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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 12:22 am
por Vinicius Pimenta
Não deixo de ficar lisonjeado pelo debate em torno da minha figura. Quer dizer que alguém presta atenção no que eu escrevo. :lol: :lol: :lol: :lol:

O Túlio expressou nos posts de maneira exata meu objetivo naquela discussão. O primeiro dele sobre esse assunto explica em detalhes. Fico contente que outras pessoas também tenham compreendido.

Sobre a questão do "corporativismo". O Túlio e os outros entenderam que não era isso. O que eu estava notando era uma tentativa errada do pessoal "de cima", que ecoou aqui, de jogar para a imprensa uma falha que tinha partido deles. É um discurso fácil, mas que não resolve o problema causado. Não defendi o veículo A ou B, nem a imprensa, nem os jornalistas. Por obrigação sei muito bem do quanto de interesses há por aí e talvez saiba de exemplos até piores do que em geral se tem notícia. Sou o primeiro a criticar a imprensa marrom. No site escancarei o lobby alemão na imprensa que tentava melar a compra de subs. Mas, naquele caso, o problema não estava na imprensa. Se houve um "erro de interpretação", o erro maior foi deixar margem para interpretações, que foi causado por um discurso pouco ou não ensaiado. Isso não acontece mais, agora que coincidentemente o discurso está unificado e todo mundo entendeu.

Não faz mal que hajam interpretações diversas do que eu escrevo, pelo contrário! Se todo mundo concordasse comigo, não teria debate. Não sou o dono da verdade, nunca fui, nunca vou ser, nem quero ser. Eu só fiquei, confesso, chateado porque quem não entendeu, pesou um pouco a mão em críticas pessoais que eu não esperava. Sei, no entanto, ainda mais agora, que quem se dispõe a expor opinião, ou ir além, como eu tenho tentado, tem que estar ciente de que isso vai ser uma constante.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 12:24 am
por orestespf
Vinicius Pimenta escreveu:Não deixo de ficar lisonjeado pelo debate em torno da minha figura. Quer dizer que alguém presta atenção no que eu escrevo. :lol: :lol: :lol: :lol:

O Túlio expressou nos posts de maneira exata meu objetivo naquela discussão. O primeiro dele sobre esse assunto explica em detalhes. Fico contente que outras pessoas também tenham compreendido.

Sobre a questão do "corporativismo". O Túlio e os outros entenderam que não era isso. O que eu estava notando era uma tentativa errada do pessoal "de cima", que ecoou aqui, de jogar para a imprensa uma falha que tinha partido deles. É um discurso fácil, mas que não resolve o problema causado. Não defendi o veículo A ou B, nem a imprensa, nem os jornalistas. Por obrigação sei muito bem do quanto de interesses há por aí e talvez saiba de exemplos até piores do que em geral se tem notícia. Sou o primeiro a criticar a imprensa marrom. No site escancarei o lobby alemão na imprensa que tentava melar a compra de subs. Mas, naquele caso, o problema não estava na imprensa. Se houve um "erro de interpretação", o erro maior foi deixar margem para interpretações, que foi causado por um discurso pouco ou não ensaiado. Isso não acontece mais, agora que coincidentemente o discurso está unificado e todo mundo entendeu.

Não faz mal que hajam interpretações diversas do que eu escrevo, pelo contrário! Se todo mundo concordasse comigo, não teria debate. Não sou o dono da verdade, nunca fui, nunca vou ser, nem quero ser. Eu só fiquei, confesso, chateado porque quem não entendeu, pesou um pouco a mão em críticas pessoais que eu não esperava. Sei, no entanto, ainda mais agora, que quem se dispõe a expor opinião, ou ir além, como eu tenho tentado, tem que estar ciente de que isso vai ser uma constante.
Caro pastor, cuidado para não perder mais uma de suas ovelhas. A cor branca da que se foi pode ser tornar negra. Está disposto a insistir em sua tese? Quer medir "desconstrução"?

Fui claro? :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 12:25 am
por Carlos Mathias
Sei, no entanto, ainda mais agora, que quem se dispõe a expor opinião, ou ir além, como eu tenho tentado, tem que estar ciente de que isso vai ser uma constante.
Exatamente Vinícius.
Os melhores amigos são os que nos dizem não as vezes. :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 12:27 am
por Vinicius Pimenta
Todos os meus movimentos são friamente calculados. Copyright Chapolim Colorado (O original). :lol: :lol: :lol:

Quem está na chuva... Fui claro? :wink:

Com o tempo a gente pega a prática. Ainda não me acostumei com tudo.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 5:37 am
por Carlos Lima
Olha :)

Vocês precisam discutir mais sobre o F-X (Rafale) e dedicar sua energia para analisar quais serão os próximos passos ao invés de tentar fazer "Código Da Vinci" em cada nota que sai por aí...

:lol: :lol:

E é claro, para aqueles que gostam, tomar umas cervas [009]...

para manter a consistência na discussão encerro com...

Fui Claro? :mrgreen: :wink:

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 7:53 am
por Penguin
Comissão da Aeronáutica vai apontar qual é o melhor caça
Decisão pode constranger Lula, que anunciou a abertura de negociação só com franceses


Três concorrentes têm até a sexta-feira da semana que vem, quando chega ao fim a análise técnica das ofertas, para melhorar as propostas

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá sofrer constrangimento ao anunciar oficialmente a opção do Brasil por um dos três caças que disputam a renovação da frota da FAB, pois o presidente da comissão responsável pelo processo de seleção, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, disse que irá indicar um vitorioso técnico. A partir daí a decisão será política.

"Dentro da metodologia que foi aprovada pelo Alto Comando da Aeronáutica, eu vou dizer: dentro desses métodos aqui, o mais pontuado é esse aqui", disse Noro à Folha, explicando que o resultado sairá de uma confrontação de dados, com pesos específicos, sobre cada um dos concorrentes.

Estão na disputa o Rafale, da empresa francesa Dassault, o F-18, da norte-americana Boeing, e o Gripen, da sueca Saab. Se a opção técnica não coincidir com a vontade política de Lula de comprar os 36 caças da França, o presidente terá que explicitar que a escolha é política e estratégica.

Na segunda-feira, durante a divulgação de um mega-acordo militar entre Brasil e França para compra de submarinos de propulsão nuclear e helicópteros, o governo brasileiro surpreendeu ao anunciar que tinha aberto negociação para adquirir os aviões franceses.

Depois do comunicado que indicava a preferência brasileira pelos Rafale, Noro se reuniu na terça e na quarta com os três concorrentes e disse ontem que as três aceitam melhorar suas ofertas tanto de preços quanto de condições.
"Todos têm autorização [de seus governos] de melhorar formalmente suas ofertas. Está tudo escrito, não é nada de boca nem daqui para lá, nem de lá para cá", informou Noro.

Segundo ele, as três empresas têm até dia 18 para melhorar suas propostas e torná-las mais competitivas, porque é nessa data que ele vai fechar o processo de coleta de dados, que já dura um ano e reúne mais de 26 mil páginas.

"Todos os três têm as mesmas condições, dentro do que foi negociado na oferta original, na oferta revisada e na oferta final. Eles sabem muito bem em que cada um pode melhorar, no preço também. Eles não têm dúvidas quanto a isso."

As áreas analisadas pela comissão são: 1) técnica, como garantias; 2) operacional, como armamento e capacidade de carregamento de armas; 3) transferência de tecnologia, que significa averiguar o que essa parceria vai dar e vai render para o Brasil hoje e no futuro nesse componente; 4) offset, que pode ser direto no avião que está sendo comprado ou pode ser para um outro projeto estratégico, ou de materiais, ou de sistema, ou de mísseis, que aquele fabricante domina e transfere para o Brasil; 5) comercial, e aí se incluem preços e condições do negócio.

Segundo ele, o processo de seleção, comandado pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate), vem sendo consolidado desde a década de 1980, com o programa AMX, do consórcio Brasil-Itália. Hoje, isso tudo está regido e organizado por diretriz do Comando da Aeronáutica, responsável pelo "desenvolvimento, introdução na FAB, apoio e serviço e finalmente desativação de aeronaves e de sistemas. É um ciclo".

A questão da transferência de tecnologia é estratégica, diz. "Para que um avião desses possa efetivamente defender o país, eu preciso ter acesso e controle sobre o que é o avião e o que eu posso dispor dele. E se eu quiser colocar nele um míssil da empresa X ou Y, nós temos que ter autonomia para fazer isso. Se não, o avião não é nosso", explica Noro.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 7:57 am
por Penguin
Força Aérea atribui confusão a "precipitação" da imprensa
Para Juniti Saito, em nenhum momento Lula disse que o processo de seleção tinha acabado

Comandante da Aeronáutica diz que faz apenas "análise técnico-comercial" e que "o governo tem uma estratégia que nós não conhecemos"

Roberto Jayme/Reuters

DA COLUNISTA DA FOLHA

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, afirmou ontem que toda confusão da semana foi por "uma precipitação" da imprensa, porque o processo de seleção dos caças que vão renovar a frota da FAB continua e em nenhum minuto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse o contrário. (ELIANE CANTANHÊDE)


FOLHA - O favorito no FX [programa de renovação da frota de caças iniciado no governo FHC] acabou sendo o Gripen sueco. Por que não manter isso?
SAITO - Naquela época, concorreram o Sukhoi, o Mig, o F-16, o Gripen e o Mirage 2000-5 e, com esses concorrentes, o Gripen C e D recebeu uma boa colocação, sim. Agora, é um outro certame. Quem concorre é um outro Gripen, o NG, um avião ainda em desenvolvimento, o F-18 Super Honet, muito mais moderno, e o Rafale, que não é o Mirage, é um outro avião.

FOLHA - Por que o Sukhoi russo foi excluído?
SAITO - Não atendeu, por exemplo, o requisito de transferência de tecnologia.

FOLHA - Se o Sukhoi foi descartado porque os russos não transferiam tecnologia, conclui-se que todos os três transferem. Por que o governo diz que o Rafale é preferido por isso?
SAITO - Em que grau, eu não sei, mas todos os três transferem tecnologia.

FOLHA - O que significa transferência de tecnologia nessa área?
SAITO - Há várias áreas e vários graus de transferência de tecnologia e, numa determinada área, eu quero me capacitar ao ponto de ficar autônomo. No AMX, nos anos 80, que foi um consórcio Brasil-Itália, coube à Embraer uma participação importante na fabricação de componentes. Foi com esse conhecimento que a Embraer conseguiu evoluir para fabricar todos esses aviões que estão aí.

FOLHA - Há uma gradação nessa transferência de tecnologia?
SAITO - Pode haver uma parte muito sensível, e que o país diga assim: "Olha, eu cedo tecnologia nessa parte daqui, mas nessa outra, não". O avião é uma plataforma importante, mas o que vai nela é muito mais importante. Você tem de considerar o sistema de armas.

FOLHA - Quando afunila em três concorrentes, qual o peso do requisito preço?
SAITO - Lembre-se de que se trata de um produto de segurança e cada item tem seu peso específico. Você sabia que esse processo tem mais de 26 mil páginas? Há ofertas, contraofertas, e tudo está assinado.

FOLHA - Vocês falam em cinco aspectos da seleção, como os operacionais e a transferência de tecnologia. E o político?
SAITO - Fazemos uma análise técnico-comercial, mas isso tudo vai para o governo, que é quem analisará a parte estratégica, qual o país melhor... Sei lá. O governo tem uma estratégia que nós não conhecemos. A decisão final é dele.

FOLHA - Por que tanta turbulência com o comunicado de que a preferência era pela França?
SAITO - Eu não recebi do presidente: "Saito, encerra o processo porque eu já escolhi". Então, eu não sei por que tanto alarde. Quando me mostraram o comunicado, dizendo que tinha terminado, eu disse que não tinha entendido assim, não.

FOLHA - Foi uma surpresa?
SAITO - O que foi uma surpresa foram as manchetes dos jornais, porque, na minha interpretação, o comunicado conjunto não era para terminar e escolher um.

FOLHA - O comunicado explicitou que a aliança com a França englobava a área aeronáutica e usou o verbo "decidir" para anunciar o início de negociações para a aquisição dos Rafale. Não é claríssimo?
SAITO - Quando o comunicado fala em "aeronáutica", isso abrange vários setores, inclusive helicópteros, cuja compra já estava decidida.

FOLHA - Por que o governo manifestou preferência pelo Rafale?
SAITO - Não digo que é um indicador, mas foram eles que ofereceram transferência de tecnologia dos submarinos, ofereceram fazer o helicóptero aqui na Helibras.

FOLHA - Todo mundo acha que houve essa confusão toda, mas vai acabar dando o Rafale. Vai?
SAITO - Eu não sei. Pode até ser.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 8:03 am
por Penguin
Finalmente o governo deixou de improvisação (sic) e deu a palavra a quem entende da questão.

Celso Amorim e Top Top falando de caças e transferência de tecnologia é brincadeira!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 8:17 am
por Penguin
ELIANE CANTANHÊDE

Turbulência
BRASÍLIA - Mais uma reviravolta no processo de seleção dos 36 novos caças que a FAB pretende adquirir, a um preço que pode chegar a 4 bilhões de euros: apesar da expectativa de que a comissão técnica não indicasse nenhum vitorioso, é exatamente isso que ela vai fazer.

Segundo o brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, um oficial aviador com MBA em projeto pela Fundação Getulio Vargas, a comissão, que se chama Copac, vai, sim, indicar "o mais pontuado" entre os três finalistas: o Rafale, da francesa Dassault, o F-18, da americana Boeing, e o Gripen, da sueca Saab.

O que isso significa? Que, se a comissão apontar o Rafale como "mais pontuado", será um alívio geral para Jobim, Amorim, Marco Aurélio Garcia e principalmente Lula, que já deram mil indicações de que preferem o francês.

Mas, e se a comissão indicar o F-18 ou o Gripen? Vai ser uma saia justa, com Lula numa situação desconfortável: ou ele escolhe o Rafale assim mesmo e diz, com todas as letras, que a opção é política e prerrogativa dele, ou desiste do projeto original e fica com o indicado.

Daí, a confusão continua. No primeiro caso, vai piorar a indisposição dos norte-americanos, que já apresentaram cartas, notas e declarações jurando que aceitam transferir tecnologia e não entendem porque estão sendo preteridos. Vai que resolvam retaliar...

No segundo, se ganhar o F-18 ou o Gripen, já imaginou como os franceses vão ficar? Fecharam submarinos, helicópteros, compras de aviões da Embraer, fizeram tudo direitinho e estavam convencidos -como todo mundo- que é do Rafale e ninguém tasca.

Aliás, mais um dado curioso: o Sukhoi russo foi desclassificado porque... não oferecia transferência de tecnologia. Ou seja: os três que ficaram oferecem. Então, por que o governo insiste em dizer que esse é o grande trunfo só da França?
Ainda tem muito chão, ou muito ar, para esse voo do FX-2.

elianec@uol.com.br

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 8:30 am
por Sávio Ricardo
11/09/2009 - 03h22
Comissão da Aeronáutica vai apontar qual é o melhor caça
da Folha Online

Hoje na Folha O presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá sofrer constrangimento ao anunciar oficialmente a opção do Brasil por um dos três caças que disputam a renovação da frota da FAB, pois o presidente da comissão responsável pelo processo de seleção, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro, disse que irá indicar um vitorioso técnico, informa reportagem de Eliane Catanhêde, publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). A partir daí a decisão será política.

Estão na disputa o Rafale, da empresa francesa Dassault, o F-18, da norte-americana Boeing, e o Gripen, da sueca Saab. Se a opção técnica não coincidir com a vontade política de Lula de comprar os 36 caças da França, o presidente terá que explicitar que a escolha é política e estratégica.

As áreas analisadas pela comissão são: 1) técnica, como garantias; 2) operacional, como armamento e capacidade de carregamento de armas; 3) transferência de tecnologia, que significa averiguar o que essa parceria vai dar e vai render para o Brasil hoje e no futuro nesse componente; 4) offset, que pode ser direto no avião que está sendo comprado ou pode ser para um outro projeto estratégico, ou de materiais, ou de sistema, ou de mísseis, que aquele fabricante domina e transfere para o Brasil; 5) comercial, e aí se incluem preços e condições do negócio.

A questão da transferência de tecnologia é estratégica, diz o presidente da comissão responsável pelo processo de seleção, brigadeiro Dirceu Tondolo Noro. "Para que um avião desses possa efetivamente defender o país, eu preciso ter acesso e controle sobre o que é o avião e o que eu posso dispor dele. E se eu quiser colocar nele um míssil da empresa X ou Y, nós temos que ter autonomia para fazer isso. Se não, o avião não é nosso", explica Noro.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 8:30 am
por Edu Lopes
Mapinguari escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Confia-se num "parceiro" assim?
Claro que não. Do mesmo modo, negociar com franceses é arriscado. Você já deve ter lido as declarações do presidente da Dassault, né? Nada bate com o que o Sarkô acertou com o Lula. Vamos ver. Espero, por puro patriotismo, que as coisas não saiam (muito) erradas. :roll:
Os argentinos que o digam.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 8:32 am
por Edu Lopes
Golpe teatral?

Quanto mais conhecidas se tornam as circunstâncias que levaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a anunciar a compra, pelo Brasil, de 36 caças Rafale, atropelando um processo de seleção que envolvia outros dois concorrentes, menos se pode levar a sério o processo - se é que existe - de tomada de decisões do presidente da República. Após comerem moqueca de peixe com feijão tropeiro, em Brasília, o presidente Lula reclamou com o presidente Nicolas Sarkozy, que o visitava, do elevado preço pedido pelo Rafale. Sarkozy, como bom vendedor, chamou seus assessores e, ao raiar o sol, no dia seguinte, Lula recebeu uma carta confidencial contendo as promessas, primeiro, de que seria encontrado um preço camarada para os aviões e, segundo, que o negócio envolveria transferência ilimitada de tecnologia.

Horas depois, Lula anunciava a escolha do Rafale, preterindo o F-18 norte-americano e o Grippen sueco. Foi uma decisão de impulso que certamente deixou perplexos e indignados tanto os membros do Alto Comando da Aeronáutica como os representantes das empresas concorrentes, que há anos vinham gastando tempo e dinheiro, julgando que participavam de um processo normal e racional de seleção de aviões.

A primeira consequência desse tipo de procedimento pouco sério é a quebra de confiança. Os prejudicados imediatos sentem-se, com razão, logrados. O vencedor da hora, por sua vez, tem todos os motivos para ficar desconfiado, pois foi beneficiado de maneira pouco lisa. Não é de admirar, portanto, que, ao noticiar pela primeira vez a escolha dos Rafale, a imprensa francesa tenha usado a proverbial expressão "foi bom demais para ser verdade". Na quarta-feira, o Les Echos de Paris abria a sua análise do negócio com uma ressalva que dizia tudo: Sauf coup de théâtre...

E não era para menos. Praticada a trapalhada, que obrigou o ministro da Defesa, pressionado pelos perplexos brigadeiros, a anunciar que o que Lula disse não era para valer, o presidente tentou reduzir os prejuízos de sua precipitação. Designou o assessor internacional Marco Aurélio Garcia para a ingrata missão de negar o óbvio - o natural mal-estar diplomático que o açodamento presidencial causou em Washington e em Estocolmo. Outra tarefa, esta mais ao gosto de Garcia, foi a de valorizar a escolha presidencial, depreciando tanto quanto possível o concorrente norte-americano e ignorando completamente o sueco. Ao mesmo tempo, o governo brasileiro tratava de provar a quadratura do círculo, afirmando que a decisão a favor do Rafale não significava o fim do processo de seleção dos caças, em curso na Aeronáutica, e que o governo brasileiro aceitaria novas e melhores propostas dos outros concorrentes.

O governo americano, certamente por dever de ofício, emitiu nota em que reiterava ser o preço do F-18 mais barato que o do Rafale e acrescentava que também garantia transferência de tecnologia. Marco Aurélio Garcia não deixou escapar a oportunidade de desqualificar a oferta americana. "Transferência de tecnologia é um termo genérico", disse ele. "Nós queremos saber as garantias efetivas da transferência de tecnologia. Depois queremos saber se não vamos sofrer nenhum tipo de restrição como na venda dos Super-Tucanos", acrescentou, referindo-se ao veto de uma venda à Venezuela de 24 aviões da Embraer, equipados com componentes americanos.

Minutos antes, porém, o assessor presidencial havia dito que não tinha ideia das tecnologias que seriam transferidas pelos franceses. Essa questão não havia sido detalhada "e o detalhamento é uma coisa que faz parte da negociação". Ele cedo descobrirá que transferência ilimitada é algo que não existe, como também não existe venda de armas sem cláusula de usuário final, o que significa que, mesmo que os aviões sejam feitos no Brasil, eles só poderão ser vendidos com a aprovação do governo francês. Em inglês ou em francês, há limites.

O governo petista repete os seus cacoetes ideológicos ao pretender que a compra de armas da França demonstra autonomia em relação aos Estados Unidos. O nome disso é complexo de inferioridade. A compra de armas é uma questão essencialmente política. Tornando-se cliente preferencial da França, o Brasil não se livra de uma inexistente tutela americana. Apenas cria condições para se tornar dependente de Paris.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/gera ... 3058,0.htm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 8:48 am
por Edu Lopes
Suécia continua na briga para venda de caças ao Brasil

Saab, que produz o Gripen reitera ter como 'grande trunfo' a permissão de 'efetiva transferência de tecnologia'

Tânia Monteiro, de O Estado de S.Paulo


BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta quinta-feira, 10, que continuam abertas as negociações com as três empresas que querem fabricar os 36 caças que serão comprados pelo Brasil. Mas ressalvou que os compromissos apresentados pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, serão agora analisados para que se verifique se vão mesmo se transformar em ofertas da própria Dassault, fabricante do Rafale, considerado projeto preferencial pelo Brasil, conforme comunicado conjunto divulgado pelos dois governos, durante encontro no Palácio da Alvorada, na segunda-feira, 7.

Diante das ofensivas da Boeing, fabricante do F-18 e da Dassault, fabricante do Rafale, no processo de venda de 36 caças para o Brasil, a empresa sueca Saab, que produz o caça Gripen, reiterou ao Estado ter como "grande trunfo" a permissão de "efetiva transferência de tecnologia, pois o avião será desenvolvido verdadeiramente em conjunto pelos dois países". O diretor da Saab no Brasil, Bengt Janér, listou alguns dos diversos componentes do avião que serão produzidos no País, como asa, trem de pouso, parte da fuselagem, 97% dos chamados avionics - como radar, capacete com mira laser, rádio datalink, entre outros.

"Os dois países têm a parceria perfeita porque são complementares e não concorrentes, todos os aviões serão produzidos no Brasil, na Embraer, e o governo sueco já se comprometeu a comprar os caças para sua força aérea, assim como o Brasil comprará para a FAB", comentou Janér.

Ele informou ainda que a Saab dará o mercado para a empresa brasileira, não só na América Latina, mas em todos os países do mundo onde ela tiver precedência. "Assim, na América Latina, África e onde a Embraer já tem mais penetração, em qualquer lugar do mundo, o produto será Embraer-Saab e onde a empresa sueca tiver mais força será Saab-Embraer", declarou ele, ao falar ainda da vantagem da integração dos armamentos, que poderá vir de qualquer país, "sem nenhuma restrição política, econômica ou técnica".

Ao explicar o andamento das negociações com a Dassault, o ministro Nelson Jobim disse que tanto a Saab quanto a Boeing, fabricante do F-18, poderão apresentar novas complementações de suas propostas. "O processo continua, não se encerrou ainda", disse ele. "O importante é que há uma decisão política do presidente da República de ampliar sua aliança estratégica com a França."


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/naci ... 2862,0.htm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 8:49 am
por Penguin
O teatro está sendo dissecado...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Sex Set 11, 2009 8:53 am
por Oziris
cb_lima escreveu:Olha :)

Vocês precisam discutir mais sobre o F-X (Rafale) e dedicar sua energia para analisar quais serão os próximos passos ao invés de tentar fazer "Código Da Vinci" em cada nota que sai por aí...

:lol: :lol:

E é claro, para aqueles que gostam, tomar umas cervas [009]...

para manter a consistência na discussão encerro com...

Fui Claro? :mrgreen: :wink:

[]s
CB_Lima
Essa foi ótima! :mrgreen:

[]'s