TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18841 Mensagem por orestespf » Dom Set 20, 2009 12:37 pm

Hader escreveu:Algumas coisas precisam ficar claras, para evitar a ação do lobby:

1 - A ação francesa está focada em um processo geopolítico e estratégico de interesse do governo brasileiro. Envolve um vital apoio internacional para nosso programa nuclear. Quem não entender isso vai ficar correndo atrás do rabo. E isso tem um preço. A França tem muito a ganhar com este acordo.

2 - A proposta norte-americana tem um teto muito claro no que se refere aos ToT. Não vai mudar nada em relação ao que já foi colocado. O foco agora está em custos e apoios "extra-campo". A posição gringa em relação ao nosso programa nuclear não ajuda em nada.

3 - Os suecos estão desesperados para garantir o futuro da sua indústria de defesa (aeroespacial especialmente). Eles já sabem que o Tio acabou com eles na India. Ou a coisa vai aqui ou racha, darão adeus aos anéis e terão sorte se manterem todos os dedos. A proposta baseada em preços tem endereço certo: opinião pública e oposição política. É uma jogada muito perigosa, com retorno positivo absolutamente duvidoso.

É preciso ficar claro o pano de fundo do palco para entender a profundidade do cenário.

[]'s
Sua análise é perfeita, Hader, parabéns!!!


Abração,

Orestes




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18842 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Set 20, 2009 12:39 pm

Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Fica difícil,

Eu pus documentos que comprovam que o Gripen está sob controle do ITAR e pedi que os colegas colocassem algo igual sobre o Rafale, e nada.
Agora ficam batendo da tecla dos fornecedores, como se isso fosse dependência tecnológica.

Aqui uma fala do presidente do grupo Safran no Senado Francês:
Tradução do Google:
Os caras afirmam que não são dependentes do ITAR e não vem ninguém dizer o contrário? Ficam batendo na tecla de fornecedores? Tem fornecedor francês para o F-22, e daí? Por acaso isso cria alguma dependência tecnológica?

O Gripen não é assim, têm que pedir permissão do DoD até para fornecerem dados dos servos de controle de vôo.

Abraços
Qual o fornecedor francês para o programa F-22?

Onde vc quer chegar?

Quer dizer que a grande vantagem do Rafale é o Brasil, no futuro, pocdert exporta-lo para a AL? Que o Brasil poderá exportar o Rafale para a Venezuela, Nicaragua ou para Cuba? E sem a autorização dos franceses, aliados dos EUA (não parceiros como estamos nos auto-denominando)? Vc acredita realmente acredita nisso?

Declarações na imprensa de Celso Amorim, Marco Aurelio Garcia e Lula entre os dias 7/9 e 12/9:
Amorim, que citou a possibilidade de venda, pelo Brasil, destes aviões para países da América Latina, disse que Paris garantiu transferências tecnológicas amplas, ponto central do interesse brasileiro.
Ele revelou que e "haverá a construção no Brasil (possivelmente das últimas unidades a serem entregues) e a possibilidade de venda pelo Brasil desses aviões na América Latina".
a transferência de tecnologia dos franceses para o Brasil e a possibilidade de venda conjunta dos aviões, em um momento posterior, para a América Latina. "Foi uma decisão político-tecnológica", brincou Amorim.
- Os caças franceses seriam construídos de forma conjunta no Brasil, que por sua vez poderia comercializá-los na América Latina.
Garcia ressaltou, no entanto, que as garantias envolvem preço, transferência tecnológica e possibilidade de venda para a América Latina. Lembrando seus tempos de advogado, ele disse que gosta de analisar negócios com base em antecedentes. "E os antecedentes americanos, no caso dos Super Tucanos da Embraer, não são bons", relatou.
Executivos da Dassault informaram recentemente que os caças seriam fabricados na França. Lula repetiu que Sarkozy deu garantias de montar os aparelhos no Brasil. “Sarkozy foi o presidente que até agora disse textualmente para mim que quer não apenas transferir tecnologia, mas fazer o avião aqui e que o Brasil tem disponibilidade de vender para toda a América Latina”, explicou.
Países para os quais o Brasil vendeu Super Tucano:

- Colômbia - 25 aeronaves
- Chile - 12 aeronaves
- República Dominicana - 8 aeronaves
- Equador - 24 aeronaves (até para o bolivariano Correa vendemos!)

Não vendeu para a Venezuela devido aos problemas que esta possui com os EUA.
O que nossos representantes querem dizer com "precedentes"? Estão claramente tomando as dores do "companheiro" Chavez.

Vamos supor que a Venezuela crie problemas com a França. Nunca venderíamos nada com conteúdo francês para eles.

[]s

OBS.: Usuários do Tucano:

Egito: 134 mais 10 unidades produzidas sob licença pela Helwan.
Argentina: 30 unidades.
Honduras: 12 unidades.
Irã: 25 unidades.
Paraguai: 5 unidades.
Peru: 30 unidades (8 unidades revendidas a Angola).
Venezuela: 31 unidades.
Colômbia: 14 unidades.
França
Reino Unido

Onde quero chegar?
Não quero chegar a lugar algum, comentei com você como esses debates estão ficando infrutíferos.
Mas com comentários tipo de que seria capaz o Rafale ter mais componentes norte-americanos que o Gripen, achei relevante colocar essa questão de novo.
Acho que o importante para a TRANSFERÊNCIA de TECNOLOGIA é que o fornecedor tenha a independência para repassa-la e que o comprador tenha condições de absorve-la.

Os suecos não são independentes em relação ao Gripen.

Talvez isso pouco importe, já que o F-18 está no páreo e o Su-35 foi eliminado por esse motivo.

A questão não é vender o Rafale e só quem está dando importância a essa fala do Ministro são os críticos.

O que está em jogo, nessa altura do campeonato, é o comprometimento entre os países.

E o fornecedor francês do F-22 é a Saft.

[]'s




Editado pela última vez por AlbertoRJ em Dom Set 20, 2009 12:43 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18843 Mensagem por ninjanki » Dom Set 20, 2009 12:40 pm

Acho importante repetir, mais uma vez, que o argumento de revenda de aviões para outros países é uma tremenda besteira. Não temos nenhum mercado na AL com capacidade para comprar Rafales, F-18 e, talvez, com muita sorte, o Gripen NG(por ser o menos caro dos 3). Quem poderia comprar, já fez compras recentemente. Oque realmente é útil é a ToT para uso dual e a capacidade local de manutenção e fabricação de peças de reposição. A integração de armas e liberdade para usarmos o equipamento como quisermos é outro elemento inegociável. Nisso, eu tenho de admitir, os 3 concorrentes entregam oque prometem. A diferença é que franceses tem capacidade de negociar tecnologia mais sensível que os americanos, e capacidade de negociar transferência de fabricação e manutenção de forma mais efetiva que os suecos(turbina e radar são sistemas importados no caso dos suecos...). Daí a ter no contrato e aceitar o preço pedido por essas ToTs... E aí que entram o Sarkozy e a promessa feita, com o apoio da Dassault. Eles estão com o controle do jogo, basta apenas fechar os acordos firmados informalmente. Se falharem aí, o campo abre novamente para suecos e americanos.

Pessoalmente, acho que os americanos tem dificuldade em transferir tecnologia, principalmente de ponta, porque não gostam de fazer isso com ninguém. Os suecos tem muita chance no processo, e tem vantagens em relação aos franceses em alguns pontos, e aí é que deve realmente estar o embate.

Allan




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18844 Mensagem por Booz » Dom Set 20, 2009 12:40 pm

Há precedentes perigosos em relação a este problema da "permissão de uso e/ou venda com equipamentos agregados". Não podemos nos esquecer que os americanos, que não são os únicos a utilizarem-deste expediente mas que são mestres em manipulá-lo, tentaram impedir o uso de navios (ex-USNAVY) brasileiros na chamada "guerra da lagosta".




Imagem
ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18845 Mensagem por ninjanki » Dom Set 20, 2009 12:46 pm

Ainda acho que a FAB se precipitou ao chutar os russos para fora do projeto. Está claro que os russos, quando em parceria e com contratos bem amarrados, fazem ToTs. Faltou sensibilidade, e talvez tenha sobrado ideologia na FAB para descartar os russos, que nem comunistas mais são...

Allan

ps. O Janio Freitas continua desembestado. Agora a teoria dele é que estamos comprando tecnologia de bombas nucleares dos franceses, por baixo dos panos. O cara joga contra o Brasil e a favor dos americanos, abertamente.(sim, porque se a matéria dele fosse a verdade, ele estaria melando um excelente negócio estratégico para a gente...)




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18846 Mensagem por DELTA22 » Dom Set 20, 2009 12:49 pm

Que engraçado... estamos voltando às mesmas discussões do pré-07/09... sintomático... :shock: :? :twisted:

Vou ficar bem quietinho... esqueci da minha "promessa"... :oops: :mrgreen:

[]'s a todos.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18847 Mensagem por Marino » Dom Set 20, 2009 12:52 pm

Do Blog do Poder Aéreo.
Só reforça os argumentos contra o F-18, um programa morto, com substituto em andamento.
F-35C estará operacional antes do programado

A versão embarcada de decolagem e pouso convencionais do F-35 Lightning II entrará em atividade antes do programado, informaram autoridades navais dos EUA.

O primeiro esquadrão de F-35C da USN estará plenamente operacional em setembro de 2014, cerca de seis meses antes do previsto pelo cronograma até então adotado, disse o capitão-tenente Callie Ferrari, porta-voz da USN no Pentágono.

Esta notícia tem uma grande importância para a USN, pois ajudará a reduzir o problema conhecido como “fighter gap”, onde os modelos mais antigos da família F/A-18 deixarão o serviço ativo antes que os novos F-35C possam substití-los.

O primeiro voo de teste de um F-35C da Marinha dos EUA está programado para o final deste ano. Já o primeiro F-35 operacional deverá ser entregue em 2012 na base Eglin. Lá os pilotos serão treinados nesta nova aeronave




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18848 Mensagem por Bender » Dom Set 20, 2009 12:53 pm

DELTA22 escreveu:Que engraçado... estamos voltando às mesmas discussões do pré-07/09... sintomático... :shock: :? :twisted:

Vou ficar bem quietinho... esqueci da minha "promessa"... :oops: :mrgreen:

[]'s a todos.
Pois é Delta :wink: saudosismo :? :? 8-]

Sds.




Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18849 Mensagem por DBader » Dom Set 20, 2009 12:59 pm

Oi Bender,

Vou responder no seu próprio post, ok?
Bender escreveu: Percebo que ficou irritado com meu post,dai a ironia? :wink:
Longe disso. Esse é apenas o meu jeito. Sou irônico por natureza e não me orgulho disso. :?

Se ficou ofendido com algo que escrevi nele e que deponha contra a sua pessoa, me perdoe,não tive a intenção e saiba que não é do meu feitio ofender,pode fazer uma pesquisa nos meus parcos 1000 posts,pois já percebi que voce é bom nisso. :wink:
Não fiquei ofendido de forma alguma. Apenas senti uma certa discriminação pelo fato de não apoiar o favorito, ou melhor, o eleito. :D

