F-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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marcelo l.
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Re: F-35 News

#1891 Mensagem por marcelo l. » Sex Mar 11, 2011 12:01 pm

No Link abaixo tem vários dados levantados, mas a coisa é feia em termos de auditoria há discrepâncias dentro do próprio consórcio.


http://www.vancouversun.com/price+expec ... story.html

O mais estranho do negócio todo com o Canadá, que o preferido, segundo um artigo que postei ano passado aqui, era o F-18 por ser bimotor e pelas características do país e escolheram um projeto, monomotor que agora vai sair 8 vezes mais :shock:




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Re: F-35 News

#1892 Mensagem por Penguin » Sex Mar 11, 2011 12:29 pm

marcelo l. escreveu:No Link abaixo tem vários dados levantados, mas a coisa é feia em termos de auditoria há discrepâncias dentro do próprio consórcio.


http://www.vancouversun.com/price+expec ... story.html

O mais estranho do negócio todo com o Canadá, que o preferido, segundo um artigo que postei ano passado aqui, era o F-18 por ser bimotor e pelas características do país e escolheram um projeto, monomotor que agora vai sair 8 vezes mais :shock:
Isso é custo do ciclo de vida por 30 anos. Inclui custo de aquisição dos caças + custos operacionais por 30 anos + custos de upgrades( 2 durante os 30 anos) e overhauls + custos administrativos

O custo de aquisição dos caças será de ~USD 9bi por 65 unidades. Ou USD 138mi/unidade.

The report, by Canada's parliamentary budget officer, pegs the total cost of the stealth fighters over a period of 30 years, at more than $29 billion U.S. ($28.5 billion Cdn).

The federal government has maintained the jets would cost $9 billion U.S. and that maintenance costs would drive the total figure to approximately $17.6 billion U.S. over 30 years.

- PBO figures peg the initial acquisition at $9.7 billion U.S.

- Operating and support costs are estimated at $14 billion U.S. according to the PBO,

- The PBO adds an additional $3.9 billion for overhaul and upgrades and expects the jets will undergo two major refurbishments in their lifetime;

- Government figures include an additional $1.7 billion U.S. for administrative costs which the PBO didn't take into account and could push the total even higher.




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Re: F-35 News

#1893 Mensagem por rcolistete » Sex Mar 11, 2011 2:46 pm

Penguin escreveu:
marcelo l. escreveu:No Link abaixo tem vários dados levantados, mas a coisa é feia em termos de auditoria há discrepâncias dentro do próprio consórcio.


http://www.vancouversun.com/price+expec ... story.html

O mais estranho do negócio todo com o Canadá, que o preferido, segundo um artigo que postei ano passado aqui, era o F-18 por ser bimotor e pelas características do país e escolheram um projeto, monomotor que agora vai sair 8 vezes mais :shock:
Isso é custo do ciclo de vida por 30 anos. Inclui custo de aquisição dos caças + custos operacionais por 30 anos + custos de upgrades( 2 durante os 30 anos) e overhauls + custos administrativos

O custo de aquisição dos caças será de ~USD 9bi por 65 unidades. Ou USD 138mi/unidade.
Olá pessoal,

Sim, infelizmente esse descuido ao analisar custos de caças leva a interpretações errôneas. Há uma dúzia de formas diferentes de dizer quanto um caça custa.

Infelizmente também essa má interpretação fui usada e abusada (acidentalmente e intencionalmente) ao comentar os concorrentes do FX-2, usando o custo total do programa (por 30 anos da vida do caça) para dizer que era o custo de aquisição inicial do mesmo... :wink:

[]s, Roberto




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Re: F-35 News

#1894 Mensagem por marcelo l. » Sex Mar 11, 2011 3:34 pm

Santiago, o problema que custo de manutenção continua aumentando, existe dúvidas sobre o que vai ser upgrade, se será uma atualização para integrar novas armas (americanas claro), mas isso só lendo o contrato que é secreto, por isso o que se vaza no Canadá é tão importante... o que se pode afirmar é que o F-35 continua ficando mais caro apesar de ser um sucesso de vendas com grande escala.




