TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18706 Mensagem por DBader » Sáb Set 19, 2009 6:11 pm

Bender escreveu:
Mais objetivo que isso impossível Alberto :mrgreen: ,mas acho que não é essa explicação que nosso amigo quer provocar. 8-]

Eu me Habilito! [068] Ao julgamento! [089]

Mas esqueça os caças.Caças são biscoitinhos amantegados. :twisted: Caças por vezes nem decolam, são abatidos no solo.

O Brasil se fez uma pergunta:Com quem me "juntar" daqui para o futuro em busca de:tecnologia espacial,aeronáutica,naval,bélica,nuclear,afinidades diplomáticas,culturais,apoio político a sua intenção de integrar o CSO,liberdade de opiniões e posições no âmbito mundial,reconhecimento de sua grandeza e importância,suporte as suas opiniões políticas,apoio diplomático,suporte as suas intenções de "ocupação" do Atlântico Sul,suporte as suas pretenções de militarizar a Amazônia para rechaçar se necessário interferência internacional,suporte para dar continuidade a seu program nuclear,etc, Para que eu possa me solidificar como Potência de importância "de fato" no futuro perante o conselho nas nações?
A resposta foi:

O Brasil deverá seguir os ensinamentos de Cidarta,em busca de sua elevação. [051]

Escolheu o caminho do meio. [078]

Nem o caminho dos EUA a maior potência do planeta,que responderia não a 50% das perguntas(Estou sendo generoso,hoje 8-] )

Nem o caminho da Russia que responderia não a 30% das perguntas.(talvez tenha sido rigoroso 8-] )

Escolheu a França que respondeu Sim a 85% das perguntas(Coloquei 5% a mais em sua homengem PRick 8-] )

Mais objetivo que isso :wink: 8-] só o Alberto 8-]

Sds.
Obrigado Bender! Isso faz todo o sentido. Porém, além de responder "SIM", é preciso exercitar o "SIM" na prática. Vamos aguardar até segunda-feira para ver se esse "SIM" vai vir na proposta.

Que garantias nós temos de que isso é pra valer? Compramos bilhões e bilhões de euros de equipamentos franceses e agora vamos ficar esperando que eles nos repassem toda a tecnologia. Em suma, pagamos pra ver. Será que é um blefe?

[]s,
Douglas Bader




Imagem
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18707 Mensagem por PRick » Sáb Set 19, 2009 6:15 pm

DBader escreveu:
PRick escreveu:
Vou acrescentar o Tratado SOFA, sem ele não é possível pensar em transferência de tecnologia, portanto, o que os EUA e os Suecos estão prometendo, não dá para pensar sem assinatura de um documento desse tipo, por isso Sarkozy pode falar nisso e cumprir, porque existe esse Tratado.

http://www.defesanet.com.br/md1/fr-ru_6.htm

[]´s
Esse acordo não tem absolutamente nada de estratégico. Nem ao menos uma palavra. Você já leu? Ele trata simplesmente dos direitos e deveres dos militares de um país enquanto no outro país para cursos, treinamentos, entre outros.

[]s,
Douglas Bader

O que é fundamental para a troca de tecnologia, teremos centenas de brasileiros e franceses no Brasil e na França. Entrada de material sigiloso, coisas que ninguém pode ver. :wink:

Além disso, temos um Acordo de Salva Guardas Tecnológicas e outro Acordo na Área Nuclear, esse por sinal, é secreto, seu teor não foi divulgado.

Quem pensar um pouco pode juntar as peças, todos esses Acordos e Tratados, SNA´s, Instalações Novas, e de acesso restrito, docas cobertas, Aramar, e tudo mais. Repito, teremos pela primeira vez necessidade real de segredos de estado.

[]´s




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18708 Mensagem por Bender » Sáb Set 19, 2009 6:29 pm

Obrigado Bender! Isso faz todo o sentido. Porém, além de responder "SIM", é preciso exercitar o "SIM" na prática. Vamos aguardar até segunda-feira para ver se esse "SIM" vai vir na proposta.

Que garantias nós temos de que isso é pra valer? Compramos bilhões e bilhões de euros de equipamentos franceses e agora vamos ficar esperando que eles nos repassem toda a tecnologia. Em suma, pagamos pra ver. Será que é um blefe?

[]s,
Douglas Bader
Não é provocação.. :mrgreen:

Existem umas cartomantes por ai :wink: poderíamos usá-las também para descobrir se o Gripen NG vai realmente virar realidade :wink: se o preço dele vai ser uma pechincha realmente :wink:, se o radar vai funcionar :shock: ,se isso não vai ser um nabo, :wink: se não haverá 32 CPIs no CN,se os contratos assinados pela MB vão ser cumpridos,se a carla Bruni não vai meter uns cornos no Sarkozy,se a Dilma vai ser eleita,se o Franz Luis vai acertar a mega-sena [009], se o Wolfgang vai parar de gastar fortunas com Brunello de Montaltino,se o Carlos vai parar de jogar coisas no mangue :? se o Bolovo vai montar um seminário com o Ylia Steinbruch,(sandálias?)se o Vinicius Pimenta vai voltar a postar no DB :shock: ,se o Tulio vai terminar afundando o São Paulo ou não? :shock: Se Cel Bender vai morrer derretido no Afeganistão,se o jp vai mudar de barbeiro e voltar a dormir cedo,se o Orestes vai finalmente reprovar o Renan e liberar a tecnologia de aço HY100 para o saco da galera toda :? ,se o Gerson Victório vai com a familia no Museu Don Bosco 8-] ,se a minha senhora vai aceitar bem, minha nova namorada de 18 :shock:

Sds




Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18709 Mensagem por Franz Luiz » Sáb Set 19, 2009 6:39 pm

Bender escreveu:
Não é provocação.. :mrgreen:

Existem umas cartomantes por ai :wink: poderíamos usá-las também para descobrir se o Gripen NG vai realmente virar realidade :wink: se o preço dele vai ser uma pechincha realmente :wink:, se o radar vai funcionar :shock: ,se isso não vai ser um nabo, :wink: se não haverá 32 CPIs no CN,se os contratos assinados pela MB vão ser cumpridos,se a carla Bruni não vai meter uns cornos no Sarkozy,se a Dilma vai ser eleita,se o Franz Luis vai acertar a mega-sena [009], se o Wolfgang vai parar de gastar fortunas com Brunello de Montaltino,se o Carlos vai parar de jogar coisas no mangue :? se o Bolovo vai montar um seminário com o Ylia Steinbruch,(sandálias?)se o Vinicius Pimenta vai voltar a postar no DB :shock: ,se o Tulio vai terminar afundando o São Paulo ou não? :shock: Se Cel Bender vai morrer derretido no Afeganistão,se o jp vai mudar de barbeiro e voltar a dormir cedo,se o Orestes vai finalmente reprovar o Renan e liberar a tecnologia de aço HY100 para o saco da galera toda :? ,se o Gerson Victório vai com a familia no Museu Don Bosco 8-] ,se a minha senhora vai aceitar bem, minha nova namorada de 18 :shock:

Sds
:P




Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18710 Mensagem por DBader » Sáb Set 19, 2009 6:48 pm

DBader escreveu:
gaitero escreveu: O desenvolvimento do gripen tem um custo e ele pode ser muito elevado... Se o Brasil participar do seu desenvolvimento poderá acabar adquirido um equipamento que eventualmente apresente graves problemas que demandarão muito tempo e dinheiro para serem contornados.. O AM-X, por exemplo, até hoje aguarda sua versão final com radar e outros sistemas... Neste período ficamos com um vetor que de longe chegava próximo ao esperado... O gripen pode ser uma oportunidade, mas os riscos são muito altos para um país que ainda engatinha... Seria interessante que antes o Brasil tivesse uma experiência um pouco menor impactante, como uma produção sob licença por exemplo..
Pergunte para a FAB e principalmente para a Embraer se valeu a pena ter investido no desenvolvimento do AMX. O que você acha que eles diriam?

[]s,
Douglas Bader
Alguém se habilita a responder?

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18711 Mensagem por Mapinguari » Sáb Set 19, 2009 6:52 pm

Paisano escreveu:Prezados,

Quero mais um vez lembrar a todos que órgão responsável pelo raciocínio é o cérebro e não o fígado.

Um abraço.

Hahahahahaha, muito boa!
[009]




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18712 Mensagem por Mapinguari » Sáb Set 19, 2009 7:13 pm

DBader escreveu:
DBader escreveu: Pergunte para a FAB e principalmente para a Embraer se valeu a pena ter investido no desenvolvimento do AMX. O que você acha que eles diriam?