Saiba também que esse post que eu dei,poderia ser feito por MP para o Orestes e o Alberto,mas preferi ser transparente :wink: e dar a oportunidade de voce saber de forma clara e direta, o que no momento penso de sua hiperatividade no Forum,a qual “se me permite” estranhei,ja que insiste em trazer de volta uma discussão sobre hardware que já vem sendo feita a cerca de 3 anos,com argumentos que foram defendidos com muita propriedade e conhecimentos pelo nosso colega Bolovo,que não se limitava a "colar" reportagens aqui no DB,tinha realmente informações e argumentos de valôr,com os quais eu aprendi o pouco que sei sobre o caça Gripen.
Agradeço sua transparência. Pode agir sempre assim comigo. Se pisei na bola, pode chamar atenção publicamente porque as desculpas também o serão.
Como você já deve ter percebido, eu não participo do fórum há 3 anos, portanto algumas discussões que já foram discutidas a exaustão aqui no fórum são novidade para mim.
Pelo que pude perceber neste parco período de tempo no fórum, colar reportagens não é exclusividade minha. Na verdade, é prática comum de todos os foristas. Bem, quase todos. Alguns preferem somente desqualificar tudo o que sai na mídia. :lol:


Mas é muito bom que novos membros tenham uma participação efetiva assim como a sua,parabéns. Mas fique tranqüilo que da próxima vez que tiver algum pensamento "perverso" a seu respeito, mandarei MP,para alguem a quem eu queira expor meus pensamento "perversos".
Obrigado. Acredito que quanto mais gente participar melhor. Quanto aos seus pensamentos "perversos", reze três Pai-Nossos e dez Ave-Marias. Isso deve resolver. :lol:

Quanto a voce ironicamente me perguntar se é proibido falar do Rafale,se voce pode defender isso!pode acreditar naquilo!
Foi o que eu pensei.

Por acaso não está querendo colocar em mim a pécha de sensor?Está?Se sentiu sensurado por mim?Ou só tenta distorcer a idéia do meu post,pra me desqualificar como pessoa?
Não sei qual foi a idéia do seu post, mas me senti discriminado, não censurado. Acredito que uma das razões do sucesso e popularidade deste fórum é o fato de os moderadores não se comportarem como censores. :D

Voce pode falar o que voce quiser aqui,é um espaço livre, :wink: se quiser fazer um vodoo de pano do Rafale e ficar espetando em casa,é problema seu,pode ter certeza que não me causará comoção alguma 8-]
Não será necessário. Estou confiante! :wink:

Defenda o que acredita,estou inclusive ansioso por seus próximos posts,pois segundo o professor Orestes,pessoa que eu respeito,"voce é muito sábio"! Espero poder beber na fonte dessa sabedoria,para poder acrescentar um algo mais, na minha ignorância,aguardo suas “colagens” de novas reportagens da FSP ansiosamente.
Obrigado pelo elogio, embora não me sinta merecedor. Com relação a sua ironia, você ainda tem muito o que aprender com o mestre. :D :D :D

Sds.
[]s,
Douglas Bader




Imagem
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18850 Mensagem por Enlil » Dom Set 20, 2009 1:11 pm

DELTA22 escreveu:Bom post.
Hader escreveu:Algumas coisas precisam ficar claras, para evitar a ação do lobby:

1 - A ação francesa está focada em um processo geopolítico e estratégico de interesse do governo brasileiro. Envolve um vital apoio internacional para nosso programa nuclear. Quem não entender isso vai ficar correndo atrás do rabo. E isso tem um preço. A França tem muito a ganhar com este acordo. Correto

2 - A proposta norte-americana tem um teto muito claro no que se refere aos ToT. Não vai mudar nada em relação ao que já foi colocado. O foco agora está em custos e apoios "extra-campo". A posição gringa em relação ao nosso programa nuclear não ajuda em nada. Correto

3 - Os suecos estão desesperados para garantir o futuro da sua indústria de defesa (aeroespacial especialmente). Os outros 2 concorrentes idem. :wink: Eles já sabem que o Tio acabou com eles na India. Ou a coisa vai aqui ou racha, darão adeus aos anéis e terão sorte se manterem todos os dedos. A proposta baseada em preços tem endereço certo: opinião pública e oposição política. É uma jogada muito perigosa, com retorno positivo absolutamente duvidoso.Mesmo sendo torcedor (torcedor, e não lobista!) concordo que o método é perigoso e pouco efetivo. Portanto, corretíssimo!!

É preciso ficar claro o pano de fundo do palco para entender a profundidade do cenário.

[]'s
Eu já entendi que é o Rafale o vencedor. Para alguns vai ser preciso desenhar pra que entendam.

[]'s.
Não tem como não dar Rafale; afinal, como já observado pelo Wolfgang, para cada caça q comprármos eles nos prometeram passar um baguete com TOTAL transferência de tecnologia :mrgreen:... e, como sabemos, estes últimos são tão importantes para os franceses quanto o "rajada de vento"...




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18851 Mensagem por orestespf » Dom Set 20, 2009 1:32 pm

DBader escreveu:Oi Bender,

Vou responder no seu próprio post, ok?
Bender escreveu: Percebo que ficou irritado com meu post,dai a ironia? :wink:
Longe disso. Esse é apenas o meu jeito. Sou irônico por natureza e não me orgulho disso. :?

Se ficou ofendido com algo que escrevi nele e que deponha contra a sua pessoa, me perdoe,não tive a intenção e saiba que não é do meu feitio ofender,pode fazer uma pesquisa nos meus parcos 1000 posts,pois já percebi que voce é bom nisso. :wink:
Não fiquei ofendido de forma alguma. Apenas senti uma certa discriminação pelo fato de não apoiar o favorito, ou melhor, o eleito. :D

Saiba também que esse post que eu dei,poderia ser feito por MP para o Orestes e o Alberto,mas preferi ser transparente :wink: e dar a oportunidade de voce saber de forma clara e direta, o que no momento penso de sua hiperatividade no Forum,a qual “se me permite” estranhei,ja que insiste em trazer de volta uma discussão sobre hardware que já vem sendo feita a cerca de 3 anos,com argumentos que foram defendidos com muita propriedade e conhecimentos pelo nosso colega Bolovo,que não se limitava a "colar" reportagens aqui no DB,tinha realmente informações e argumentos de valôr,com os quais eu aprendi o pouco que sei sobre o caça Gripen.
Agradeço sua transparência. Pode agir sempre assim comigo. Se pisei na bola, pode chamar atenção publicamente porque as desculpas também o serão.
Como você já deve ter percebido, eu não participo do fórum há 3 anos, portanto algumas discussões que já foram discutidas a exaustão aqui no fórum são novidade para mim.
Pelo que pude perceber neste parco período de tempo no fórum, colar reportagens não é exclusividade minha. Na verdade, é prática comum de todos os foristas. Bem, quase todos. Alguns preferem somente desqualificar tudo o que sai na mídia. :lol:


Mas é muito bom que novos membros tenham uma participação efetiva assim como a sua,parabéns. Mas fique tranqüilo que da próxima vez que tiver algum pensamento "perverso" a seu respeito, mandarei MP,para alguem a quem eu queira expor meus pensamento "perversos".
Obrigado. Acredito que quanto mais gente participar melhor. Quanto aos seus pensamentos "perversos", reze três Pai-Nossos e dez Ave-Marias. Isso deve resolver. :lol:

Quanto a voce ironicamente me perguntar se é proibido falar do Rafale,se voce pode defender isso!pode acreditar naquilo!
Foi o que eu pensei.

Por acaso não está querendo colocar em mim a pécha de sensor?Está?Se sentiu sensurado por mim?Ou só tenta distorcer a idéia do meu post,pra me desqualificar como pessoa?
Não sei qual foi a idéia do seu post, mas me senti discriminado, não censurado. Acredito que uma das razões do sucesso e popularidade deste fórum é o fato de os moderadores não se comportarem como censores. :D

Voce pode falar o que voce quiser aqui,é um espaço livre, :wink: se quiser fazer um vodoo de pano do Rafale e ficar espetando em casa,é problema seu,pode ter certeza que não me causará comoção alguma 8-]
Não será necessário. Estou confiante! :wink:

Defenda o que acredita,estou inclusive ansioso por seus próximos posts,pois segundo o professor Orestes,pessoa que eu respeito,"voce é muito sábio"! Espero poder beber na fonte dessa sabedoria,para poder acrescentar um algo mais, na minha ignorância,aguardo suas “colagens” de novas reportagens da FSP ansiosamente.
Obrigado pelo elogio, embora não me sinta merecedor. Com relação a sua ironia, você ainda tem muito o que aprender com o mestre. :D :D :D

Sds.
[]s,
Douglas Bader
Finken???? :shock: :shock: :shock:




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18852 Mensagem por PRick » Dom Set 20, 2009 1:37 pm

Mapinguari escreveu:
PRick escreveu:
Alexandre,

Isso foi decidido na década de 1980, o Brasil e o mundo atual não tem nada haver com a década de 1980. Além disso, agora temos a END.

Assim, o contexto das escolhas da MB na época, hoje já não se aplicam. O problema não é usar componentes dos EUA, mas usar componentes dos EUA controlados, quando somos terceiros, não fomos nós que negociamos os sistemas dos EUA no Gripen.

Usar sistemas ou componentes que podemos fazer ou mesmo terceirizar para outros países, não tem problema, porém não é o caso de turbinas de caças, esse item é um dos mais controlados no mundo, são poucos países que produzem, e são poucos modelos disponíveis. De tal forma que a troca dela, implica em modificar quase inteiramente o projeto do caça.

[]´s
PRick, o que citei em relação à Barroso foi um exemplo.
Nunca soube que a exportação, pelo Brasil, a partir de uma linha de produção estabelecida aqui, era um dos requisitos do F-X2.
Então, o fato de o Gripen NG usar turbina e um ou outro componente americano não nos impede de usá-lo como caça de primeira linha, mais do que qualquer outra aeronave da FAB ou navio da Marinha que tenha componentes d eorigem americana.
O que está em discussão, a meu ver, e o que interessa à FAB é:
1) Poderemos integrar as armas que desejarmos (ou seja, produzidas no Brasil)?
2) Haverá a transferência de tecnologia solicitadas pela FAB?
3) O caça atende aos requisitos técnicos, logísticos, táticos e/ou estratégicos da FAB?

São essas as respostas que precisamos ter da parte dos suecos.

Colocaram aqui a lista de fornecedores americanos de componentes para o Rafale e ela me parece bem maior do que a lista de fornecedores americanos para o Gripen. Mas não vejo como isso poderá nos afetar, se o Rafale for confirmado como o escolhido.
E acho que será, pois concordo que ele, hoje, tem a melhor proposta, retirando a questão do custo de aquisição/manutenção. Se resolverem essa parte, ótimo. Se não resolverem e ele for confirmado como escolhido, temo que teremos não caças operacionais, mas sim "rainhas de hangar".

Sinceramente, IMHO, as reais desvantagens do Gripen NG face ao Rafale são o fato de a Suécia não ter o mesmo "peso" político da França e o fato de o Gripen NG não possuir uma versão naval. Mesmo considerando que trata-se de uma aquisição da FAB, é óbvio que se a MB necessitará, lá por 2020, um caça embarcado, se ele puder ser o mesmo da FAB, ótimo!

Aqui você está pisando na bola 8-] 8-] , ora, nem é requisito a fabricação e o desenvolvimento local. O que estou falando é claro, se vamos gastar uma fortuna para desenvolver e fabricar um caça, que o país de origem não quer usar, porque não precisa, quer dizer o futuro do Gripen NG depende do sucesso e do volume de encomendas, coisa que o volume requerido pela FAB atualmente, 36 unidades, não garante de forma alguma. Nem mesmo 120 caças seriam o suficientes.

Oras, não será a FAB que vai bancar esse risco, mas o Governo Brasileiro, a Embraer, etc.. Assim, é de se esperar que pelo menos possamos exportar o caça para onde quisermos. E aqui não se trata de licença direta, mas de uma licença duas vezes indireta, face aos EUA, nos seremos terceiros, e face a uma exportação nossa, o comprador será um quarto usuário.

