem por PRick » Qua Abr 09, 2008 3:33 pm

Carlos Mathias escreveu:Vai que a Westland/Augusta surta e oferece um pacotaço????
O galho é que a Westland/Agusta, bem como, a Eurocopter são controladas pela Holding EADS. Não existe mais concorrência no mundo. :(

[ ]´s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1931 Mensagem por Bolovo » Qua Abr 09, 2008 3:56 pm

Carlos Mathias escreveu:
Não venha me dizer que é só por causa do relacionameto com os russos, ok?
Eu disse isso? Cite, por favor, onde foi que eu disse isso. Se não disse você está tentando adivinhar meus pensamentos.

Agora uma coisa é cristalina. A relação deles com a Rússia ajudou e muito a eles na obtenção de tecnologias de fabricação de armas. Não precisa ser muito perspicaz para ver que o SU-30MKI um algo de russo. Ou que o BRAHMOS também tem uma pitada de projeto russo. Até eu vejo isso.

Sobre fazermos igual ou melhor, podemos sim. Mas com uma parceria seria bem mais fácil. Não vale parceiro que fornece sensor IR sabotado, correto?

Abraços!
Esse treco de sabotado não foi bem assim.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1932 Mensagem por Plinio Jr » Qua Abr 09, 2008 4:04 pm

Carlos Mathias escreveu:Vai que a Westland/Augusta surta e oferece um pacotaço????
Creio que isto seja bem dificil de acontecer..... :!:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Anderson TR
Sênior
Sênior
Mensagens: 767
Registrado em: Qui Mar 13, 2008 10:20 pm

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1933 Mensagem por Anderson TR » Qua Abr 09, 2008 5:45 pm

Ofertas Finais para os Helicópteros de Ataque Entregues
(só relembrando aew)..Nem sei se já postaram....Éh que eu to curioso para saber quem seria o parceiro no Brasil para fabricação aqui de helis Russo??(caso ele ganhe)

Foram entregues para a FAB na terça-feira (01Abril), pelos fabricantes as ofertas finais dos helicópteros de ataque. Os dois modelos que permanecem na concorrência são o italiano AgustaWestland AW129 e o russo Mi-35M.

A decisão referente aos helicópteros de transporte ficou em suspenso até ser avaliada pelo governo a oferta da EADS/Eurocopter para a abertura de uma linha de produção local do Super Cougar.

Equipes da FAB já testaram os dois modelos nas instalações dos fabricantes, tanto na Itália como na Rússia.

A decisão final deverá sair em fins de Abril ou início de Maio. A velocidade e manutenção das datas pela FAB, tem surpreendido positivamente os fabricantes.




Imagem
Jesus Cristo meu Senhor -"O Leão da tribo de Judah"!!!
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1934 Mensagem por Bolovo » Qua Abr 09, 2008 5:46 pm

Estou torcendo para os dois perderem. [009]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
bruno mt
Sênior
Sênior
Mensagens: 1274
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 2:26 pm
Localização: Cuiabá-MT

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#1935 Mensagem por bruno mt » Qua Abr 09, 2008 8:42 pm

Bolovo escreveu:Estou torcendo para os dois perderem. [009]

X2 e dai compra o da Africa do Sul, que tem a mesma turbina e outras coisas do super cougar, alem de ter melhor velocidade,raio de ação e maior peso maximo.


e compraria outras coisas tambem(outro pacotão) mas nao vem ao caso neste topico.




ImagemImagemImagem
Responder