Página 127 de 355

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 01, 2014 11:44 am
por FCarvalho
Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu sempre acreditei que todos os esquadrões de helos das ffaa's brasileiras deveriam, por vocação própria, serem equipados com mais de um tipo de modelo, como se faz mundo aí afora.
Na verdade depende do propósito do Esquadrão.
Na Amazônia por exemplo o 4 BavEx tem helis de modelos diferentes no esquadrão e se não me engano o mesmo acontece no 3 Bavex.
No passado o UH-1 da MB se não me engano também teve formações 'misturadas'.
O antigos 'Emra" (acho que essa é a sigla) da FAB também eram mistos.
Vários esquadrões da FAB contam com aeronaves de 'ligação' que são de outros modelos e além do mais no EB/MB nas suas bases 'grandes' modelos diferentes operam lado a lado o tempo todo (só pertencem a esquadrões diferentes, mas muitos desses esquadrões operam em conjunto).
Tirando isso existem os esquadrões mais isolados aonde não faz sentido ($$$$) ter muitos modelos diferentes.
Os Marines Americanos não são um bom referencial por operarem com o conceito de 'força expedicionária' 100000% do tempo e mesmo assim os seus Hornets e Harriers tem esquadrões individuais.
Por conta do tamanho do nosso território nem sempre é economico ter 3, 4 tipos de aeronaves operando em cada base e ter toda a infra-estrutura sendo dividida por tudo que é canto o tempo todo. Mais fácil a aeronave ter a sua 'casa' e quando necessário operar deslocada o que é menos cruel para a aeronave, custos de op, e logística.
[]s
CB_Lima
Se levarmos em consideração apenas a nossa realidade financeira na defesa, esta organização é realmente a mais indicada para nossos esquadrões.

Mas isso é algo que mesmo hoje precisa ser melhor equilibrado e aquinhoado, tendo em vista que as formações que temos, principalmente na Avex, são menos produto de planejamento do que de oportunidades de compra de equipamento.

Da mesma forma, os esquadrões do 8o Gav a meu ver poderiam contar com um misto de aeronaves, que se bem equilibrado, pode muito bem ser ao mesmo tempo uma solução tão econômica quanto efetivamente mais operacional com vista a diversidade de suas missões.

Assim também os esquadrões de helo da AN, que se for seguido o planejamento original do PAEMB, poderão abarcar inúmeros lapsos de espaço e apoio as diversas OM's da marinha espalhadas pelo interior e litoral, e que hoje não contam com este tipo de apoio, seja na quantidade ou qualidade desejáveis.

Mas tudo isso não depende apenas de planejamento e organização. Depende mais de decisão, vontade e compreensão de quem assina o cheque.

Entretanto, isso já uma outra história.

abs

Re: Aviação do Exército

Enviado: Seg Set 01, 2014 8:53 pm
por Carlos Lima
Sei não... com relação a AvEx existiu muito planejamento sim. E eventualmente compra de oportunidade, mas o planejamento existiu e não foi pouco.

[]s
CB_Lima

Re: Aviação do Exército

Enviado: Ter Set 02, 2014 7:03 pm
por FCarvalho
Planejar as ffaa's estão sempre a fazê-lo, Carlos. Isso nunca foi um problema.
O problema é que os nossos planejamentos militares nunca passaram disso: ser bons planos. :|

Aí, sobram oportunidades e oportunismos.

abs

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Set 05, 2014 4:39 pm
por jauro
Exército aprova desempenho do Super Pantera
O Exército Brasileiro aprovou na última semana de agosto a continuidade do programa de modernização dos 34 helicópteros modelo AS 365 K Pantera, frota operada pela Aviação do Exército (AvEx). Segundo a Helibras, contratada para desenvolver e executar as modernizações, os resultados obtidos durante a avaliação técnico-operacional realizada com a primeira unidade do helicóptero que passou pela modernização foram determinantes para a sequência do projeto, premissa que está de acordo com as exigências do contrato. Após o processo, os helicópteros terão sua designação alterada para AS 365 K2-Super Pantera.
http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=1924

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qua Set 24, 2014 7:20 pm
por FCarvalho
Lucas Lasota escreveu:O General Villas Bôas, comandante do COTER, fica até domingo na Rússia para visitar Sochi, cidade em que ocorreu as Olimpíadas de Inverno. Junto com ele vieram duas comissões - uma para dar continuidade às tratativas do Pantsir e outra para analisar uma proposta russa de Mi-35 para o EB.
gabriel219 escreveu:Eu acharia o Mi-28N muito mais interessante ao EB e se a desculpa fosse padronização de peças, quase todas as peças do Mi-35M é compartilhada pelo Mi-28N.
Acharia interessante mais 12 Mi-35M para a FAB, para serem baseados em Boa Vista e talvez mais 12 para uma possível base em São Gabriel da Cacheira, para o SIPAM.
Mas se vier os Mi-35M, será um ganho enorme!
Abs,
Com licença dos colegas, coloquei aqui pela pertinência do assunto. Segue cópia do meu comentário.
FCarvalho escreveu:O EB ainda tem muita resistência interna com relação a material russo. Mas isso está diminuindo, devagar e sempre.
Dificilmente haverá compras de helos de ataque para a Avex. Isto não é uma prioridade para a força. A não ser que o negócio se dê nas mesmas bases do que foi feito com os Mi-35 enfiados goela abaixo da FAB pelo governo.
Uma possibilidade a ser avenada ainda é a questão dos 20 helos previstos para o Proteger, Esta questão ainda está em aberto e apesar de não ser também uma necessidade premente para o EB (nada para a Avex no EB é... :? ) ainda poderemos ver se os russos oferecem os Mi-17 em suas versão mais recente, o Mi-171A2, ou até mesmo uma improvável oferta do Mi-38. Ambos custam bem menos e são bem mais capazes do que os helos que hoje operam na Avex. Mas isso é, por enquanto, também mais um sonho de consumo distante para os pilotos da Avex.
Talvez uma solução de consenso possa ser encontrada na seleção de um helo médio, para cobrir a questão do PROTEGER/Avex, como vem sendo analisado desde o ano passado pelo GEA. Se não der para comprar 20 helos médio-pesado, talvez seja possível adquirir-se uns 40 ou mais hélos médio-leve no lugar. Candidatos e oportunidades é que não vão faltar.
abs
[009]