[]s,
Douglas Bader
Alguém se habilita a responder?

[]s,
Douglas Bader
Bader,
Se você chegar a alguém da Embraer envolvido com o processo, com o Programa AMX, com certeza a resposta será sim. A Embrear se beneficiou tecnologicamente com o Programa AMX. Pode até ter alguém na Embraert que não considere que tenha sido importante, sei lá. Eu confesso que não conheço. E já entrevistei até o Ozires Silva a respeito e ele disse que o AMX foi sim, importante para a FAB e a Embraer, apesar dos percalços. Mas se você perguntar para alguém na Embraer se valeu a pena ter a Kawasaki Heavy Industries como parceira na construção dos E-Jets, a resposta será um uníssono não.
Na FAB, se você perguntasse isso a um piloto de F-5, ele provavelmente diria que preferia que a FAB tivesse recebido uns 100 F-16A/B (na época) montado sob licença pela Embraer. Ele chamaria o A-1 de F-32 e aquelas bobagens todas que não levam a nada.
Para o alto comando e para quem opera/operou o A-1, a aeronave é/foi importante sim. Os problemas no programa não tinha a ver com a aeronave em si, mas com problemas extra-FAB.
Então, a resposta para suas perguntas é: depende.




Mapinguari

Imagem
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18713 Mensagem por Bender » Sáb Set 19, 2009 7:14 pm

Eu me Habilito! [068] eu,eu,eu,eu,isso,isso,isso,isso...

Eu já fui até insultado aqui no DB pelo falecido Higgins,por que eles diriam que...SIM!

Sim,é claro que sim,mas foi tudo tão facilzinho :shock: que eu ficaria com: jp e Licurgo e não abro! 8-]

Voce se mostrou uma pessoa inteligente,apesar de irritante(se me permite,sem ofença :wink: as vezes minha sra. diz que eu também sou 8-] )

Pra que ficar insistindo nessa istória do Gripen NG?Já foi,já era,já perdeu,já deu Rafale,tudo que está se noticiando na midia,são os ultimos espasmos da garoupa gigante dos seres abissais,National Kid já ganhou,não vai ser o F18 do sonho dele,mas vai ser um dos treis que ele indicou como aprovados para o uso da FAB,o Rafale,se reclamar interna por que está senil.

Essa questão já transcendeu o tipo de hardware a 400 posts atraz,aliás eu lhe dei as boas vindas no FDB,e até hoje,voce não comentou o post que lhe deu as Boas vindas :shock:

Quando uma pessoa lhe abre a porta da sua casa,o convida a entrar e lhe dá as boas vindas,é de norma dar atenção e agradecer a quem lhe abriu a porta. Só por isso não ofereci um cafezinho 8-] :mrgreen:

Esqueça os caças,esses são biscoitinhos,quando voce responder a questão que voce mesmo colocou no seu primeiro post:O que é melhor para o Brasil?Esqueça os caças que só são 36,o BRASIL é muito maior que 36 caças e tem interesses muito maiores também,a questão dos caças é só emocional,e um excelente subterfugio, para questão principal que se chama SNB!

Sds,e olha o seu post aqui:
DBader escreveu:
É importante ressaltar que o Presidente Lula ainda não recebeu o relatório preparado pela FAB elencando vantagens e desvantagens de cada um dos concorrentes.

A divulgação desse relatório é fundamental para que se saiba, de fato, quais razões vamos utilizar para escolher este ou aquele avião.

É importante ressaltar que todos aqui no fórum discutimos mas ninguém, nem mesmo a imprensa, sabe o que foi ofertado por cada um dos concorrentes. Vejo que o Rafale tem um grande apoio neste fórum, mas será que essas pessoas ainda apoiariam o Rafale mesmo se este não fosse a melhor escolha para o Brasil??? E quem são as pessoas mais capacitadas para avaliar o que é melhor para o Brasil? A FAB, o MD, o MRE, o Lula, o Sarkozy? Tenho certeza de que todos irão concordar que a FAB é quem está melhor capacitada para fazer esta avaliação.

Na minha opinião, qualquer decisão deverá estar embasada em um relatório público que justifique sua escolha. Uma decisão tomada as 2 da manhã, na surdina, e divulgada logo no dia seguinte de forma ambígua levanta suspeitas sobre os reais motivos dessa decisão. Digo "na surdina" porque ninguém estava lá: nem o Ministro da Defesa, nem o Comandante da Aeronáutica e muito menos os técnicos que conduziram este processo ao longo destes últimos anos.

Não é preciso dizer que o que sai na imprensa dificilmente corresponde à realidade. Não sei se vocês repararam mas o grande impulsionador do "Rafale já ganhou" foi a agência de notícias AFP, ou Agence France-Presse. Tenham cuidado com o que sai na imprensa pois existem vários jornalistas na folha de pagamento das três concorrentes.

DIVULGUEM O RELATÓRIO DA FAB!!!

[]s,
Douglas Bader
Seja Bem vindo Douglas [009]

O que quer dizer "melhor para o Brasil?"
Estamos falando de Hardware?
O melhor dos treis concorrentes?OK?Ao selecionar os treis a FAB já fez a sua escolha,os treis servem pra ela,mesmo ela tendo feito uma short list,sem pé nem cabeça em que em muitos aspectos são tão parecidos como uma galinha e um tatú,essa avaliação dos pormenores técnicos ela realmente está capacitada a fazer,só ela. Mas se ao selecionar como finalistas mostrou que os 3 lhe servem Deve indicar ao poder executivo os subsidios que auxiliem a decisão.

Quanto "ao melhor para o Brasil",e agora não estou falando de hardware,mas de posição estratégica,política e diplomática,quem deve tomar essas decisões é o poder executivo,na figura do presidente,MD,MRE e CND e ponto.

A FAB deverá ficar satisfeita em ter qualquer um dos treis que ela mesma elegeu,e cabe ao poder executivo escolher a que trouxer mais beneficios industriais e tots,de acordo com a estratégia de compra traçada,e que tambeém esteja de acordo com as políticas,alianças e posicionamentos que o país quer para o futuro,e quanto a esses ultimos aspectos a FAB não é a "capacitada" a tomar a decisão.

Não se preocupe,que se a escolha for contrária ao que o comando da FAB desejava o Relatório será divulgado. 8-]

Sds.
E esqueça os caças!e responda por gentileza,o que é melhor para o Brasil?




Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18714 Mensagem por Edu Lopes » Sáb Set 19, 2009 7:22 pm

Não sei porque tanta discussão à respeito do FX-2. Isso não nos pertence mais! Acho que a questão agora é saber o que vai nos cabides.

E só pra registro, o melhor pro Brasil perdeu.




ImagemImagem
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18715 Mensagem por DBader » Sáb Set 19, 2009 7:26 pm

Bender escreveu:Eu me Habilito! [068] eu,eu,eu,eu,isso,isso,isso,isso...

Eu já fui até insultado aqui no DB pelo falecido Higgins,por que eles diriam que...SIM!

Sim,é claro que sim,mas foi tudo tão facilzinho :shock: que eu ficaria com: jp e Licurgo e não abro! 8-]

Voce se mostrou uma pessoa inteligente,apesar de irritante(se me permite,sem ofença :wink: as vezes minha sra. diz que eu também sou 8-] )

Pra que ficar insistindo nessa istória do Gripen NG?Já foi,já era,já perdeu,já deu Rafale,tudo que está se noticiando na midia,são os ultimos espasmos da garoupa gigante dos seres abissais,National Kid já ganhou,não vai ser o F18 do sonho dele,mas vai ser um dos treis que ele indicou como aprovados para o uso da FAB,o Rafale,se reclamar interna por que está senil.

Essa questão já transcendeu o tipo de hardware a 400 posts atraz,aliás eu lhe dei as boas vindas no FDB,e até hoje,voce não comentou o post que lhe deu as Boas vindas :shock:

Quando uma pessoa lhe abre a porta da sua casa,o convida a entrar e lhe dá as boas vindas,é de norma dar atenção e agradecer a quem lhe abriu a porta. Só por isso não ofereci um cafezinho 8-] :mrgreen:

Esqueça os caças,esses são biscoitinhos,quando voce responder a questão que voce mesmo colocou no seu primeiro post:O que é melhor para o Brasil?Esqueça os caças que só são 36,o BRASIL é muito maior que 36 caças e tem interesses muito maiores também,a questão dos caças é só emocional,e um excelente subterfugio, para questão principal que se chama SNB!

Sds,e olha o seu post aqui:
DBader escreveu:
É importante ressaltar que o Presidente Lula ainda não recebeu o relatório preparado pela FAB elencando vantagens e desvantagens de cada um dos concorrentes.

A divulgação desse relatório é fundamental para que se saiba, de fato, quais razões vamos utilizar para escolher este ou aquele avião.

É importante ressaltar que todos aqui no fórum discutimos mas ninguém, nem mesmo a imprensa, sabe o que foi ofertado por cada um dos concorrentes. Vejo que o Rafale tem um grande apoio neste fórum, mas será que essas pessoas ainda apoiariam o Rafale mesmo se este não fosse a melhor escolha para o Brasil??? E quem são as pessoas mais capacitadas para avaliar o que é melhor para o Brasil? A FAB, o MD, o MRE, o Lula, o Sarkozy? Tenho certeza de que todos irão concordar que a FAB é quem está melhor capacitada para fazer esta avaliação.

Na minha opinião, qualquer decisão deverá estar embasada em um relatório público que justifique sua escolha. Uma decisão tomada as 2 da manhã, na surdina, e divulgada logo no dia seguinte de forma ambígua levanta suspeitas sobre os reais motivos dessa decisão. Digo "na surdina" porque ninguém estava lá: nem o Ministro da Defesa, nem o Comandante da Aeronáutica e muito menos os técnicos que conduziram este processo ao longo destes últimos anos.

Não é preciso dizer que o que sai na imprensa dificilmente corresponde à realidade. Não sei se vocês repararam mas o grande impulsionador do "Rafale já ganhou" foi a agência de notícias AFP, ou Agence France-Presse. Tenham cuidado com o que sai na imprensa pois existem vários jornalistas na folha de pagamento das três concorrentes.

DIVULGUEM O RELATÓRIO DA FAB!!!

[]s,
Douglas Bader
Seja Bem vindo Douglas [009]

O que quer dizer "melhor para o Brasil?"
Estamos falando de Hardware?
O melhor dos treis concorrentes?OK?Ao selecionar os treis a FAB já fez a sua escolha,os treis servem pra ela,mesmo ela tendo feito uma short list,sem pé nem cabeça em que em muitos aspectos são tão parecidos como uma galinha e um tatú,essa avaliação dos pormenores técnicos ela realmente está capacitada a fazer,só ela. Mas se ao selecionar como finalistas mostrou que os 3 lhe servem Deve indicar ao poder executivo os subsidios que auxiliem a decisão.

Quanto "ao melhor para o Brasil",e agora não estou falando de hardware,mas de posição estratégica,política e diplomática,quem deve tomar essas decisões é o poder executivo,na figura do presidente,MD,MRE e CND e ponto.

A FAB deverá ficar satisfeita em ter qualquer um dos treis que ela mesma elegeu,e cabe ao poder executivo escolher a que trouxer mais beneficios industriais e tots,de acordo com a estratégia de compra traçada,e que tambeém esteja de acordo com as políticas,alianças e posicionamentos que o país quer para o futuro,e quanto a esses ultimos aspectos a FAB não é a "capacitada" a tomar a decisão.

Não se preocupe,que se a escolha for contrária ao que o comando da FAB desejava o Relatório será divulgado. 8-]

Sds.
E esqueça os caças!e responda por gentileza,o que é melhor para o Brasil?
Caro Bender,

Me desculpe por não ter respondido aos seus desejos de boas vindas. Muito obrigado pela acolhida.

"Gratias quae sera tamem!" Douglas Bader

[]s,
Douglas Bader




Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18716 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 7:26 pm

Bender escreveu: E esqueça os caças!e responda por gentileza,o que é melhor para o Brasil?
Duvido que ele responda, ao mesmo de forma satisfatória. Não por ele, mas pelas "circunstâncias".

Outra, não se esqueça, amigo Bender, de avisá-lo que você sempre torceu pelo Gripen NG, que você também não é rafaleiro. Talvez ajude em alguma coisa...


Grande abraço,

Orestes

PS (EDIT): o homem anda mais logado no DB que os velhos membros. :lol: :lol: :lol:




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61292
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18717 Mensagem por Túlio » Sáb Set 19, 2009 7:29 pm

Mas quantos fakers o Jéner tem aqui, POWS? Um deles eu descobri e ele sumiu sozinho... :?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18718 Mensagem por alcmartin » Sáb Set 19, 2009 7:30 pm

Os americanos sabem que dificilmente o F-18 vence, mas não "se dão por derrotados". Derrota para os americanos é verem o Rafale vencer. O que vemos na mídia e inclusive aqui, com incisivos e veementes nomes novos, até tentando desconstruir outros, é fruto de um jogo para impedir a vitória dos franceses. Se F-18 tem poucas chances hoje, que se aposte no Gripen NG. O jogo está sujo, não para favorecer o Gripen, mas para impedir o Rafale. Prevejo lama no ventilador...
Orestes
Tambem acho que é por aí, mestre. Acompanhando o processo através de um jornal carioca, de um grande grupo nacional de telecomunicações, :mrgreen: , reparei o seguinte, resumindo, nas manchetes de capa, (o que denota linha editorial, e não ao do jornalista da matéria em si):

GOVERNO ANUNCIA COMPRA DE CAÇAS FRANCESES, MAS AMERICANOS SÃO MAIS BARATOS. (governo explica que escolheu devido a transferencia de tecnologia. O jornal "esquece" de citar os suecos.
AMERICANOS TRANSFEREM TECNOLOGIA. (governo cita os casos passados de recusa americana, bem como desafiam se o fariam no submarino nuclear.) :twisted:
BRASIL GASTARÁ MUITO E NÃO ADIANTARÁ NADA: NÃO PRECISAMOS DO SUBMARINO NUCLEAR. :shock: :shock: :lol: :lol: sem comentários...arregaram e foram pra a descontruçào...
SUECOS OFERECEM DOIS CAÇAS PELO PREÇO DE UM. Ué...lembraram agora dos suecos... :mrgreen:

Falta no roteiro uma CPI, alguma descoberta de propina...Se eu fosse do governo, nem sonharia alto. Ou correm o risco de ter o sonho grampeado pela NSA, como no SIVAM. :mrgreen:




Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18719 Mensagem por DBader » Sáb Set 19, 2009 7:32 pm

Mapinguari escreveu:
DBader escreveu: Alguém se habilita a responder?

[]s,
Douglas Bader
Bader,
Se você chegar a alguém da Embraer envolvido com o processo, com o Programa AMX, com certeza a resposta será sim. A Embrear se beneficiou tecnologicamente com o Programa AMX. Pode até ter alguém na Embraert que não considere que tenha sido importante, sei lá. Eu confesso que não conheço. E já entrevistei até o Ozires Silva a respeito e ele disse que o AMX foi sim, importante para a FAB e a Embraer, apesar dos percalços. Mas se você perguntar para alguém na Embraer se valeu a pena ter a Kawasaki Heavy Industries como parceira na construção dos E-Jets, a resposta será um uníssono não.
Na FAB, se você perguntasse isso a um piloto de F-5, ele provavelmente diria que preferia que a FAB tivesse recebido uns 100 F-16A/B (na época) montado sob licença pela Embraer. Ele chamaria o A-1 de F-32 e aquelas bobagens todas que não levam a nada.
Para o alto comando e para quem opera/operou o A-1, a aeronave é/foi importante sim. Os problemas no programa não tinha a ver com a aeronave em si, mas com problemas extra-FAB.
Então, a resposta para suas perguntas é: depende.
É por isso que quem coordena o processo na FAB é o DCTA e não o COMGAR. Como nosso Ministro de Defesa falou: Não estamos querendo comprar aviões. Queremos desenvolver parcerias que nos capacitem a fazer nós mesmos. Não queremos que nos dêem o peixe. Queremos aprender a pescar.

Tem duas maneiras de aprender a pescar: receber os manuais de pesca franceses ou sair para pescar junto com os suecos. Qual será a mais efetiva?

[]s,
Douglas Bader

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18720 Mensagem por DBader » Sáb Set 19, 2009 7:34 pm

orestespf escreveu:
Bender escreveu: E esqueça os caças!e responda por gentileza,o que é melhor para o Brasil?
Duvido que ele responda, ao mesmo de forma satisfatória. Não por ele, mas pelas "circunstâncias".

Outra, não se esqueça, amigo Bender, de avisá-lo que você sempre torceu pelo Gripen NG, que você também não é rafaleiro. Talvez ajude em alguma coisa...


Grande abraço,

Orestes

PS (EDIT): o homem anda mais logado no DB que os velhos membros. :lol: :lol: :lol:
Desculpe-me, nem vi essa pergunta no final do post. Não vou responder, vou dar apenas uma dica: começa com GRI e termina com PEN. :D :D :D

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Responder