NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1543
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#18886 Mensagem por Cougar_PH » Ter Jun 29, 2010 11:50 am

se existem oficiais da FAB?? Sim, existem vários...




EDITADO POR PAISANO!!!
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: NOTÍCIAS

#18887 Mensagem por Justin Case » Ter Jun 29, 2010 11:55 am

Guará, bom dia.

Existem negros, caucasiandos, orientais, e qualquer outro rótulo que você queira dar. São todos brasileiros. Também há mineiros, gaúchos, potiguares, cariocas, paulistas e por aí vai.
Ah, sim. Também existem gordos e magros, saudáveis e outros nem tanto.
Acho que esse tipo de discriminação a que você está se referindo só incentiva comportamentos racistas.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceram: 12 vezes

Re: NOTÍCIAS

#18888 Mensagem por Brigadeiro » Ter Jun 29, 2010 12:13 pm

Justin,

Eu entendi a pergunta do Guará e não foi preconceituosa não. Apenas quer saber se há oficiais-generais negros na FAB/EB/MB. Geralmente oficiais não são de aparecer muito na mídia e, tirando o Saito que é oriental, não sabe se há outras "raças" em tão grande posto. Coisa que eu realmente não sei também, apesar de achar, que, sendo brasileiro, pode existir independentemente da raça, etnia ou cor.

Sobre a questão da cota, aí eu acho tão polêmica quanto as cotas para universidades.

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS

#18889 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jun 29, 2010 12:20 pm

No passado isso não era comum não.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: NOTÍCIAS

#18890 Mensagem por Skyway » Ter Jun 29, 2010 12:26 pm

Justin Case escreveu:Guará, bom dia.

Existem negros, caucasiandos, orientais, e qualquer outro rótulo que você queira dar. São todos brasileiros. Também há mineiros, gaúchos, potiguares, cariocas, paulistas e por aí vai.
Ah, sim. Também existem gordos e magros, saudáveis e outros nem tanto.
Acho que esse tipo de discriminação a que você está se referindo só incentiva comportamentos racistas.
Abraço,

Justin
Justin, preconceito é partir do princípio que qualquer comentário ou dúvida sobre o assunto é preconceituoso. Cuidado. :wink:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8755
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: NOTÍCIAS

#18891 Mensagem por prp » Ter Jun 29, 2010 12:28 pm

Tem um livro que explica muito bem isso, o oficialato brasileiro é predominantemente branco, isso não ha dúvida, mas não é por questão de preconceito nem nada, inclusive antes de proibir a acensão de praças para o oficialato esse era predominantemente negro no EB. A coisa começou a mudar quando foi proibido a ascenção do praça para o oficialato, que só engressariam partindo das escolas militares, cujo ingresso era esclusivo das elites brasileiras (digo elite na questão de $$$), assim o oficialato foi se tornando cada vez mais branco.
Nunca foi questão de preconceito, apenas de realidade social, ricos e pobres, o EB é uma das instituições que é mais honrada neste quesito.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61291
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#18892 Mensagem por Túlio » Ter Jun 29, 2010 1:53 pm

lobo_guara escreveu:Alguém tem informação se existem oficiais-generais negros na ativa da FAB? Recentemente fui indagado sobre esse assunto e não consegui responder. Além disso gostaria de saber se existe ou há estudo no sentido de serem criadas cotas para negros nos concursos para as Academias e Escolas militares da FAB?


Nem começa a dar idéia, vai que ganha mesmo A DILMA e sacumé essa tchurma... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: NOTÍCIAS

#18893 Mensagem por lobo_guara » Ter Jun 29, 2010 2:17 pm

Justin Case escreveu:Guará, bom dia.

Existem negros, caucasiandos, orientais, e qualquer outro rótulo que você queira dar. São todos brasileiros. Também há mineiros, gaúchos, potiguares, cariocas, paulistas e por aí vai.
Ah, sim. Também existem gordos e magros, saudáveis e outros nem tanto.
Acho que esse tipo de discriminação a que você está se referindo só incentiva comportamentos racistas.
Abraço,

Justin
Justin,
Vá com calma meu caro, não há nenhum juízo de valor na minha pergunta, apenas desejo receber a informação, EXISTE ou NÃO EXISTE, minha intenção é justamente ter elementos para poder repassar uma informação sobre um assunto ao qual fui questionado em aula, apenas isso. Questões étnicas não são exatamente minha área, contudo penso que a sua resposta reproduz um pensamento bastante questionável sobre o assunto, pois a negação da questão racial na nossa sociedade parece-me um tanto quanto ingênuo ou até mesmo hipócrita, haja vista os vísiveis desníveis sociais existentes entre as etnias base que compõem a nossa sociedade (negros, índios e brancos), para tanto basta verificar algumas estatísitcas disponíveis através do IBGE. Agora se a questão das cotas raciais são justas ou resolvem o problema, aí é outro assunto, o qual não considero oportuno tratar nesse espaço.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61291
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#18894 Mensagem por Túlio » Ter Jun 29, 2010 2:26 pm

Para mim o Justin está certo, aqui não é A BOLÍVIA, POWS!!! :evil:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: NOTÍCIAS

#18895 Mensagem por Justin Case » Ter Jun 29, 2010 2:54 pm

lobo_guara escreveu:
Justin Case escreveu:Guará, bom dia.

Existem negros, caucasiandos, orientais, e qualquer outro rótulo que você queira dar. São todos brasileiros. Também há mineiros, gaúchos, potiguares, cariocas, paulistas e por aí vai.
Ah, sim. Também existem gordos e magros, saudáveis e outros nem tanto.
Acho que esse tipo de discriminação a que você está se referindo só incentiva comportamentos racistas.
Abraço,

Justin
Justin,
Vá com calma meu caro, não há nenhum juízo de valor na minha pergunta, apenas desejo receber a informação, EXISTE ou NÃO EXISTE, minha intenção é justamente ter elementos para poder repassar uma informação sobre um assunto ao qual fui questionado em aula, apenas isso. Questões étnicas não são exatamente minha área, contudo penso que a sua resposta reproduz um pensamento bastante questionável sobre o assunto, pois a negação da questão racial na nossa sociedade parece-me um tanto quanto ingênuo ou até mesmo hipócrita, haja vista os vísiveis desníveis sociais existentes entre as etnias base que compõem a nossa sociedade (negros, índios e brancos), para tanto basta verificar algumas estatísitcas disponíveis através do IBGE. Agora se a questão das cotas raciais são justas ou resolvem o problema, aí é outro assunto, o qual não considero oportuno tratar nesse espaço.
Entendi, Guará.

Confirmo que nunca tive notícia de preconceito racial nas Forças Armadas, pelo menos que pudesse ter prejudicado a carreira de alguém.
Um assunto mais preocupante, atualmente, é o que concerne à capacitação física, idade e saúde dos que participam de concursos para as Forças Armadas.
Não faz sentido admitir candidatos de 1,50m ou 2,00 m para o curso de oficiais aviadores se estes não podem voar em segurança devido às limitações do assento ejetável. É discriminação?
Também não faria sentido admitir pilotos cegos. É discriminação?
Ou investir dez anos na formação de um piloto que realizou concurso aos 50 anos de idade.
Neste domingo último, houve uma reportagem no fantástico sobre a "discriminação" contra uma professora cega no ensino básico.
Quem deixaria seu filho menor aos cuidados (únicos) de uma babá cega?
Cada profissão exige uma determinada capacitação para seu exercício com segurança e resultado. Isso é discriminação?
Como é assunto polêmico, vai acabar dando flood aqui no tópico de notícias.
Desculpe se minha resposta inicial pareceu agressiva. Era só uma indignação incontida a respeito do uso das nossas diferenças individuais a fim de obter vantagens indevidas ou acesso facilitado a cargos públicos.
Abraço,

Justin




Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: NOTÍCIAS

#18896 Mensagem por lobo_guara » Ter Jun 29, 2010 3:02 pm

Obrigado pelas respostas pessoal, realmente meu interesse é puramente informativo, e surgiu de um debate em sala de aula com os meus alunos. Pela minha experiência, da época em que permaneci no EB ainda nos anos 80, lembro de haver oficiais subalternos negros, também lembro de um aspirante recem chegado da AMAN que destoava dos demais predominantemente brancos que serviam na época junto a minha unidade no interior do RS. No CPOR aqui de Porto Alegre também haviam alguns negros, contudo eram minoria (assim como são em qualquer universidade). Minha curisidade no entanto é sobre a existência de generais negros, pesquisando na internet descobri que havia um na ativa e que foi nomeado na época pelo governo FHC. Também foi realizado um documentário chamado "Kamba racê" que trato sobre os negros nas FFAA, e da conta de que até hoje houve apenas 5 generais negros no EB (mas embora não tenha assistido o tal documentário, pelos comentários pareceu-me bastante tendencioso em relação ao assunto). No que se refere a questão das cotas não chego a ter uma opinião fechada sobre o assunto, não sou contra mas tenho alguns questionamentos sobre o tema. Agora se realmente até hoje o EB teve apeans 5 generais negros aí deve haver algum problema na formulação das listas de promoção formuladas pela instituição, pois afinal de contas sempre é dito que o exército é uma expressão da nacionalidade, então nesse caso, essa representação estaria distorcida.

Em tempo: A propósito prp muito interessante a tua opinião sobre a questão da impssibilidade de ascensão dos praças ao oficialato, se lembraes o nome do livro por favor repasse para mim.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: NOTÍCIAS

#18897 Mensagem por lobo_guara » Ter Jun 29, 2010 3:10 pm

Justin Case escreveu:
lobo_guara escreveu: Justin,
Vá com calma meu caro, não há nenhum juízo de valor na minha pergunta, apenas desejo receber a informação, EXISTE ou NÃO EXISTE, minha intenção é justamente ter elementos para poder repassar uma informação sobre um assunto ao qual fui questionado em aula, apenas isso. Questões étnicas não são exatamente minha área, contudo penso que a sua resposta reproduz um pensamento bastante questionável sobre o assunto, pois a negação da questão racial na nossa sociedade parece-me um tanto quanto ingênuo ou até mesmo hipócrita, haja vista os vísiveis desníveis sociais existentes entre as etnias base que compõem a nossa sociedade (negros, índios e brancos), para tanto basta verificar algumas estatísitcas disponíveis através do IBGE. Agora se a questão das cotas raciais são justas ou resolvem o problema, aí é outro assunto, o qual não considero oportuno tratar nesse espaço.
Entendi, Guará.

Confirmo que nunca tive notícia de preconceito racial nas Forças Armadas, pelo menos que pudesse ter prejudicado a carreira de alguém.
Um assunto mais preocupante, atualmente, é o que concerne à capacitação física, idade e saúde dos que participam de concursos para as Forças Armadas.
Não faz sentido admitir candidatos de 1,50m ou 2,00 m para o curso de oficiais aviadores se estes não podem voar em segurança devido às limitações do assento ejetável. É discriminação?
Também não faria sentido admitir pilotos cegos. É discriminação?
Ou investir dez anos na formação de um piloto que realizou concurso aos 50 anos de idade.
Neste domingo último, houve uma reportagem no fantástico sobre a "discriminação" contra uma professora cega no ensino básico.
Quem deixaria seu filho menor aos cuidados (únicos) de uma babá cega?
Cada profissão exige uma determinada capacitação para seu exercício com segurança e resultado. Isso é discriminação?
Como é assunto polêmico, vai acabar dando flood aqui no tópico de notícias.
Desculpe se minha resposta inicial pareceu agressiva. Era só uma indignação incontida a respeito do uso das nossas diferenças individuais a fim de obter vantagens indevidas ou acesso facilitado a cargos públicos.
Abraço,

Justin
Ok Justin entendido. Aliás vi a reportagem do fantástico e pensei a mesma coisa.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: NOTÍCIAS

#18898 Mensagem por Thor » Ter Jun 29, 2010 3:25 pm

lobo_guara escreveu:Alguém tem informação se existem oficiais-generais negros na ativa da FAB? Recentemente fui indagado sobre esse assunto e não consegui responder. Além disso gostaria de saber se existe ou há estudo no sentido de serem criadas cotas para negros nos concursos para as Academias e Escolas militares da FAB?
Existem sim Oficiais Generais na FAB, porém sao poucos.
Isso nunca foi uma preocupação, existem vários oficiais negros e excelentes profissionais em todos os postos, mas naturalmente as turmas de aviadores possuem minoria negra, não sei porque.
Exemplo:
http://www.fab.mil.br/portal/notaer/07n ... otaer7.pdf




Brasil acima de tudo!!!
ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: NOTÍCIAS

#18899 Mensagem por ninjanki » Ter Jun 29, 2010 3:51 pm

Acho que a discussão não cabe nesse tópico, e de fato, tende a gerar muitas defesas apaixonadas e debates acalorados.

Mas em relação à sua menção de haver algum problema com base nos dados verificados, gostaria de colocar uma visão mais científica do assunto: Estatísticas são uma excelente ferramenta para descobrir coisas, mas uma péssima ferramenta para explicar ou provar algo. Se os dados não forem analizados corretamente, e as variáveis adequadamente isoladas e correlacionadas, pode-se chegar à qualquer conclusão sobre oque é causa e oque é efeito. Leia um livro, se não tiver lido ainda, chamado Freakonomics. O ponto mais importante do livro é compreender o poder e os riscos do uso de estatística para tirar conclusões, e porque é necessário rigor tanto na análise dos dados quanto uma pesquisa de campo que comprove a validade das hipóteses levantadas.

Abs,
Allan




Avatar do usuário
MARCOS RIBEIRO
Avançado
Avançado
Mensagens: 673
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 8:45 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Re: NOTÍCIAS

#18900 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Ter Jun 29, 2010 5:13 pm

Em um país multiracial como o Brasil quero ver alguem que more aqui provar que é negro ou branco........impossível, todos desse site tem algum tipo de miscigenação........esse tipo de discussão nunca levou nem nunca levará a nada......esse tema só serve pra eleger políticos e gerar mais racismo :roll: :roll: até pq quem tem raça é cachorro... o ser humano é dividido em etnias.........melhor não estendermos um tema tão fora de foco como esse.

Obs: Quer ver um negro de verdade vai pra angola........quer ver um branco de verdade vai pra escandinávia..........e se demorar muito com a globalização vc não vai achar nenhum ..rsrsrs.




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
3x1 nos Argentinos , tem coisas que o cartão de credito não compra!!
WWW.COLEDECORE.COM.BR (adesivos decorativos)
Responder