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Re: F-35 News

#1895 Mensagem por Penguin » Sex Mar 11, 2011 4:40 pm

marcelo l. escreveu:Santiago, o problema que custo de manutenção continua aumentando, existe dúvidas sobre o que vai ser upgrade, se será uma atualização para integrar novas armas (americanas claro), mas isso só lendo o contrato que é secreto, por isso o que se vaza no Canadá é tão importante... o que se pode afirmar é que o F-35 continua ficando mais caro apesar de ser um sucesso de vendas com grande escala.
O estudo promovido pelo Parliamentary Budget Officer (PBO) parte de premissas e modelos para as previsões feitas. Está longe de ser verdade absoluta, embora ele traga informações muito interessantes.

O PBO estimou o custo do F-35 baseado na evolução histórica da relação custo por peso (vazio) de caças.
Em 1950, o custo médio era de USD 1.000/kg. Em 2009 atingiu USD 10.000/kg.
Algumas premissas adotadas:

- The aircraft basic mass empty is 13,318 kg.
- The rate of production learner is 9.1%.
- The time at which Canada takes delivery in 2016, 330 F-35As will have been
delivered.


Chegaram assim a um custo unitário de aquisição de USD 148,5 mi. Consideravelmente mais alto do que os USD 93 mi estimados pelo Department of National Defence (DND).

Quanto aos custos com manutenção e suporte, partiram das seguintes premissas
1. All 65 F-35As will be in active fleet for 30 years from their date of delivery.
2. There will be no aircraft replacement due to attrition.
3. The O&S cost per aircraft is based on program average unit acquisition cost,
basic mass empty, platform complexity, and 240 flying hours per aircraft per
year.
4. Additional capital spares are accounted for within the O&S costs.
5. There will be no cost of disposal.


Segundo o estudo, historicamente o custo anual operacional e de suporte de caças em geral alcança entre 3 a 5% do custo de aquisição.
Estimaram no caso do F-35 que esse custo seria de 6,4% ao ano do custo de aquisição. Chegaram assim, a um valor de USD 8,24mi ao ano por aeronave. Chegaram para a frota de 65 ao longo de 30 anos, a salgados USD 14bi. Valor muito diferente dos USD 8,6bi estimados pelo Department of National Defence do Canadá.


Link para o estudo promovido pelo Parliamentary Budget Officer (PBO): http://www2.parl.gc.ca/sites/pbo-dpb/do ... ate_EN.pdf




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Re: F-35 News

#1896 Mensagem por marcelo l. » Sex Mar 11, 2011 6:15 pm

Penguin escreveu:
marcelo l. escreveu:Santiago, o problema que custo de manutenção continua aumentando, existe dúvidas sobre o que vai ser upgrade, se será uma atualização para integrar novas armas (americanas claro), mas isso só lendo o contrato que é secreto, por isso o que se vaza no Canadá é tão importante... o que se pode afirmar é que o F-35 continua ficando mais caro apesar de ser um sucesso de vendas com grande escala.
O estudo do Parliamentary Budget Officer (PBO) parte de premissas e modelos para as previsões feitas. Está longe de ser verdade absoluta.

O PBO estimou o custo do F-35 baseado na evolução histórica da relação custo por peso (vazio) de caças.
Em 1950, o custo médio era de USD 1.000/kg. Em 2009 atingiu USD 10.000/kg.
Algumas premissas adotadas:

- The aircraft basic mass empty is 13,318 kg.
- The rate of production learner is 9.1%.
- The time at which Canada takes delivery in 2016, 330 F-35As will have been
delivered.


Chegaram assim a um custo unitário de aquisição de USD 148,5 mi. Consideravelmente mais alto do que os USD 93 mi estimados pelo Department of National Defence (DND).

Quanto aos custos com manutenção e suporte, partiram das seguintes premissas
1. All 65 F-35As will be in active fleet for 30 years from their date of delivery.
2. There will be no aircraft replacement due to attrition.
3. The O&S cost per aircraft is based on program average unit acquisition cost,
basic mass empty, platform complexity, and 240 flying hours per aircraft per
year.
4. Additional capital spares are accounted for within the O&S costs.
5. There will be no cost of disposal.


Segundo o estudo, historicamente o custo anual operacional e de suporte de caças em geral alcança entre 3 a 5% do custo de aquisição.
Estimaram no caso do F-35 que esse custo seria de 6,4% ao ano do custo de aquisição. Chegaram assim, a um valor de USD 8,24mi ao ano por aeronave. Chegaram para a frota de 65 ao longo de 30 anos, a salgados USD 14bi. Valor muito diferente dos USD 8,6bi estimados pelo Department of National Defence do Canadá.

Quem está certo?

Estudo do Parliamentary Budget Officer (PBO): http://www2.parl.gc.ca/sites/pbo-dpb/do ... ate_EN.pdf
Dependendo do enfoque poderia até dizer os dois, agora para contribuinte fico em dúvidas sobre tanto segredo desses contratos que podem levar a desvios ou exageros com adendos obscuros são razões de segurança. Mas, retornando ao caça americano é nítido que existe um estouro no orçamento no F-35, assim como parece que em quase todos os projetos de caça nos últimos anos, o único lugar que não se fala nada é na Rússia, mas pode ser por razões do ambiente político de segredo.




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Re: F-35 News

#1897 Mensagem por Penguin » Sex Mar 11, 2011 6:44 pm

marcelo l. escreveu:
Penguin escreveu: O estudo do Parliamentary Budget Officer (PBO) parte de premissas e modelos para as previsões feitas. Está longe de ser verdade absoluta.

O PBO estimou o custo do F-35 baseado na evolução histórica da relação custo por peso (vazio) de caças.
Em 1950, o custo médio era de USD 1.000/kg. Em 2009 atingiu USD 10.000/kg.
Algumas premissas adotadas:

- The aircraft basic mass empty is 13,318 kg.
- The rate of production learner is 9.1%.
- The time at which Canada takes delivery in 2016, 330 F-35As will have been
delivered.


Chegaram assim a um custo unitário de aquisição de USD 148,5 mi. Consideravelmente mais alto do que os USD 93 mi estimados pelo Department of National Defence (DND).

Quanto aos custos com manutenção e suporte, partiram das seguintes premissas
1. All 65 F-35As will be in active fleet for 30 years from their date of delivery.
2. There will be no aircraft replacement due to attrition.
3. The O&S cost per aircraft is based on program average unit acquisition cost,
basic mass empty, platform complexity, and 240 flying hours per aircraft per
year.
4. Additional capital spares are accounted for within the O&S costs.
5. There will be no cost of disposal.


Segundo o estudo, historicamente o custo anual operacional e de suporte de caças em geral alcança entre 3 a 5% do custo de aquisição.
Estimaram no caso do F-35 que esse custo seria de 6,4% ao ano do custo de aquisição. Chegaram assim, a um valor de USD 8,24mi ao ano por aeronave. Chegaram para a frota de 65 ao longo de 30 anos, a salgados USD 14bi. Valor muito diferente dos USD 8,6bi estimados pelo Department of National Defence do Canadá.

Quem está certo?

Estudo do Parliamentary Budget Officer (PBO): http://www2.parl.gc.ca/sites/pbo-dpb/do ... ate_EN.pdf
Dependendo do enfoque poderia até dizer os dois, agora para contribuinte fico em dúvidas sobre tanto segredo desses contratos que podem levar a desvios ou exageros com adendos obscuros são razões de segurança. Mas, retornando ao caça americano é nítido que existe um estouro no orçamento no F-35, assim como parece que em quase todos os projetos de caça nos últimos anos, o único lugar que não se fala nada é na Rússia, mas pode ser por razões do ambiente político de segredo.
As previsões mais otimistas, apontam para um custo unitário em torno de USD 90-95mi. Os mais pessimistas ~USD 150mi.
Talvez o valor mais proximo do real esteja entre os dois extremos:
Trimble, S. (2010, March 11). Lockheed's F-35 faces second restructuring this year. Flight International.
Retrieved from http://www.flightglobal.com/articles/20 ... -year.html: ‘NAVAIR’s analysts under Venlet (Vice Adm David Venlet) decided the program
was in even worse shape, predicting average costs will rise to over US$ 128 million per aircraft’;
Supondo que o valor seja US$ 128 mi, não me parece muito diferente do custo de caças de 4a geração avançados.
Com algumas vantagens, sendo verdade o citado abaixo:
F-35 Fighter Confounding Critics As Flight Tests Ramp Up

(Source: Lexington Institute; issued March 1, 2011)

(...)
A key part of the F-35 story that has largely been missing in action is the unprecedented sensing, connectivity and protection afforded by the fighter's on-board electronics. Proponents of the canceled F-22 Raptor frequently complain that the single-engine F-35 cannot match the aerodynamic maneuverability of the twin-engine F-22. That's true, but the F-35 actually offers superior situational awareness and communications because its on-board electronics are newer. The electronic edge F-35 enjoys over every other tactical aircraft in the world may prove to be more important in future missions than maneuverability -- although test pilots say it matches or surpasses the aerial agility of every fighter other than F-22. Bottom line: F-35 is beginning to look like a real winner.
O tempo dirá.

[]s




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Re: F-35 News

#1898 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 11, 2011 8:44 pm

Supondo que o valor seja US$ 128 mi, não me parece muito diferente do custo de caças de 4a geração avançados.
Com algumas vantagens, sendo verdade o citado abaixo:
Se o SH custas xepísticos 50 milhas, é pouca diferença?




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Re: F-35 News

#1899 Mensagem por soultrain » Sex Mar 11, 2011 8:46 pm

Quem não é pago pela LM, tem opinião ligeiramente diferente:

US defense specialist Winslow T. Wheeler and aircraft designer Pierre Sprey who called the F-35 "heavy and sluggish" as well as having a "pitifully small load for all that money", and went on to criticize the value for money of the stealth measures as well as lacking fire safety measures. His final conclusion was that any air force would be better off maintaining its fleets of F-16s and F/A-18s compared to buying into the F-35 program.

http://www.novatv.nl/page/detail/uitzendingen/7935/

F-35A's air-to-air combat performance “can’t turn, can’t climb, can’t run”, RAND John Stillion



Cost estimates have risen to $382 billion for 2,443 aircraft. ($156 milhões cada)

However, rising program cost estimates have cast doubt on the actual number to be produced for the U.S.

Em Janeiro de 2011 o Robert Gates expressando a frustração do Pentágono pelo custo estratosférico que continua a subir disse: "The culture of endless money that has taken hold must be replaced by a culture of restraint."

F-35 looking more like white elephant

http://www.defencetalk.com/f-35-looking ... ant-31347/


O F-35 tornou-se um elefante branco, mas tão grande que é 'too big to fail'

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: F-35 News

#1900 Mensagem por soultrain » Sex Mar 11, 2011 8:50 pm

Mas vocês acham que o programa militar mais dispendioso de sempre do planeta tem meninos? Toda a info sobre este programa é de uma criticidade brutal, tudo é feito à medida. Só não podem escapar dos dados públicos.

Mas há quem...





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: F-35 News

#1901 Mensagem por marcelo l. » Sex Mar 11, 2011 9:53 pm

Trad google com uma mexida rápida minha, portanto deve ter muitos erros ainda...

http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =AME&s=AIR

Vôo teste do F-35 Lightning II Joint Strike Fighters foi suspenso depois de um avião da Força Aérea dos EUA sofreu uma falha dupla do gerador e vazamento de óleo durante uma surtida teste em 9 de março, a Lockheed Martin informou em 11 de março.

O avião, um F-35A, retornou com segurança para a base, mas os vôos de teste ainda estão sendo postergados enquanto os engenheiros tentam descobrir a causa do problema.

"Como medida de precaução de rotina, o Joint Program Office (JPO) suspendeu temporariamente as operações de F-35 de vôo até que uma equipe de especialistas e JPO [Lockheed] técnico determinar a causa raiz da falha do gerador e o vazamento de óleo. Depois que a causa ser conhecida , os reparos necessários e as melhorias serão feitas antes de retomar as operações de voo ", porta-voz da Lockheed John Kent disse por e-mail.

Ao contrário de outros caças, os controles de vôo são movidos por acionadores eletro-hidráulico alimentados por eletricidade. Como tal, uma falha elétrica poderia ser especialmente problemático.

O incidente ocorreu na Edwards Air Force Base, na Califórnia, que é o principal da Força Aérea instalação de ensaios em vôo, a bordo de aeronaves AF-4, o quarto avião teste da Air Force. Há 10 F-35 que operando como aeronaves de teste em Edwards e Naval Air Station Patuxent River.




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Re: F-35 News

#1902 Mensagem por Penguin » Sáb Mar 12, 2011 9:27 am

Carlos Mathias escreveu:
Supondo que o valor seja US$ 128 mi, não me parece muito diferente do custo de caças de 4a geração avançados.
Com algumas vantagens, sendo verdade o citado abaixo:
Se o SH custas xepísticos 50 milhas, é pouca diferença?
Se...
Sem as turbinas, apenas o airframe.... possivelmente.




Editado pela última vez por Penguin em Sáb Mar 12, 2011 10:07 am, em um total de 1 vez.
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Re: F-35 News

#1903 Mensagem por Penguin » Sáb Mar 12, 2011 9:28 am

soultrain escreveu:Quem não é pago pela LM, tem opinião ligeiramente diferente:

US defense specialist Winslow T. Wheeler and aircraft designer Pierre Sprey who called the F-35 "heavy and sluggish" as well as having a "pitifully small load for all that money", and went on to criticize the value for money of the stealth measures as well as lacking fire safety measures. His final conclusion was that any air force would be better off maintaining its fleets of F-16s and F/A-18s compared to buying into the F-35 program.

http://www.novatv.nl/page/detail/uitzendingen/7935/

F-35A's air-to-air combat performance “can’t turn, can’t climb, can’t run”, RAND John Stillion



Cost estimates have risen to $382 billion for 2,443 aircraft. ($156 milhões cada)

However, rising program cost estimates have cast doubt on the actual number to be produced for the U.S.

Em Janeiro de 2011 o Robert Gates expressando a frustração do Pentágono pelo custo estratosférico que continua a subir disse: "The culture of endless money that has taken hold must be replaced by a culture of restraint."

F-35 looking more like white elephant

http://www.defencetalk.com/f-35-looking ... ant-31347/


O F-35 tornou-se um elefante branco, mas tão grande que é 'too big to fail'

[[]]'s
O tempo dirá. Falta pouco. Paciência.




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Re: F-35 News

#1904 Mensagem por Penguin » Sáb Mar 12, 2011 11:10 pm

DATE:10/03/11
SOURCE:Flight International
US Marines to split F-35 purchase between STOVL, carrier variants
By Stephen Trimble

The US Marine Corps has agreed to buy the carrier variant of the Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter in addition to the short take-off and vertical landing version.

Gen James Amos, USMC commandant, confirms delays and uncertainties associated with the F-35B STOVL variant have forced a change to the acquisition plan.

"When we set the requirement in for STOVL aircraft our hope was we would be able to, some day, fly some of those aircraft off [large-deck] aircraft carriers," Amos said, testifying before the Senate Armed Services Committee on 8 March. "That's yet to be seen whether that would be possible so in the meantime it would seem prudent that we should buy some number of C variants even early on so we can begin to transition our force there."

The US Navy and USMC planned to buy a combination of 680 F-35Bs and Cs, with about 460 of the former and 220 of the latter. However, the services are re-evaluating the procurement split between the two variants, Secretary of the Navy Ray Mabus told the Senate committee.

"We are undergoing a TacAir [tactical aircraft] integration look across the navy and Marine Corps to see what the proper mix is of Cs for the navy and Marine Corps," Mabus said.

The TacAir integration study "will make sure that we continue that integration and make sure marines continue to fly off carriers in strike fighters as well as in vertical take-off and landing aircraft", he said.

At the same time, USMC remains committed and enthusiastic about the STOVL variant despite the testing delays and performance challenges that prompted Secretary of Defense Robert Gates to impose a two-year probation on the F-35B.
Amos praises Gates' decision to add more funding in the development budget for the F-35B, which will help solve the structural, propulsion and reliability shortfalls identified in testing last year. "Things are lined up right now for success," Amos says.
"It's my hope we can get off probation well before two years. My intent is to, some time this spring, [provide Gates with] a set of metrics that he might consider as the threshold for getting the airplane off probation and getting it back into the regular mode of production," he adds.




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Re: F-35 News

#1905 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Mar 12, 2011 11:15 pm

A versão B não corre o risco de ser cancelada?

[]'s




Alberto -
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