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qui Set 25, 2014 3:39 am
por Lucas Lasota
Particularmente entendo que no Ocidente é possível encontrar excelentes helicópteros de manobra, não valendo a pena mudar toda a cadeia logística em favor de um helicóptero russo. Talvez não seja viável preterir o Black Hawk em favor do Mi-17 em suas versões mais modernas.

Por outro lado, os russos oferecem boas opções de helicópteros de ataque. O Mi-35 é, certamente, um dos mais baratos da categoria.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qui Set 25, 2014 9:32 am
por FCarvalho
O problema maior que vejo Lucas não é nem o modelo em si, mas o fato de as compras para a Avex normalmente serem feitas via de regra por oportunidade, e não com base em um planejamento d de longo prazo, como ocorre com os outros projetos do EB.

Neste sentido, fica difícil realmente se manter uma cadeia logística com um mínimo de homogeneidade.

abs.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qui Set 25, 2014 10:46 am
por Marino
Esta compra havia sido planejada a muito.
Devia ter sido realizada aproveitando o contrato da FAB, que previa uma aquisição posterior nas mesmas condições "facilitadas" desta primeira compra.
Só que o nr pretendido a ser adquirido era superior ao nr de opções constante no contrato original, o que levou a condições diferentes de preço, etc.
Talvez tenham aparado as arestas agora.
Tomara.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qui Set 25, 2014 11:03 am
por FCarvalho
Eu particularmente não gosto do Mi-35. Ao invés dele, poderíamos ter optado pelo Mi-28, já que as condições seriam facilitadas.
Mas acho que nem uma coisa e nem outra rola neste ano.
Fico pensando aqui com os meus botões porque ainda não levamos em conta os modelos chineses de ataque. Tanto o WZ-10 como o WZ-19 poderiam ser soluções até bem mais convenientes para o EB, quanto para a MB, principalmente se levarmos em conta a questão financeira.
E se pudermos colocar neles o nosso próprio recheio, por que não? :roll:

abs

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qui Set 25, 2014 3:59 pm
por ABULDOG74
Olá camaradas, acho que já passou da hora de termos um helicóptero de ataque 100% puro no nosso EB.

ADSUMUS

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qui Set 25, 2014 4:13 pm
por Viktor Reznov
ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, acho que já passou da hora de termos um helicóptero de ataque 100% puro no nosso EB.

ADSUMUS
Por motivos de comunalidade de logística o EB também devia operar a Carruagem do Diabo.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qui Set 25, 2014 8:21 pm
por EDSON
FCarvalho escreveu:Eu particularmente não gosto do Mi-35. Ao invés dele, poderíamos ter optado pelo Mi-28, já que as condições seriam facilitadas.
Mas acho que nem uma coisa e nem outra rola neste ano.
Fico pensando aqui com os meus botões porque ainda não levamos em conta os modelos chineses de ataque. Tanto o WZ-10 como o WZ-19 poderiam ser soluções até bem mais convenientes para o EB, quanto para a MB, principalmente se levarmos em conta a questão financeira.
E se pudermos colocar neles o nosso próprio recheio, por que não? :roll:

abs
Se reclamam do assessoramento dos russos imagine dos chineses que vendem e se vire. O helicóptero russo tem mais potência no motor e é melhor blindado. Os chineses não tem tecnologia de blindagem russa. Acho eu que a eletrônica chinesa é superior mas eu apenas acho.

Re: Aviação do Exército

Enviado: Qui Set 25, 2014 9:49 pm
por FCarvalho
Qualquer produto que comprarmos lá fora terá lá as suas limitações e suas qualidades. O negócio é saber medir as vantagens de um e de outro e escolher o que nos possa trazer os melhores dividendos e um equilíbrio tecnológico, logístico e militar o mais próximo possível da nossa realidade e interesses.

Se os helos chineses puderem nos trazer as vantagens acima, por que não? Com americanos, russos e europeus também não seria diferente.

abs

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Set 26, 2014 8:27 am
por ABULDOG74
Olá camaradas, gosto muito da blindagem do MI-28N:



ADSUMUS

Re: Aviação do Exército

Enviado: Sex Set 26, 2014 8:48 am
por prp
bacana demais. Pior é o Carinha lá dentro[emoji50]


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk