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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 11:36 am
por eu sou eu
http://img22.imageshack.us/img22/4645/09264127.gif


é verdade mesmo que o brasil, na epoca do costa e silva, só estava autorizado a adquirir um esquadrão de F5

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 11:42 am
por AlbertoRJ
O mundo mudou ou nós mudamos?

[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 11:43 am
por Carlos Mathias
Ué, mas ainda restavam dúvidas????

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 11:45 am
por P44
e ainda há quem queira F-18 e defenda esses pulhas que faziam do Brasil gato sapato

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 11:46 am
por AlbertoRJ
Fiz a pergunta mas não tenho dúvidas que foi o Brasil que mudou, e para melhor.

[]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 11:51 am
por DELTA22
Caramba, muchachos... nenhuma novidade de BSB????? :?: :? :shock: :?:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 12:10 pm
por Grifon
Negociação de caças se assemelha à ocorrida durante regime militar

CLAUDIA ANTUNES

DA SUCURSAL DO RIO

A disputa entre EUA e França pela venda de aviões de combate ao Brasil remete à ocorrida na virada dos anos 60 para os 70, durante a ditadura militar, com ingredientes semelhantes de nacionalismo e cálculo geopolítico.
Na época, o presidente Lyndon Johnson (1963-1969), afogado na Guerra do Vietnã, distanciava-se do regime brasileiro. Em julho de 1967, ele pediu ao Brasil que adiasse a compra de caças F-5, precursor dos F-18 que disputam com os Rafale franceses a atual concorrência da FAB -hoje é o último dia para os concorrentes entregarem as propostas finais.
Johnson alegou, em carta ao general-presidente Arthur da Costa e Silva (1967-1969), que haveria "sérias repercussões" nos EUA com a venda dos caças.
Três meses depois, quando o francês Charles de Gaulle (1958-1969) liberou a venda dos supersônicos Mirage ao Brasil, os EUA informaram que o fornecimento dos F-5 seria autorizado.
Costa e Silva, no entanto, não concordou com a desistência dos Mirage, modelo favorito da Aeronáutica -e que será substituído pelo que será comprado agora.
Quando veio, em 1970, o anúncio formal da aquisição dos franceses pelo Brasil, já sob comando do general Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), os EUA divulgaram nota insistindo na venda do F-5 -que o Brasil acabou comprando cinco anos depois.
O episódio está detalhado no livro "O Grande Irmão -da Operação Brother Sam aos Anos de Chumbo" (Civilização Brasileira), do historiador Carlos Fico, professor da UFRJ. O livro, de 2008, narra as relações entre os EUA e os governos militares no período de 1964 a 1973.
Fico vê semelhanças entre a disputa passada e a atual: "Os EUA sempre tiveram a política de armar o menos possível os latino-americanos, até para evitar uma corrida armamentista. Há também o fato óbvio de que continuam sendo uma superpotência, e continuamos em sua zona de influência".
Mas ele também aponta diferenças: "Havia bastante desrespeito pelas autoridades brasileiras [do regime militar]. O Brasil é hoje muito mais respeitável, como democracia consolidada, e tem maior projeção internacional. Comprar armas da França ou de outro país não representa problema político da mesma dimensão".

Fonte: FSP de hoje

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 12:40 pm
por Edu Lopes
Termina hoje prazo para entrega das propostas de venda de caças ao Brasil

Publicada em 21/09/2009 às 10h53m
O Globo


RIO - O prazo final para que França, Estados Unidos e Suécia apresentem suas propostas de venda de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) termina nesta segunda-feira. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou na última sexta-feira, porém, que a Aeronáutica pode prorrogar a data.

A americana Boeing, com o caça F-18 Super Hornet; a sueca Saab, com o Gripen NG; e a francesa Dassault, com o Rafale, são as finalistas do programa F-X2, que selecionará o novo modelo de jato da FAB. Na semana passada, a Suécia propôs vender dois caças pelo preço de um da concorrência. Jobim ironizou:

- É venda casada? Compra uma garrafa de cerveja e ganha quatro de guaraná? - afirmou o ministro.

A oferta acirrou uma disputa que já parecia estar decidida. Durante as comemorações do Dia da Independência, Lula divulgou nota conjunta com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciando a abertura de negociações para a compra do Rafale.

O anúncio foi amplamente visto como uma vitória do caça francês na disputa, mas, no dia seguinte, o Ministério da Defesa brasileiro divulgou comunicado garantindo que a concorrência não estava finalizada.

Em audiência pública na Comissão de Relações exteriores e Defesa do Senado, Jobim confirmou a preferência do governo brasileiro pelos caças franceses (Rafale) e que só dependia da transferência de tecnologia.

Um pouco mais tarde, o presidente Lula afirmou que a escolha do novo caça) ainda estava indefinida . Ele disse ainda que não há previsão para a decisão final e pediu que seja evitado o "chutômetro" nessa questão

Um dia antes, executivos da Boeing Company afirmaram, em SP, que o Brasil não teria "carta branca" de seu país para, no futuro, conseguir vender caças como os que pretende adquirir para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/0 ... 704623.asp

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 12:42 pm
por Alagoano
Grifon escreveu:
Negociação de caças se assemelha à ocorrida durante regime militar

CLAUDIA ANTUNES

DA SUCURSAL DO RIO

A disputa entre EUA e França pela venda de aviões de combate ao Brasil remete à ocorrida na virada dos anos 60 para os 70, durante a ditadura militar, com ingredientes semelhantes de nacionalismo e cálculo geopolítico.
Na época, o presidente Lyndon Johnson (1963-1969), afogado na Guerra do Vietnã, distanciava-se do regime brasileiro. Em julho de 1967, ele pediu ao Brasil que adiasse a compra de caças F-5, precursor dos F-18 que disputam com os Rafale franceses a atual concorrência da FAB -hoje é o último dia para os concorrentes entregarem as propostas finais.
Johnson alegou, em carta ao general-presidente Arthur da Costa e Silva (1967-1969), que haveria "sérias repercussões" nos EUA com a venda dos caças.
Três meses depois, quando o francês Charles de Gaulle (1958-1969) liberou a venda dos supersônicos Mirage ao Brasil, os EUA informaram que o fornecimento dos F-5 seria autorizado.
Costa e Silva, no entanto, não concordou com a desistência dos Mirage, modelo favorito da Aeronáutica -e que será substituído pelo que será comprado agora.
Quando veio, em 1970, o anúncio formal da aquisição dos franceses pelo Brasil, já sob comando do general Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), os EUA divulgaram nota insistindo na venda do F-5 -que o Brasil acabou comprando cinco anos depois.
O episódio está detalhado no livro "O Grande Irmão -da Operação Brother Sam aos Anos de Chumbo" (Civilização Brasileira), do historiador Carlos Fico, professor da UFRJ. O livro, de 2008, narra as relações entre os EUA e os governos militares no período de 1964 a 1973.
Fico vê semelhanças entre a disputa passada e a atual: "Os EUA sempre tiveram a política de armar o menos possível os latino-americanos, até para evitar uma corrida armamentista. Há também o fato óbvio de que continuam sendo uma superpotência, e continuamos em sua zona de influência".
Mas ele também aponta diferenças: "Havia bastante desrespeito pelas autoridades brasileiras [do regime militar]. O Brasil é hoje muito mais respeitável, como democracia consolidada, e tem maior projeção internacional. Comprar armas da França ou de outro país não representa problema político da mesma dimensão".

Fonte: FSP de hoje
Matéria muito interessante. As coisas mudaram muito de 70 aos dias de hoje, basta os americanos darem conta disso. Senão vão ficar p/ trás.

Saudações.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 12:45 pm
por Carlos Mathias
Pois é, você disse bem, só os EUA é que não se deram conta ainda.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 1:00 pm
por FIGHTERCOM
P44 escreveu:mais gasoil....
I read here http://www.nyteknik.se/nyheter/fordon_m ... 641194.ece (in swedish) that there are already brazilian engineers working at the saab factory in Linköping, hopes this leads to something...
http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... count=1848
Caro P44,

Deve ter relação com esta notícia:
Palpiteiro escreveu:Brasileiros já trabalham no projeto do caça Gripen

Participação não depende da vitória da Saab no projeto F-X2

Virgínia Silveira escreve para o "Valor Econômico":

Enquanto o governo brasileiro decide dar mais uma oportunidade para que as empresas que participam do processo de seleção dos novos aviões de caça que o país irá comprar melhorem as suas propostas, a transferência de tecnologia desse tipo de aeronave já começou a acontecer com pelo menos uma das disputantes.

Lideradas pela Akaer, as empresas Friuli, Winnstal, Minoica e Imbra Aerospace enviaram para a Suécia uma equipe de 20 engenheiros e técnicos brasileiros para começar a trabalhar no projeto do novo caça sueco Gripen NG, produzido pela Saab Aerosystems. Além do grupo sueco, disputam a licitação para venda de 36 caças para a Força Aérea Brasileira a americana Boeing e a francesa Dassault.

"A cooperação efetiva com a Saab foi iniciada no dia 31 de agosto visando o engajamento total das empresas no projeto, o que inclui o domínio de tecnologias importantes da aeronave e acesso a todas as áreas sensíveis na fábrica da empresa, em Linköping, na Suécia", explica o diretor-executivo da Akaer, César Augusto da Silva.

A T1, holding que reúne as cinco empresas brasileiras envolvidas no projeto do novo caça sueco, será a responsável pelo projeto e produção da fuselagem central, fuselagem traseira e asas do Gripen NG.

Segundo o diretor da Akaer, embora o sucesso da parceria com a Saab esteja, de certa forma, atrelado ao projeto F-X2, pela possibilidade de o Brasil vir a ser o cliente lançador do Gripen NG, caso ele seja o escolhido, este fator não será, necessariamente, decisivo para que as empresas brasileiras permaneçam no desenvolvimento do novo caça.

"As nossas empresas foram selecionadas através de uma concorrência internacional dentro da estratégia da Saab de encontrar parceiros internacionais para o projeto", explica o executivo.

A transferência de tecnologia na área de estruturas feitas em material composto, de acordo com o diretor da Akaer, capacitará as empresas brasileiras a serem fornecedoras de classe mundial de qualquer cliente do caça Gripen NG. A ideia da holding é formar um novo polo aeronáutico no Brasil na área de desenvolvimento da inteligência e do ciclo de produção de aeronaves, deixando no passado a fase de simples fornecedor de peças.

"Não estaremos envolvidos simplesmente no processo de fabricação das peças, que não tem valor agregado e atividade de engenharia. A questão não é só fazer, mas saber fazer e isso já começamos a aprender trabalhando em conjunto", comenta o diretor técnico da Akaer, Ricardo Fontes. A troca de informações na área de projeto, engenharia e produção dos caças suecos, segundo Fontes, está sendo feita com autorização do governo daquele país.

A previsão da Akaer é que a partir do próximo ano uma equipe de pelo menos 150 engenheiros e técnicos das empresas que compõem a holding T1 comecem a trabalhar no Brasil em conjunto com 20 especialistas suecos. Os brasileiros que já estão na Suécia hoje, segundo Fontes, ficarão trabalhando lá por um período de seis meses.

Os diretores da Akaer estimam que em quatro anos o faturamento da holding atinja US$ 500 milhões e cerca de 2,9 mil postos de trabalho sejam criados nos próximos 10 anos. "Se o resultado do F-X2 for favorável ao Gripen, em seis meses dobraremos nosso atual quadro de colaboradores", disse Silva.

"A parceria com a Saab pode representar um grande salto tecnológico com o mesmo significado que o AMX teve para a Embraer, que se capacitou para o desenvolvimento da sua bem sucedida família de jatos regionais."


País vai ajudar a dimensionar asa do supersônico

Gerente do Projeto de Segmentos Estruturais do novo caça sueco Gripen NG, o engenheiro de materiais, Fernando Ferraz, responsável pela área de engenharia e qualidade da Akaer, foi convocado para coordenar o treinamento dos 20 engenheiros brasileiros que estão na Suécia aprendendo a decifrar a tecnologia das aeronaves supersônicas. "É a primeira vez que uma empresa brasileira tem a oportunidade de dimensionar uma asa de uma aeronave supersônica."

Do ponto de vista de fabricação, segundo o engenheiro, o nível de requisitos das peças, que serão feitas em material composto, é mais crítico, pois as partes são mais espessas e os materiais mais resistentes que os utilizados pela aviação civil. "A Akaer tem bastante experiência nas áreas de projeto e cálculo, mas com o programa do Gripen NG também vai conquistar know how na área de fabricação."

Um dos pontos destacados pelo engenheiro é que durante a fase de absorção das novas tecnologias, a equipe brasileira estará envolvida no processo de desenvolvimento desde o seu início. "Vamos utilizar ferramentas computacionais que integram desde o conceito inicial até a liberação do produto final."

No Brasil, segundo Ferraz, ainda não existe nenhuma empresa do setor aeroespacial, com exceção da Embraer, que consegue integrar todo o processo de produção de uma parte importante de um avião.

As fornecedoras da cadeia aeronáutica brasileira, segundo o engenheiro, atingiram capacidade técnica muito boa, mas possuem deficiências gerenciais e de integração. "Essa oportunidade nos dá a chance de mudar esse paradigma. Ganharemos a integração de maneira mais rápida". Hoje, a integração é feita por fornecedores estrangeiros, que recebem os conjuntos semiprontos e fazem o acabamento no Brasil.

(Valor Econômico, 15/9)
Abraços,

Wesley

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 1:15 pm
por PRick
P44 escreveu:mais gasoil....
I read here http://www.nyteknik.se/nyheter/fordon_m ... 641194.ece (in swedish) that there are already brazilian engineers working at the saab factory in Linköping, hopes this leads to something...
http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... count=1848

Engenheiros brasileiros trabalhando na asas do Gripen NG

Imagem

Planos das novas asas do Gripen NG
[000]
Imagem

Novo Gripen NG pronto!

Imagem

Consegui de meus Urubus esses planos secretos que foram entregues hoje de madrugada para a FAB! [000] [000]

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 1:30 pm
por DELTA22
PRick escreveu:

Engenheiros brasileiros trabalhando na asas do Gripen NG

Imagem

Planos das novas asas do Gripen NG
[000]
Imagem

Novo Gripen NG pronto!

Imagem

Consegui de meus Urubus esses planos secretos que foram entregues hoje de madrugada para a FAB! [000] [000]

[]´s
Os engenheiros brasileiros são os menos culpados nestas campanhas de marketing dos fabricantes, caro Prick... :wink:

[]'s.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 1:39 pm
por joao fernando
Prick, vai com calma que vc vai acabar como Fake do Ari Toledo, desse jeito.

Kakaka asa Brasuca... :twisted:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Seg Set 21, 2009 2:41 pm
por Vinicius Pimenta
FAB adia prazo para concorrentes entregarem as propostas finais
Escrito por Defesa Brasil
Seg, 21 de Setembro de 2009 14:24


Decisão atende a pedidos das empresas concorrentes.

A Força Aérea Brasileira estendeu o prazo de entrega das propostas finais das empresas concorrentes ao Projeto F-X2.

Íntegra em: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... finais.php