TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18721 Mensagem por DBader » Sáb Set 19, 2009 7:36 pm

Túlio escreveu:Mas quantos fakers o Jéner tem aqui, POWS? Um deles eu descobri e ele sumiu sozinho... :?
É Janér! [003] [003] [003] [003] [003] [003]

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60837
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6427 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18722 Mensagem por Túlio » Sáb Set 19, 2009 7:42 pm

Faiô! :oops: :oops: :oops: :oops:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18723 Mensagem por soultrain » Sáb Set 19, 2009 7:51 pm

Quanto a isso a única coisa que sei é que a França já começou a financiar um projecto de caça de nova geração, a Suécia desconheço e acho improvável na próxima década.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18724 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 7:51 pm

Túlio escreveu:Mas quantos fakers o Jéner tem aqui, POWS? Um deles eu descobri e ele sumiu sozinho... :?
Desta vez o faker é "doméstico". :wink:

@ Abin.




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18725 Mensagem por Bender » Sáb Set 19, 2009 7:54 pm

Resumo da minha Ópera(by Franz)

Orestes,é aquilo,cada um aqui tem uma istória sobre os caças da FAB,umas são "emocionais" outras "racionais",eu tenho uma visão não "estática" das coisas e fatos,observo,ouço,reflito e mudo de posição sem o menor pudor,se estiver convicto de que o novo caminho é o mai correto,no primeiro FX torcia pelo Gripen pois via uma FAB sem recursos a mingua,era o unico que eu conseguia distinguir como possível de ser operado por ela naquelas circunstâncias.

Com o FX2,acreditei no SU pois já via a possibilidade da existência de mais recursos para força,e por ser a aquisição de menor preço com maior custo beneficio,houve a desclassificação.

Dos que sobraram,antes do governo assinar o SOUFA, e de demonstrar claramente que tomaria a decisão em suas mãos,minha convicção é que daria F18,o que eu menos apreciava dos treis por diversos motivos. :roll:

Dos outros dois pelo preço achava o Rafale inviável,mesmo achando que apesar de já existir a possibilidade de mais recursos para a FAB,seria um custo exorbitante tanto na aquisição quanto na operação pelos numeros que tinhamos conhecimento na época.

A alternativa mais interessante sem dúvida seria o Gripen,inclusive na época daquela noticia(plantada na midia?) sobre a aquisição da Saab se apresentava uma possibilidade atraente.

Mas o que se passou de lá pra cá?O reprojeto do Gripen CD um excelente caça,começou a se mostrar mais como um delirio de tempo e incertezas,fora da realidade,quiça a Saab tivesse apresentado o Cd na disputa,com melhorias e só,seria mais crível.

Mas isso enquanto faláva-mos de hardware,mas o tempo veio mostrar a quem tem juizo,ouvidos pra ouvir e olhos para vêr, que as questões já estavam muito acima de que avião era melhor,por: a,b ou c dispositivos e características,era agora uma questão de Estado.

Portanto não é mais uma questão de custos ou hardware,é uma questão de governo,e uma decisão já está tomada,inclusive hoje acredito que a muito tempo atráz já estava tomada.

Caberia :wink: (em tese) a nós,termos mudado os critérios do debate,para o nível do "uso" que se fará do equipamento e do que ele representa politica e estratégicamente.

Mas retrocedemos a época do Ghost,do ceguinho e do tijolo.

Somos uma leva de carangueijos.

Abração ao amigo! [009]




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18726 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 7:55 pm

alcmartin escreveu:
Os americanos sabem que dificilmente o F-18 vence, mas não "se dão por derrotados". Derrota para os americanos é verem o Rafale vencer. O que vemos na mídia e inclusive aqui, com incisivos e veementes nomes novos, até tentando desconstruir outros, é fruto de um jogo para impedir a vitória dos franceses. Se F-18 tem poucas chances hoje, que se aposte no Gripen NG. O jogo está sujo, não para favorecer o Gripen, mas para impedir o Rafale. Prevejo lama no ventilador...
Orestes
Tambem acho que é por aí, mestre. Acompanhando o processo através de um jornal carioca, de um grande grupo nacional de telecomunicações, :mrgreen: , reparei o seguinte, resumindo, nas manchetes de capa, (o que denota linha editorial, e não ao do jornalista da matéria em si):

GOVERNO ANUNCIA COMPRA DE CAÇAS FRANCESES, MAS AMERICANOS SÃO MAIS BARATOS. (governo explica que escolheu devido a transferencia de tecnologia. O jornal "esquece" de citar os suecos.
AMERICANOS TRANSFEREM TECNOLOGIA. (governo cita os casos passados de recusa americana, bem como desafiam se o fariam no submarino nuclear.) :twisted:
BRASIL GASTARÁ MUITO E NÃO ADIANTARÁ NADA: NÃO PRECISAMOS DO SUBMARINO NUCLEAR. :shock: :shock: :lol: :lol: sem comentários...arregaram e foram pra a descontruçào...
SUECOS OFERECEM DOIS CAÇAS PELO PREÇO DE UM. Ué...lembraram agora dos suecos... :mrgreen:

Falta no roteiro uma CPI, alguma descoberta de propina...Se eu fosse do governo, nem sonharia alto. Ou correm o risco de ter o sonho grampeado pela NSA, como no SIVAM. :mrgreen:

Perfeito, amigo AlcMartin, perfeito!!

Só mais uma para pensar: o DB tem seus espelhos na grande imprensa, então tumultuar o fórum "introduzindo" um pseudo grande debate poderia passar a ideia (na imprensa aberta) que muito se debate ainda sobre a disputa. O DB está sendo manobrado e poucos perceberam???


Forte abraço,

Orestes




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18727 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 19, 2009 7:57 pm

Orestes, também pensei nisso.

Abraços




Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18728 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 8:01 pm

Bender escreveu:Resumo da minha Ópera(by Franz)

Orestes,é aquilo,cada um aqui tem uma istória sobre os caças da FAB,umas são "emocionais" outras "racionais",eu tenho uma visão não "estática" das coisas e fatos,observo,ouço,reflito e mudo de posição sem o menor pudor,se estiver convicto de que o novo caminho é o mai correto,no primeiro FX torcia pelo Gripen pois via uma FAB sem recursos a mingua,era o unico que eu conseguia distinguir como possível de ser operado por ela naquelas circunstâncias.

Com o FX2,acreditei no SU pois já via a possibilidade da existência de mais recursos para força,e por ser a aquisição de menor preço com maior custo beneficio,houve a desclassificação.

Dos que sobraram,antes do governo assinar o SOUFA, e de demonstrar claramente que tomaria a decisão em suas mãos,minha convicção é que daria F18,o que eu menos apreciava dos treis por diversos motivos. :roll:

Dos outros dois pelo preço achava o Rafale inviável,mesmo achando que apesar de já existir a possibilidade de mais recursos para a FAB,seria um custo exorbitante tanto na aquisição quanto na operação pelos numeros que tinhamos conhecimento na época.

A alternativa mais interessante sem dúvida seria o Gripen,inclusive na época daquela noticia(plantada na midia?) sobre a aquisição da Saab se apresentava uma possibilidade atraente.

Mas o que se passou de lá pra cá?O reprojeto do Gripen CD um excelente caça,começou a se mostrar mais como um delirio de tempo e incertezas,fora da realidade,quiça a Saab tivesse apresentado o Cd na disputa,com melhorias e só,seria mais crível.

Mas isso enquanto faláva-mos de hardware,mas o tempo veio mostrar a quem tem juizo,ouvidos pra ouvir e olhos para vêr, que as questões já estavam muito acima de que avião era melhor,por: a,b ou c dispositivos e características,era agora uma questão de Estado.

Portanto não é mais uma questão de custos ou hardware,é uma questão de governo,e uma decisão já está tomada,inclusive hoje acredito que a muito tempo atráz já estava tomada.

Caberia :wink: (em tese) a nós,termos mudado os critérios do debate,para o nível do "uso" que se fará do equipamento e do que ele representa politica e estratégicamente.

Mas retrocedemos a época do Ghost,do ceguinho e do tijolo.

Somos uma leva de carangueijos.

Abração ao amigo! [009]
Perfeito, amigo Bender, perfeito (mais uma vez)!!!!


[009] [009] [009]


Grande abraço,


Orestes, "o trouxa".




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18729 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 8:01 pm

AlbertoRJ escreveu:Orestes, também pensei nisso.

Abraços
Espero que isto mude e rápido, não é bom para o fórum e nem para ninguém. :wink:


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60837
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6427 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18730 Mensagem por Túlio » Sáb Set 19, 2009 8:06 pm

orestespf escreveu:
Túlio escreveu:Mas quantos fakers o Jéner tem aqui, POWS? Um deles eu descobri e ele sumiu sozinho... :?
Desta vez o faker é "doméstico". :wink:

@ Abin.

AI MEU DEUS AI MEU DEUS AI MEU DEUS

Por quê os arapongas num fazem um Fórum só deles?




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18731 Mensagem por DELTA22 » Sáb Set 19, 2009 8:14 pm

orestespf escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Orestes, também pensei nisso.

Abraços
Espero que isto mude e rápido, não é bom para o fórum e nem para ninguém. :wink:


Grande abraço,

Orestes
Quebro o meu "silêncio" sobre este assunto pra dizer: Interessante!
Pronto. Volto ao meu "silêncio" até o anúncio formal.

[]'s




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18732 Mensagem por Bender » Sáb Set 19, 2009 8:15 pm

Vejam Alberto e Orestes,o forista DBader desde que entrou no FDB,tem sistematicamente atacado o Rafale e os posts do PRick seu maior defensor,insiste em trazer novamente o defunto e falecido Gripen NG a exposição como se ele ainda fosse uma possibilidade,o que todos nós sabemos inclusive o próprio DBader,ser um despropósito,fora do contexto.

Mas os despropósitos as vezes são usados com um "propósito" :mrgreen: ,no caso do forista DBader ,pode ser simplesmente para tumultuar nosso ambiente,por pirraça,pode ser que seja um elemento da própria Saab,pode ser uma "aparição" trabalhando pra defender um lobie,dada a sua "permanência"como defensor da Saab,e principalmente nos ataques desmoralizantes ao Rafale,pode ser até o :shock:

Que seja qualquer dessas hipóteses,não faz a menor diferença,nem que repercuta indiretamente seja onde for.

O que fica claro,é que ele provoca reações insistentemente,e com isso tem pedido insistentemente também para o deixarmos ficar falando sozinho,cabe a nós realizarmos os seus desejos 8-]

Sds. tô de saida. :?




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18733 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 8:23 pm

Túlio escreveu: AI MEU DEUS AI MEU DEUS AI MEU DEUS

Por quê os arapongas num fazem um Fórum só deles?
POWS!!! Porque o DB é o melhor fórum da Net, uai!!!! :lol: :lol: :lol:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18734 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 8:25 pm

DELTA22 escreveu:
orestespf escreveu: Espero que isto mude e rápido, não é bom para o fórum e nem para ninguém. :wink:


Grande abraço,

Orestes
Quebro o meu "silêncio" sobre este assunto pra dizer: Interessante!
Pronto. Volto ao meu "silêncio" até o anúncio formal.

[]'s
Interessante é sua assinatura, Delta22!!! Já que é engenheiro e o manco das ideias aqui um simples matemático, lhe peço: dá um golinho aé, meu!!! :lol: :lol:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18735 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 8:27 pm

Bender escreveu:Vejam Alberto e Orestes,o forista DBader desde que entrou no FDB,tem sistematicamente atacado o Rafale e os posts do PRick seu maior defensor,insiste em trazer novamente o defunto e falecido Gripen NG a exposição como se ele ainda fosse uma possibilidade,o que todos nós sabemos inclusive o próprio DBader,ser um despropósito,fora do contexto.

Mas os despropósitos as vezes são usados com um "propósito" :mrgreen: ,no caso do forista DBader ,pode ser simplesmente para tumultuar nosso ambiente,por pirraça,pode ser que seja um elemento da própria Saab,pode ser uma "aparição" trabalhando pra defender um lobie,dada a sua "permanência"como defensor da Saab,e principalmente nos ataques desmoralizantes ao Rafale,pode ser até o :shock:

Que seja qualquer dessas hipóteses,não faz a menor diferença,nem que repercuta indiretamente seja onde for.

O que fica claro,é que ele provoca reações insistentemente,e com isso tem pedido insistentemente também para o deixarmos ficar falando sozinho,cabe a nós realizarmos os seus desejos 8-]

Sds. tô de saida. :?
Amigo Bender, o Douglas é sábio, muito, só que ele ainda não explorou muito bem o fato do NJ ter dito que "agora a decisão voltou a ser técnica".


Grande abraço,

Orestes, "dando munição para o inimigo" (mas o DB, o Douglas, não é "inimigo" meu).




Responder