LULA LIBERA 2,2 BILHOES PARA COMPRA DE 36 CAÇAS
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Não pensem que o Tio Sam é bobo, ou melhor, que não gosta de $$$... Não só de $$$ dos caças... Teve uma época que até venderam F-14 com míssil Phoenix, o mais USA-only, o top, a cereja do sundae dos EUA, para país que não era nem Inglaterra, nem Austrália, nem Arábia Saudita... nem país de governo estável ou confiável era. Imagine o que não podem fazer com o F-35, que já é "internacional" por natureza...
Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
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A.K. for T-7 escreveu:Não pensem que o Tio Sam é bobo, ou melhor, que não gosta de $$$... Não só de $$$ dos caças... Teve uma época que até venderam F-14 com míssil Phoenix, o mais USA-only, o top, a cereja do sundae dos EUA, para país que não era nem Inglaterra, nem Austrália, nem Arábia Saudita... nem país de governo estável ou confiável era. Imagine o que não podem fazer com o F-35, que já é "internacional" por natureza...
X2
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Lord Nauta escreveu:cicloneprojekt escreveu:orestespf escreveu:FIGHTERCOM escreveu:orestespf escreveu:FIGHTERCOM escreveu:“A Embraer é o caminho natural, e quase obrigatório, para a transferência de tecnologia”, explica o dirigente de uma grande companhia da área de defesa.
Será?
Wesley
Concordo plenamente com o tal senhor que disse isso. Mas acrescento: a Embraer é vital, mas outras empresas serão "beneficiadas" da mesma forma.
Sds,
Orestes
Orestes,
Já foi colocado aqui no fórum que a Embraer só entraria nessa empreitada caso tal negócio fosse vantajoso. Mas, e se não for? Apesar de negar, a mesma deve ter uma preferência. E se o escolhido for outro? A quem vamos recorrer?
Abraços,
Wesley
Recentemente houve um "diálogo" entre o Saito e a Embraer, a empresa disse que não iria meter a colher desta vez. A idéia do MD é forçar a Embraer a aceitar o escolhido. O argumento é bem interessante (rsrs), o governo vai bancar, vai entrar com grana. Bem, isso não é novidade alguma, parece que saiu na mídia em algum lugar.
Abraços,
Orestes
Boa intervençao Orestes. A EMBRAER está laçada pelo governo federal com o financiamento de US$ 350mi aproximadamente do C-390.
Walter
Prezados Senhores
O projeto do C390 vai ser acelerado, o governo já garantiu que serão obtidas aeronaves para a ECTB e a FAB. De fonte segura: a Embraer participara do chamado Rafale BR (faz parte dos off-sets em negociação com os franceses).
Sds
Lord Nauta
Caro Lord Nauta,
este dado sobre o "Rafale BR" é informação ou contra-informação? Explico: não faz uma semana que você postou no fórum que o vencedor (e não o escolhido) seria o F-16, e mais, para este final de ano (2007). Pergunto: esta informação é da mesma fonte anterior? Se for, sinto muito, não me parece muito crível.
Saudações cordiais,
Orestes
PRick escreveu:Homens de pouca fé, para vocês a foto do Rei Solitário do Espaço Aéreo.
[ ]´s
Bem dito Prick, muito bem colocado.
Esses nossos colegas foristas não passam de "homens bules" (homens de "por café")
Arrependam-se enquanto é tempo, pois o vencedor do F-Z será o.... RaSu16EuroPen15
E tenho dito!
O Beraldi tem razão nessa.
Lá nos "estates" ameriquenses só tem "brimo", quem comanda tudo lá é o povo do deserto.
Portanto, se cair uma nota com a cara (sic) do gen. George Washington a 1Km de distãncia eles podem sentir às vibrações, e dizer o número de série dela até de trás para frente. Money é money e eles have, e querem have ever.
Logo, farão o inimaginável para tal.
Muita pressão política incidirá sobre quepes e latrinas dos nossos íclitos e impolutos governantes. A maior sedução dos ameriquenses será o low price, mais a esmagadora pressão política.
Não se esqueçam, nosso maior cliente ainda são os comedores de hamburgers.
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- Luís Henrique
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LeandroGCard escreveu:Túlio escreveu:
Na verdade, penso em algo um pouco MENOR, mais ou menos na linha do MAKO ou pouco mais, afinal, a M88 não é nenhuma F110, mas serviria perfeitamente a um caça leve, cujas funções foram acima explicadas...
Caro Túlio, só para sua informação:
- Volvo RM-12 (Gripen C/D):
Empuxo seco: 54 KN
Empuxo com pós-comustão: 80,5 KN
M-88 3 (Rafale F-3):
Empuxo seco: 57 KN
Empuxo com pós combustão: 86,9 KN
Ou seja, com uma única M-88 3 dá para impulsionar um caça da categoria do Gripen, que não se pode dizer que seja inferior a um F-16. Sem dúvida dá para fazer algo bem mais potente que um Mako.
Pessoalmente até acho a idéia de um avião como o Mako interessante, mas parece que o mercado mundial não concorda, pois não se vê muita procura por aviões desta categoria. E a diferença entre desenvolver um avião como o Mako e um como o Gripen é bem pequena em termos de engenharia, portanto acho que não vale muito à pena limitar o desenvolvimento ao avião menor.
Leandro G. Card
O Gripen tem aproximadamente 8.000 kg/F de empuxo.
O Mako teria 10.000 kg/F de empuxo.
A M-88-3 tem 7.800 kg/F de empuxo.
E o F-16 NOVO tem + 15.000 kg/F de empuxo.
Percebe a diferença... Ou seja, o Mako não é mais fraquinho e o F-16 é muito mais potente que o Gripen...
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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- Penguin
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jp escreveu:PRick escreveu:Homens de pouca fé, para vocês a foto do Rei Solitário do Espaço Aéreo.
[ ]´s
Bem dito Prick, muito bem colocado.
Esses nossos colegas foristas não passam de "homens bules" (homens de "por café")
Arrependam-se enquanto é tempo, pois o vencedor do F-Z será o.... RaSu16EuroPen15
E tenho dito!
O Beraldi tem razão nessa.
Lá nos "estates" ameriquenses só tem "brimo", quem comanda tudo lá é o povo do deserto.
Portanto, se cair uma nota com a cara (sic) do gen. George Washington a 1Km de distãncia eles podem sentir às vibrações, e dizer o número de série dela até de trás para frente. Money é money e eles have, e querem have ever.
Logo, farão o inimaginável para tal.
Muita pressão política incidirá sobre quepes e latrinas dos nossos íclitos e impolutos governantes. A maior sedução dos ameriquenses será o low price, mais a esmagadora pressão política.
Não se esqueçam, nosso maior cliente ainda são os comedores de hamburgers.
Bem lembrado....os comedores de hambugures são os maiores compradores, os maiores vendedores, os maiores investidores e os maiores captadores de investimentos brasileiros. Um grande potencial de pressão.
- Luís Henrique
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O Mako é diferente do Gripen.
É um caça que abre mão de um pouco de velocidade final (pós-combustor) mas tem um alcance IMPRESSIONANTE.
O pequeno Mako tem o mesmo alcance do Su-30....equivalente a 20% menos que um Su-35-1...Muito maior que o do Gripen.
É um caça pequeno que tem capacidade de carga limitada, capacidade de aviônica (radar pequeno) limitada mas leva bastante combustivel e tem um único e econômico motor.
É uma idéia legal. Aliado ao seu baixo RCS (1m2 frontal), utilizando misseis da classe do meteor e dentro de uma rede NCW com aeronaves AEW&C´s, se torna um oponente perigoso.
É um caça que abre mão de um pouco de velocidade final (pós-combustor) mas tem um alcance IMPRESSIONANTE.
O pequeno Mako tem o mesmo alcance do Su-30....equivalente a 20% menos que um Su-35-1...Muito maior que o do Gripen.
É um caça pequeno que tem capacidade de carga limitada, capacidade de aviônica (radar pequeno) limitada mas leva bastante combustivel e tem um único e econômico motor.
É uma idéia legal. Aliado ao seu baixo RCS (1m2 frontal), utilizando misseis da classe do meteor e dentro de uma rede NCW com aeronaves AEW&C´s, se torna um oponente perigoso.
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Simplesmente um GRANDE caça.
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- Luís Henrique
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Sempre defendi uma idéia como o Mako. Seria um começo.
Mas acho que devido ao nosso porte o ideal seria desenvolver um Mako mais vitaminado, com 2 turbinas...
O custo seria mais elevado mas entrariamos em um nicho de mercado onde temos um caça médio com o preço de um caça leve.
Atualmente este lugar é ocupado pelo MiG-35 e F-16....mas russos e americanos estão tomando outros rumos...
Caça pesado: F-15, Su-30, F-22...
Caça médio: Eurofighter, Rafale, F-35, MiG-35 e F/A-18E...
Caça leve: Gripen, LCA, J-10, F-16...
A idéia seria um caça do porte de um F/A-18E que fica entre um caça médio e um caça pesado.
O nicho seria o de um caça não tão grande como um Su-30 mas algo que tenha grande alcance, boa capacidade de carga e espaço para aviônicos, radar potente, etc....Mas com preço de caça leve como Gripen, etc...
Seria ideal para o Brasil e poderiamos vender para países com poucos recursos mas que precisam um caça mais intimidador, com mais alcance, etc.
Mas acho que devido ao nosso porte o ideal seria desenvolver um Mako mais vitaminado, com 2 turbinas...
O custo seria mais elevado mas entrariamos em um nicho de mercado onde temos um caça médio com o preço de um caça leve.
Atualmente este lugar é ocupado pelo MiG-35 e F-16....mas russos e americanos estão tomando outros rumos...
Caça pesado: F-15, Su-30, F-22...
Caça médio: Eurofighter, Rafale, F-35, MiG-35 e F/A-18E...
Caça leve: Gripen, LCA, J-10, F-16...
A idéia seria um caça do porte de um F/A-18E que fica entre um caça médio e um caça pesado.
O nicho seria o de um caça não tão grande como um Su-30 mas algo que tenha grande alcance, boa capacidade de carga e espaço para aviônicos, radar potente, etc....Mas com preço de caça leve como Gripen, etc...
Seria ideal para o Brasil e poderiamos vender para países com poucos recursos mas que precisam um caça mais intimidador, com mais alcance, etc.
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Luís Henrique escreveu:LeandroGCard escreveu:Túlio escreveu:
Na verdade, penso em algo um pouco MENOR, mais ou menos na linha do MAKO ou pouco mais, afinal, a M88 não é nenhuma F110, mas serviria perfeitamente a um caça leve, cujas funções foram acima explicadas...
Caro Túlio, só para sua informação:
- Volvo RM-12 (Gripen C/D):
Empuxo seco: 54 KN
Empuxo com pós-comustão: 80,5 KN
M-88 3 (Rafale F-3):
Empuxo seco: 57 KN
Empuxo com pós combustão: 86,9 KN
Ou seja, com uma única M-88 3 dá para impulsionar um caça da categoria do Gripen, que não se pode dizer que seja inferior a um F-16. Sem dúvida dá para fazer algo bem mais potente que um Mako.
Pessoalmente até acho a idéia de um avião como o Mako interessante, mas parece que o mercado mundial não concorda, pois não se vê muita procura por aviões desta categoria. E a diferença entre desenvolver um avião como o Mako e um como o Gripen é bem pequena em termos de engenharia, portanto acho que não vale muito à pena limitar o desenvolvimento ao avião menor.
Leandro G. Card
O Gripen tem aproximadamente 8.000 kg/F de empuxo.
O Mako teria 10.000 kg/F de empuxo.
A M-88-3 tem 7.800 kg/F de empuxo.
E o F-16 NOVO tem + 15.000 kg/F de empuxo.
Percebe a diferença... Ou seja, o Mako não é mais fraquinho e o F-16 é muito mais potente que o Gripen...
Services for the F404 Engine Family
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Material
Quick Engine Facts
Found on these aircraft:
T-50
F/A-18
F-117A
JAS 39
A-4S Super Skyhawk
India LCA
X-31 EFM
Introduction: 1980
Thrust Range: 10,500 - 18,100 lbs.
http://www.geae.com/engines/military/f404/index.html
A M88 existente é a versão -2E:
50 to 75 kN of thrust with afterburner (11,250 to 17,000 lb).
Parece que os franceses desistiram da versao -3.
A RM-12
max thrust with afterburner 80.5 kN/18100 lb
max thrust without afterburner 54 kN/12150 lb
Gripen N / F414G
The F414G uses a similar architecture to the popular F414-GE-400 engine powering the F/A-18 Super Hornet, with minor changes to the alternator for added aircraft power, and modified Full Authority Digital Electronic Control (FADEC) software for enhanced single-engine operation. The F414 engine is capable of producing more than 22,000 pounds (96 kN) of thrust.
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jacquessantiago escreveu:Luís Henrique escreveu:LeandroGCard escreveu:Túlio escreveu:
Na verdade, penso em algo um pouco MENOR, mais ou menos na linha do MAKO ou pouco mais, afinal, a M88 não é nenhuma F110, mas serviria perfeitamente a um caça leve, cujas funções foram acima explicadas...
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Ou seja, com uma única M-88 3 dá para impulsionar um caça da categoria do Gripen, que não se pode dizer que seja inferior a um F-16. Sem dúvida dá para fazer algo bem mais potente que um Mako.
Pessoalmente até acho a idéia de um avião como o Mako interessante, mas parece que o mercado mundial não concorda, pois não se vê muita procura por aviões desta categoria. E a diferença entre desenvolver um avião como o Mako e um como o Gripen é bem pequena em termos de engenharia, portanto acho que não vale muito à pena limitar o desenvolvimento ao avião menor.
Leandro G. Card
O Gripen tem aproximadamente 8.000 kg/F de empuxo.
O Mako teria 10.000 kg/F de empuxo.
A M-88-3 tem 7.800 kg/F de empuxo.
E o F-16 NOVO tem + 15.000 kg/F de empuxo.
Percebe a diferença... Ou seja, o Mako não é mais fraquinho e o F-16 é muito mais potente que o Gripen...
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http://www.geae.com/engines/military/f404/index.html
A M88 existente é a versão -2E:
50 to 75 kN of thrust with afterburner (11,250 to 17,000 lb).
Parece que os franceses desistiram da versao -3.
A RM-12
max thrust with afterburner 80.5 kN/18100 lb
max thrust without afterburner 54 kN/12150 lb
Gripen N / F414G
The F414G uses a similar architecture to the popular F414-GE-400 engine powering the F/A-18 Super Hornet, with minor changes to the alternator for added aircraft power, and modified Full Authority Digital Electronic Control (FADEC) software for enhanced single-engine operation. The F414 engine is capable of producing more than 22,000 pounds (96 kN) of thrust.
traduzindo...
Gripen C = RM-12 = F-404 modified = 8.200 kg/F
Mako = F-414 = 10.000 kg/F
Rafale = 2 x M88-2e = 7.700 kg/F CADA.
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born escreveu:LeandroGCard escreveu:born escreveu:LeandroGCard escreveu:born escreveu:O problema do Brasil é que os recursos poderiam ser melhor aplicados se fossem utilizados no desenvolvimento do plus (misseis, sistemas, eletronica, etc...) para elevar a capacidade da e independencia em relação aos fornecedores externos.
Não há como não concordar com você neste ponto, amigo Born, mas existe um fator que deve ser considerado.
O desenvolvimento de mísseis e outros armamentos nacionais não depende de nenhuma janela de oportunidade, pode ser feito a qualquer momento que se deseje sem preocupação com a disponibilidade de outros armamentos nos estoques.
Já o de um caça só vale à pena em determinados momentos, pois nos dias de hoje a vida útil de um avião como este em uma força aérea gira em torno dos 30 anos, e somente quando um tipo está sendo retirado de serviço é que o outro pode ser incorporado. No caso brasileiro, é certo que teremos que substituir cerca de 100 aeronaves daqui a uns 15 anos, e este é exatamente o prazo razoável para o desenvolvimento de um caça local, dadas as condições existentes hoje e que já citei no meu post.
Se o Brasil se concentrar nos mísseis e armamentos agora, e deixar o caça para depois, não haverá tempo útil para desenvolvê-lo a tempo de substituir os F-5M e A-1M, e serão mais 30 (total 45) anos até que outra janela de oportunidade apareça ( o caça do programa FX-2 provavelmente terá que ser substituído antes, mas como componente Hi do mix Hi-Lo, o desenvolvimento de um substituto será muito mais difícil, para um número consideravelmente menor de vetores).
Este é o ponto que vale ressaltar, não é só uma questão de prioridade mas também de oportunidade. Mísseis e outros armamentos podemos começar a desenvolver quando quisermos (na verdade até já começamos), mas um caça é agora ou só daqui a mais uns 45 - 50 anos!
Abraços,
Leandro G. Card
Leandro,
Primeiro, para uma força aérea "madura" como a britãnica, alemã, francesa, japonesa, australiana,etc... Realmente, um novo caça só será incorporado com a retirada de um ou mais vetores mais antigos. Porém para "forças aéreas emergentes", o número de aeronaves está em crecimento como, por exemplo, Córeia do Sul e Índia, não necessariamente um vetor mais antigo terá que ser retirado para a incorporação de um ou mais caças novos. Creio que o Brasil queira se encaixar na categoria de "força aérea emergente".
Se o Brasil deseja conceber um caça do nível de um F-16 ou Gripen. Deve pensar numa escala de produção de 200-300 ou até mais, num intervalo de 20-30 anos. Não adianta pensar apenas em substituir os A-1M e F-5M. Alias, um projeto de caça meia-boca e muito mais simples como o Tejas indiano e o T/A-50 Golden Eagle teriam totais condições de substituir os A-1M e F-5M com sobras.
E para conceber um caça nacional o pais tem que ter dominio do "recheio" e de todo o pacote de armamentos que o caça irá utilizar. Caso contrário, construir um caça nacional não siginificará independencia em relação aos fornecedores externos. Pois as partes mais importantes da aeronave e armamentos não serão de dominio nacional.
Não discordo em construir um caça nacional, mas antes é necessário ter dominio das partes sensíveis de um caça e dos armamentos que ele utiliza. Caso contrário, não faz sentido conceber um caça nacional.
Olá Born,
Mesmo considerando um eventual aumento na quantidade de caças, a "janela de oportunidade" não se altera, a menos que imaginemos o FX-2 agora, um FX-3 importado daqui a 15 anos e um terceiro F-XBr ainda depois. Ai já acho demais, se a idéia é ter mais aviões ótimo, que se adquiram mais FX-2 e se construam mais caças nacionais, sem problema.
Quanto à questão do recheio, isto faz parte da "janela de oportunidade". Hoje temos a aviônica israelense montada aqui no Brasil com vários componentes nacionais na AEL, o expertise da Embraer na integração desta aviônica à diversas células (A-29, A-1 e F-5), um radar nacional em fins de desenvolvimento (SCP-1), mísseis aéreos em desenvolvimento (MAA1-B, MAR, A-Darter) e uma programa de aquisição de novos caças que poderia embutir nas negociações a produção local dos motores e o apoio ao desenvolvimento da aerodinâmica supersônica para o novo caça.
Some-se a isto a certeza de que teremos que adquirir uma boa quantidade de novos aviões (mais de 100) daqui a 12-15 anos (com entregas para daqui a 15-20 anos), e temos condições que talvez jamais se repitam novamente. E para completar um Chavez na Venezuela para garantir o respaldo político à idéia. O que mais se precisa?
Realmente acho que é uma oportunidade boa demais para deixar passar sem pelo menos pensar no assunto. Daqui a alguns anos os programas A-29, F-5M e A1-M estarão encerrados, a linha de produção da AEL será obrigada a fechar por falta de clientes, o programa SCP-1 não terá motivos para manter continuidade e o Chavez provavelmente já terá sido derrubado.
Aí os F-5M e A-1M vão começar a cair de velhos, e vamos iniciar uma nova novela para a compra do FX-3 (e nesta altura o único caça relativamente leve novo no mercado será o F-35), e ficaremos lamentando o fato de não termos iniciado o programa do caça nacional enquanto era tempo. É por este tipo de coisa que nossa indústria de defesa e nossas FA's nunca saem do estado de semi-obsolescência e baixa operacionalidade crônicos em que sempre estiveram (desculpe pelo desabafo).
É triste, já assisto a este filme fazem 30 anos e só mudam os personagens, o enredo é sempre o mesmo. A história das oportunidades perdidas.
Leandro G. Card
Leandro,
Acho nosso pensamento é mais semelhante do que parece.
Estou muito atarefado hoje, amanhã respondo melhor a mensagem.
Leandro,
A concepção de um caça nacional com o minimo de componentes nacionais não seria algo como o MAKO alemão ou o T/A-50 Golden Eagle sul-coreano. Em ambos os casos poderiam complementar um caça maior e substituir com folgas os F-5M e A-1.
Lembrando que a Córei do Sul pretende substituir seus F-5 pelos T/A-50 e, futuramente, com uma versão F/A-50.
Luís Henrique escreveu:jacquessantiago escreveu:Luís Henrique escreveu:LeandroGCard escreveu:Túlio escreveu:
Na verdade, penso em algo um pouco MENOR, mais ou menos na linha do MAKO ou pouco mais, afinal, a M88 não é nenhuma F110, mas serviria perfeitamente a um caça leve, cujas funções foram acima explicadas...
Caro Túlio, só para sua informação:
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Ou seja, com uma única M-88 3 dá para impulsionar um caça da categoria do Gripen, que não se pode dizer que seja inferior a um F-16. Sem dúvida dá para fazer algo bem mais potente que um Mako.
Pessoalmente até acho a idéia de um avião como o Mako interessante, mas parece que o mercado mundial não concorda, pois não se vê muita procura por aviões desta categoria. E a diferença entre desenvolver um avião como o Mako e um como o Gripen é bem pequena em termos de engenharia, portanto acho que não vale muito à pena limitar o desenvolvimento ao avião menor.
Leandro G. Card
O Gripen tem aproximadamente 8.000 kg/F de empuxo.
O Mako teria 10.000 kg/F de empuxo.
A M-88-3 tem 7.800 kg/F de empuxo.
E o F-16 NOVO tem + 15.000 kg/F de empuxo.
Percebe a diferença... Ou seja, o Mako não é mais fraquinho e o F-16 é muito mais potente que o Gripen...
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http://www.geae.com/engines/military/f404/index.html
A M88 existente é a versão -2E:
50 to 75 kN of thrust with afterburner (11,250 to 17,000 lb).
Parece que os franceses desistiram da versao -3.
A RM-12
max thrust with afterburner 80.5 kN/18100 lb
max thrust without afterburner 54 kN/12150 lb
Gripen N / F414G
The F414G uses a similar architecture to the popular F414-GE-400 engine powering the F/A-18 Super Hornet, with minor changes to the alternator for added aircraft power, and modified Full Authority Digital Electronic Control (FADEC) software for enhanced single-engine operation. The F414 engine is capable of producing more than 22,000 pounds (96 kN) of thrust.
traduzindo...
Gripen C = RM-12 = F-404 modified = 8.200 kg/F
Mako = F-414 = 10.000 kg/F
Rafale = 2 x M88-2e = 7.700 kg/F CADA.
O Rafale não é meio fraquinho, não?
Abraços,
Adriano
O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
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Adriano escreveu:Luís Henrique escreveu:jacquessantiago escreveu:Luís Henrique escreveu:LeandroGCard escreveu:Túlio escreveu:
Na verdade, penso em algo um pouco MENOR, mais ou menos na linha do MAKO ou pouco mais, afinal, a M88 não é nenhuma F110, mas serviria perfeitamente a um caça leve, cujas funções foram acima explicadas...
Caro Túlio, só para sua informação:
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Ou seja, com uma única M-88 3 dá para impulsionar um caça da categoria do Gripen, que não se pode dizer que seja inferior a um F-16. Sem dúvida dá para fazer algo bem mais potente que um Mako.
Pessoalmente até acho a idéia de um avião como o Mako interessante, mas parece que o mercado mundial não concorda, pois não se vê muita procura por aviões desta categoria. E a diferença entre desenvolver um avião como o Mako e um como o Gripen é bem pequena em termos de engenharia, portanto acho que não vale muito à pena limitar o desenvolvimento ao avião menor.
Leandro G. Card
O Gripen tem aproximadamente 8.000 kg/F de empuxo.
O Mako teria 10.000 kg/F de empuxo.
A M-88-3 tem 7.800 kg/F de empuxo.
E o F-16 NOVO tem + 15.000 kg/F de empuxo.
Percebe a diferença... Ou seja, o Mako não é mais fraquinho e o F-16 é muito mais potente que o Gripen...
Services for the F404 Engine Family
Maintenance
Material
Quick Engine Facts
Found on these aircraft:
T-50
F/A-18
F-117A
JAS 39
A-4S Super Skyhawk
India LCA
X-31 EFM
Introduction: 1980
Thrust Range: 10,500 - 18,100 lbs.
http://www.geae.com/engines/military/f404/index.html
A M88 existente é a versão -2E:
50 to 75 kN of thrust with afterburner (11,250 to 17,000 lb).
Parece que os franceses desistiram da versao -3.
A RM-12
max thrust with afterburner 80.5 kN/18100 lb
max thrust without afterburner 54 kN/12150 lb
Gripen N / F414G
The F414G uses a similar architecture to the popular F414-GE-400 engine powering the F/A-18 Super Hornet, with minor changes to the alternator for added aircraft power, and modified Full Authority Digital Electronic Control (FADEC) software for enhanced single-engine operation. The F414 engine is capable of producing more than 22,000 pounds (96 kN) of thrust.
traduzindo...
Gripen C = RM-12 = F-404 modified = 8.200 kg/F
Mako = F-414 = 10.000 kg/F
Rafale = 2 x M88-2e = 7.700 kg/F CADA.
O Rafale não é meio fraquinho, não?
Abraços,
Adriano
15.500 kg/F de empuxo.
Não é fraco não mas tem melhores...
O EFA tem 18.000, o MiG-35 tem 18.000 o F-16E tem os mesmos 15.500 e o Su-35-1 tem 29.000 (mas é mais pesado)...
Se lembrarmos que o Mirage 2000 tem menos de 10.000 percebemos que o Rafale não é ruim....Mas se olharmos para o Typhoon podemos dizer que poderia ser melhor.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
Luís Henrique escreveu:Adriano escreveu:Luís Henrique escreveu:jacquessantiago escreveu:Luís Henrique escreveu:LeandroGCard escreveu:Túlio escreveu:
Na verdade, penso em algo um pouco MENOR, mais ou menos na linha do MAKO ou pouco mais, afinal, a M88 não é nenhuma F110, mas serviria perfeitamente a um caça leve, cujas funções foram acima explicadas...
Caro Túlio, só para sua informação:
- Volvo RM-12 (Gripen C/D):
Empuxo seco: 54 KN
Empuxo com pós-comustão: 80,5 KN
M-88 3 (Rafale F-3):
Empuxo seco: 57 KN
Empuxo com pós combustão: 86,9 KN
Ou seja, com uma única M-88 3 dá para impulsionar um caça da categoria do Gripen, que não se pode dizer que seja inferior a um F-16. Sem dúvida dá para fazer algo bem mais potente que um Mako.
Pessoalmente até acho a idéia de um avião como o Mako interessante, mas parece que o mercado mundial não concorda, pois não se vê muita procura por aviões desta categoria. E a diferença entre desenvolver um avião como o Mako e um como o Gripen é bem pequena em termos de engenharia, portanto acho que não vale muito à pena limitar o desenvolvimento ao avião menor.
Leandro G. Card
O Gripen tem aproximadamente 8.000 kg/F de empuxo.
O Mako teria 10.000 kg/F de empuxo.
A M-88-3 tem 7.800 kg/F de empuxo.
E o F-16 NOVO tem + 15.000 kg/F de empuxo.
Percebe a diferença... Ou seja, o Mako não é mais fraquinho e o F-16 é muito mais potente que o Gripen...
Services for the F404 Engine Family
Maintenance
Material
Quick Engine Facts
Found on these aircraft:
T-50
F/A-18
F-117A
JAS 39
A-4S Super Skyhawk
India LCA
X-31 EFM
Introduction: 1980
Thrust Range: 10,500 - 18,100 lbs.
http://www.geae.com/engines/military/f404/index.html
A M88 existente é a versão -2E:
50 to 75 kN of thrust with afterburner (11,250 to 17,000 lb).
Parece que os franceses desistiram da versao -3.
A RM-12
max thrust with afterburner 80.5 kN/18100 lb
max thrust without afterburner 54 kN/12150 lb
Gripen N / F414G
The F414G uses a similar architecture to the popular F414-GE-400 engine powering the F/A-18 Super Hornet, with minor changes to the alternator for added aircraft power, and modified Full Authority Digital Electronic Control (FADEC) software for enhanced single-engine operation. The F414 engine is capable of producing more than 22,000 pounds (96 kN) of thrust.
traduzindo...
Gripen C = RM-12 = F-404 modified = 8.200 kg/F
Mako = F-414 = 10.000 kg/F
Rafale = 2 x M88-2e = 7.700 kg/F CADA.
O Rafale não é meio fraquinho, não?
Abraços,
Adriano
15.500 kg/F de empuxo.
Não é fraco não mas tem melhores...
O EFA tem 18.000, o MiG-35 tem 18.000 o F-16E tem os mesmos 15.500 e o Su-35-1 tem 29.000 (mas é mais pesado)...
Se lembrarmos que o Mirage 2000 tem menos de 10.000 percebemos que o Rafale não é ruim....Mas se olharmos para o Typhoon podemos dizer que poderia ser melhor.
O que torna um avião potente, ou com boa relação de potência é o peso, o empuxo das turbinas e a superfície alar, ou a sustentação. Além disso, existem o coefiente de penetração aerodinâmica.
Temos que considerar ainda, o projeto da turbina, entradas de ar. Etc..
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