Portanto, o problema do Gripen está muito acima de apenas integrarmos armamento ou cumprir os requisitos da FAB, dado que o caça NÃO ESTÁ EM PRODUÇÃO, e só entrará em produção, se nós participarmos da produção.

Dentro desse quadro falar em requisitos da FAB para o Gripen, é de uma total miopia.

Se a FAB quiser o Gripen NG a despeito do Governo, eu daria o seguinte recado, se você querem ele, banquem a produção, fabriquem ele no Pama de São Paulo.

Deu para perceber a diferença? No caso do Gripen teremos que bancar a viabilidade da produção, a FAB não pode fazer isso, jogar no colo do Governo a necessidade de bancar a produção de um produto que não existe hoje.

Nos outros 02 casos, temos no máximo uma produção sob-licença ou em parceria, com possível desenvolvimento no futuro, de novas versões, no caso dos Rafales, porque o F-18E já um reprojeto.

Alexandre, não existe mais isso de ser uma compra da FAB, a nova legislação que vai ser enviada ao Congresso deixa isso bem claro, é o Brasil que está comprando, não é a FAB, a FAB é usuária, mas é algo para defender o Brasil, a FAB não é um corporação sediada em Marte. O NJ vai para o Congresso e se arrebenta em dizer, estamos buscando capacitação, isso não é só para as FA´s, é para o bem da nação. Esse dictomia ou separação estanque não existe, é absurda.

[]´s




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18853 Mensagem por DELTA22 » Dom Set 20, 2009 1:54 pm

Bender escreveu:
DELTA22 escreveu:Que engraçado... estamos voltando às mesmas discussões do pré-07/09... sintomático... :shock: :? :twisted:

Vou ficar bem quietinho... esqueci da minha "promessa"... :oops: :mrgreen:

[]'s a todos.
Pois é Delta :wink: saudosismo :? :? 8-]

Sds.
"Banzo"!!! :mrgreen: :twisted:

[]'s.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18854 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 20, 2009 2:23 pm

Na falta de argumentos válidos para o momento do FX, recorre-se a coisas que já estão trituradas no liquidificador do DB.

Só quem quer arrastar a concorrência para o ralo é que se apega nos argumentos "custos", "ToTs não são importantes" e "os EUA nos amam e estamos tomando o lugar da Inglaterra, que sendo o 51º estado sofre embargos do mesmo jeito, vide F-35 capado." .

Estão tentando convencer a quem com esse blá, blá, blá?

O F-18 morreu e o Gripen tem um coração americano transplantado.

Eu falei prá tocar essas coisas, num falei? Na LAAD eu repeti. :lol:




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18855 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 20, 2009 2:25 pm

Marino escreveu:Do Blog do Poder Aéreo.
Só reforça os argumentos contra o F-18, um programa morto, com substituto em andamento.
F-35C estará operacional antes do programado

A versão embarcada de decolagem e pouso convencionais do F-35 Lightning II entrará em atividade antes do programado, informaram autoridades navais dos EUA.

O primeiro esquadrão de F-35C da USN estará plenamente operacional em setembro de 2014, cerca de seis meses antes do previsto pelo cronograma até então adotado, disse o capitão-tenente Callie Ferrari, porta-voz da USN no Pentágono.

Esta notícia tem uma grande importância para a USN, pois ajudará a reduzir o problema conhecido como “fighter gap”, onde os modelos mais antigos da família F/A-18 deixarão o serviço ativo antes que os novos F-35C possam substití-los.

O primeiro voo de teste de um F-35C da Marinha dos EUA está programado para o final deste ano. Já o primeiro F-35 operacional deverá ser entregue em 2012 na base Eglin. Lá os pilotos serão treinados nesta nova aeronave
Marino,

Desculpe discordar, mas o F-35 e o F-18E/F irão operar em conjunto e o F-35 irá substituir as versões A/B/C/D além do Harrier nos Marines.

Chamar de programa morto me desculpe mas é um pouco "forte demais", pois não é o caso mesmo! Muito pelo contrário :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder